Pires Ferreira

Pires Ferreira-CE
banner

Bem-vindo a Pires Ferreira!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Pires Ferreira, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Pires Ferreira.

A cidade de Pires Ferreira, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 196m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.391 habitantes. A área total de Pires Ferreira é de 247,5km², e sua densidade demográfica é de 46,02hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pires Ferreira-CE é 62255-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pires Ferreira

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Chamou-se primitivamente Mocambo. Em sua primitiva formação gregária contou com a afluência de pequenos agricultores, gerando o arraial cuja projeção decorre da Ferrovia Sobral-Crateús, intalando no reduto uma Estação de Passageiros (21/01/1925).
A elevação do povoado à categoria de Vila decorre do Dec-Lei  nº 1.156, de 4 de Dezembro de 1933 e, a Município conforme Lei nº 6.418, de 9 de Julho de 1963. Suprimido conforme   Lei nº 8.339, de 14 de Dezembro de 1965, tendo sido restaurado conforme Lei nº 11.325, de 22 de Maio de 1987.
As primeiras manifestações de apoio eclesial provêm da ereção da primitiva capela, cujas obras se deve ao trabalho realizado pelo padre Máximo Feitosa. Em Segunda capela ou reforma da anterior, tem-se como responsável Monsenhor Gonçalo Lima.  

Significado do Nome:

Homenagem ao Dr. Antônio Sampaio Pires Ferreira, diretor chefe da Estrada de Ferro de Sobral.   

Aniversário da Cidade:

22 de Maio

Gentílico:

piresferreirense

População:

10.216 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade de um povo acolhedor e alegre.O turismo é intenso com lindas cachoeiras, bicas e o açude para banhos agradáveis.Venha conhecer Pires Ferreira.

Clima:

tropical semi-árido

Temperatura Média:

31º

hspace=0 COMO CHEGAR:

Rodovia CE-329/403

Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

Norte – Reriutaba; Sul – Ipú; Leste – Santa Quitéria e Hidrolândia; Oeste – Ipú.   

Acesso Rodoviário:

BR-020, BR-222, CE-359, BR-403

Distâncias:

Da Capital:

303 Km

Outras: 

Ipu 17 km, Varjota 23 km, Reriutaba 28 km, Sobral 95km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A Bica do Donato, é a principal cachoeira do município, despencando de uma altura de quase 100m e com matas fechadas em seu entorno, o local passou a ser mais visitado em 2010, com a construção de uma estrada ligando ao distrito de Donato, mesmo assim quem sai da Sede de Pires Ferreira, terá de enfrentar 8km de estrada carroçável, o fluxo de água é temporário podendo se estender de janeiro a agosto. Ainda no distrito de Donato, a Bica Encantada é uma ótima opção para um trilha ecológica, pois até hoje permanece totalmente intocada. Na região beira d'água, a represa do Açude Araras é aproveitada como uma "praia de água doce", e atrai turistas para os pequenos balneários construídos em suas margens.

Principais Pontos Turísticos:

-Açude Araras, nos distritos de:Otavilandia, Marruas,Santa Tereza I, Santa Tereza II, Barros, Serrota, Croata dos Rodrgues e cipó.

-Estação Ferroviária

-Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

-Igreja de Santa Luzia, em Ipueirinha

 -Açude Marruas, em Marruas dos Paiva

-A bica Pires Ferrera é uma queda d´água do riacho são francisco, tem 92 metros de altitude e localiza-se a 14km da Sede , a vegetação ainda é intocada, já que o local ainda não foi invadido por quioques. Dependendo das chuvas a cachoeira pode possuir agua de janeiro a agosto.

-Bica Encantada=A cachoeira encantada é realmente encantada, pois diferente das outras cachoeiras, a bica encantada só é visível há 50m do local, foi descoberta em 1985. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 -Fins de Maio - Pires Ferreira Festeiro

 -Julho - Festejos da Padroeira N.Sra.do Perpétuo Socorro

 -Dezembro - Festejos de Santa Luzia na localidade de Ipueirinha

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRES FERREIRA

Rua Pres.Castelo Branco, s/nº

E-mail: [email protected]  

Telefones: (88) 3651-1216 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (88) 3683-2602 (residência)

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 Maria do Socorro Pereira Torres, ex prefeita de Ipu; -Marcos Camelo Marques, ex prefeito de Pires Ferreira; -Francisco Pinto de Oliveira: Respeitado político, ex-vice prefeito de Ipu.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

Comentários de Pires Ferreira

eu amo este lugar nasci ai vivi ai até aos 17 anos fui para o rio de janeiro mais nunca esqueçi. um abraço jurandy.
Por: jurandy da costa

OLÁ GENTE TUDO BEM? EU SOU FILHO DA CIDADE DESEJO A TODOS DE PIRES- FERREIRA, MUITA PAZ, SAUDE,PROSPE- RIDADE. DEUS ABENÇÔE A TÔDOS. CAMELLO.
Por: J.CAMELLO

conterranios é o jurandy de são paulo. Esta localidade para mim é inesquecivel, pois sou filho desta cidade.Tenho orgulho por isso.lembranças ao prefeito e familia. Estou acompanhando o progresso de pires ferreira, parabens. cidade pela internet.Ipù estś lindo.até breve. jurandy.
Por: j.camello

oi saudaçoes pra todos dessa cidade.. eu sou filha de um conterranio desta cidade, que por sinal e muito linda, tenho parntes por ai.... e gostaria de um retorno desse recado.... bjs pra todos eu sou de fortaleza..
Por: valneide

a cidade tem lugares maravilhosos a serem visitados.temos a bica que fica em donato,temos a bica encantada que e um lugar maravilhoso e fica em donato tambem.temos varios outros lugares lindos,e so indo la pra conhecer,voce vai adorar.
Por: tatyane gomes

achei o máximo pois tem meu sobrenome,a única diferença é que não tenho raizes cearenses,mas talvez seja só de portugal já que meus bisavós e tataravós eram de lá parabens pela cidade,muito linda,faz jus ao nome ,claro. beijos marta
Por: marta pires ferreira

gosto muito de pires ferreira vivo aqui faz tantos anos
Por: livia farias nobre matos

QUEM NÃO CONHECE PIRES F, DEVERIA CONHECER! POIS EXISTE MUITAS COISAS LINDAS. POR EX:UMA CACHOEIRA MARAVILHOSA QUE BROTA DE UMA SERRA. DE UMA ALTURA IMENSSA CONHESSA QUE VC VAI GOSTAR...
Por: ANTONIO M A SARAIVA

pires ferreira e uma cidade muito linda meus filhos muora lar.......
Por: solange rodrigues paiva

oiiii,eu fui nascido nesta região e garanto que e uma cidade maravilhosa de si mora sa pessoas são muitas acolhedoras e alegres um abraço para todos que venha a conhecem a minha cidade pires ferreira !!!!!!!!!!
Por: joao dos santos araujo

Pires ferreira cidade de um povo acolheddor e tranquila.Venha conhecer Pires Ferreira, a bica uma paisagem natural e perfeita e ainda teos a chamada Bica encantada , que pelo adjetivo fala-se tudo!!!! Valdirene R P
Por: valdirene

Cidade simples de povo hospitaleiro,com agradaveis banhos de açude ou na belissima cachoeira de Donato...te amo Pires Ferreira
Por: Marcilia Felipe da Costa

Pires Ferreira tem umas das maiores cachoeira do estado , com uma altura aproximadamente de 120 metros de altura , devia estar no roteiro turistico do ceara
Por: Jorje Pinto

Conheço, Terra de pessoas simples mais que tratam seus visitantes como um membro da familia, são pacatos educados e acolhedores . Vale conferir pra ver. Ninguem melhor que eu pra falar desta terra que eu amo de paixão.Tambem sou filho desta terra adorada!
Por: ZE PACHICO

Adoro minha terra,pena não ter tempo para curtí-la. Agora posso dizer que a paz reina plenamente pois acabou à ditadura.
Por: Manoel Helder Pinto

Nasci em Pires Ferreira, e tenho muito orgulho da minha cidade, por força do destino a familia mudou-se para Fortaleza em 1972, mas sempre passo nessa cidade para rever meus conterranos e não deixo de visitar a bica do Donato, e Tabuleiro.
Por: Vicente Marques

Nasci em Pires-Ferreira, e tenho muito orgulho dessa terra, adoro rever as pessoas, quando visito Pires-Ferreira, aproveito cada minuto, gosto muito de sentar na calçada do mercado para conversar.
Por: Vicente Marques Silvino

eu adoro os pontu turista de piris ferreira mais um agrande obra qwe tem por la ñ e dele e de donato e a bica da cachoera e a encantada..
Por: karine

o mehor lugar qwe eu ja vr no municipio de piris ferreira ,e um tetristo qwe se chama de donato e mehor qwe dlmiro e otavilandia
Por: picila

olá conterraneos, sou de otavilandia, moro em brasilia, mas conheço pires ferreira é muito bonita mesmo, adorei a cidade muito boa fui á missa e achei a igreja linda. abraços a todos
Por: selma otaviano

eu sou de delmiro gouveia filho da altina moro no rio rj a16 anos
Por: jose vilemar

eu adoro o pires ferreira,pois é um lugar maravilhoso e bom de curti.
Por: Marta

é uma cidade otima,tranquila;os festejos sao atimos. Amo essa cidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: verônica

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pires Ferreira
Fundação:
1989
Altitude:
196m
População:
11.391 habitantes
Área:
247,5km²
Densidade Demográfica:
46,02hab/km²
CEP:
62255-000

Envie seu comentário sobre Pires Ferreira