Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Porto de Pedras?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Porto de Pedras

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Caminho do Sol e Charme na Costa dos Corais

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Originalmente Porto de Pedras surgiu em torno da sede da Missão Franciscana na Alagoas Boreal destinada à catequese dos Índios pitiguares. Junto ao colégio da missão os portugueses ergueram um pequeno forte destinado à defesa de Porto Calvo, o que dificultava os navios inimigos que navegavam o lagamar da Ratéia penetrar a ria de Porto de Pedras, e daí subir o rio até defrontar a colina fortificada de Porto Calvo, à cerca de 42 Km rio acima. Essa Missão Franciscana contava com o apoio de Christoffer Linz e seu irmão Sibad Linz que lutavam contra os Índios dessa região, e tomavam-lhes as terras. A catequese franciscana se fez com o apoio de milícias armadas, os homens quase todos degolados, e as mulheres e as crianças levadas para o Colégio de Porto de Pedras. Com a invasão holandesa das terras sub–unenses, Porto de Pedras foi várias vezes tomada e retomada, ora nas mãos dos flamengos de Pernambuco, ora nas mãos das tropas luso-espanholas. Era um ponto de defesa decisivo para a manutenção ou a tomada de Porto Calvo e dos engenhos ribeirinhos, onde estava o grosso da produção açucareira. Porto de Pedras, construída à margem direita do rio Manguaba, servia de apoio às tropas holandesas para o ataque aos engenhos de ambas às margens do rio durante a época em que safrejavam. Foi também um importante porto de embarque do açúcar que descia o rio em grandes canoas conduzidas por remeiros indígenas, e já introduzida a escravidão nas plantações açucareiras, os índios a pouco e pouco foram substituídos por remeiros negros escravos. A primeira ocupação holandesa de Porto de Pedras foi a 14 de maio de 1633, quando a esquadra holandesa do lagamar da Ratéia atira sobre o povoado e destrói várias embarcações portuguesas aportadas. Porto de Pedras oferece resistência ao desembarque de tropas holandesas, e então é incendiado pelos defensores para não cair nas mãos do inimigo. Parte da pequena população refugia-se pelos engenhos, ou recua para outros povoados. Com a reconquista definitiva de Porto Calvo pelas tropas de Matias Albuquerque, Porto de Pedras é reconstruída. Por alvará–régio, Porto de Pedras é elevada à vila a 5 de dezembro de 1815, já no Brasil – Reino, e desmembra- se de Porto Calvo. Em 1864, durante o Segundo Reinado, Porto de Pedras perde sua autonomia, e é anexada a Passo de Camaragibe. Em 1868 readquire sua emancipação. Mas só em 1921, pela Lei 903, veio a ser município.  

Significado do Nome:

A cidade fica entre o Mar e uma Encosta de Pedras, maravilhoso lugar que deu origem ao nome do povoado. 

Aniversário da Cidade:

05 de Dezembro 

Gentílico:

portopedrense

População:

8.419 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma bela paisagem entre o mar e uma encosta de pedras: Porto de Pedras. A população vive principalmente da pesca, do plantio de coco e da cana de açúcar. Porto de Pedras é considerado um lugarejo pacato, praiano, para quem quer realmente desfrutar de sombra e água fresca. 

Clima:

Tropical Chuvoso com verão seco.   

Temperatura Média:

26º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Localizado na região norte-nordeste do Estado de Alagoas  

Limites:

Ao norte com os municípios de Porto Calvo e Japaratinga, a sul com Passo de Camaragibe, a leste com Porto Calvo e o Oceano Atlântico e a oeste com São Miguel dos Milagres. 

Acesso Rodoviário:

AL-101 

Distâncias:

Da Capital:

100 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Porto de Pedras é bastante visitado embora possua poucas festividades como o “Festival do Coco” e o “São João na Roça”, a beleza do local induz a uma morada tranqüila ou uma longa estadia para aproveitar com conforto e lazer.

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Praia do Patacho

Email: inho@praiadopatacho.com

Telefone: (82) 3010-4166

Farol

Do farol podemos observar as lindas praias que rodeiam Porto de Pedras, como a “Crôa do Tubarão” e “Lage”; se a preferência é por piscinas naturais, estas são encontradas nas praias de “Tatuamunha” e “Patacho” que também são conhecidas como cantinho do namoro e da tranqüilidade.

Praias

A cidade é banhada por praias onde podemos ficar a vontade, pois o mar não é muito profundo, as águas são claras e mansas o que proporciona uma sensação de conforto e segurança.  

Rio Tatuamunha
 
Passeio pitoresco na travessia do Rio Manguaba de barco ou balsa para Japaratinga. Paisagem riquíssima em mangues e coqueirais. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festival do coco
- São João na Roça (junho)
- Festa de Nossa Senhora da Glória (Padroeira)
- Nossa Senhora da Piedade
- Emancipação Política
- Porto Fest (carnaval fora de época)
- Festa dos pescadores no dia 29 de junho
- Festejos natalinos e carnaval. 
 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO DE PEDRAS

E-mail:

Telefones: (82) 3298-1152 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário:

E-mail:

Telefones: (82) 3221-4615

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: josevanderlan@ig.com.br

Telefones: (82) 9116-7385 / 9928-9905

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://gazetaweb.globo.com

www.turismoalagoas.hpg.ig.com.br

http://www.praiadopatacho.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Porto de Pedras e pousadas em Porto de Pedras para visitar Porto de Pedras.

Promova a cidade de Porto de Pedras no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!