Pacoti

Pacoti-CE
banner

Bem-vindo a Pacoti!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Pacoti, informações atualizadas sobre a cidade Pacoti, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Pacoti.

Informações de Pacoti

Roteiros do Brasil

Região Serras de Aratanha e Baturité

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Chamou-se inicialmente Pendência. Suas origens datam do Século XIX, quando começaram a se organizar os primitivos habitantes. Em 1859, o pequeno reduto hospedou os membros da Comissão Científica, presidida pelo Dr. Francisco Freire Alemão e a contar com a participação do poeta maranhense Antônio Gonçalves Dias. “Não permita Deus que eu morra/sem q’uinda volte prá lá/Sem q’uinda aviste as palmeiras/Onde canta o Sabiá.” Terá sido este o intróito memorialista do imortal poeta ao perceber em Pacoti as dores sentimentais dos seus palmeirais de origem. Em sua primeira manifestação oficial de evolução urbana consiste na criação e instalação do Distrito de Paz e a Ter como precedente normativo o Ato Provincial de 14 de Fevereiro de 1863. A elevação do povoado à categoria de Vila, com o nome de Pendência, deu-se conforme Decreto nº 56, de 2 de Setembro de 1890, tendo sido inaugurada a 25 de Outubro do mesmo ano. Suprimida consoante Lei nº 550, de 25 de agosto de 1899 e restaurada, na forma da Lei nº 672, de 30 de agosto de 1901. Suprimida em segundo turno, conforme Decreto nº 193, de 20 de Maio de 1931 e restaurada, finalmente, conforme Decreto nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933. Sua elevação à categoria de Município com o nome atual, provém do Dec-Lei nº 448, de 20 de Dezembro de 1938.
As primeiras manifestações de apoio eclesial além da primitiva capela, tem como precedente a criação da freguesia da qual consta como padroeira Nossa Senhora da Conceição, havendo como instrumento oficial a Lei nº 2.113, de 15 de Dezembro de 1885. Os atos inaugurais canonicamente autorizados, têm como respaldo Provisão de D. Joaquim José Vieira, datada de 29 de Maio de 1886. Consta como seu primeiro vigário o padre  Constantino Gomes de Matos. Nomeado por Ato Provincial de 1º de Junho de 1886 e empossado a 13 do mesmo mês e ano. 

Significado do Nome:

Pacoti é o nome do rio que nasce ao extremo sul da Serra de Baturité e banha o município. Há divergências quanto ao significado da denominação. “Lagoa das Cotias”, rio das Pacovas (banana) e rio das bananeiras, segundo a língua dos indígenas, antigos habitantes desta terra, são alguns dos significados possíveis. Ainda existe a hipótese de se chamar “Voltado para o Mar”. 

Aniversário da Cidade:

02 de Setembro 

Gentílico:

pacotiense

População:

11.607 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

Tropical subquente úmido 

Temperatura Média: 

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Norte cearense.

Limites

Norte – Palmácia; Sul – Guaramiranga; Leste – Redenção; Baturité; Oeste – Caridade. 

Acesso Rodoviário

CE-356, CE-060.

Distâncias

68 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja da Nossa Senhora da Conceição (1680).

Arco do Triunfo (1953).
 
Cachoeira Curada.

Cachoeira da Virada.

Riacho do Bom Sucesso.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Maio

31 - Festa de Nossa Senhora.

 Setembro

02 - Dia do Município.

27 - Festa da Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. 

 Outubro

13 - Festa da Banana.

 Dezembro

08 - Festa da Nossa Senhora da Conceição. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PACOTI

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.pacoti.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO E OFÍCIO DE REGISTROS:

E-mail:

Telefones: (85) 3325-1431

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Pacoti

Pacoti rainha da serra de Baturité,berço da minha infancia recanto da saudade morada dos pássaros. Sem a sua lembrança esses versos não seriam editados terra dos meus primeiros amores.
Por: luiz nelson

Vivo aqui e lhe provo como Pacoti pode lhe surpreender com sua beleza natural,lhe mostro ponto do sol nascente com vista dos cataventos do porto das dunas em Fortaleza e muito mais...88967265.
Por: Roberio Marques

Pacoti, cidade de meu pai, Luis Jucá Souto Filho, é muito linda !!!!!!!!! Cravada na serra tem uma clima otimo, tipico de serra, tudo é muito verde, lugar ideal para descansar com muito ar puro, natureza, muitissimo aconchegante. Saudades !!!!! Paulo Jucá
Por: Paulo Wagner Jucá Souto

Vivo aqui e não saberia viver tão bem em outro lugar...amo Pacoti.
Por: Roberio Marques

Aqui tem natureza,clima bom,paz...e é próximo da capital, tem estrada muito boa! boa viagem,bem vindo á Pacoti.
Por: Roberio Marques

e uma das cidade mais maravilhosa tem frio gostoso em fevereiro estarei ai no carnaval curtindo na praça beijo e um abraço.
Por: camila

pois desejo conhecer esta qiqueza, que nunca tinha visto, que não identifica o nome pensa que e cidade do Sul, pois em Maio estarei conhecendo Pacoti-ce.
Por: Vicente de Paulo

adorrooooo era serra! tenho parentes por ai... morro de saudades mais é muito longe, ou melhor, é muito alto gente! morro de medu de subir essa serra! ai ai ai...alias vou passar ai pertu amanha...vou pra mulungu,é antes ou depois? q saudades dessa cidadezinha taum encantadora...faz uns 3 aninhus q naum vou ai...naum veju a hora de retornar! bom feriadao para todos! abraços!
Por: alane bruno

conhenço muito bem tenho familiares la.esse ano passei minhas féria lá,he tudo de bom
Por: luciana arruda

no mês de julho tem o festival de chocolate.na cidade de pacoti.
Por: luciana arruda

É uma cidade muito linda, onde passo as ferias, onde tenho familiares, tem um clima maravilhoso, acradeço aos meus familiares de Pacoti.
Por: Mayara

pacoti e maravilhoso e frio.cresci na serra,apanhando cafe,tirando chuchu e hoje me orgulho de falar de pacoti.quem sabe um dia voltarei a morar ai.pacoti e a serra da vida,da natureza viva do deus vivo presente no verde.
Por: valeria sampaio

é o lugar mas magnifico do ce.lugar para passeio pos e a verdadeira suiça cearence,onde podemos amar e ser amado.
Por: gleice kelly

eu adorei a cidade e muito linda de mais e muito boa
Por: valeska

Pacoti tem: paz e tranquilidade Trilhas e cachoeiras Mirantes e paisagens Artesanato e gente boa Passeios turísticos Bons restaurantes O melhor clima do mundo Árvores e pássaros...temos tudo.
Por: Roberio Marques

Prabens à cidade de Pacotí . muito estratégica e se indentifica com o que de melhor há no mundo ,a NATUREZA ENVOLVIDA EM SUA GEOGRAFIA MONTANHOSA . Pacotí é uma cidade mui charmosa , vou visita-la com mais tempo em agosto de 2010. Posso até voltar, mas a metade de meu coração com serteza ficará em Pacotí Daqui de Brasilia meu carinho todo especial para Pacotí e seus ilustres habitantes .
Por: João Olegário

conheci um pouco de pacoti foi maravilhoso a noite que passamos la gostaria de ir novamente.
Por: rita de cassia

sou de pacoti com muito orgulho se voce nao conhece nao perca tempo e muito linda a cidade, ate parece que voce nao esta no estado do ceara, nos que somos de la somos apaixonados por pacoti.
Por: RONILSON

Cidazinha localizada no mei da serra, cliente agradabilisimo, faça uma vita.
Por: Paulo Moreira de Araújo

Cidade natal que tanto amo , natureza perfeitamente conservada e povo hospitaleiro , que JESUS abençoe a todos , saudades !!!
Por: Mardonio

Sempre tive vontade de morar num paraíso sercado pela natureza, mas nunca tive oportunidade nem condições financeiras para isso! Mas acho que agóra vou conceguir realizar esse sonho. Quando vi o edital do concurso em Pacoti, pesquisei na internet tudo sobre a cidade e me apaixonei pelo lugar, no dia da prova fiquei mais apaixonado ainda de ver pessoalmente a beleza e receptividade dos moradores. Conclusão passei em primeiro lugar na prova! Me aguarde Pacoti! Breve farei parte deste paraíso também... Se Deus quiser.
Por: Fagner Santos

adoooru essa serra, as pessoas o clima em fim tudo...simplismente encantadora!!!!!!!!!!!!
Por: keethyn

tive o prazer de conhecer essa cidade linda,o clima gostoso ,espero visitar muitas outras vezes essa cidade linda!!
Por: duda

Nossa la faz um friozinho tão gostoso,adoro la todos os carnavais eu i minha Familia passamos por la" Só que acho que devem colocar mais atraçoes conhecidas nesse carnaval de 2011,os outros foram bons mais deveria melhorar.Obrigado ao senhor prefeito por cuidar dessa cidade tão maravilhosa"!
Por: Gislayne Uchoa

Pacoti, considerada a Suica cearence, privilegio de poucos, e Eu, tive esse privilegio, morei la durante dez anos. Nao deixe de visitar, pense num lugar maravilhoso!!!
Por: julio cesar

Cidade feliz,natureza abençoada,bons restaurautes,boas pousadas.Pacoti é tudo de bom,no Ceará esta cidade é selo verde por merecimento.
Por: Roberio Marques

Pacoti é uma cidade linda,maravilhosa,aconchegante!Muito boa de conhecer,passear e viver!!!
Por: glaucia

Eu ñ te falei?!!! hoje moro em Pacoti-ce Daquí ñ saio, daquí ninguém me tira!!!!!!!!!!!!
Por: Fagner Santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pacoti

Envie seu comentário sobre Pacoti