Roteiros do Brasil
Região
HISTÓRIA DA CIDADE:
Suas origens remontam ao Século XVIII, a partir dos primeiros ensaios colonizadores. Destes constam João de Barros Braga, Maria Pereira da Silva, Serafim Dias e seus companheiros José Rodrigues de Carvalho, José do Vale Abreu e Antônio Pereira Façanha, adquirentes, por Sesmaria, de três léguas de terras ao comprido do Banabuiú, por uma de largura, sendo meia para cada banda do rio.
Os três primeiros, considerados fundadores do reduto, estabeleceram-se e plantaram suas raízes gregárias no sítio denominado Mombaça. Maria Pereira residia na fazenda Boca da Picada, cruzamento obrigatório dos itinerantes que buscavam os Inhamuns. Com o desenvolvimento da fazenda, moradores se acercaram da Casa-Grande, formando lentamente a povoação.
O nome de Maria Pereira adquire notoriedade na região, não apenas por suas singulares qualidades de mandona, como também pelo instinto acolhedor e justiceiro. Em pouco tempo desaparece o locativo informal de Boca da Picada e o nome de Maria Pereira assume a formal designação, pelo menos até que posteriores alterações venham a se processar.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila provém da Lei Provincial nº 555 de 27 de novembro de 1871. Sua instalação, em ato simultâneo com a Câmara Municipal, registra-se a 8 de setembro de 1852. A mudança de nome, substituindo Maria Pereira por Benjamin Constant, provém do Decreto nº 69 de 9 de setembro de 1892. Essa denominação permaneceu até 1918, quando por força da Lei nº 1.565, de 21 de setembro desse ano, é restabelecida a denominação anterior. A elevação à categoria de Município provém da Lei Estadual nº 2.256, de 19 de agosto de 1925. Suprimido, conforme Decreto Estadual nº 193, de 20 de maio de 1931, e restaurado na forma do Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938.
Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial datam do Século XVIII, conforme Ato Provincial de 14 de julho de 1782, oportunidade em que D. Thomaz da Encarnação, Bispo de Pernambuco, concede autorização aos antes requerentes Antônio Lemos de Almeida e sua mulher D. Eugênia Gonçalves de Carvalho, bem assim ao Sargento-Mor Pedro de Abreu Pereira e D. Teresa de Sousa, filha de Maria Pereira, no sentido de que se faça edificar uma capela na fazenda. Essa concessão trouxe consigo a obrigação relativa ao patrimônio eclesiástico, exigência prontamente satisfeita pelos interessados. Assim, tivemos como doadores os seguintes voluntários: a) Antônio Lemos e sua mulher. D. Eugênia, com meia légua de terras, 29 vacas de cria e um reprodutor; b) D. Maria Pereira e sua filha Teresa, com 100 braças e 100 palmos de terras, determinando como local aquele no qual se situasse a capela. Edificada a capela, houve como benemérita padroeira Nossa Senhora da Glória, gerando a Freguesia cuja, inauguração se efetivaria a 8 de dezembro de 1832, desmembrada da jurisdição de Quixeramobim. Consta como seu primeiro vigário o padre Galdino Ferreira.
Significado do Nome:
Mombaça é o nome de uma cidade africana
Aniversário da Cidade:
Gentílico:
mombacense
População:
42.707 habitantes
CARACTERÍSTICAS:
Clima:
Tropical quente semi-árido com chuvas de janeiro a abril
Temperatura Média:
29º C
COMO CHEGAR:
Localização:
Sertão Cearense
Limites
Norte – Pedra Branca e Senador Pompeu; Sul – Acopiara; Leste – Senador Pompeu e Piquet Carneiro; Oeste – Tauá
Acesso Rodoviário
Ce-060, Ce-359, Br-116
Distâncias
Outras:
TURISMO:
Resumo:
Principais Pontos Turísticos:
Acidentes Geográficos
Rio Banabuiú, Riachos Curió, Serrote João Alves, Caconde, Catolé, Cangati e das Flores. Açude Boa Vista.
EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE MOMBAÇA
E-mail:
Telefones: (88) 3583-2565
Sites:
SUB-PREFEITURA:
E-mail:
Telefone:
INFORMAÇÕES AO TURISTA:
Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé
Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100
ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:
E-mail:
Telefone:
CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:
1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE PROTESTO:
E-mail:
Telefones: (88) 3583-1133
Sites: http://portal.mj.gov.br/
CARTÓRIO ELEITORAL:
E-mail:
Telefone:
OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:
HOSPITAIS:
CORPO DE BOMBEIROS: 193
DELEGACIA DE POLÍCIA:
OUTROS:
E-mails e telefones:
Sites: http://pt.wikipedia.org/
PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:
OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: