Santana do Cariri

Santana do Cariri-CE
banner

Bem-vindo a Santana do Cariri!

banner

As melhores pousadas em Santana do Cariri podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Santana do Cariri

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região do Cariri

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Santana do Cariri é um município do Estado do Ceará, Brasil. Localiza-se na microrregião do Cariri, mesorregião do Sul Cearense, Região Metropolitana do Cariri. O município tem 17 292 habitantes (2003) e 807 km². Foi criado em 1885. Com o título de Capital Cearense da Paleontologia.
Destaca-se por possuir um vasto sítio arqueológico, onde já foram descobertas várias espécies de animais extintos. Abriga o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri. [6], o Casarão Cultural Felinto da Cruz Neves e Generosa Amélia da Cruz 1ª e única mulher prefeita de Santana até o momento, 1ª do Ceará e 2ª do Brasil. Igreja matriz de Senhora Sant'Ana" centenária e em estilo neo clássico, Pontal da Santa Cruz a 750m de Altitude acima do nível do mar com mirante e restaurante na Chapadao do Araripe.
Com população de aproximadamente 17,5 mil habitantes, Santana do Cariri destaca-se também pelo comércio de produtos feitos manualmente na Associação Santanense de Apoio ao Artesão. Os turistas podem comprar artesanato típico feito em renda, bordado, couro, cerâmica e pintura. Na gastronomia, destaque para a galinha à cabidela e baião-de-dois com pequi. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

25  de Novembro 

Gentílico: 

santanense do cariri 

População: 

17.181 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É um lugar de extrema beleza e simplicidade. Um povo muito hospitaleiro e simples. Cidade pacata do interior e exuberante em suas chapadas.

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Cearense 

Limites:

Araripe, Potengi, Altaneira, Assaré, Nova Olinda e Crato 

Acesso Rodoviário:

BR-116, BR-230 e BR-122, além das CE-138, CE-371, CE-269, CE-385, CE-292 e CE-166.  

Distâncias:

Da Capital:

558 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Chapada do Araripe 

Pontal Santa Cruz

pôr-do-sol da vista panorâmica oferecida pelo Pontal de Santa Cruz é um dos mais belos cartões postais que os visitantes podem levar para casa; do Pontal, os turistas podem observar a Chapada do Araripe (ver foto). O cenário é privilégio de Santana do Cariri, a 556 km da Capital, que, além do belo pôr-do-sol, destaca-se por possuir uma das maiores reservas fossilíferas do mundo. Leia mais sobre os fósseis de Santana do Cariri.

O Museu de Paleontologia

Reúne mais de 750 peças datadas do período cretáceo, há 65 milhões de anos atrás. No local, os turistas são acompanhados por guias mirins. Elas foram coletadas na região, em escavações nos arredores da cidade, que sedia simpósios, com destaque internacional, na área da paleontologia. Réplicas de animais pré-históricos podem ser adquiridos no museu.

Artesanato

Santana do Cariri destaca-se também pelo comércio de produtos feitos manualmente na Associação Santanense de Apoio ao Artesão. Os turistas podem comprar artesanato típico feito em renda, bordado, couro, cerâmica e pintura. Na gastronomia, destaque para a galinha à cabidela e baião-de-dois com pequi.

Museu de Paleontologia de Santana do Cariri

Endereço: rua Dr. José Augusto Araújo, 326. Telefone (85) 35451206.
Fósseis de animais e plantas do período Cretáceo (cerca de 100 milhões de anos atrás) narram a vida pré-histórica da região do Cariri. São 750 peças que compõem o acervo do Museu de Paleontologia, criado em 1991, em Santana do Cariri. O equipamento é propulsor da investigação e da divulgação científica e cultural, com centros de pesquisas e de estudos. O passeio é feito na companhia de guias mirins, que fazem relatos interessantes, cheios de referências históricas. O edifício onde funciona o museu é um patrimônio histórico da cidade. O prédio foi construído na década de 20. Os turistas encontram ainda escavações nas imediações da cidade.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO CARIRI

E-mail:

Telefones: (88) 3545-1256

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DO DISTRITO ANJINHOS:

E-mail:

Telefones: (88) 3545-1128

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Santana do Cariri

Nós da GOVERNANÇA BRASIL S/A TECNOLOGIA E GESTÃO EM SERVIÇOS, gostariamos de convidar o Sr. Prefeito Pedro Linard Rocha para importante palestra sobre CONTABILIDADE PÚBLICA APLIXCADA ao RPPS-RÉGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL. Para tanto, necessitamos de seu e-mail para que possamos enviar-lhe o convite. No aguardo. Atenciosamente, ORLANDO PATR´CIO DE ALMEIDA Agente de Relacionamento 085-3246.5395 ou 8702.6217 www.cetil.com.br e www.govbr.com.br
Por: Orlando Patrício de Almeida

Em agosto de 2008 visitei a cidade pela pri. vez. Amei, pois trata de uma cidade pacata melhor ainda, na chapada do araripe quem diria!!! regiao de preservaçao. sou cearense mas moro no rio de janeiro a 30 anos saudades da tenho saudades do meu ceará. UM FORTE ABRAÇO
Por: cicero pereira neto

eu lucimar gosto muito dessa cidade ,enbore nao sou dair,nao pude ir este ano porem o ano que vem eu e minha familia se deus queser estarei ai.
Por: joaquimalbertocorreia

Minha terra Natal. Amo de paixão. Um dia ainda volto a morar lá.
Por: Flávia Cruz

santana do cariri. ce é a cidade que nasci, no ano de 1944, dai conheci quando pequeno o frei damião, o lampeão pos esta cidade era caminha para outras cidades em pernambuco, mais proxima exú que fica na divisa na chapada do araripe.
Por: antonio alves cruz

eu adoro esta cidade pois nasci nela ja faz 27 anos que sai de lá moro em são paulo
Por: alcides

A NOSSA BELA SANTANA DO CARIRI TEM MUITA HISTÓRIA .... A HISTÓRIA MAIS INTERESSANTE QUE JÁ CONHECI FOI A DO CORONEL FELINTO CRUZ E SUA ESPOSA GENEROSA AMÉLIA DA CRUZ, FORAM PESSOAS QUE VIVERAM EM SANTANA PARA AJUDAR OS MAIS NECESSITADOS EM TODOS OS SENTIDOS, O CORONEL FELINTO FOI UM HOMEM AVANTE DO SEU TEMPO...PREFEITO POR VÁRIOS ANOS.SUA ESPOSA MUITO CATÓLICA ENSINAVA CATECISMO, O CASARÃO QUE AINDA HOJE EXISTE EM NOSSA CIDADE FOI TETO PARA MUITOS ARTISTAS ... LÁ ACONTECIA AULAS DE MÚSICA, FABRICAÇÃO DE ARTESANATO E MUITO MAIS...VALE A PENA VISITAR SANTANA DO CARIRI E CONHECER O CASARÃO ... A CASA GRANDE!
Por: ALINNE FERNANDES ISIDÓRIO CRUZ

santana do cariri e uma cidade muinto bonita morava la agora moro em sp mas amo a minha cidade
Por: nataliakessia

gostei muito de ver as noticia de santana do cariri pois sou dai.faz tempo que eu sai dai.moro em são paulo temho muitoa saudade da festa de senhora sant`ana.
Por: francisco pereira pires

Bem e uma cidade pequena mas muito aconchecante vale a pena conhecer. um grande abraço para todos caririense. carlos alves
Por: carlos alves de oliveira

A cidade de Santana, apesar de não haver um bom desenvolvimento, é uma cidade agraciada pela a natureza, tem um bonito relevo formado pela a chapada do araripe,tem uma grande concentração de fosseis, tem no seu pé de serra enúmeras nascente de água doce, tem as melhores terras talves do ceará, tem uma grande concentração de calcário laminar, tem uma grande concentração de gesso, tem o pontal da santa cruz, um mirante de dar enveja a qualquer outra ciade do cariri, tem um bonito musel de paleontologia e tem um povo muito hospitaleiro. Eu me orgulho de ser antanense.
Por: Francisco Edvan Pereira

Eu passei um mês em Santana do Cariri.E amei! O povo é hospedeiro e muito amável.Conheci toda a cidade e indico a visita a nascente e no pontal. É facinante!
Por: Maria José do E. S. Silva.

e um lugar muito bonito e eu gosto muito dele.meus avos moram la
Por: lays

Nossa que saldades;se eu podesse estaria ai todos os dias!
Por: Antonia claudivania gomes almeida

Q saudade deste lugar!nasci em Santana do Cariri e vim embora pra São paulo aos sete anos, e nunca mais voltei meus pais vão de vez em quando, tenho muitas lembranças deste lugar é maravilhoso a minha infancia é dividida entre Santana e São Paulo, um dia ainda volto pra lá.Minha mãe cantava uma musica muito engraçada acho que eu devia ter uns seis anos nunca mais me esqueci era assim: SANTANA DO CARIRI TEM "MANGUAIA" E TEM PEQUI DEBAIXO DE UMA LÉGUA TEM CABA FI DE UMA EGUA QUE NÃO GOSTA DE PEQUI....FUIII
Por: Helma Simone Gonçalves Pontes

Sou natural de santana do Cariri, morei aí até o ano de 1981, visitei a cidade em 2009, então pude ver como é bela minha terra, fui ao sítio são gonsalo onde morei, ao pontal e visitei também o museu. É maravilhosa minha cidade. Valdemir Lima 09/042010
Por: Valdemir Pereira Lima

eu sou da cidade de santana do cariri e tenho orgulho de ter nascido nela hoje estou aqui em sao paulo na cidade de campinas interior mas logo,logo em breve estarei de volta na cidade de santana do cariri em breve saudades.ai moro na sao pedro saudades da minha familia.fabricia
Por: fabricia teixeira da silva

SANTANA É UMA CIDADE MUITO BONITA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: thais

Eu amo!!! minha cidade! Nasci e continuo crescendo em SANTANA DO CARIRI, tenho imenso orgulho de minha bela e simpes cidade. Aqui temos grandes belezas naturais, água limpa vinda das fontes, um limda fauna, varios pontos turisticos, e uma cultura forta que marca nossa cidade. Terra de povo hospedeiro, humilde e batalhor. Desejo que Santana cresca bastante e seja motivo para os seus filhos distantes. Adoro minha cidade.( ...Casa pequenina, rede pra dormir, de noite um shol no ceu, deito pra assistir, de volta pra casa, bota lenha no fogão, e junto ao som da mata, so eu e um violão, Deus e eu no sertão, Deus e eu no sertão. Victor e Leu)
Por: Erica Daiane Carlos Cardoso

Infelismente ,Santana do Cariri ainda não dispoe de uma infra estrutura para atender turistas. Somente um pequeno hotel está disponivel na cidade. O visitante terá que se hospedar nas cidades vizinhas, Crato e Juazeiro.,distante 50 e 60 km de distancia, respectivamente. Vale a pena visitar o pontal da serra.
Por: ubirajara matos

É como diz o outro "Hino" de Santana". "Santana é terra da beleza onde a natureza quis se expandir, ó minha terra idolatrada tu és sempre amada..." É verdade Santana eu sempre te amei.vc é minha terra amada, vc é linda, vc é maravilhosa.Todos que a conhecem ficam comovidos com suas belezas.
Por: MARCIA LEAL EMIDIO

Meu pai, Edmilson Matos Cruz nasceu em Santana em 1920 e sempre me falava desta terra e suas estórias uma delas é que meu avô foi maestro da banda de música na decada de 1930, nunca a vizitei mas faço planos de em breve conhecela.
Por: Marilson do N. Cruz

Ola a todos!!!! Bom conheci Santana em 2003, gostei muito, e tem um povo muito hospitaleiro, fiz muitas amizades, legal!!!! sempre que posso volto na festa de São vicenti, super organizada pelo Sr Chico pezinho, o qual eu tenho uma adimiraçâo muito grande!!! um ser Humano incrivel, no qual me espelho, para o dia a dia,,,,, mas os anos se passaram, e infelismente a Cidade nâo apresenta melhoras em todos os sentidos,( parece que esta parada no tempo) Que acontece ai????. Adimiro muito o povo da ai, sâo muito guerreiros pela situaçâo ser totalmente adversa. Abraços, e obrigado Chico Pezinho e Familia, e a todos em geral. Carlos. ( GIBA) Adimiro
Por: Carlos Alberto Rodrigues

a cidade é linda! sempre que posso passo por lá! adoro a paisagem, e tambem algumas pessoas que lá moram!!!
Por: divanede

santana é um otimo lugar para se viver mais muitas passoas não gostam mas. como eu moro aqui não tenho do que fala quem nunca. veio aqui quando; vim vai adora das nossas pousadas e um otimo lugar para visitar e pontal da santa crus quem for para la não tem do que falar santana é o melhor lugar para viver e quem não vei venha visitar.
Por: pedro leonardo

É um lugar de extrema beleza e simplicidade!! Um povo muito hospitaleiro e simples! Cidade pacata do interior, mas exuberante em suas chapadas. Sou daqui dessa terrinha, e quem ainda não à visitou não perca mais tempo!! Garanto que não se arrependerá!!!
Por: George C. Nuvens

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santana do Cariri

Envie seu comentário sobre Santana do Cariri

banner