Russas

Russas-CE
banner

Bem-vindo a Russas!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Russas, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Russas.

A cidade de Russas, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1859. A localidade está em uma altitude de 20m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 55.967 habitantes. A área total de Russas é de 1.614,3km², e sua densidade demográfica é de 34,67hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Russas-CE é 62900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Russas

Roteiros do Brasil

Região Vale do Jaguaribe

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam ao terceiro quartel da segunda metade do Século XVII, havendo como referência a chamada Guerra dos Bárbaros. Nesse turbulento final de século, em que a Capitania  do Ceará achava-se ameaçada pelas hordas nativas, instalou-se no reduto uma sede de guarnição, tendo como dispositivo de segurança a paliçada a que se denominou de Forte do Jaguaribe (1701).
Em termos de colonização, tem-se como precedente gregário o assentamento de fazendas das quais constam como proprietários o médico pernambucano Luciano Cardoso da Veiga e os portugueses Francisco Ribeiro e Gaspar Rebouças de Malheiros, além de outros (1690). A partir de 1707, ano em que o Desembargador e Corregedor da Paraíba Cristóvão Soares Reimão (Tubarão) iniciou a demarcação de terras jurisdicionais da Capitania, o reduto começou a tomar feição comunitária, surgindo as primeiras casas residenciais. Nessa oportunidade, multiplicaram-se as doações de Sesmarias e vários investidores foram atraídos, dentre estes, Gregório Gracisman de Abreu, destacando-se pelo trabalho realizado em favor do povoamento do reduto.Evolução Política: A elevação do Arraial à categoria de Vila provêm de Ordem Régia de 15 de junho de 1801, com a denominação São Bernardo do Governador, tendo sido instalada a 6 de agosto do mesmo ano. Nessa relação toponímica, em que Bernardo Manuel de Vasconcelos era o Governador, existe qualquer coisa de pessoal, faltando apenas o Manuel e o Vasconcelos. Ainda a manter resíduos de individualidade, elevou-se a Vila à Categoria de Município com o nome de São Bernardo de Russas. Esse evento está inserido na Lei nº 900, de 9 de agosto de 1859, modificando a denominação para o nome atual.
Igreja: As primeiras manifestações eclesiais têm como precedente o projeto de construção da primitiva capela, obra cuja iniciativa provêm do Desembargador Cristóvão Soares Reimão, quando de suas tarefas redivisionárias da Capitania (1796). Nessa oportunidade e de modo coercitivo, determinou o Desembargador se criasse finta de dois bois, envolvendo duzentos currais, além do imposto de dez tostões, determinando, outrossim, a transferência de 30 índios do Presídio de Fortaleza e destinados à construção da respectiva obra. Além dos valores consignados nessa resolução, Soares Reimão, por ocasião da medição das terras de Gregório Gracisman de Abreu, rateou, em favor do patrimônio eclesiástico meia légua do respectivo conteúdo, destinando essa área à construção da Casa-Residência do vigário sobre quem recaísse a escolha de servir (16/11/1707).
Inconformados com a resolução, protestaram os herdeiros de Gracisman, porém sem nenhum resultado satisfatório. Finalmente, Matias Ferreira da Costa, genro do extinto Gracisman, liberou por escritura pública, datada de 2 de setembro de 1745, as terras até então em objeto de litígio, destinando-as à Nossa Senhora do Rosário, padroeira do Município.
A ereção dessa primitiva capela, tem como referência o ano de 1709, sob a denominação de Casa de Nossa Senhora. A Freguesia, tem como instrumento de apoio a Provisão, baixada pelo Bispo, D. Luiz de Miranda e datada de 11 de março de 1735, com a denominação de Freguesia da Vila de Russas.

Significado do Nome:

Quando era ainda um simples povoado, existiu na localidade um velho que possuía um vistoso lote de águas que se destacava dos demais pela sua cor, Russa(embranquecida) daí teria vindo esse topônimo.                                     
Toponímica: Santo Antônio do Ouvidor, São Bernardo do Governador e São Bernardo de Russas.   

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

russano

População: 

69.833 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Jaguaribe

Limites

Norte – Beberibe, Palhano e Jaguaruana; Sul – Limoeiro do Norte; Leste – Jaguaruana e Quixeré; Oeste – Morada Nova.

Acesso Rodoviário

BR-116

Distâncias

180 km

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Acidentes Geográficos

Rio Jaguaribe, Riacho Umburanas, Córrego da Bananeira. Açude Altamira, Santo Antônio e das Melâncias.

Atrativos Naturais

Rio Pedro Ribeiro, Rio da Ilhota, Balneário das Bombas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Outubro

07 - Padroeira Nossa Senhora do Rosário 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RUSSAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3411-8401

Sites: http://www.russas.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS PROTESTO E OFÍCIO DE REGISTROS:

E-mail:

Telefones: (88) 3411-0107

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Russas

Eu sou uma russana legitima onde amo tudo nessa cidade todas as pessoas que passam por ela jamais esquerce e sempre volta e a maioria gosta tanto que quando volta é para morar.
Por: Magna Bertelli

amoo demais essa cidade...tenho orgulho de ser russanuhh....... cidade limpa kem faz eh o cidadao...e eh por isso e muitas outras coisas ki gosto dakí;
Por: charlles

eu moro nessa cidade linda desde q nasci e nao deixo ela nunca. uma cidade maravilhosa q como todas suas dificuldades, mais a vontade do povo cearenca se torna maoir de as difculdades e tem muitos pontos turisticos
Por: thais

bela cidade de mulheres bonitas sitio kangalha e chico da branquinha o melhor de russas
Por: geovane

Sou filha de Russas,vim pra Fortaleza desdo meus 10 anos e estou aqui ate hoje,mas uma vontade grande de voltar,mas não posso pois fui criada com os costumes da cidade grande,mas vejo a minha amada cidade de Russas crescer muito rapido,tenho saudades da minha infancia que foi maravilhosa,pois passei ai.Amo de paixão minha linda Russas.
Por: Isabelle Aires

È a melhor e mais bonita cidade do vale do jaguaribe, tenho orgulho de ser russano.
Por: jeremias

Russas ,uma cidade bela ,nota dez no que diz respeito á conservaçõa das praças e capelas ,com ruas sinalizadas e excelente clima...vale a pena visitar .
Por: diego souza

essa cidade é maravilhosa eu mora ai tenho muita saudades desse lugar, moro no rio mais sou russana de paixão
Por: naiara oliveira

o que tem de melhor é todo, a praça, rios o desenvolvimento da cidade q vem cresendo cada dia. e uma cidade limpa de um povo gurreiro e honesto
Por: naiara oliveira

sou filho dessa que e com certeza a mais bela cidade do interior cearence, amo minha cidade e desconheço alguma cidade de povo mais bonito e acolhedor do que minha Russas querida.um grande abraço a todo povo russano. ha e bom atualizar os dados hoje Russas ja passa de 80.000 habitantes 50.000 nos temos so de eleitores obg.
Por: Francisco Robson Maciel

eu amei a cidade e prentendo voltar outras vezes... linda cidade e de pessoas especiais
Por: ana maria

adoooreiiiiii acidade de pessoas maravilhosa.lindo lugares , amei os pontos turistico q conheci.
Por: ana maria

Moro em Sp a 23 anos, mas sou natural de russas ultima vez que visitei foi no ano de 1994 vi algumas imagens pela internet, fico feliz pelo crescimento da cidade, estar mui bela.!!!!!!!! beijos a todos.
Por: Iolanda Rodriguies

muy linda!eu gostei bastante,muito,mt,mt,mesmo!!!!!!!!
Por: janaina

Cidade maravilhosa, o vento aracati sopra a noite. Gente bonita, festeira. Cidade pacífica e rica em festas religiosas.
Por: anonimo

russas e uma cidade muito linda. eu adoro tudo que tem em russas .
Por: Graça

Realmente Russas é uma cidade belissima mas belissima mesmo um localidade que é distrito de Russas que se chama Lagoinha essa sim é lugar Bonito de se ver; venha conhecer Lagoinha!!!
Por: João Paulo Alves dos Santos

sou de palhano mais moro em sp conheço russas e uma cedade maravilhosa. e pretendo mora-lo
Por: vitorino

Russas é uma bela cidade, com moradores hospitaleiros e gentis. Uma cidade tranquila. Visite-nos
Por: nelciane

oi a todos moradores de Russas sou nascido em russas vi par SAO PAULO EM 84 E VOLTEI A Passeioai em 89 tenho vontade de voltar ai na cidade tenho lembran de muitos amigos que ficou ai em russas lembro do nome de alguns comodejinani irmao do junior nos morava prox a PREFEITURA ONDE tambemmorava o Ze paulinho que na infancia imitava o M. jACKSON QUERIA MAndar umbeijo atodosde russasebentopereira valeu.
Por: Cirlicley pereira de sousa

Sou de Russas e moro em São Paulo há 12 anos, mas adoro minha cidade quase todos os anos passo minhas ferias ai, e gostaria de dizer que fico muito feliz quando volto nesta cidade maravilhosa. Abraços. São Paulo.
Por: Francisco Silva

russas e tudo de bom gosto nuito desta cidade pois o crima la e muito gostoso
Por: ESTRELA CONSTRUCOES E EMPRENDIEMNTOS LTDA

sou de russas e moro em sp a quase 6 anos,sinto muita saudade da minha cidade querida,com a graca de deus vou morar nessa cidade linda,
Por: izabel

as pessoas, com certeza cidade maravilhosa onde conheci o grande amor da minha vida hje sou noiva e frequento essa cidade linda sempre com ele
Por: vanessa

a cidade de russas no ceará é muito linda é uma cidade do ceará muito bonita. narcisio . mossoró -rn.
Por: narcisio

adorei conhece esta cidades de russas agora falta conhecer pessoalmente
Por: danie

Russas é uma ótima cidade p/ passar férias, é um lugar muito bonito. RUSSAS VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS.
Por: Joelson

eu amo minha cidade natal quero muito voltar a morar la e linda cada dia
Por: ana nunes

Essa é a minha Cidade Natal,faz 22 anos que eu ando nessa cidade maravilhosa, to morrendo de Saudades
Por: Antonio Lima Barbosa

Eu sou natural de Russas eu amo essa cidade. Antonio -SP
Por: Antonio Lima Barbosa

sou dessa cidade que saudades sinto dai em setembro viajo pra ir bjs
Por: marcicleide maia

moro ah 10 anos em saopulo mas tenho orgulho de ser russana...to ai dezembro se deus quizer,no natal beijao a todos de russas xau
Por: daniloira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Russas
Fundação:
1859
Altitude:
20m
População:
55.967 habitantes
Área:
1.614,3km²
Densidade Demográfica:
34,67hab/km²
CEP:
62900-000

Envie seu comentário sobre Russas