Mombaça

Mombaça-CE
banner

Bem-vindo a Mombaça!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Mombaça, informações e fotos da maravilhosa Mombaça. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Mombaça, recomendadas por internautas.

A cidade de Mombaça, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1933. A localidade está em uma altitude de 244m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 38.623 habitantes. A área total de Mombaça é de 2.114,1km², e sua densidade demográfica é de 18,27hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mombaça-CE é 63610-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mombaça

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam ao Século XVIII, a partir dos primeiros ensaios colonizadores. Destes constam João de Barros Braga, Maria Pereira da Silva, Serafim Dias e seus companheiros José Rodrigues de Carvalho, José do Vale Abreu e Antônio Pereira Façanha, adquirentes, por Sesmaria, de três léguas de terras ao comprido do Banabuiú, por uma de largura, sendo meia para cada banda do rio.
Os três primeiros, considerados fundadores do reduto, estabeleceram-se e plantaram suas raízes gregárias no sítio denominado Mombaça. Maria Pereira residia na fazenda Boca da Picada, cruzamento obrigatório dos itinerantes que buscavam os Inhamuns. Com o desenvolvimento da fazenda, moradores se acercaram da Casa-Grande, formando lentamente a povoação.
O nome de Maria Pereira adquire notoriedade na região, não apenas por suas singulares qualidades de mandona, como também pelo instinto acolhedor e justiceiro. Em pouco tempo desaparece o locativo informal de Boca da Picada e o nome de Maria Pereira assume a formal designação, pelo menos até que posteriores alterações venham a se processar.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de  Vila provém da Lei Provincial nº 555 de 27 de novembro de 1871. Sua instalação, em ato  simultâneo com a Câmara Municipal, registra-se a 8 de setembro de 1852. A mudança de nome, substituindo Maria Pereira por Benjamin Constant, provém do Decreto nº 69 de 9 de setembro de 1892. Essa denominação permaneceu até 1918, quando por força da Lei nº 1.565, de 21 de setembro desse ano, é restabelecida a denominação anterior. A elevação à categoria de Município provém da Lei Estadual nº 2.256, de 19 de agosto de 1925. Suprimido, conforme Decreto Estadual nº 193, de 20 de maio de 1931, e restaurado na forma do Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938.
Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial datam do Século XVIII, conforme Ato Provincial de 14 de julho de 1782, oportunidade em que D. Thomaz da Encarnação, Bispo de Pernambuco, concede autorização aos antes requerentes Antônio Lemos de Almeida e sua mulher D. Eugênia Gonçalves de Carvalho, bem assim ao Sargento-Mor Pedro de Abreu Pereira e D. Teresa de Sousa, filha de Maria Pereira, no sentido de que se faça edificar uma capela na fazenda. Essa concessão trouxe consigo a obrigação relativa ao patrimônio eclesiástico, exigência prontamente satisfeita pelos interessados. Assim, tivemos como doadores os seguintes voluntários: a) Antônio Lemos e sua mulher. D. Eugênia, com meia légua de terras, 29 vacas de cria e um reprodutor; b) D. Maria Pereira e sua filha Teresa, com 100 braças e 100 palmos de terras, determinando como local aquele no qual se situasse a capela. Edificada a capela, houve como benemérita padroeira Nossa Senhora da Glória, gerando a Freguesia cuja, inauguração se efetivaria a 8 de dezembro de 1832, desmembrada da jurisdição de Quixeramobim. Consta como seu primeiro vigário o padre Galdino Ferreira. 

Significado do Nome:

Mombaça é o nome de uma cidade africana 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

mombacense

População: 

42.707 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical quente semi-árido com chuvas de janeiro a abril

Temperatura Média: 

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sertão Cearense

Limites

Norte – Pedra Branca e Senador Pompeu; Sul – Acopiara; Leste – Senador Pompeu e Piquet Carneiro; Oeste – Tauá

Acesso Rodoviário

Ce-060, Ce-359, Br-116

Distâncias

293 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Acidentes Geográficos

Rio Banabuiú, Riachos Curió, Serrote João Alves, Caconde, Catolé, Cangati e das Flores. Açude Boa Vista. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOMBAÇA

E-mail:

Telefones: (88) 3583-2565

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE PROTESTO:

E-mail:

Telefones: (88) 3583-1133

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Mombaça

gostaria de saber estoria do sagento figueiredo da policia militar do est. do ceara,ele lutou no bando do lampeão e eu gostaria de saber a melhor est dele,eu sou filho dele e tenho 64 anos moro no rio de janeiro, e sou agente de turismo e oficiao do ex br conbatente,e paraquedista militar,mais o que mi enteça e a HISTORIA do sgt trigueiro aguardo contato com meus companeiros de mobaça, fico no aguardo o mais rapido pocivel e obrigado. FIGUEIREDO;
Por: Francisco Figueiredo

sou filho de mombaça, mais moro em Quixadá nesta bela terra mora a familia do meu pai nicostrato de padúa veras ,o comercio é otimo a aabb élinda as praças opovo atende bem osturistas,tudo é otimo
Por: Mardonio costa véras

minha,terra,tem de tudoque o turista quer de bom o comercio as praças, a aabb,as churasscarias,alem disso ,o povo,sabe tratar bem os turistas,
Por: Mardonio costa veras

melhor cidade do mundo pra si morar;cheia de prazeres;festas.
Por: sergio

simplismente,omelhor lugar do mundo para se viver, muita gente bonita.
Por: sergio

Há eu conheço esta cidade, minha porronca, nasci e me criei nela, abraços a todos. e felis 2009.
Por: Antonio Horacio Alexandre

Entrei no site para fazer uma pesquisa do cartorio o meu cunhado que nasceu ai precisa da certidao, enfim adorei pelas fotos e a historia da cidade moro em cotia sp
Por: Elaine Ferreira da Silva

mombaça é tudo de bom eu amo muito minha cidade ella é calma e todos q a visitam gostão pois lá tem muita alegria pricipalmente para a juventude!!!!!!!!!!
Por: vanessa

ola`meus conterrano me orgulho muito de ser filho dessa linda cidade,um beijo para todos mombacesse (sao paulo sp.)
Por: marcos plinio martins evangelista

É a cidade aonde a minha mãe nasceu a sessenta e três anos atrás.Gostei das fotos que estão site muito simpática a cidade. Grata
Por: Patrícia

amo momabaca porque e uma cidade muito maravilhisa
Por: maci

Nasci em mombaça. mesmo distante me sinto perto porque tenho em minha memória cada cantinho de Mombaça .Alto de sao José,rua do ripucho,beco do pecado...
Por: antonia rodrigues mineiro

minha querida e saudosa cidadezinha do ceará,nao só conheço com vivi lá até os meus 17 anos.Ja se passaram 19 anos que nao moro mais lá,a sobrevivencia faz com que nos ausentemos até mesmo das pessoa que nós amamos,imagine do lugar.hoje moro no piaui,mas nao esqueço do meu ceará,da minha querida mombaça.
Por: elitonia

quando for visitar mombaça não de ir a cangati conhecer as serras da região sul da cidade
Por: francisco pereira

eu conheci mombaça e eu sou apaixonada pela cidade tenho familiares la e em ferias não quero saber de outro lugar la tem um povo muito acolhedor educado e amigavel amo muito a cidade muito mesmo
Por: vania cristyna felix freitas

nasci em mombaca e hoje moro em natal mas tenho muita saudade de quando era crianca e morava eu e minha familha todos la . que saudades .
Por: ana claudia

essa é minha cidade querida!!!!!!!!!!!!! eta cidade danada de bom
Por: emilson sousa

eu amo mombaça pois la conheço novas amizades e minha familia mora la
Por: kelly tayara

monbaça cidade onde nasci nao moro mais em monbaça mas nuca esqueci minhas raizes amo de paixao saudades.........
Por: clezia

Esta é a cidade em que eu nasci, não conheço mas em breve estarei conhecendo. Sou policial militar da PMPA em Conceição do Araguaia. um abraço.
Por: Francisco José Gomes de Freitas

Eu adoro mombaça!*_* faz 20 anos que estou fora mais sempre que posso volta para ver meus parentes...
Por: Fracisca auzenir gomes

nasci em cangati distrito de mombaça qual eu amo de coração e admiro e acredito que este lugar ainda venha ser conhecido por todo brasil.
Por: francisco pereira

cangati é um oeixe de aguá doce por este nome dado ao destrito com varios açudes ao redor de si tendo um deles o açude da porta .
Por: francisco pereira

tive o previlegio de passar as minhas ferias de 2008 ai, minha mãe nasceu e nesta cidade maravilhosa, viajei sozinh e fiquei na casa dos meus tios edmar e maria luiza amei tanto que vou agora de novo agora com meus pais, minha mãe tem maior orgulho de falar que nasceu ai, ela se chama erizalba filha do antonio leandro.
Por: bruna mendes cavalcante souza

mombaça e tudo de bom e um paraiso. sai de minha amada mombaça muito novinha hj muro em santa catarina mas nao deixo de sentir saudades deste pedaçinho do dceu chamada mombaça
Por: lucia

estaremos em mombaça em desembro se deus quizer.,fazendo farra no açude sarafim dias
Por: antonio Ramilson

sou de mombaca nasci e me criei la minha familia toda ainda mora la estou contando os anos pra voltar a mora la por que adoro a minha cidade
Por: maria elisabethe soares do nascimento

Trabalhei em 1979 como adido no Banco do Brasil nessa cidade e até hoje sinto muita saudade de seu povo pela acolhida. Eta povo bom e hospitaleiro.
Por: wilson albino rossato

sou filho de Mombaça, em especialmente do municipio de Boa vistae não conhecia a historia de Mombaça. depois de 32 anos fora da minha cidade, hoje pela primeira vez pude conhecer um pouco dela; gralas a tecnologia.
Por: Jose Rodrigues P de souza silva

Mombaça é um dos lugares mais lindos que já conhec,,estou morrendo de vontade de voltar á essa cidade MARAVILHOSA...
Por: Isabel Senna

cidade de cultura forte, costumes preservados, e de uma população muito acolhedora
Por: Daniel Arrais

ñ conheço monbaça,mas é o meu maior sonho se Deus quizer um dia vou conhecer....
Por: aparecida donizeti marques

Eu nasci em Mombaça,e tenho muito orgulho.Hoje eu moro em Fortaleza e sempre q posso vou rever os meus familiares q aí residem.amo muito a Mombaça.
Por: Rejane Flávia

eu amo mombaça,apesar de eu estar a 26 anos longe eu não esqueço um segundo.
Por: lucia sabino

Oh que saudade dessa cidade linda,mas em breve estarei de volta..bjssss para todos.
Por: Isabel Senna

olá, sou desta cidade maravilhosa, mas moro atualmente em são paulo mas cinto muitas saudades, estou indo passar minha férias ai.um abraço carinhoso !
Por: marilene sousa nascimento

ja vivi em mombaça, sou filha natural de la. amo minha cidade. que pena que nao posso sempre ir visitar. adoro tudo da ir. que pena que e muito quente. espero logo logo reve minha amada cidade.
Por: ciara

ja vivi em mombaça, sou filha natural de la. amo minha cidade. que pena que nao posso sempre ir visitar. adoro tudo da ir. que pena que e muito quente. espero logo logo reve minha amada cidade.
Por: ciara

morro de saudade da minha linda cidade. asim que eu pude estarei ai de novo.que pena que quando fui a ir nao vir os meus velhos amigos.....ha quanta saudade.....
Por: maria aciara souza campos

mas q cidade linda q bom q eu ja pudi conheser pessoalmente parabens
Por: diego

mombaça minha terra natal, lugar onde nascie e me criei adoro mombaça.
Por: antonio luiz alves agostinho

Oi gente de Mombaça! Já trabalhei nesta maravilhosa cidade, no escritório da emater. Bons tempos aqueles em meados de 1974. Que bela praça e nela a linda igreja matriz. Povo bom e acolhedor. Que saudades. Fotos bem caprichadas pelo bom fotógrafo Salles, parabens. J.Marinho de Almeida, Maceió, Alagoas.
Por: J. Marinho de Almeida

adoro minha terra natal apessar de n morar nela mas amo de paixao.
Por: socorrolopes

Adoro Mombaça, conheço acude de Serafim Dias, conheça voce também, vá ao balneário, coma peixe fresco, tome serveja, banho à vontade. Não deixe de conhecer Mombaça é ótimo luigar para férias. Agradecido por conhecer Mombaça.
Por: Francisco

Minha cidade querida se deus quiser estarei aí pra brincar muito na minha terra prometida
Por: Marcello santiago

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mombaça
Fundação:
1933
Altitude:
244m
População:
38.623 habitantes
Área:
2.114,1km²
Densidade Demográfica:
18,27hab/km²
CEP:
63610-000

Envie seu comentário sobre Mombaça