Monsenhor Tabosa

Monsenhor Tabosa-CE
banner

Bem-vindo a Monsenhor Tabosa!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Monsenhor Tabosa e muitas outras opções de hospedagem na cidade Monsenhor Tabosa. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Monsenhor Tabosa.

Informações de Monsenhor Tabosa

Roteiros do Brasil

Região Sertão dos Inhamuns

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam ao Século XIX e têm como precedente gregário Teodoro de Melo e seus escravos, conhecidos estes por Pretos Teles. Dessa propriedade, denominada de Forquilha e posteriormente de Telha, constam como adquirentes fragmentários, Inácio Gomes e Veríssimo Gomes, tendo como fatias adquiridas duas léguas de terras. Desse conjunto de moradores, reunidos a outros que posteriormente se fixariam na fazenda, nasceria a povoação que historicamente nos ocupa. A primeira manifestação de caráter político nasceu com a criação do Distrito de Paz, provindo da Lei nº 2.011, de 6 de Setembro de 1882, vinculado à jurisdição de Tamboril. Com a supressão do Município de Tamboril, conforme Dec-Lei nº 193, de 20 de Maio de 1931, o já denominado Distrito de Telha transferiu-se para a jurisdição de Santa Quitéria. Retornou à jurisdição do Município de Tamboril, quando da restauração deste, conforme Dec-lei nº 1.156, de 4 de Dezembro de 1933, com a denominação de Arraial da Telha. Vale ressaltar, no entanto e a título de melhores esclarecimentos, que o locativo Telha nada tem com a produção ceramista, a exemplo de outro Distrito de igual nome (Iguatu). Trata-se, segundo tradição oral, do fato de terem sido encontrados, quando da edificação da capela, remanescentes de antiga olaria, além de resíduos probatórios desse tipo de cerâmica.
Sua elevação à categoria de Vila provém do Dec-Lei nº 169, de 31 de Março de 1938, e à categoria de Município na forma da Lei nº 1.153, de 22 de Novembro de 1951, tendo sido instalado a 25 de Março de 1955.
As primeiras manifestações de apoio eclesial provêm de doação do respectivo patrimônio, constante de 100 braças de terras e a ter por doadores Veríssimo Gomes e Inácio Gomes. Esse patrimônio teve por finalidade a edificação da primitiva capela da qual consta como padroeiro São sebastião. As obras de conclusão desse templo, já que do início não restam informações, datam do ano de 1868, graças ao trabalho realizado pelo padre José Antônio de Carvalho e que seria também o seu primeiro vigário. A igreja-matriz, obra igualmente do padre Carvalho, consta de reforma e ampliação dessa primitiva capela, tendo como referencial de tempo o ano de 1884. Com a criação da Paróquia, em data que a História não registra, esta ficou vinculada juridicamente ao Bispado de Sobral. 

Significado do Nome:

Monsenhor Tabosa é uma homenagem ao Sacerdote Antônio Tabosa Braga.   

Aniversário da Cidade:

22 de Novembro 

Gentílico:

taboense

População:

16.076 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Serrano 

Temperatura Média:

Em média 21°C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sertão Cearense 

Limites:

Norte – Santa Quitéria; Sul – Boa Viagem; Leste – Boa Viagem; Oeste – Tamboril.     

Acesso Rodoviário:

O município é cortado por três rodovias estaduais: CE-266, CE-467 e CE-265, está ultima é o principal acesso e também a única pavimentada. Existem várias outras estradas locais que ligam a zona urbana à zona rural. Há também uma pista de pouso na periferia da cidade.

Distâncias:

Da Capital:

297 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MONSENHOR TABOSA

E-mail:

Telefones: (88) 3696-2171 / 2172

Sites: http://www.monsenhortabosa.com.br/ ou http://www.monsenhortabosa.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:
 
PRINCESA DOS INHAMUNS TRANSPORTES

Serviço de Atendimento ao Consumidor (85) 3402-6060
Endereço - Rua Barão de Sobral 586 - Itaoaca, Fortaleza-CE

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E OFÍCIO DE REGISTROS:

E-mail:

Telefones: (88) 3696-1947

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Monsenhor Tabosa

cidade boa so do rn mas cconheço a cidade so de natal minha esposa é monsehor tabosa em breve vou visitar a cidade
Por: jacó tomás

nasci no interior .gosto muito desta cidade. um dia ainda vou morrar em mons tabosa
Por: valdomiro machado lopes

eu norte rio grandense de lagoa danta a 90 km de natal conheço bem a cidade tenho parentes na cidade em brevi vou visitar um abraço
Por: jacó tomás

Sou filho de Mons Tabosa estou fora da cidade a 44 anos mas sempre que posso visito a cidade pois adoro a hospitalidade desta minha gente como tambem o clima
Por: cauby cursino campos

me ausentei desta Cidade em 1958 e pela terceira vez voltei em 2009 as lembrancas nao se apagaram quantas saudades.
Por: sebastiao alves da silva

essa cidade e maravilhosa tenho saudades espero um dia voltar
Por: ivanildo

Cidade maravilhosa!!!!!! Adoro!!!!! rsrsrsrsrsrsrsrs
Por: Maria Raila

eu nascir na cidade hoje vivo no rio mais monsenhor tabosa e uma cidade maravilhosa,sinto muita saudades.tem muitas coisa lindas.
Por: maria orquidea silva

tenho muita vontadi de conhecer a cidade, minha familia toda é dai. (cidade linda) gostaria de ver mais fotos. o papai do meu pai ainda vive ai. se puderem me mandem mais fotos da cidade.
Por: estefania de souza bigolin

É emocionante ver a minha tão saudosa cidade. MonsenhorTabosa vive guardada dentro de minhas recordações. Eu amo Mosenhor Tabosa. Foi lá que me criei. Terra de gente decente e hospitaleira. Cidade linda, pátria minha.
Por: RIZEUDA

cidade ospitalera com muintas coisas boas para si ver como as nacentes dorio acarau e qui xeramobim eo ponto mais alto do ceara.
Por: rafael

mons. tabosa estar linda nos fotos da internet cidade aonde morei.. atualmente moro em soã paulo mais quando posso mato a saudade pela inter. voces taboence estam de para bens serra das matas?
Por: fer.

ola adoro essa cidade onde nasci ,foi muito felez so tenho boas lembrancas desa cidade maravilhosa ,.
Por: Cintia Gabriela

sou dai estou aqui em fortaleza a33 anos mais vou air todos ano ver os parentes que rezide no rajado a onde eu nasci adoro minha terrinha nos tempo quer jogava air pelo time dorajado quanta saudades baibai
Por: Antonio Rodrigues costa

sai de monsenho tabosa no ano de1991 moro em minas gerais ,mais tenho muito saudade dessa cidade espero breve voltar para passeio.
Por: adriana ferreira souza

Não conheço. Mas breve irei conhecer e com certeza minha filha que irá morar breve, gostará e eu também. Estou visitando só pela internet. Um abraço.
Por: Edna Lucia de Carvalho

Cidade linda,maravilhosa com gente muito hospitaleira. Cidade de clima muito bom tambem noite de uma briza esplendida os dias de sol bem quente nada melhor que um churrasco e uma cervejinha para amenizar o calor da nossa Serra Das Matas. Uma maravilha de lugar. Recomendo,moro no RIo de Janeiro mas sou deste lugar que tem como ponto turistico o pico mais alto do Ceará.
Por: Alexisandra Ferreira

sou filho dessa cidade estou no rio 30 anos estive pela utima ves en 82 a cidade e linda sou da familha alfredo um abrasço
Por: antonio gerardo da rocha pinho

ESTA CIDADE ME TRAZ BOAS RECORDAÇOES SINTO MUITA SAUDADE DAS PESSOINHAS QUE AI DEIXEI HA QUANTOS ANOS E AS LEMBRANÇAS NAO SE APAGAM ABRAÇO PARA FAMILIA MARQUES
Por: Sebastiao [ SE ] Rio de Janeiro

sou filho dessa cidade maravilhosa atualmente moro em fortaleza mas em breve voltarei se deus quizer
Por: Ronaldo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Monsenhor Tabosa

Envie seu comentário sobre Monsenhor Tabosa