Viçosa do Ceará

Viçosa do Ceará-CE
banner

Bem-vindo a Viçosa do Ceará!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Viçosa do Ceará, informações e fotos da maravilhosa Viçosa do Ceará. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Viçosa do Ceará, recomendadas por internautas.


A cidade de Viçosa do Ceará está localizada no estado do Ceará, e é mais similar com uma pintura da época colonial do que com uma cidade, para grande parte de seus moradores e também de turistas que visitam a cidade.

Nos dias de hoje, a cidade está totalmente desenvolvida e moderna. Porém, de alguma forma, ela soube valorizar parte do seu passado, mantendo os seus principais casarões e demais igrejas bem conservadas. Além disso, as praças bem arborizadas garantem que o centro continue com o seu aspecto charmoso daquela época.

No território cearense, a cidade de Viçosa do Ceará é certamente uma reunião entre meio ambiente e história, motivo pelo qual os turismos aventureiro e cultural se destacam no ambiente.

O grande destaque para os turistas certamente está concentrado nas cachoeiras, montanhas, grutas, cavernas e até mesmo em uma “rampa natural”, que permite que os turistas pratiquem o voo livre.

Além disso, para os que dão maior valor para os aspectos históricos preservados na cidade, vale a pena fazer um passeio no centro histórico da cidade, que conta com uma série de igrejas, casarões e museus tombados.

A cidade de Viçosa do Ceará, a pouco menos de 350 quilômetros da capital Fortaleza, é considerada como uma verdadeira porta de entrada para conhecer um roteiro impressionante na serra cearense, com uma série de grutas e trilhas em meio ao Parque Nacional de Ubajara.

Além disso, há o destaque para o fato de que a cidade de Viçosa do Ceará foi a primeira a ser criada na famosa Serra da Ibiapaba, motivo pelo qual reúne tantas belezas naturais únicas.

A cidade apresenta um verdadeiro mix de culturas, já que conta com aspectos da presença indígena, além de elementos da colonização, tanto portuguesa, como também francesa.

Outro ponto de interesse para os visitantes de Viçosa do Ceará certamente está no fato de que a cidade ganhou, lá no século XVII, um aldeamento indígena para os padres jesuítas que ainda pode ser visitado. Vale lembrar que o mesmo foi moradia de uma grande figura para os fiéis: Padre Antônio Vieira, por um período que se estendeu por seis anos.

Informações de Viçosa do Ceará

Roteiros do Brasil

Região Serra da Iniapaba

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens, pelo menos em termos indígenas, datam do Século XIV, quando em suas descidas em busca de paz aí se instalaram os Índios Tabajaras. Esses Índios têm como procedência as regiões são franciscanas, onde parte de suas aldeias e em número considerável se localizavam. Desavenças tribais terão sido os principais motivos do seu desagregamento e consequente formação de outros grupos.
 Segundo informações coevas o intinerário percorrido entre o ponto de origem no litoral rio-grandense e em seguida a buscar o oeste do setentrião, Alcançado o que posteriormente seriam o Cariri e a Ibiapaba. Durante quase dois séculos e a ignorar que a chamada civilização existia, permaneceram sem ser molestados, vivendo ou vegetando à sombra da natureza.
No limiar do Século XVI, surgiram os prmeiros indícios de colonização não propriamente no Ceará, mas em outras Capitanias. Os donatários ou colonizadores que buscavam terras cearenses, desistiam do empreendimento ou, se tentavam, eram repelidos pelas hordas nativas ou destroçados por águas agitadas dos mares desconhecidos.
Evolução Política: Ibiapaba desde os albores da colonização, autônoma em todos os seus aspectos e a formar o Estado dentro do próprio Estado Português, teve a sua elevação à categoria de Vila, com o nome de Vila Viçosa Real, a partir da Carta Régia, de 14 de setembro de 1758, documento através do qual se delegam semelhantes poderes ao desembargador Gama e Casco. E este, em cumprimento ao disposto no Régio documento, firmou como data inaugural  dia 7 de julho de 1759.
Igreja: Calcada em precedentes de efêmera existência, fixou-se a partir de fevereiro de 1700, com inauguração a 15 de agosto do mesmo ano, data consagrada a Nossa Senhora da Assunção.   A Freguesia, dentro da nova configuração política, tem como instrumento de apoio a Provisão de 7 de julho de 1757, sendo seu primeiro vigário o padre Luiz do Rego Barros (Vigararia Geral). 

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

15 de Agosto 

Gentílico:

viçosense

População:

54.961 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Viçosa do Ceará se encontra encravada em um santuário ecológico abençoado pela natureza. Sua paisagem primitiva e de exótico relevo, faz a perfeita harmonia com seu clima de serra. A generosidade da natureza também se reflete na hospitalidade de seu povo. Venha conferir!

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

Norte: Granja; Sul: Tianguá; Leste: Tianguá; Oeste: Piauí.   

Acesso Rodoviário:

CE-187, BR- 222 

Distâncias:

Da Capital:

344 km

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

Serras da Ibiapaba, da Ubatuba, da Timbaúba, de São Joaquim. Rios Piranjí, Jacaré, Guatingaba, Grande.

Riachos

Trapira e da Bandeira. Pedra do Itagurussu, Pedra de Itacaranha, Fonte do Caranguejo, Morro do Céu, Pedra do Machado, Cascata do Pirangi, Lages, Pedra do Macaco, Pilões.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Agosto

15 - Padroeira Nossa Senhora da Assunção 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VIÇOSA DO CEARÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3632-1144  

Sites: http://www.vicosadoceara.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3632-1580

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:

E-mail:

Telefones: (88) 3632-1386

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.ceara.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Viçosa do Ceará

essa, cidade e maravilhosa mesmo amo ela. vou viajar pra la amanha como sem falta com certeza
Por: messias

ME ENCANTEI COM ESSA CIDADE COM SUA BELEZA INTERNA E EXTERNA COM SUAS CACHOEIRAS SUAS MOMTANHAS E SEU POVO QUE NOS RECEBE BEM ...
Por: DOUGLASPRADO

Viçosa do Ceará é uma cidade linda seus casarões são comparaveis aos de Ouro Preto - MG, á igreja do ceu, a matriz, b eber uma "garapa de cana-de-açucar" na feira, conversar com os viçosences é conhecer um pouco do Brasil de ontem e de hoje. inclua no seu roteiro de férias: Viçosa do Ceará e as cidades circunvizinhas e você , com certeza não se arrependerá. Poderia enumera centenas, contudo, deixo em aberto, descubra você mesmo o que Viçosa do Ceará tem. O povo é maravilhoso, isso eu garanto e não sou viçosense.
Por: João Batista Guilherme Correia

viçosa é uma cidade muito linda quando eu andei pela a primeira vez em viçosa eu me apaixonei já to é com muitas saudades de viçosa...um abarço para o meu amigo ivon
Por: junior

conheço sim essa cidade pois sou nascida ai,ela é maravilhosa.
Por: Deusiane

sim já estive lá enclussive tenho parente que moram ai gosdei do clima e dos atrativos que a natureza oferece como cachoeras e outros e e bem traquilo estou morrendo de vontade de volta ai quando pode vou esta ai obrigado.......
Por: marcos henrique

Essa cidade é a cidade mais maravilhosa do mundo! Terra de gente boa , honesta e hospitaleira! Viçosa EU TE AMO!!!
Por: lilian gomes

ola,que linda ta vicosa tem dez anos que nao apareco.me deu muita saudades.minha familia mora ai,amei tudo.beijos.
Por: auricelia

não conheço esta cidade mais tenho boas informaçoes sobre ela quero conhecer. me contaram que tem um clima muito bom, tranquilidade, como eu gosto.
Por: flavio ferreira

viçosa e cedade muita bonita eu todo ano eu visitarei essa cidade quero futoramentes terminar meus utimos dias da minha vida em viçosa deus quiser
Por: valdeci amaral de carvalho

Gosto muito de Viçosa, pois desde a minha infância que passo as férias ai junto com meus familiares.Eu Amo Viçosa é como se fosse a minha terra natal.Sou da Família dos Rosas. Beijos!
Por: maria vanda alves pessoa

amo de paixão esta cidade. sou fortalezense e viçosense de coraçao.
Por: ana

belissima cidade fria e acochegante, terra de mulheres bonitas com cheiro de frutas.
Por: carlos henrique

A raiz da minha familia é de Viçosa, não nasci lá, e sim meus pais, mas desde criança ando em Viçosa quando ia passar minhas férias na fazenda do meu avô Antonio Rosa no municipio de Viçosa chamado Vereda e tambem na casa de minha avó materna Marcolina em General Tiburcio, como era bom eu e meus irmão nos divertíamos muito, tenho muita saudade, mas nunca deixei de ir a Viçosa e nem deixarei, pois pretendo um dia morar nesta cidade linda e com um clima muito agradável. Gostaria de deixar registrado que desde que ando em Viçosa, nunca vi uma administração tão comprometida tanto com a cidade quanto com o seu povo desde uns dez para cá. Parabéns, continuem cuidando bem de Viçosa, se eu fosse falar tudo que eu gostaria de falar sobre Viçosa, demoraria bastante. Beijos para todos da minha familia que moram neste lugar especial.
Por: VANIA MARIA DOS SANTOS ALVES

AMO VIÇOSA DO CEARÁ UMA CIDADE MARAVILHOSA LINDA E MITA AGRADAVEL SOU VIÇOSENSE COM MUITO ORGULHO
Por: misssiane maria de carvalho

já morei em viçosa do ceata, é uma cidade maravilhosa; tem um clima agradavel.
Por: ruth

Viçosa do Ceará...uma cidade linda! com muitos pontos turísticos,desde grandes cachoeiras a conjunto de pedras escupidas pela natureza, um clima bastante agradável e uma ótima receptividade de seu povo.
Por: Katarinne

Conheci e me apaixonei pela cidade,o povo,o clima e o bucolismo que impera.Decidi que assim que me aposentar irei morar lá. ninguem imagina que no CE exista lugares tão belos como a Serra de Ibiapava.
Por: Neusi fernandes

quando voce vim de ferias para o ceara venha conhecer viçosa uma cidade bem arborizada linpa bem acochegante venha pova de ums dos melhores licores uma pinga artezenal o clima agradavel eu amo viçosa eu comu filho de viçosa nunca esquecir dessa cidade.
Por: francisco alves teixeira neto

Viçosa está no meu coração.Fiz muitos amigos quando estudei por oito anos no Patronato.Minha família é do sítio santa rosa.
Por: nogueira

sou de viçosa do ceara e amo essa cidade porque ela é muita linda beijos para todos os viçosenses
Por: missine

Pô!!! viçosa é show, não me vejo morando em outro lugar, nao existe beleza igual, recomendo a todos os amigos. Venham conhecer nossa cidade voçes vao se apaixonar, kem nos visita nao sai daki sem um grande amor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: josenilda nascimento

Sem dúvida é uma das cidades mais linda do Estado, isso sem se falar nos lugares que muita gente de fora não conhece...Como a barragem do Sto. Antonio, a cachueira da fumaça, etc...
Por: ADRIANO

VIÇOSA DO CEARÁ,CIDADE DO MEU CORAÇAO,SOU SUA CONTERRANEA E ATUALMENTE RESIDO EM BRASÍLIA-DF
Por: MARIA DO SOCORRO

Fomos visitar a igreja do céu,amamos o lugar, o clima a paizagem é algo extraordinario por mim jamais visto,pessoas muito hospitaleiras em toda a cidade,comida excelente,voltaremos em breve.
Por: lucieuda gomes

Meu Deus do Ceu nunca vi uma Cidade tao linda como essa muito linda essa cidade em Parabens todos que moram nela!
Por: Vitoria Caroline Ferreira de Lima Morais

´É O MEU LUGAR É LINDO EU AMO O MEU LUGAR E SE UMA PESSOA PERGUNTA QUAL É O MEU LUGAR VIÇOSA DO CEARÁ APESAR DE EU TER NASCIDO EM FORTALEZA MAIS A MINHA MÃE É DE VIÇOSA ENTÃO EU ME CONCIDERO DE VIÇOSA
Por: Thamires

É a melhor cidade que conheci nas minhas aventuras.
Por: karol

Com certeza, o lugar mais perto de Deus que se pode chegar aqui na Terra. Te amo Viçosa!
Por: Rafael

ha!quanta beleza Deus pois num só lugar.cidade impar de uma beleza sem igual é assim que descrevo Viçosa.Lugar tranquilo de uma gente hospitaleira.Parabens a todos Viçosences.Em julho estarei por ai e desta vez levarei comigo alguns amigos.Até breve.DINO E FAMILIA DE NATAL.
Por: dino basilio

me chamo pablo e tenho 12 12 anos de idademinha cidade e o crato no ano de 2008 estive em viçosa nas minhas ferias e adorei conhece-la e pretendo voltar mais veses.
Por: pablo emmanoell

ADOREI VER ESTA FOTOS LINDAS,DESTA CIDADE,EM BREVE ESTOU VISITANDO ESTA CIDADE TÃO LINDA E BEM ORGANIZADAR,POR SEU GESTOR MUNICIPAL.
Por: RAFAEL GOMES DA SILVA

é a cidade mas linda que ja andei!um frio gostoso uma arquitetura belissima,oh ceará bonito meu DEUS.SE DEUS é brasileiro é do ceará com certeza!
Por: cintia

e o paraiso não tem nada igual,maravilha tudo de bom se vc não foi não sabe o que esta perdendo visite.
Por: cleia gomes

morei em viçosa uns 5 anos e nunca esqueci essa cidade,eu era criança quando morei lá .foi uma epoca muito boa,aquela cidade e linda ,mais nunca mais voltei lá,ja se faz quase 20 anos que sai de lá,mais em breve irei passear.
Por: silvia

oi tudo bem! os rios as paisagem, as comidas tipicas da cidade as transformaçoes que acidade passou, que valorizou mais cidade em que eu nasci, essa cidade e tudo de bom ,eu amo tudo isso pena que eu estou muito longe de tudo isso,mais em breve estarei ai para desfrutar de tudo isso. ate breve beijos
Por: francineide

Eu Amo Viçosa,Minha Terra Natal Cidade Marailhosa.
Por: Gorete Viera

linda a´cidade visitem viçosa, um encanto de cidade
Por: Maria Araujo

Eu nasci em viçosa. hoje moro em brasilia mais nõa esqueço minha linda cidade amo de paixão sempre que posso vou ai. adoro a igreja do céu.
Por: maria de fatima dos santos xavier

Viçosado Ceará é umadas cidades serranas mais bonitas que há no nordeste.è linda!!!!!!Uma cidade limpa,linda,romãntica,acolhedora,charmosa,convidativa,culinária excelente, custo barato em tudolAmei Viçsa e recomendo a qualquer amigo.
Por: veragrangeiro

Viçosa imponente, como e bela tua história, Como é bonita atua gente. me fascina a tua glória. Zeca Júnior é uma fixão que estou a escrever, quero portanto ulizar-me dos cenários de Viçosa para que as inspirações possam-me aflorar.
Por: Assis Matos

É a cidade que me faz lembrar a minha infância feliz, junto com meus irmãos e familiares. Carrego na minha memória nas minhans andanças pelo Brasil e pelo exterior. Muitas saudades, lembranças felizes e agradabilissima. Breve, volterei para revê-la.
Por: William Alves

sou de campinas sp no mes passado fui pra viçosa conhecie coisas impresionantes que so o ceara tem. e em breve voutarei...
Por: carlos henrique

SIMPLISMENTE UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO!!!!!!!!!
Por: FERNANDO

uma cidade muito bonita limpa, organizada e de um povo gentil, tanto que ja a visitei 7 vezes. e pretendo ir outras vezes.
Por: antonio cleando gomes

Linda cidade histórica! Vale apenas para o regozijo pessoal e espititual, já que a natureza lá é muito presente, revelando o grande amor do Deus Criador, em cada flor e em cada detalhe, na simpatia das pessoas, na fé manifestada em cada religião, como a Igreja Adventista do Sétimo Dia, no artesanato e para coroar, o clima gostosissimo. Amamos a cidade de Viçosa, breve voltaremos para rever amigos que lá conquistamos e para desfrutar de cada presente que Deus deu àquele povo. Que Deus continue com cada um, beijos em seus corações.
Por: Sandra e Dayna

Vicosa do ceara é uma das cidades cearences mais belas do mundo,bela e linda.
Por: edmar

Gostei muito moro em São Paulo Sempre vou Visitar Aminha terra natal Acada dois anos eu visito Viçosa
Por: Valdeci Am,aral de Carvalho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Viçosa do Ceará

Envie seu comentário sobre Viçosa do Ceará