São Luís do Curu

São Luís do Curu-CE
banner

Bem-vindo a São Luís do Curu!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em São Luís do Curu, informações e fotos da maravilhosa São Luís do Curu. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em São Luís do Curu, recomendadas por internautas.

Informações de São Luís do Curu

Roteiros do Brasil

Região Litoral Oeste/ Vale do Curu

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Chamou-se primitivamente Barracão. Constam como pioneiros da colonização regional Prudêncio Bezerra de Menezes, João Nunes da Silva, Firmino Ribeiro, José Inácio Nogueira, José da Silva Alves e Pedro Cipriano Barroso.
Em 1905, constava apenas de duas casas, uma destinada  ao rancho de comboieiros e outra que abrigava o Posto Telefônico, novidade que só raramente se registrava. Com o advento da Ferrovia Sobral-Fortaleza, evoluíram as condições urbanas, formando gregamentos de atividades diversificadas. Desses fatores de configuração acidental, nasceu a povoação que logo mais partiria em busca de novos privilégios.
Evolução Política: Sua elevação à categoria de Distrito, vinculado ao Município de Uruburetama, provêm de Ato Governamental de 18 de dezembro de 1918. Quando por ocasião da Reforma Administrativa, fulcrada no Dec-Lei nº 193, de 20 de maio de 1931, suprimiu-se o Distrito e transferiu-se a vinculação do povoamento para a jurisdição de Paracuru. Com o advento do Dec-Lei nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933, retornou jurisdicionalmente ao Município de origem, sendo restaurado o Distrito na categoria de Município provêm da Lei nº 1.153, de 22 de novembro de 1951, tendo sido instalado a 25 de março de 1955.
Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial têm como precedente a idéia então lançada pelo morador de nome José da Silva Alves. Auxiliado pelos demais habitantes do reduto, realizou o empreendimento, erigindo a capela cujo orago dedicou-se em honra de São Luiz Gongaza (1918). As obras de conclusão contam como tendo sido em 1920, havendo como data de sagração 16 de outubro desse mesmo ano e a ter por oficiante o padre Aureliano Matos.
Reformada essa primitiva capela, tratou-se de erigir a Igreja-Matriz,cujos trabalhos se iniciaram em 1941, sendo concluídos a 2 de janeiro de 1952, data igualmente de sua inauguração. Consta como oficiante das solenidades o vigário da Freguesia, padre Mauro Gurgel Braga Herbert, substituído posteriormente pelo seu colega padre Sinval, vigário de Pentecoste. 

Significado do Nome:

O topônimo São Luís do Curu é uma alusão a capelinha que foi construída á margem direita do rio Curu. Sua denominação original era Barração , depois Uruburetama de São Luiz do Curu, Curu e desde 1951, São Luís do Curu.

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

curuense

População:

12.336 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Quem prova da água do "Curu" não esquece jamais!
Cidade maravilhosa de um povo receptivo, alegre e muito feliz. Diversão é o que não falta no local. É a principal característica desse roteiro singular.

Clima:

Quente  

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Médio Curu 

Limites:

Norte: Trairi e São Gonçalo do Amarante, Leste: São Gonçalo do Amarante, Sul: Pentecoste, Oeste: Umirim. 

Acesso Rodoviário:

BR-222 

Distâncias:

Da Capital:

79 km

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Cachoeira Véu de Noiva 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

25 - Padroeiro São Luíz Gonzaga    

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LUIZ DO CURU

E-mail:

Telefones: (85) 3355-1229 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1ª OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL:

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3355-1173

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.ceara.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Um de seus inlustres moradores é seu " Chico Canide",  um dos maiores contares de histórias da cidade. Ele foi a figura mais popular da cidade. Hoje vive na cidade de Caucaia-CE. 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de São Luís do Curu

O que tem de melhor no Curu... são meus pais (Pedro Sales e Eurismar) A cidade as pessoas são tôdas especiais.Bjs
Por: Euridea

sou professora e moro em são paulo há mais de 20anos nasci e morei lá até aos 23 ,minha cidade é linda o rio com suas aguas cristalinas,o clima, a zona rural é gostoso fazer um passeio desses e de fácil acesso para as lindas praias do CEARÁ. Minhas melhores férias passei lá. Boas férias.FÁTIMA
Por: fatima simplicio mendes

o melhor luga do mundo o paraiso perdido adorooooooooooooo sao luis do curu
Por: adalgisa sousa

essa cidade e maravilhosa, muito gostosa de se visitar povo aconhedor , adoro sempre que posso estou lá
Por: ana celia

Adoroooooooooo SAO LUIZ DO CURU terra muito boa de se viver, melhor ainda sao suas festas o som no final de semana é um divertimento e um otimo lugar pra se encontrar a galera. sao luiz do curu é D+
Por: maria das graças

CIDADE MUITO BOA PARA SE MORAR POIS FICA AS MARGENS DO RIO CURU E ESTÁ A 78 KM DE FORTALEZA E 30 KM DE PARAIPABA, TERRA ONDE NASCEU O CANTOR EDNARDO AQUELE DO PAVÃO MISTERIOSO E PAI DA ATRIZ JOANNA LIMAVERDE ATUAMENTE NO SBT
Por: francisco vaz de freitas

eu amo o curu,morei por varios anos ,e fui embora,por mim, ficava morando ai por toda a minha vida!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: luana

sao luis do curu ee te amo demais,dou a minha vida pela essa cidade tao pequena mais que eu amo tanto,morei aipor varios anos,por mim passava o resto da minha vida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: luana

quem prova da água do curu não esquece jamais.esta cidade e maravilhosa,conheça também o véu de noiva,é tudo de bom.
Por: aurineth pinto da silva

Meus pais moran no curu adoro o rio curu as feijoada no rio o sol bronzeando e demais com uma cerveja estupidamemte gelada
Por: Jamily

São Luis do Curu é um lugar ótimo para se viver,apesar de ser pequena a cidade ela é muito acolhedora,para quem quer se divertir é perfeita!E como disse minha amiga Aurinete,quem bebe da água do Curu jamais se esquece!voce fica viciado nessa cidadezinha!
Por: jessica

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Luís do Curu

Envie seu comentário sobre São Luís do Curu

banner