Poranga

Poranga-CE
banner

Bem-vindo a Poranga!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Poranga, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Poranga.

A cidade de Poranga, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1957. A localidade está em uma altitude de 713m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.489 habitantes. A área total de Poranga é de 247,4km², e sua densidade demográfica é de 46,44hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Poranga-CE é 62220-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Poranga

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Chamou-se sucessivamente, Várzea Formosa e Formosa. Sua formação urbana provém de agricultores e pecuaristas cujo primitivo gregamento se deu em terras banhadas pelas nascentes dos rios Inhussu, Acaraú, Jatobá e Macambira. A elevação do reduto à categoria de Vila deu-se quando da criação do Município de Ipueiras (Dec-Lei nº 448, de 20/12/1938). A elevação à categoria de Município decorre da Lei nº 3.665, de 5 Julho de 1957, tendo sido instalado a 22 de Setembro do mesmo ano.
As primeiras manifestações de apoio eclesial provêm, inicialmente, de doações patrimoniais das quais constam como doadores Lourenço Alves de Almeida (1897) e Malaquias Alves de Almeida (1898), seguindo-se a edificação da respectiva Capela. Esse nicho foi construído graças ao trabalho realizado pelo padre Francisco Máximo Feitosa de Castro, vigário de Ipueiras, tendo como patronos, Jesus, Maria e José.

Gentílico

 

Significado do Nome

Poranga é vocábulo indígena que significa bonito. Da língua tupi porang: belo, lindo, formoso, bonito.

Aniversário da Cidade

25 de Março

Gentílico:

 

População:

12.003 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

 

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Noroeste Cearense.   

Limites

Norte – Ipueiras; Sul:  Itaporanga; Leste: Itaporanga e Nova Russas; Oeste:  Estado do Piauí.

Acesso Rodoviário

CE-265, CE-257, BR-020, BR-222.          

Distâncias

285 km

Outras

 

hspace=0 TURISMO

Resumo: 

Principais Pontos Turísticos

Casarões.

Igreja de Pedra Nossa Senhora de Fátima.

Cachoeiras e Queda dágua Pinga.

Rio Macambira.

Cavernas.

Escrita dos índios nas Pedras Rochosas.

Pedra Grande.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Julho

05 - Dia do Município.

- Festa da Padroeira (última semana).

 Dezembro

- Festas Natalinas.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORANGA

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3658-1121

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (88) 3658-1362

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Poranga

é a cidade da minha mãe tenho muita vontade de conhece-la
Por: stephanie araujo costa

oh! cidadizinha rea boa vem chegando galera vc ñ vai se arrepender poranga e tdb! sou de poranga com muito orgulho evc vem pra ca! e vem chegando chegando e so birita! bjsssssss e seja bem vindo!
Por: joelma

aqui nasci e viví até os l2 anos de idade. Era feliz e não sabia. Lugar pitoresco, clima frio e saudável. Água deliciosa. Gente simples e amigável. Tem produção de aguardente de primeira, além de outros subprodutos da cana de açucar. Hoje ainda sinto muita saudade de meus primos, tios, avós, amigos e de meus pais.
Por: josé marinho de almeida

Lá eu nasci e viví até aos 14 anos de idade. Lugar pitoresco de clima frio e saudável, encravada no topo da Serra da Ibiapaba, entre dois morros, vale. Lugar de água de sabor ímpa, deliciosa. Gente simples hospitaleira e amigável. Produz cachaça de primeira qualidade, além de outros subprodutos da cana de açucar. Hoje, faz 29 anos que saí da minha terra, mas a visito todos os anos. Saudades de conversar com os amigos no meio da rua, das coisas simples, dos costumes, de comer frutas nativas, ``cambucás´´, cajús, manga, comer melancia na roça e colher milho, etc, caçá as inambús, preás, avuantes, tempos de criaça que não voltam mais.
Por: Elias Gomes - Castanhal - Pará

gostaria muito de ter imagens desta pedra grande e da igreja feita pelos escrvos ou indios, que fica em cima de uma montanha linda , já visitei e gostaria muito de retornar e tb de ter estas fotos
Por: veronice trindade

ahh, conheço sim já morei lá .............adoro essa cidade!!!!!!!!1
Por: olavia daniella

aporanga mundo muito oi aqui e o genro da dona maria do seu alexandre muito adimiravel aporanga
Por: credison

amei todas as foto que foram tirada da minha cidade natal, deu para matar a saudade que tenho de la,voçes estao de parabens.
Por: maria evangela

gostaria de conhecer mais poranga pela a vista e bonita e sobre mais algumas coisas
Por: olavianabezerradealmeida

se conheço meu!! eu sou de poranga eu morava nas terra do finado malaquias que não se lembra do seu tonico?? todo mundo conheceu meu pai
Por: jonas

tenho muita saudades dessa cidade ! Estive visitando meu avô em 1989...seu Limeira como era chamado !! saudades sempre !!
Por: marcia

Minha infância foi nêste l lugar, um vilarejo chama- do Várzea Formosa, cuja emancipação política pas- sou a ser denominado Po ranga. O primeiro prefeito e vice, respectivamente sr Pinho e sr Chagas Almei- da (meu pai, foram os mandatários fundadores. Estudei na escola da ma- drinha Madalena, Rosinha do Trapiá e escola D.Bos- co. Nesta escola quase to dos eram parentes. Mole- que ainda, jogava futebol na rua, chovendo ou não. Meus primos Toinho Lenhô. Doé, Gonçalo da Mãe Cuca, Neto do Paizi-nho e meus amigos Abdias, Abdoral, Airton, Acrísio, Pedro Malaquias, Bernardo ( Dola) Jua- rez e Geovane (seu Zin), Zé da ti Celinna etc. Saí de Poranga aos 12 anos de idade, para estudar in- terno num seminário em Fortaleza e depois para Recife. Hoje moro em Maceió. Sou professor uni- versitário Federal na capital alagoana, entretan to, em minha memória passa sempre um trecho da minha história em vida e nela a marca parcial de minha existência, a infân- cia feliz, como eu o era e não sabia, vivendo nesta amada terrinha em um tempo que não volta jamais.
Por: j. marinho de almeida

cidade linda maravilhosa clima oitmo agradevel que mñ gosta desse lugar e luoco..liliammmmmm
Por: liliam

ola conheço a cidade e´ muito bonita sou nora de seu antonio vaqueiro,acidade tem suas riquezas e seus encantos.um abraço a todos da familia vaqueiro.
Por: iamara

Uma Maravilhosa sidade !aqui sim e lugar onde se vive bem moro e nunca quero deixar aki !
Por: juliana de lima silva

Ô saudade que tenho dessa cidade! da minha mãe então nem se fala, e dos velhos amigos,e grandes amores que tive que deixar. Mas amo também a cachoeira e as farras que essa cidade promove. Beijos!!!!
Por: socorrinha

nasci em poranga atualmente vivo em sao paulo a cidade de poranga e maravilhosa e linda tem belas cachoeras
Por: neci

Nassi no municipio de poranga,em 1963 sai dai em 1978 nunca mais fui ai nem a passeio,mas morro de saudade dai.Em breve eu vou ai matar a saudade.beijos du seu conterraneo.
Por: RAIMUNDO CARREIRO CHAVES

eu amo esi lugar e tenho serteza que um dia irei voltar 10,000,000 beijo para esa cidade
Por: joilson gomes da silva

Foi muito interessante a iniciativa do bom fotógrafo, Thiago Melo, de mostrar foto da ainda exu berante e centenária tamarineira (pé de tamari no) ou ainda conhecida na literatura científica por "Ta marindus indica". Esta fron dosa árvore testemunhou o início de Poranga dêsde quando era a Várzea For-mosa. Ela presenciou emancipação política, casa mentos religiosos, festas paroquiais, eleições, etc. Hoje, após 63 anos, pas-sam em minha mente co- mo num filme nossas brin cadeiras de moleques de rua, futebol, jôgo de bilas, na praça por perto da sau dosa tamarineira,que nos acolhia em sua sombra. Escrevo estas poucas pala vras para prestar uma homenagem memorial a tão representativa teste- munha da história. Pediria à autoridade municipal que, ao menos, formali- zasse no seu tronco caulí fero identificação vulgar e científica, como homena- gem, servindo até como algo turístico: uma árvore centenária que assistiu muitas gerações nascerem e partirem dêste mundo. Parabens ao bom fotógra- fo Thiago Melo, por nos proporcionar tantas lem- branças do passado. J. Marinho de Almeida, Maceió, estado de Alagoas
Por: josé marinho de almeida

cidade maravilhosa ja tive a oportunidade de passar varios natal por ai recomendo e muito bom beijos para todos saudades desse lugar maravilhosoooo assinado dayane de brasilia
Por: dayane de brasilia

não tenho muito há falar de poranga,sou do sitio velho,uma pequena comunidade poxima á poranga.e falando de poranga ela é tudo de bom,amo essa cidade e esse povo que ´la vivi, faz 23 anos que deixei esse paraiso chamado de poanga!!! bjoss pra todos de poranga""
Por: manoel antonio

CIDADE LINDA ADORO O CLIMA DAI EU MORO EM BRASILIA SOU FILHO DE ARARENDA
Por: jose torres

muita linda minha cidade ti amor poranga ......
Por: maciel

cidade maravilhosa,sou de poranga mas moro em goiÂnia tenho saudades e muitas lembraças ....
Por: sonia

Indiscutivelmente,foi nesta pequena cidade chamada Poranga,que vivi os grandes e felizes momentos da minha vida, momentos inesqueciveis, que jamais será vivido,é lamentavel que varias pessoas que ai deixei,não se encontram mais,em especial ou melhor sem comentarios, uma pessoa M.. SAUDADES DE PORANGA
Por: Adalberto

cidade agradavel, de clima frio e gostoso. Onde tem uma cachoeira que é bom pra visitar nos dias de chuva onde o volume de agua aumenta.
Por: enildo lima

Poranga eu te amo adoro tua agua teu povo humilde teu clima ai eu tenho raizes mas eu votarei a te abraçar
Por: Francisco marinho

poranga terra maravilhosa, quem te conhece nao esquece jamais
Por: antonio geovane soares moura

gostei da cidade curti mesmo acho que ainda volto
Por: viviane

estou com saudades da minha terra querida, na qual tanto amo,terra da alegria e das festas bjs saudades
Por: leandro silva da costa

sou dessa cidade, faz muitos anos que não vou ai, pretendo voltar ai em janeiro....morro em rorraima mais sento saudades..
Por: cleomilda

sou de poranga mas moro em goiânia ha 12 anos,sempre que posso vou visita minha familia,adoooro esse e tambem boas recordações
Por: sonia paulo

Sou desta terra mãe gentil De um povo forte que é Na labuta e oração Trago a grandeza da fé Poranga cidade verde De Jesus, Maria e José!. Posso falar de Poranga Da melhor forma que há terra de um bom clima Com luz do sol a brilhar De água doce e cristalina Sobre o solo a jorrar!!!
Por: Elmo Nunes

Uma pedra especial ... uma história ... uma lembrança do passado. Ela, a Pedra Grande, mostrada pelo bom fotógrafo Thiago Mota, encravada acima do pé do morro, continua incólume, desafiando as intempéries, ao longo dos tempos, tais como chuvas, umidade relativa do ar, ventos, insolação e talvez alguma ameaça de depredação. "Salve, salve magestosa rocha, que, para alguns somente és uma pedra, mas para os apreciadores da natureza e e da história, representas um lenda viva da história do passado. Vistes o amanhecer e o anoitecer de cada dia da Várzea Formosa de nossos antepassados". A Pedra Grande nos acolhia em nossos momentos de lazer. quando de nossas andanças e traquinagens pelas ruas da Poranga, nos mostrava, ao sabor dos ventos e do sol, as paisagens da nossa terra. J. Marinho de Almeida é professor da Univeridade Federal de Alagoas, em Maceió.
Por: J. Marinho de Almeida

poranga è uma cidade maravilhosa e pretendo passa ums dias ai para comnheçe ela melhor.bjos para todos de poranga
Por: lindineia

Ae sou filho dessa cidade maravilhosa jamais vou esquece- la. Ae tiamo metropols.......................
Por: Leandro

tambem morei e criei em poranga meu pai era o seu tunico muito conhecido a gente morava do outro lado nas terras do seu malaquias numa casinha feita de adobe(tijolo cru)e papai foi o primeiro a introduzir horta com variações de legumes e verduras em poranga meu irmão juntamente com damião limeira cuidava da igreja e do sitio do padre luiz a gente era vizinho do padrinho romão obs.chegamos em poranga em circo sem coberta em lombo de burro e assim percorremos toda a serra grande e papai resolveu parar em poranga pra que pudessemos estudar depois conto mais coisa pra galera de poranga
Por: jonas barbosa souza

Cidade serrana de clima agradável e povo hospitaleiro, possui vários pontos turísticos, entre eles se destacam: A Cachoeira conhecida popularmente como "Pinga", Pedra Grande que oferece uma bela vista panorâmica da cidade, a Igrejinha de Pedras, o Rio macambira na localidade de Saudoso à 30 km do centro. Vale apenas conferir nossa Suiça cearence.
Por: Lisboa Carreiro

Olá me chamo jonatas rodrigues no momento estou morando em fortaleza ce mas sou natural de poranga ce. Lá realmente é minha terra natal terra que tanto amo. Lugares por onde andei pessoas que viveram ao meu lado poranga ce foi lá onde estudei foi lá onde eu realmente aprendi coisas importantes que coloco em pratica na terra onde estou fortaleza ce. Toda a familia da minha mãe é de poranga ce conheço varios lugares como por exemplo: VEREDAS. ONÇA. BURITIZÁL.MACANBIRA. VILA NOVA. BORITI DOS CARREIROS. SAUDOSO. ETC. enfim conheço muitos e muitos outros pessoas e lugares especiais onde fui bem recebido onde todos gostam de mim de verdade. Sou poranguense sou brasileiro. Atenciosamente jonatas rodrigues teixeira
Por: jonatas rodrigues

Residi e prestei serviços em Poranga, cidade que adoro, tendo-a como minha segunda terra natal.
Por: Roberto Siqueira

cidade maravilhosa ja tive a oportunidade de passar varios natal por ai recomendo e muito bom beijos para todos saudades desse lugar maravilhosoooo assinado liliam
Por: liliam

Eu,nassi ai em poranga vim,para brasilia em 1978 mas a vontade de voltar a morar ai e grande .Hoje mesmo,eu sonhei andando por ai.Um grande abraço a todos de poranga ce .
Por: RAIMUNDO CARREIRO CHAVES

Poranga e uma cidade otima adoro todo ano eu vo de sp para a poranga meus pais viajam todo ano pra poranga.
Por: Sheroly

gostei emuita lindo quero cohnecer e um di aventuras calmo nota dez
Por: luciana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Poranga
Fundação:
1957
Altitude:
713m
População:
11.489 habitantes
Área:
247,4km²
Densidade Demográfica:
46,44hab/km²
CEP:
62220-000

Envie seu comentário sobre Poranga

banner