Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Tanque D'Arca?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Tanque D'Arca

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




                   

Roteiros do Brasil

Região Celeiro das Tradições

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A atual município de Tanque DArca originalmente era uma mata virgem e antes da colonização havia apenas uma picada nesta mata, o único caminho a Palmeira dos Índios e Anadia. No local onde hoje se localiza a cidade, havia um tanque de água natural sob a sombra de um oitizeiro.
Contam os moradores antigos que uma arca com muitos e variados objetos foi deixado por um grupo de ciganos - após um grande período de acampamento - exatamente à sombra do oitizeiro, despertando a curiosidade da população local. Esse fato marcou o cotidiano dos moradores, que, a partir dele, decidiram modificar o nome da localidade para Tanque DArca.
As primeiras famílias que habitaram a região eram originárias de Pernambuco e entre elas destacavam-se as de Manoel Vitorino, Manoel Barbosa e João Alemão, que lideravam as instalações. Os primeiros locais a serem habitados foram as terras onde hoje estão o sítio Carrapato e as ruas José Garcez e Hernani Almeida, onde foram construídas as casas dos novos moradores.
Com o crescimento populacional no local, iniciou-se a monocultura da cana-de-açúcar na região. O povoado se desenvolveu rapidamente e logo foram construídos armazéns para a compra de cereais e instalado um descaroçador de algodão.
O território que pertencia a Anadia só foi desmembrado em 1962, através da Lei 2.507, mas sua instalação oficial só ocorreu no ano seguinte.
Hoje, Tanque DArca tem se destacado como o mais novo pólo do cultivo de flores como as bromélias, vendidas em grande quantidade. Seus principais festejos são a festa da emancipação e a da padroeira, Nossa Senhora Mãe do Povo. 

Significado do Nome:

Contam os moradores antigos que uma arca com muitos e variados objetos foi deixado por um grupo de ciganos – após um grande período de acampamento – exatamente à sombra do oitizeiro, despertando a curiosidade da população local. Esse fato marcou o cotidiano dos moradores, que, a partir dele, decidiram modificar o nome da localidade para Tanque D’Arca.

Aniversário da Cidade:

1º de Dezembro 

Gentílico:

tanquense

População:

6.122 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade linda, tranquila, com belos locais para passear. Venha e divirta-se.

Clima:

Temperado  

Temperatura Média:

31º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Palmeira dos Índios 

Limites:

Norte: Palmeira dos Índios e Mar Vermelho; sul: Anadia e Taquarana; leste:Maribondo; oeste: Belém. 

Acesso Rodoviário:

AL 447  

Distâncias:

Da Capital:

77 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

O Cruzeiro

É a grande atração turística e o cartão postal do município de Tanque d’Arca-AL. Ao chegar na cidade o turista enche os olhos com a paisagem rodeada de montes verdes. Por qualquer das entradas a Serra do Cruzeiro é sempre um destaque. Tradicionalmente, turistas e tanquedarquenses sobem até o topo da Serra do Cruzeiro na sexta-feira da paixão como um ritual religioso. No topo da serra existem duas cruzes onde os fiéis cumprem suas promessas. A movimentação para subir até o topo começa na quinta-feira santa quando várias pessoas vão acampar por lá e se encantador com o raiar e o pôr do sol. Os comerciantes de lanches e bebidas também montam suas barracas para aproveitam a alta estação e faturar. A paisagem também atrai pessoas do mundo inteiro para fazer voos de asadelta. A procura tem aumentado entre os adeptos do esporte. Ideal para a prática do turismo ecológico, religioso e de aventura, a subida a pé dura cerca de quarenta minutos. A vista e o clima compensam o esforço. Do alto da serra é possível deslumbrar a vista total da cidade e avistar ao longe as cidades vizinhas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TANQUE D'ARCA

E-mail:

Telefones: (82) 3278-1163

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: prefeituratanquedarca@hotmail.com

Telefones: (82) 3278-1105

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: www.tanquedarca.al.gov.br

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (82) 3278-1127

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (82) 3278-1255

CONSELHO TUTELAR: (82) 3278-1165      

CORREIOS:
(82) 3278-122

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: ww.cnm.org.br

www.maisalagoas.uol.com.br 

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Agradecemos a publicação dos informes sobre Tanque d'Arca. Comunico que algumas informações ainda estão erradas: o telefone 3278- 11 63 não existe, bem como o portal mj.gov.br. Estamos a disposição para colaborar: Thácia Simone - assessora de comunicação da prefeitura de Tanque d'Arca (82) 8832-6607


Conheça nossas opções de hotéis em Tanque D'Arca e pousadas em Tanque D'Arca para visitar Tanque D'Arca.

Promova a cidade de Tanque D'Arca no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!