Baixo Guandu

Baixo Guandu-ES
banner

Bem-vindo a Baixo Guandu!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Baixo Guandu, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Baixo Guandu. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Baixo Guandu para programar a sua viagem.

A cidade de Baixo Guandu, localizada no estado de Espírito Santo (ES), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 77m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.402 habitantes. A área total de Baixo Guandu é de 931km², e sua densidade demográfica é de 28,36hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Baixo Guandu-ES é 29730-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Baixo Guandu

 

Roteiros do Brasil

Região Turística Doce Pontões Capixaba

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Por volta de 1875 o major José Vieira de Carvalho Milagres, veterano da Guerra do Paraguai, partindo de Cantagalo, Estado do Rio de Janeiro, via Minas Gerais, alcança as margens do rio Nanhuaçu, chegando à sua confluência com o rio Guandu. Ali estabelece o núcleo primitivo da atual cidade de Baixo Guandu. Finalmente, o Decreto nº 6.152, de 10 de abril de 1935, cria o município de Baixo Guandu, constituído dos distritos de Baixo Guandu, Ibituba e Mascarenhas, desmembrados do município de Colatina. A instalação do município deu-se em 08 de junho de 1935.  

Significado do Nome:

O nome da cidade foi colocada porque foi colonizada as margens do rio guandu, e era habitada pelos índios botocudos. A palavra indígena “nandu” pode ser variante de “nhandu” (ema). O “Baixo” foi acrescentado porque a foz do rio Guandu está em área baixa.

Aniversário da Cidade:

10 de Abril 

Gentílico:

guanduense

População: 

29.272 habitantes - censo IBGE/2012

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade pacata e acolhedora. É a principal característica desse roteiro singular.

Clima: 

Tropical megatérmico e sub úmido

Temperatura Média: 

 23ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização: 

Noroeste Espírito-santense

Limites:

Norte, Pancas; Leste, Colatina e Itaguaçu; Oeste, Aimorés, Itueta, Resplendor; Sul, Laranja da Terra. 

Acesso Rodoviário

 Distâncias:

Da Capital:

184 Km 

Outras: 

 hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Ferrovia Vitória a Minas

 -A cidade é uma das atravessadas pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, uma das mais antigas e extensas ferrovias na ativa de transporte de cargas e pessoas do Brasil

Igreja Matriz de São Pedro

 -Construida em 1937

-Rampa do Monjolo

 -A Rampa do Monjolo está localizada a 20 km do centro da cidade, no Distrito de Ibituba e possui 720m de altitude. Com excelente espaço para a prática de vôo livre e com uma magnífica vista, a rampa oferece área gramada para decolagem de vários equipamentos ao mesmo tempo. É sempre palco de diversos eventos como Etapas do Campeonato Brasileiro de Parapente entre outros.

-Cachoeira da Água Santa

 -A 16 km de Baixo Guandu, a cachoeira da Água Santa fica na estrada que leva a Rampa do Monjolo no Distrito de Ibituba. Uma pequena cachoeira com água cristalina e pequenas quedas d´águas tornam o local especial. Possui, ainda uma Capelinha onde fica a imagem da Santa Maria Auxiliadora e outra menor com a imagem de São Cristovão, o protetor dos motoristas e dos viajantes. As águas da cachoeira são mornas e com uma beleza encantadora.

-Cachoeira de Alto Laje

 -Cachoeira de Alto Laje: Localizada a 25 km de Baixo Guandu, situada no Distrito de Ibituba. A cachoeira de Alto Laje possui pequenas quedas e mata fechada ao seu redor, com clima agradável e lindas paisagens, é um ótimo lugar para passeio com toda a família. Com suas águas mornas é um convite a conhecer uma das belezas de nosso município.

-Pedra do Souza

 -Possui uma altitude de 465 metros e situa-se nas margens do Rio Doce, na fronteira do Espírito Santo com Minas Gerais, entre os Municípios de Baixo Guandu ES e Aimorés MG. Esse monumento natural desperta a atenção daquelas pessoas que viajam tanto pela BR 259, quanto pela Estrada de Ferro Vitória à Minas. Porém, beleza muito maior encontra-se nos mais de 800 metros de trilhas que passam por trechos de matas na encosta do rochedo, uma ótima pedida para quem gosta de aventura.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Abril - Aniversário da cidade

-Junho - Rodeio e Festa de São Pedro Padroeiro da cidade

-Junho e Julho - Festas Juninas

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAIXO GUANDU

E-mail

Telefones: (27) 3732–8900

Sites: http://www.pmbg.es.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Vitória-ES

Av. Alexandre Buarque, 350 - Ilha do Príncipe
Telefone : (27) 3222-3366

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍT. E DOCUMENTOS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (27) 3732-1087

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

Hospital Jones Santos Neves

Telefone: (27) 3732.8220

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: 190

Polícia Militar:

Telefone: (27) 3732.1330

Associação Comercial:(27) 3732.1363

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Essencialmente primária, a agropecuária, o cultivo do café e a exploração de rochas ornamentais como o mármore e o granito são as bases de sua economia. Possui um setor terciário relativamente desenvolvido, contudo direcionado ao mercado local. Apesar de atualmente serem insignificantes para a sua economia, o município possui potencial para o turismo e a indústria. A cidade abriga duas das maiores hidrelétricas do Espírito Santo, apesar de não serem de grande porte. Uma no distrito de Mascarenhas, inaugurada em 1974, e a outra, mais recente, em conjunto com Aimorés e Itapina.

Comentários de Baixo Guandu

è linda minha cidade natal. Se passo mais de 1 ano sem visitá-la é como se me faltasse algo, quando visito é como se reposse minhas energias. Este é uma momento mágico, que não consigo ficar sem. Amo esta cidade
Por: Andreia

nasci em baixo guandu, mas a última vez em que visitei a cidade foi em 1979, agora vendo estas fotos achei a cidade mais bonita e conservada.
Por: josue ferreira de farias

baixo guandú vocé é lindo amo vocé amo a todos amo tudo em Baixo guandú.
Por: HERALDO RAINHA

Sou capichaba. Nasci no interior do Espírito Santo, município de Baixo Guandú. Mudei para o Estado de goiás em 1980, mas nunca esqueci minhas raizes, mesmo porque tenho muitos parentes ainda lá. Voltei algumas vezes a passeio e estou pretendendo visitar minha terra natal novamente até final de maio deste ano. Também não posso reclamar do estado que me acolheu, pois tudo que mais aprendi na minha vida foi aqui e diga-se de passagem o Estado de Goiás é maravilhoso. Não que sair daqui, mas também não esquecerei jamais minha excelente infância vivida na zona rural do Espírito Santo. Um abraço a todos os moradores de Baixo Gundú, adoro esta cidade e em breve farei uma visita. Sou servidor público municipal a 20 anos, tenho 40 anos, bem vividos, solteiro e gosto de viajar pelo menos uma vez ao ano. Tenho bastante parentes em Baixo Gundú, cidades visinhas, capital e interior rural. me aguardem. Abraços ao Capichabas.
Por: Adelson Barteli

Olá pessoal ,moro em B. Guandu a dois anos e adoro essa cidade ,as pessoas ,a tranquiidade,copmo toda cidade tbm temos nossos pequenos problemas ,mas mesmo assim da pra ficar muito encantado .bjos
Por: lediane besserte

oi boa trde eu adoro esse cidade, eu nasci ai e tenhos pessoas muito queridas ai , quando posso eu vou ai visitar este lugar.... um grande abraço..............................
Por: alessandra

nao conheço moro na cidade a 12 anos esta cidade e minha vida apessar de ser uma cidade parada.
Por: raieli

Estive ai, a trabalho, passei 10 dias, nesta cidade linda, espero volta um dia para conhecer as coisas bonitas.
Por: Cristiano

Fui à Baixo Guandú por 4 veses já, amei essa Cidade, e olha que eu moro no Rio de Janeiro Gente! Voltarei sempre que puder sim, é maravilhoa a City e especialmente as pessôas.
Por: Jonas de Oliveira

Sou suspeita para falar de Baixo Guando... Amo muito essa cidade. Terra da manga e também da carambola... Gosto muito e sempre que posso vou visitar os amigos e parente com continuam lá... Quem sabe um dia ainda volto para lá...
Por: Cynthia

Cidade pacata, porém muito aconchegante bonita simples, mas com uma população muito jovem. de clima quente mas com uma ventilação constante amei muito estar aqui. Sempre valerá a pena voltar. Baixo Guandú, a" cidade esperança"
Por: Fidelsino Simões

Baixo guandu e uma otima cidade ela e exempla e linda pena que eu não more no ES moro em MG adoro esta cidade por cer a minha terra natal e por toda a minha familaia ser dai queria dar os parabem para a cidadde de Baixo Gundu !!!! te adoro Baixo gundu!!!!! abraço para todo os capixaba que moram nessa cidade bjs Regina
Por: Regina Natalina Zumach Liama

oi meu nome e Geovani kamke nasci em BG mais moro a 3 anos em Boston USA.tenho muitas saudades desse lugar maravilhoso e QUENTE!!!abraços..voltarei em breve!!!
Por: geovani kamke

morei ai um tempo,fiz parte do time de futebol aí.espero voltar logo.abraço.
Por: anderson aparecido de oliveira

baixo guandu e a cidade que eu mais amo e onde moram meus pais que amo muito manoel terezinha
Por: sandra

Moro no Rio de Janeiro, porém nasci em Baixo Guandu. Adoro a minha cidade e quando vejo as fotos pela internet, vejo que ela está cada vez mais linda. Regina RJ
Por: Maria Regina de Souza

Sim! Visitei Baixo Guandú, moro no Rio de janeiro, fui bem recebido por essa gente hospitaleira, passeie muito pela cidade, tirei fotos fiquei impressionado com o volume de água do Lindo Rio doce enfim, adorei essa maravilohosa City.
Por: Jonas de oliveira

Saudade de Baixo Guandu. Um abraço para o meu tio José Maria Usberti e meus primos: José Antonio, Marcelo e Maria Helena. Duque de Caxias RJ
Por: Maria Regina de Souza

baixo guandu e lindo e eu tenho orgulho de ser guanduense so falta uma coisa para baixo guandu ser completo mais serviços e uma faculdade so.. sou guanduense e nao desisto nunco tenho esperança, que baixo guandu vai ser mais bem falado e vamos ter orgulho disso
Por: kekelly

esta cidade onde nasci e fui criada é simplismente maravilhosa
Por: vangelina

EU MORO EM BAIXO GUANDU ´HÁ 11 ANOS SNASCI LÁ E TENHO 11 ANOS E NUNCA MOREI EM OUTRA CIDADE ADORO MEUS AMIGOS E MINHA FAMILIA QUERO MANDAR UM ABRAÇO PARA MINHA MÃE TE AMO MAMAE E DIZER O RIO DOCE NÃO É TÃO VOLUMOSO NEM BONITO ! Beijão
Por: THASSIAJOGOS

Baixo Guandu, foi a primeira cidade do Brasil á ter água tratada com fluor. isso é um orgulho para todos os Guanduenses. Sou de Baixo Guandu, e estou morando em São Paulo,mas o meu coraçao continua Guanduense.
Por: Adao Basilio de Souza

saudades do maria fumaça,da construção da baragem no fundo de casa ,dos amigos ,da profesorinha,da maria,das festas da igreja advtista,,,,quando poso passo ai,cada ves mais bonita...saudades
Por: chico

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Baixo Guandu
Fundação:
1935
Altitude:
77m
População:
26.402 habitantes
Área:
931km²
Densidade Demográfica:
28,36hab/km²
CEP:
29730-000

Envie seu comentário sobre Baixo Guandu