Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Quixeramobim?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Quixeramobim

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Sertão Central

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Capela de Nossa Senhora Senhora da Conceição (1903), Mosteiro da Santa Cruz (1903), Casa de Repouso São José (1903), Igreja Matriz, Açude do Cedro.
História: Suas origens remontam  ao Século XVII, quando em 1968, Sesmarias marginais do rio Sitiá foram concedidas a fazendeiros originários do Rio Grande  do Norte, Paraíba e Pernambuco. Índios, entretanto, representados pelos Tapuias Canindés e Jenipapos, exerceram pressão contrária, forçando a deserção desses investidores, o que resultaria no realdeamento dos relutantes nativos para a Missão de Nossa Senhora da Palma (Baturité).
Com o abandono dessas terras, novas Sesmarias foram concedidas no mesmo local, desta vez os fazendeiros Manuel Gomes de Oliveira e seu companheiro André Moreira Barros (1705).
Em operação de compra e venda, realizada a 18 de dezembro de 1728, o Coronel Carlos Azevedo adquiriu terras no lugar denominado Quixadá. Em Segunda operação, realizada pelos herdeiros de Carlos Azevedo, essas mesmas terras foram vendidas a José Barros Ferreira (1747). E este, utilizando-se dos recursos materiais e humanos de que dispunha, situou fazenda e edificou capela, dedicando esta, ao orago de Jesus, Maria e José, gerando-se desse primitivo estágio a povoação.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila provém da Lei nº 1.347, de 27 de outubro de 1870, sendo instalada no ano seguinte. A elevação à categoria de Município decorre da Lei nº 2.166, de 17 de agosto de 1889.
Igreja: As primeiras manifestações eclesiais provêm dos trabalhos e doação patrimonial, constante esta, de meia légua de terras em quadro, além de 100 palmos onde deveria ser edificada a respectiva capela, tendo como doador José de Barros Ferreira. Construída a capela, dedicada ao padroado antes referido, tem-se como referencial de conclusão o ano de 1774. A Freguesia, instalada na primitiva capela e posteriormente ampliada, tem como instrumento de criação a Lei nº 1.305, de 5 de novembro de 1869, constando como seu primeiro vigário o padre Cláudio Pereira de Faria. Sua nomeação data de 4 de fevereiro de 1870, tendo como registro de posse 13 de fevereiro do mesmo ano, permanecendo até 10 de janeiro de 1873. Desse esboço eclesiástico nasceriam a Igreja-Matriz, colégio regido por freiras e a famosa Casa de Repouso da Serra do Estêvam, cuja finura de trato dispensa comentários. 

Significado do Nome:

A origem da palavra Quixeramobim tem várias versões gramaticais e dentre elas a Carne Gorda por ser a única tradicional, significando como corruptela de quixá, gorda e mobim, carne. Por sua vez, Pompeu Sobrinho, historiador cearense, menciona que primitivamente a palavra Quixeramobim se aplicava não ao rio, mas a uma serrota da atual cidade. A antiga grafia era kieramobim, sendo Kierá corruptela de prirá ou Kirá (pássaro) e obim, verde. Julga-se ser um nome de dicção indígena. 

Aniversário da Cidade:

14 de Agosto 

Gentílico:

quixeramobinense

População: 

71.912 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade bonita do sertão central, Quixeramobim está cada vez mais se desenvolvendo através da economia, o que atrai uma grande demanda turística para a cidade. Está cheia de maravilhas históricas e turísticas.

Clima:

Tropical quente semi-árido

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Fortaleza: CE-359, BR-116, BR-112

Localização

Sertão Cearense

Limites

Norte: Madalena; Sul: Senador Pompeu, Solonópole e Pedra Branca; Leste: Quixadá, Banabuiú e Choró; Oeste: Boa Viagem.

Acesso Rodoviário

CE-359, BR-116, BR-112

Distâncias

154 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Paço Municipal

Barragem de Quixeramobim

Pedra do Letreiro(Sítio Arqueológico)  

Acidentes Geográficos

Serra dos Macacos e da Independência, Morro do Urubu, Rios Banabuiú, Choró e Sitiá; Riacho Guaratibas. Açudes Pedra Branca, Cedro e Choró.

Atrativos Naturais 

Serra do Estêvão, Açude do Cedro, Pedra da Galinha Choca, Pedra do Cruzeiro, Pedra Falante, Gruta do Pajé.

Casa de Câmara e Cadeia

Iniciados em 1818, os trabalhos de construção da Câmara Municipal de Quixeramobim foram concluídos em 1856, quando passou a sediar os poderes Executivos e Legislativos municipais Tombada pelo patrimônio Histórico, em 09/02/1972, no andar térreo funcionou a antiga cadeia pública local e, sob um alpendre, no alto da escadaria de dois lances que dá acesso ao pavimento superior, um sino de bronze funcionou até o final dos anos 50, para chamar o povo para ás sessões da Câmara e do tribunal do júri e aos horários de expediente do comercio local.Hoje a Câmara Municipal de Quixeramobim continua em atividades no prédio sendo suas sessões realizadas todas as quartas.

Ponte Metálica

Inaugurada no dia 5 de fevereiro de 1899, Formada por quatro vãos de 52,4m, a ponte tem uma extensão total de 209,6 metros, pesa 488 toneladas e já foi a terceira maior do gênero em todo a América do Sul. Depois de desativada, a velha ponte metálica despertou o interesse quanto à sua importância histórica e turística, sendo restaurada em suas cores originais, dotada de grades laterais e passarela de madeira afixada sobre os trilhos e colocada ao tráfego regular de pedestres. Caracterizando-se como um dos mais interessantes destaques do catálogo de atrações turísticas da cidade.

Marco do Centro Geográfico do Ceará

Marco obelisco com cerca de 10 metros de altura, em granito e aço que foi anteriormente instalado pelo IBGE que referencia o presumido ponto de eqüidistância geodésica do Estado; fica na Praça Dias Ferreira. Quixeramobim portanto, é conheicida como a cidade Coração do Ceará.

Casa de Antônio Conselheiro

Antiga Casa Comercial e Residencial de Antônio Vicente Mendes Maciel, o ilustre Antônio Conselheiro. Este patrimônio histórico apresenta uma frente com cinco portas, numa construção sólida e ampla, que sofreu apenas algumas modificações na parte interna. Onde também morou o Compositor e arquiteto Fausto Nilo Costa, foi comprada pelo o governo do estado do Ceará e tombada pelo patrimônio histórico estadual no dia 11 de Janeiro de 2006 com a presença do ministro da Cultura Gilberto Gil, hoje estar aberta à visitação com uma exposição fotográfica  sobre a guerra e de canudos.

Igreja Matriz de Santo Antonio

Tem suas origens na primitiva capelinha de taipa construída e entregue aos fiéis no ano de 1732 por Antonio Dias Ferreira. Compleição externa da arquitetura do templo, sofreu algumas alterações ao longo de diversas reformas, a última das quais realizada entre 1886 e 1916 (quando teve acrescida mais uma torre), sendo preservada, porém, na versão original de seu estilo barroco, com fachada em frontispício neoclássico. Seu piso original foi substituído por granito e suas colunas revestidas por lajotas de cerâmica.

Igreja de Santana

construção desta Igreja data de 1870 e foi edificada pelo Dr. Francisco de Assis Bezerra. O Desembargador Francisco de Assis Bezerra de Menezes, construiu a atual Capela de Santana, em homenagem a sua genitora que se chamava Ana, fazendo vir da Itália a belíssima imagem que ainda é venerada na Igreja matriz de Quixeramobim. A imagem de Nossa Senhora de Santana, segundo consta, é esculpida em um só bloco de madeira, foliado a ouro, constituindo-se uma raridade em termo de arte e história. Aquela riqueza sacra, foi transferida para a Igreja matriz em razão de seu valor e desativamento da Igrejinha de Santana, que atualmente está cedida ao movimento dos Alcoólicos Anônimos (AA), que a conserva.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Teve sua construção iniciada em 1810. Entretanto, antecedendo à Igreja, no local existia um nicho onde os fiéis se reuniam à noite e sob a luz de velas, recitavam o terço e a ladainha. A Igreja do Bonfim, como a de Nossa Senhora do Rosário e a Matriz, serviu, por algum tempo de campo santo. Ali, entre outras pessoas, foi sepultado em 05 de abril de 1855, Vicente Mendes Maciel, o pai de Antonio Vicente Maciel -o Antonio Conselheiro. Em 1902 começa o período de maior destaque desta Igreja, quando passa a funcionar como matriz, até 15 de agosto de 1916, por ocasião de uma reforma do principal templo da Cidade.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Folia dos Reis

 Maio

- Coroação de Nossa Senhora 

 Junho

- Festa do Padroeiro Santo Antônio 

 Setembro

-Vaquejada

 Outubro

- Festa de São Francisco

 Novembro

-Os Sertões

 Dezembro

- Festival internacional de Trovadores e Repentistas 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXERAMOBIM

E-mail: gabinete@quixeramobim.ce.gov.br

Telefones: (88) 3441-1326

Sites: http://www.quixeramobim.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E REG. DE IMÓVEIS TÍT. E DOC. E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: cartorioqueirozrocha@yahoo.com.br

Telefones: (88) 3441-0026

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Quixeramobim e pousadas em Quixeramobim para visitar Quixeramobim.

Promova a cidade de Quixeramobim no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!