Pacatuba

Pacatuba-CE
banner

Bem-vindo a Pacatuba!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Pacatuba, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Pacatuba.

A cidade de Pacatuba, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1869. A localidade está em uma altitude de 65m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 47.001 habitantes. A área total de Pacatuba é de 138,0km², e sua densidade demográfica é de 340,59hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pacatuba-CE é 61800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pacatuba

Roteiros do Brasil

Região Serras de Aratanhas e Baturité

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam ao Século XVII, quando o então Capitão-Mor Bento de Macedo Faria concedeu aos sitiantes da família Corrêa e originários do Rio Grande do Norte, uma data de terras no lugar já conhecido por Pacatuba, havendo como principal exigência o assentamento de moradia. Em Segunda concessão, deferida pelo Capitão-Mor Tomaz Cabral de Olival e destinada a outros investidores, constam lotes cujo registro guarda como referência o ano de 1693. Em 1708 e por iniciativa do Capitão-Mor Gabriel da Silva Lago e outros, terras, estas, situadas a partir das ilhargas da Serra da Aratanha. Desses primitivos sesmeiros, nasceria a povoação, cujo ciclo evolutivo constou de fatores vários. Sua elevação à categoria de Distrito, vinculado ao Município de Maranguape, provém de Ato Imperial, datado de 18 de Março de 1842. Em Resolução Provincial nº 707, de 25 de Agosto de 1855, aprova-se a planta segundo a qual deveria ser estruturada a povoação. Em Resolução Provincial nº 888, de 27 de Julho de 1859, criaram-se três Feiras de Gado na Província, sendo uma delas instalada em Pacatuba. A elevação à categoria de Vila provém de Lei Provincial nº 1.284, de 8 de Dezembro de 1869, com instalação a 26 de Abril de 1873, data em que se instalaram igualmente Câmara e Senado. As primeiras manifestações de apoio eclesial datam  da criação da Freguesia, sob o padroado de Nossa Senhora da Conceição, provém de Lei Provincial nº 1305, de 5 de Novembro de 1869, sendo canonicamente instalada conforme Provisão de 31 de Janeiro de 1870. Consta como seu primeiro vigário o padre Bernardino de Oliveira Memória, nomeado a 1º de Fevereiro e empossado a 13 do mesmo mês e ano.
A Igreja-Matriz, resultante da primitiva capela, tem como responsável o vigário da Freguesia, padre Bernardino de Oliveira. Os trabalhos iniciais datam de 26 de agosto de 1874, tendo sido  concluídos a 1º de Janeiro de 1880, data de sua inauguração. 

Significado do Nome:

O topônimo Pacatuba vem do tupi-guarani paca (animal), tuba (lugar abundante) e significa lugar de muita paca. Sua denominação foi sempre Pacatuba, sem haver alterações. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

pacatubano ou pacatubense

População: 

72.249 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

As serras e as matas que cercam Pacatuba é de se apaixonar. O sossego está na localidade e em toda essa natureza exuberante.

Clima: 

Tropical 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Metropolitana de Fortaleza.

Limites

Norte – Fortaleza; Sul – Guaiúba; Leste – Aquiraz; Oeste – Maranguape

Acesso Rodoviário

Ce-060 

Distâncias

22 km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja-Matriz de Nossa Senhora da Conceição (1874

Bica das Andréas

Recanto do Bispo

Estação Ferroviária

E. F. de Baturité (1876-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997) 
PACATUBA
Município de Pacatuba, CE
Linha-tronco - km 34,901 (1960)   CE-3191
Inauguração: 09.01.1876
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1880 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO:
A cidade de Pacatuba remonta ao século XVII. O povoado ali formado, no entanto, somente em 1842 foi elevado a sede de distrito. Em 1869 passa a município. Fato auspicioso para a vida local, evidentemente, ocorreu em 1876, quando, a 9 de janeiro, foi inaugurada a estação da estrada de ferro destinada a unir a zona sul do Estado à Capital (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959). Não sei o atual situação da estação.

Serra de Aratanha

A Serra de Aratanha é uma Área de Preservação Ambiental Estadual, criada através do decreto nº 24.954 em 05 de junho de 1998. Encontra-se localizada nos município de Maranguape, Pacatuba, Guaiúba, sendo cortada por dois rios, o Pacatuba e Guaiúba, que se originam de diversas nascentes no alto da Serra e vão desembocar no sistema Pacoti-Riachão-Gavião. Abrange uma área total de 6.448,29 ha.
Possui uma flora muito variada, cuja vegetação até 400 metros é do tipo da Caatinga arbórea. Entre 400 e 600 metros a vegetação é do tipo mata seca. Acima de 600 metros a vegetação é a mata úmida, caracterizando-se pelas árvores, arbustos e trepadeiras próprias das regiões serranas.
A fisionomia da vegetação apresenta árvores de caules retilíneos, espessos, cobertos muitas vezes com liquens, orquídeas, samambaias e bromeliáceas. A fauna é constituída por uma grande variedade de roedores, pássaros, mamíferos, serpentes e insetos. A altitude da serra é de aproximadamente de 653, 7 metros.

Trilhas Ecológicas

As trilhas da Serra da Aratanha são bastante atraentes. Existem vários atrativos naturais: Estação Ecoturística Parque das Andréas, Trilha do Boaçu, Mirante, Pedra Preta, Lago do Boaçu, Gruta do Pimpim, Trilha do CETREF, Cachoeira do Paraíso.

Estação Ecoturística Parque das Andréas

A Estação Ecoturística Parque das Andréas, com uma área de 42.687,30m², é um patrimônio ecológico que preserva um dos ecossistemas mais belos da Região Metropolitana de Fortaleza.

Formada por um extraordinário conjunto de cascatas e piscinas naturais, cujas fontes se situam no cume da Serra da Aratanha, um destes paraísos colocado ao alcance do homem pelos caprichos da natureza.

Situada dentro da Sede Urbana na rua Carlos Costa do Carmo, bem atrás da Igreja Matriz, é considerada pela população local como o melhor equipamento de turismo e lazer do município.

Dispõe em sua infra-estrutura física com os seguintes espaços:
» Um auditório com capacidade para 50 pessoas sentadas;
» Uma sala de estudo e pesquisa;
» Estacionamento interno com capacidade para 300 carros;
» Quatro banheiros público, sendo dois feminino e dois masculino;
» Uma praça de alimentação com 11 barracas que comercializam comidas típicas e bebidas, além de salgados e sucos para lanche;

Mirante

Este atrativo está localizado a aproximadamente a 1.400 metros do início da trilha do Boaçu. Oferece uma visão ímpar da cidade e de grande parte da região metropolitana de Fortaleza, onde se pode observar o Complexo de Abastecimento de Água de Fortaleza (Açude Pacoti-Gavião).

Pedra Preta

Está localizada a 1.500m do início da trilha do Boaçu. Trata-se de uma rocha de aproximadamente 6 metros de altura por 40 metros de largura, porém não é utilizado para prática de rappel devido possuir fendas de onde surgem algumas bromélias e manchas escuras de lodo.

Lago do Boaçu

O Lago do Boaçu é uma das nascentes do Rio Coco, localizado dentro de uma propriedade privada, seu acesso se faz através da Trilha do Boaçu.

Considerado forte atrativo natural turístico devido a configuração rochosa em suas margens, contornada por uma vegetação de porte e outras composições agregadas ao conjunto rochoso como orquídeas, bromélias e palmeiras silvestres. Bastante apreciado pelos visitantes, possibilitando a prática de banho e lazer.

Gruta do Pimpim

A Gruta do Pimpim situa-se aproximadamente a 2,5 Km do CETREF, Centro de Treinamento da Arquidiocese de Fortaleza, com características, do ponto de vista geomorfológico e geológico, resultantes da dissolução lenta dos calcários por ação da água da chuva, cujo escoamento se dá fundamentalmente por infiltração. Este atrativo mistura-se à vegetação em um conjunto de formas e cores, uma verdadeira obra-prima da natureza. Em suas proximidades observa-se a presença das bromélias, que também acompanham toda a trilha que leva à gruta.

Sua entrada trata-se de uma cavidade em forma de “U” invertido, permitindo a passagem de apenas uma pessoa de cada vez. Apresenta aberturas que permitem a entrada da luz do dia, não exigindo o uso de lanterna para ser visitada.

Onde, atualmente sofre processo de degradação devido à presença de visitantes que deixam vestígios em forma de saco plásticos, copos descartáveis, vasilhames, dentre outros. Estas ações se refletem no processo de degradação da paisagem natural.

Pico do Bicudo

Este atrativo está Localizado aproximadamente 700 m da Gruta do Pimpim.

Cachoeira do Paraíso

Situada dentro de uma propriedade privada, Centro de Treinamento Frederico Ponte, da Arquidiocese de Fortaleza, erguido na década de 60. Em suas proximidades forma um pequeno lago de águas claras e refrescantes.

Pico de Letreiro

Ponto culminante da Serra da Aratanha com 775m de altura, atingido por trilhas de média dificuldade, de onde se tem uma vista panorâmica de Fortaleza e arredores.

Pedreira

Localizada ao sopé da Serra da Aratanha, atrativo propício para a prática de rappel, medindo aproximadamente 70m de altura, até chegar a ela, é necessário uma caminhada de 1.000 m.

Açude do Piripau

Este atrativo está situado no bairro de São José na entrada da cidade com acesso que possibilita a passagem de veículos motorizados, e ao sopé da Serra de Aratanha, na avenida Othon de Oliveira. Proporciona uma privilegiada paisagem,quem caminha sempre no começo da manhã e no fim de tarde,tem uma visão privilegiada,é impossível não observar da beleza na entrada da cidade. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Abril 

- Paixão de Cristo.

 Julho 

16 - Festa de Nossa Senhora do Carmo.

 Outubro

08 - Dia do Município.

 Dezembro 

08 - Festa de Nossa Senhora da Conceição. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PACATUBA

E-mail:

Telefones: (85) 3345-2310

Sites: http://www.pacatuba.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º OFÍCIO DE TABELIONATO DE PROTESTO, REG DE IMÓVEIS E REG DE TIT E DOC PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3345-1140

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Pacatuba

tive o prazer de conhecer a cidade de pacatuba.... uma cidade muito bonita de pessoas simples mas muito acolhedora,adorei conhecer a serras e as matas que cercam a cidade e de se apaixonar.. parabéns a todos vc tem uma cidade linda.abraço a todos....
Por: west martiniano de azevedo

não moro ai,mais visitei e achei muito bonita estou me planejando de morar ai se tudo der certo oque estou pensando.ok pacatuba
Por: vania xavier mendes

conheço, adoro, representa minha infancia e adolescencia...inesquecivel!!!
Por: cledna viana

adorei as pousadas passei um final de semana agradavel com meu noivo, tudo la e lindo mas da proxima vez levo o ibama kkkkkkkkkkkkkk
Por: drielle

PACATUBA É MUITO BONITO DE PESSOAS SIMPATICAS E HOSPITALEIRA
Por: PEDRO CABRAL DE CARVALHO

fui somente uma vez a essa cidade mas gostei muito é uma cidade bonita perto a natureza eu amei e recomendo
Por: mayara costa

Cidade Maravilhosaa, a beleza da cidade encanta muitoo, o verde em todos os cantos da cidade, praças lindas e naturais... perfeito, parabens á cidade maravilhora.
Por: Lucelia

Eu adoro Pacatuba é meu refugil,Acalma de esta em pacatuba toda aquela natureza,eu mim sinto muito bem,adoro esta nas pracinhas com meus amigos,convessado até tarde ser ter aquele medo de cidade grande,lá a gente fica bem a vontade,não moro lá mais adotei pacatuba como a minha cidade. ♥
Por: Patricia

eu ja fui uma vez e amei agora conserteza vou voltar
Por: clailson

Oi,eu de novo quero que vcs venha pra festa do municipio todos aqui em itaitinga adoram pacatuba vou aí em breve,vou visitar o parque das andreas e vou ver o emanoel.bjs.
Por: Jéssica oliveira

Eu sou ex-radialista trabalhei na nova pacatuba fm, e amo pacatuba beijos...
Por: Djalma bahia

conheci achei maravilhosa,principalmente os balnearios,espero voltar um dia.
Por: edilene duarte

Se conheço pacatuba? ela representa minha infância, minha adolescência, minha juventude e muitas lembranças boas de lugares e pessoas muito queridas q vivem lá...saudades!
Por: cledna viana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pacatuba
Fundação:
1869
Altitude:
65m
População:
47.001 habitantes
Área:
138,0km²
Densidade Demográfica:
340,59hab/km²
CEP:
61800-000

Envie seu comentário sobre Pacatuba

banner