Solonópole

Solonópole-CE
banner

Bem-vindo a Solonópole!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Solonópole, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Solonópole, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 155m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.150 habitantes. A área total de Solonópole é de 1.440,1km², e sua densidade demográfica é de 11,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Solonópole-CE é 63620-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Solonópole

Roteiros do Brasil

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Chamou-se primitivamente Cachoeira e Riacho do Sangue sucessivamente. Suas origens datam do Século XVIII, quando foram distribuídas as primeiras Sesmarias. Figuram no rol dos pioneiros Manuel Pinheiro do Lago, cognominado o Abraão do  Jaguaribe, considerando-se a proliferação de caráter familiar.
A elevação do povoado à categoria de Vila provêm da Lei nº 518, de 1º de agosto de 1850, vindo a sofrer as seguintes alterações: a) – suprimida conforme Lei nº 1.121, de 8 de novembro de 1864; b) – restaurada na forma da Lei nº 337, de 22 de outubro de 1870; c) – suprimida conforme Decreto nº 20, de 20 de abril de 1892; d) – restaurada consoante Lei nº 67,de 9 de agosto de 1893; e) – suprimida na forma do conforme Dec-Lei nº 1.540, de 3 de maio de 1935.
Sua elevação à categoria de Município, ocorreu segundo Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938.
As primeiras manifestações eclesiais têm como precedente o lendário crucifixo e sua substituição por um cruzeiro de madeira, marco indicativo do local. Em data posterior e historicamente não referenciada, Simeão Correia Lima Pinheiro, cunhado do Abraão Jaguaribano, doou parte de suas terras, localizadas no sítio Cachoeira, no sentido de formar o patrimônio da respectiva capela, iniciando-se logo as obras de construção. O Padroeiro e ainda sob o efeito remissivo, constou como sendo o Senhor Bom Jesus Aparecido. A Igreja-Matriz, resultante da primitiva capela, teve as suas obras iniciadas em 1813 e concluídas em 1821.
A Freguesia, desmembrada da Paróquia do Riacho do Sangue tem como precedente a Lei nº 1.093, de 19 de dezembro de 1863 e instituída canonicamente a 24 de novembro do ano seguinte. Consta como seu primeiro vigário o padre Pedro Pinheiro Landim, empossado a 8 de dezembro do mesmo ano.
 

Gentílico

 

Significado do Nome

Solonópole - topônimo que significa a de cidade de Solon, cuja denominação tem conotação de justa homenagem a Manuel Solon Rodrigues Pinheiro, oficialmente, prestada pelos conterrâneos e confirmada através do Decreto Estadual n. 1.114, de 30 de dezembro de 1943.

Polis ou pole - radical grego que significa cidade.

 


Aniversário da Cidade

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima 

Tropical semi-árido

Temperatura Média

30º C 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

 

Localização

Sertões 

Limites

Norte – Quixeramobim; Sul – Acopiara e Quixelô; Leste – Jaguaretama e Jaguaribe; Oeste – Milhâ e Piquet Carneiro. 

Acesso Rodoviário

CE-371, CE-138, BR-116 

Distâncias

276 km da Capital 

hspace=0 TURISMO

 

Principais Pontos Turísticos

 

 

Riacho do Sangue, da Porca Magra, do Tigre, dos Porcos, do Pontal, das Cabras, da Volta, e das Pedras. Açude: Japão e Suassurana. 

hspace=0 EVENTOS

 Janeiro

01 -  Festa do Padroeiro -  Bom Jesus Aparecido  

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Solonópole.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (88) 3723-1200 - Fax: (88) 3723-1229

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.ceara.com.br

            http://www.solonopole.ce.gov.br/

Comentários de Solonópole

sou solonopolence mais moro em rio de janeiro ,ais adoro minha querida cicade e logo, logo estarei ai bjos para todos.
Por: damiana

Esta pequena cidade onde naci e tive toda minha infancia e adolecensia já mais esqueço ) Estou devendo uma vizita air já sâo 18 anos mais um dia voltarei se deus quiser e ele quer Um feliz natal p/ todos deus abem/est/cidade
Por: francisco de souza

melhores lugares de solonópole e o buqueirão, luis carlos e essa churrascaria na beira da avenida e minha assunçao e claro eu morava no monte castelo sou filho de lionerio moro a 19 anos em sp um abraço a todos.
Por: raimundo l. nogueira

gostaria de conhecer melhor solonopole atravês de fotos antigas....
Por: joabe

sou filho natural se solonópole,moro em são paulo a 19 anos mas não vejo a hora de pegar ferias para curtir minha cidade maravilhosa o que mais gosto dai alem de ver minha familia e os pontos turisticos da cidade principalmente esses banhos maravilhoso que tem na cidade ex. buqueirão,luis carlos,aabb e agora to sabendo que abriu no corrego da lama não vejo a hora de ir ai para desfrutar dessa cidade maravilhosa tou longe mas meu coração ta ai amo muito minha cidade e principalmente minha familia um abraço p/ todos meu apelido e lorinho na cidade
Por: raimundo liocenio nogueira

ola gostaria que vcs mandase fotos da cidade ok , sua dai. mais faz muito tempo que morro aqui em são paulo. ola eu queria mostra para meus filhos, como e minha cidade natal.ok faz 22 anos que sai dai .ja mundou muita coisa.ok.... bjos..
Por: ana lucia pinheiro

Tenho saudades de minha querida Solonópole. Estudei no Grupo Escolar Fenelon Rodrigues Pinheiro e, em seguida engressei no Ginádio Bom Jesus, concluindo esta etapa em 1970 - segunda turma do Ginário, quando era Diretor o saudoso Pe. Agenor. Fui aluno da Suelly e de tantos outros mestres queridos. Só deixei esta terra querida, para continuar meus estudos. Hoje sou advogado e trabalho em Goiânia - GO. Parte da minha família mora no Sítio Água Boa, hoje município de Milhã. Minhas doces lembranças de infânica e adolescência estão gravadas em minha mente tendo com pano de fundo esta querida terra.
Por: Antônio Maurício Ferreira Dias

pois é nasci em solonópole , entretanto não moro lar por enquanto , é uma cidade de gente calma e hospitaleira , os solonopolense têm esta marca impregnada em suas ( nas nossas almas )
Por: izamir gomes .

eu amo solonopole meus meus primos e minha avó são de la! saudadeessssssss
Por: nayara kezia

saudades dessa cidade maravilosa moro em fortaleza, mas meus avós moram ai nessa cidade que adoro abraço para todos que moram e admiram essa cidade assim como eu
Por: brena kelly

SOLONOPOLE É UMA LINDA CIDADE COMO BOQUEIRA E OUTROS MARAVILHOSOS DISRITO DESTA CIDADE
Por: RIVANILDO SILVA

sou nascida e criada em solonopoles, sou filha de manoel sagura mas ha 22 anos moro em manaus/am mas morro de saudades da minha cidade natal hoje olhando as fotos ate chorei de saudades beijos ass:regina araujo
Por: REGINA LUCIA ARAUJO

eu achei isso ótimo!!!! agora todos nós podemos conheçer solonopole muito mais o melhor e que nem precizamos sair de casa...
Por: francisco romario da silva

que linda que e aminha cidade,beijor e abracos de coracao para todo,com muito carinhn.eu rizoneide costa,aqir de campinas sao paulo deixo a voceis meus conteranos.
Por: Rizoneide

eu morro en sp ha 10 anos mais eu morro de saudades,quando eu vi as fotos eu mim emocionei muito,que linda que esta esta cidade maravilhosa.beijos para todos,e en especial a minha querida familia.
Por: rizoneide

o meu nome e rizomeide costa,eu sou filha de seu geraldo e leonor (apelido dona maezinha) que mora na barra nova eu chei encrivel,linda as fotos postais,agora vejo todos os dias e mostro para todos os meus amigos e eles estao loucos para ver obuquerao,pessoalmente.que saudades,logo eu irei air,mo meu paraiso tropical,e as taqueijadas.que maravilha.gostaria de ver mais fotos,tambem do carnaval,da galera dair,ok
Por: rizoneide

esta cidade e como as estrelas infinitamente linda e encantadora,eu amo muito.pois eu naci e creci air pasei toda a minha adolecencha air que saudades do meu amigo e familhiares que ainda estao por air neste belo paraiso.meu nome e rizoneide costa filha de geraldo sabaior e leonor(maezinha)da barra nova.mais morro aqir en sp ha 10anos beijos a todos os solonópolence.
Por: rizoneide

as fotos são muito bonitas vou conhecer esses lugares lindos no mês de abril quando irei visitas estas cidade.
Por: edilson

pois é pela primeira vez desde que eu sai de solonópole que eu não via essas imagem na realidade eu não me lembro de muita coisa por ai afinal vim embora pra são josé do rio preto em são paulo com 6 anos hoje eu tenho 28 anos mais minha familia ainda tem muitos contato em solonópole, talves alguem que venha ler este email possa ter conhecido o meu avô o zé do posto ja falecido pai do franscisco dachagas do tôe da angela e fatima que éa minha mãe fica meu abraço a todos meus conterraneos por ai fiquem com deus.
Por: JACKSON WENDELL DA SILVA DANTAS

não moro ai,mas tenho orgulho de ser filho de Solonópole. este pequeno municipio do ceará.. de um povo do coração do tamanho do Brasil. o carnaval de solonópole é com certesa o melhor do sertão central.
Por: Uberlan Pinheiro

ADORO ESSA CIDADE PEQUENINA E ACONCHEGANTE,PRINCIPALMENTE NA ÉPOCA DE CARNAVAL E VAQUEJADA
Por: Sabrina Regy Holanda da Costa

morei em solonopole por um ano,cidade calama gostei muito..sinto muita saudade do Boqueirão comporta afffz tudo de booom maravilhoso.
Por: Glaucia Oliveira

Solonópole é uma cidade querida por todos que nasseram nela e por quem teve o prazer de conhecer. Apois trinta anos tive o prazer de retornar a essa querida cidade acolhedora vivi minha adolesência em solonópole predendo viver a minha velhice ai tambem nessas trez década mudou muito mais ainda tem o calou umano e a vida passando mais devagar abraços a todos
Por: francisco de souza

adorei ver as fotos de solonopole pois só assim mata um pouco a saudade da miha cidade, adoro ela, é maravilhosa, não deixe de conhece-la..beijosss..ELENIR PINHEIRO FILHA DE SOLONOPOLE,que agora esta loge mas não esquece dai....
Por: elenir

Gostaria muito de conhecer Solonópole.
Por: maria

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Solonópole
Fundação:
1935
Altitude:
155m
População:
16.150 habitantes
Área:
1.440,1km²
Densidade Demográfica:
11,21hab/km²
CEP:
63620-000

Envie seu comentário sobre Solonópole