Pedra Branca

Pedra Branca-CE
banner

Bem-vindo a Pedra Branca!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Pedra Branca, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Pedra Branca

Roteiros do Brasil

Região Sertão Central

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Chamou-se primitivamente Tabuleiro da Peruca. Suas origens remontam à segunda metade do Século XIX e têm como precedente o gregamento de homens vinculados ao cangaço, destacando-se dentre outros Manuel Bandeira de Melo.
Em episódio que demonstra o tipo de cultura na qual era plasmada a consciência do primitivo habitante do reduto, cita-se o caso do indivíduo chamado Cangaço, egresso da cadeia de Boa Viagem onde cometera assassinato. Perseguido pelo Juiz, Cangaço procurou o reduto de Tabuleiro da Peruca, onde se homiziou e aguardou o desfecho.
Nessa oportunidade, missionavam no lugar os padres Guilherme Van Sand e Antônio Azemar. Cangaço viu nessa oportunidade o estratagema de sua proteção. Acercou-se dos missionários, não como criminoso, mas penitente humilde e disposto a contrair matrimônio com a mulher com quem já vivia maritalmente. Os padres acolheram o seu petitório. No momento, entretanto, em que se realizava a cerimônia, a polícia chegou, desfez o cerimonial e o conduziram algemado.
Intrigados com o procedimento da autoridade, por considerarem Cangaço um homem recém-converso, impetraram em seu favor o recurso do habeas-corpus. Em atitude paralela, trataram de açular o povo, no consenso de apoio. Esse apoio consistiu na formação de grupos armados, de aderentes em multidão e o desfile em regozijo, conduzindo nos braços o irredento supostamente redento e, ainda por cima, na qualidade de herói.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila provém de Lei Provincial nº 1.407, de 9 de agosto de 1871. Suprimida conforme Dec-Lei nº 193, de 20 de maio de 1931 e restaurada na forma da Lei nº 1.540, de 3 de maio de 1935. Sua elevação à categoria de Município provém do Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938.
Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial têm como prcedente a edificação da primitiva capela, cuja localização consta como referência de proximidade a Pedra Branca, monólito de configuração achatada e transformado em ponto convencional de encontro entre vaqueiros.
A Freguesia, apoiada na reconstrução e ampliação dessa capela, provém da Lei Provincial nº 1.539, de 23 de agosto de 1873 e canonicamente instituída segundo Provisão de 3 de dezembro do mesmo ano. Consta como seu primeiro vigário o padre João do Nascimento e Sá, até então coadjutor da Paróquia de Mombaça, tendo sido empossado a 4 de janeiro de 1874.   

Significado do Nome:

Em virtude de haver próximo ao lugar onde foi erguida a matriz, uma pedra muito grande e alta.  

Aniversário da Cidade:

09 de Agosto 

Gentílico:


População:

41.942 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sertão Cearense

Limites:

Norte – Boa Viagem e Quixeramobim; Sul – Monbaça; Leste – Senador Pompeu; Oeste – Tauá e Independência. 

Acesso Rodoviário:

BR-226, BR116, BR-112, CE-060, CE-359 

Distâncias:

Da Capital:

285 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Cascatas, riachos, um clima agradável e muita hospitalidade. Esses são alguns dos atrativos que a natureza e o povo desta cidade serrana do Sertão Central, a 530 metros de altura em relação ao nível do mar e 262 km de Fortaleza, reservaram para os visitantes que buscam repouso, diversão e aconchego a dois em ambientes exóticos e naturais. Chegar aqui não é difícil. Basta seguir o caminho do paraíso, ou desbravar as trilhas ecológicas da Serra de Santa Rita, que desafiam os aventureiros.

Principais Pontos Turísticos:

Acidentes Geográficos

Serra da Pedra Branca, Riacho Oitis

Açude Trapiá

Um dos maiores reservatórios de água da região, concluído durante o governo Ciro Gomes. Com capacidade para armazenar mais de 18 milhões de m³. É responsável pelo abastecimento da sede do município. A bacia hidrográfica de Pedra Branca é composta de rios, riachos, açudes e outros reservatórios, dentre os quais se destaca também o açude do Capitão Mor (Bacia do Banabuiu) com capacidade de acumular 6.312.000m³.

Praça Monsenhor Oliveira

Raramente identificada por este nome – bem mais conhecida como praça da Matriz ou das Castanholas. Ponto central, localizada entre a Igreja de São Sebastião e a sede renovada da prefeitura. É a mais ampla das quatro praças que ocupam o perímetro que deu origem à expansão da cidade.

Cachoeira do Urubu

Localizada a pouco mais de10km da sede de Pedra Branca, é uma área completamente preservada, tendo em vista que os últimos mil metros de acesso a ela são obrigatoriamente feitos a pé por uma trilha relativamente estreita, porém segura. Recebeu este nome, em razão da grande fartura e mortandade de peixes que seu volume d’água proporcionava aos urubus. Ainda existem peixe em abundância (especialmente, Traíras e Curimatãs) e a pesca, com o uso de tarrafa, é estimulante. A cachoeira do Urubu é um dos cartões postais da propriedade do produtor e comerciante, Francisco Medeiros.

Serra de Santa Rita

A imponente Serra de Santa Rita é um dos mais belos cartões postais da cidade. O local apresenta uma fauna diversificada, apesar da extinção de muitos animais da região. A vegetação é muito bonita, contendo árvores como Acácias, Pau-Darco, Umburana de Cheiro e Cedro, dentre outras.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

20 - Padroeiro São Sebastião   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRA BRANCA

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3515-2435 / 2437

Sites: http://www.pedrabranca.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail: [email protected]

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

 

1º OFÍCIO DE REGISTROS CIVIL, TAB. DE NOTAS E DE PROTESTOS:

E-mail:

Telefones: (88) 3515-1637

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Pedra Branca

PEDRA BRANCA,MINHA TERRA NATAL.NASCIM E CRESCI NESSA CIDADE MARAVILHOSA DE CLIMA AGRADAVEL,UM DOS MELHORES DA REGIAL.CACHEIRAS,AÇUDES,FESTAS...E MUITO MAIS QUE NOSSA CIDADE TEM A OFERECER PARA SEUS VISITANTES.
Por: TICIANO SILVA

sou de são paulo , mas adoro pedra branca é tudo de bom ,maravolhoso estou louca para vouta de novo estou morrendo de saudades
Por: veronica da rocha caetano

Estou com saudades da minha cidade, muito em breve estarei ai p/ rever os amigos e matar a saudade.
Por: Adenilço Rodrigues

Nasci em Pedra Branca mas hoje vivo em São Paulo,mas posso garantir a todos que é omelhor lugar para ferias e laser.
Por: valeria bezerra silva

Sou nascido em serra de santa rita, criado em pedra branca ate os 8 anos, lembro muito desta época infantil, onde morava em santa ursula, bairro, que nesta época era afastado um pouco do centro da cidade. morava com meus pais, mais sempre ia pra casa de meus avos maternos. quase no centro da cidade. uma casinha simples em frente ao mercado, que nessa época estava em construçao. brincavamos muitos, ia a missa celebrada pelo saudoso padre geraldo, voltava feliz, pois depois da missa, chupava muito picole, nossa quanta saudades desse tempo, hoje, vivo em sao paulo com minha esposa leonete meu filho thiago. mais nao esqueço deste tempo de criança. que nao volta mais. tempinho bom, so resta lembranças do acude do povo, dos lugares maravilhoso que existiam nessa época. abraço a todos, e familiares que ainda tenho ai. meu nome é jose arlan dos santos
Por: jose arlan

Eu nascio em pedra branca. em 1965 e vim para sp em 1986 e até hoje estou aqui, nais nunca deixei de saber das notiça da minha terra natal. hoje fico mais contente de ter um governo que trabalho pele populaçáo pedrabranquece. e meu pai nora na pedra branca, chama tião da familia dos Oliveira. um grande a braço des pedrabranquece que mora em´Sáo Paulo. fique todos com Deus! em breve estou passiando ai curtido estas pajagens ok.
Por: José Edilson de Oliveira

Olá, estive recentemente em Pedra Branca, foi ótimo! O poço da onça e a cachonheira do inferno são maravilhosos. espero no proximo ano ter a oportunidade de voltar a minha terra natal. abs.
Por: Adenilço Rodrigues

EU GOSTA DA CIDADE DE PEDRA BRANCA EU MOREI AI UM BOM TEMPO
Por: ROSA

Estive la no final de junho, no dia da festa de Leonardo, um domingo, cidade simples, atualmente bem aconchegante, com festas em Janeiro e Agosto no dia do aniversario da cidade e no dia do padroeiro. Boas estradas indo pela cruzeta, mas por Boa Viagem descendo a serra atualmente não está boa. Por Minerolandia é outro bom acesso. Conheçam! Vão gostar!
Por: Francisco Enes de Matos

pedra branca e muito bom porisso continuu morandop aqui porque e muito bo, mmesmo
Por: elison

Pessoal sou de pedra branca e venho aqui falar pra voces de se poderem visitem pedra branca, essa cidade linda pessoal acolhedor e humilde.
Por: samuel

Eu nasci em Pedra Branca,mas atualmente moro em São Paulo.Tenho saudades e acho uma cidade muito bonita.Um abraço todos que moram no bairro Prainha.
Por: Maria Antonia Alves da Silva

uma cidade linda ki eu amo.o clima é muito gostoso e adoro ir passar as férias aí.bjus para minha familia que moram aí e para meus amigos tbm
Por: karlla lopez silva

pedra branca cidade maravilhosa narci lá e otima lugar perfeito*-*
Por: clara soares dos santos

a pedra branca er maravilhosa eu moro e digo sempre vou morar nela er a cidade mais linda bjiiim galeriinha
Por: patricia

Cidade erguida no alto da serra de Santa Rita, a mais de 500 mts de altitude clima ameno. Sua emancipação se deu aos 09 de agosto de 1871, pela Lei nº 1407. Seu padroeiro é São Sebastião (dia 20 de janeiro) Localiza-se a 263 km de Fortaleza, acessos pela Br-020 e CE 060 e Br-226. Visite-nos e venha apreciar nossas lindas cachoeiras e cascatas que jorram permanentemente. Pedra Branca lhes espera de braços abertos. Boa Viagem!!!
Por: Mário Pedra Branca

amei!em reve-las est cidade passei a minha infancia ai sdes em brev irei visita-las e rever as amigas...bjs
Por: morgana brasil

Ola, sou de Florianopoles, gostei muito da cidade de Pedra,obrigado pela recepção pessola.... abraço.
Por: Adriano

em nossa cidade tem boas pousadas, churracariase muitos pontos turisticos.
Por: Vando Carlos VC Produções

bonita cidade eu uaconheço e tenho parente ai e sempre que posso vou revela
Por: fracisco das chagas gonaves furtado

comida otima cachoeiras açudes passeio festas e povo acolhedor gosto muito de la.........
Por: fracisco das chagas gonçalves furtado

PEDRABRANCA MUITA BONITA ESTAR DE PARABENS CONTE NUI SENPRE ASSIMS SOU PEDRABRAGUENSSI COM MUITO ORGULHO
Por: JOAORODRIGUES FREITAHOST

Estou fascinado por Pedra Branca, não conhecia este belíssimo lugar, até conhecer a belíssima Priscila Farias, cidadã Diademense apaixonada por esta cidade a ponto de contagiar as pessoas que a cercam, a internet me trouxe algumas imagens que gostei muito, pretendo conhecer esta cidade que é uma jóia rara aos olhos da Priscila Farias, hoje de férias aí em Pedra Branca.
Por: Julio Cesar

morei m pedra branca até´os 18 anos. sinto saudades do pouço da onça,cachoeira do inferno ,que só´ tem de feio o nome.poq é um lugar fantastic,lindo. semfalar do aude trapiar maravilhoso.
Por: francisco antonio

sou dai e cinto saudades principalmente das paisagens, e gostaria de ver mais fotos de lugares como as montanhas dos oliveiras tiradas do sitio bom primcipio,do propio sitio em fim das paisagem e da cachoeira do mulungu e da maria pão,mais vendo estas foso ja matou um pouco a saudade obrigado
Por: carlos cezar medeiros

obrigado por seu aconchego ate aprosima
Por: lucas

pedra branca e uma cidade linda. para pasea é curte muito.
Por: antonio alber carlos brasil

Sou de Pedra Branca mais faz tempo q eu moro em São Paulo... pedra Branca E lugar mto bonito e pessoas maravilhosas amo mto a minha cidade... tenho mta saudades de amigos familiar e outros.bjussssssss
Por: Mara

sim conheço minha terra natal ela vcs conhecen a tia nete
Por: alana

Minha terra natal,há 17 anos que não volto aí,tenho muitas saudades.e muita vontade de voltar,mais infelismente,não posso.Um beijo a todos de minha linda terra natal.Hoje moro em são paulo,e tenho saudades de todos.
Por: natalia santos

realmente é gostoso pedra branca,porq sou de lá, em janeiro irei passeiar ai
Por: jose inacio

Amo Pedra Branca, pelo seu clima, urbanização, variedade, pela família que lá encontrei, pelas belas paisagens, enfim, recomendo uma visitinha à Pedra Branca pra você se apaixonar.
Por: Adriana

LEMBRO-me muito pouco de Pedra Branca, pois vim para o Paraná bem pequena, porém ficaram por aí muitos parentes, dentre eles, uma irmã que se chama Helena, filha de josé e Aldenora, que saudade e vontade de revê-la. Abraços a todos de Pedra Branca, que com certeza deve estar bem diferente.
Por: antonia vieira da silva costa

minha cidade natal que eu tanto amo, quem sabe um dia voltarei a fazer parte de pedrabranquence. Cidade que cresseu muito na administração do Dr Goies. Um abraço a todos
Por: Sebastião Pinto

Pedra Branca cidade linda e c om mulheres lindas estou c om saudades
Por: marcelo

oi eu sou dai estou com muita saudades desta cidade onde nasci hoje moro em soa paulo e hoje estou vendo no google e realmente estou com muita saudades beijos a todos espero logo ir ai. minha familia mora todos em salgado.
Por: alice

sou pedrabranquenci atualmente moro em sao paulo mas nunca esqueso desta cidade maravilhoza que e pedra branca tem muintos lugaris para paseio como açude trapia buraquenho do amor posso da onça e muinto mas........abraços pedra branca,asim que puder vuo passar minhas ferias com todus pedrabranquencis.
Por: delon alves

essa cidade foi onde vivie os melhores anos de minha vida,eu amo pedra branca.
Por: neila dos santos moreira dias

nasci e me criei nesta cidade saudades eu amo pedra branca
Por: cleton

Eu nasci em Pedra Branca,hoje moro em Mauá.Mas não esqueço minha terra.Tenho orgulho de ser Pedrabrenquense.Um dia eu voltarei. Beijos....
Por: arlene cavalcante

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pedra Branca

Envie seu comentário sobre Pedra Branca