Missão Velha

Missão Velha-CE
banner

Bem-vindo a Missão Velha!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Missão Velha, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Missão Velha. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Missão Velha para programar a sua viagem.

A cidade de Missão Velha, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1864. A localidade está em uma altitude de 360m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 30.008 habitantes. A área total de Missão Velha é de 533,9km², e sua densidade demográfica é de 56,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Missão Velha-CE é 63200-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Missão Velha

Roteiros do Brasil

Região do Cariri

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam aos precedentes mineralógicos do Século XVIII, os quais têm no comando superior o Sargento-Mor Jerônimo Mendes da Paz e como referencial de tempo o ano de 1752. Essa expedição mineradora e administrada diretamente pelo Governo de Pernambucano assentou suas bases na antiga Missão dos Cariris Novos, empreendimento realizado pelos frades do Recife, então denominados de Capuchinos da Penha. Esses frades, posteriormente transferidos para o sítio Santo Antônio, fundaram segundo núcleo, dando-se a este o nome de Missão Nova. Com o fluir dos anos, Missão Velha e Missão Nova, depois de catequeticamente abandonadas, passaram ao domínio do remanescente inativo dos trabalhos de mineração, constando de desertores, escravos fugitivos e assassinos de aluguel, formando a pior casta cuja erradicação somente através de pulso forte e decidido poderia se concretizar. Em termos de colonização, constam como pioneiros e fundadores do povoado o Coronel João Corrêa Arnaud e sua numerosa prole, o que obviamente terá ocorrido no ano após 1758, referência segundo a qual deixaram a região visionários mineradores,  ficando o remanescente patrimonial da Companhia sob a responsabilidade do Capitão Alexandre Corrêa Arnaud, filho do primitivo clã. Com o falecimento deste, ocorrência que tem registro em 1771 (82 anos de idade), assumiu o gerenciamento patriarcal o próprio Alexandre, consolidando-se com isso o domínio familiar.
A povoação, já sacralizada com o nome de Missão Velha, tem como registro de elevação à categoria de Distrito a Lei nº 1.120, de 8 de Novembro de 1864. Sua elevação à categoria de Município provém da resolução Provincial nº 262, de 28 de Junho de 1931.
Os primeiros indícios de apoio eclesial remontam aos idos do missionamento catequético, dividido entre Missão Velha e Missão Nova. Com o advento pleno do clero secular, criou-se a Freguesia das Minas dos Cariris Novos, guardando como registro a data de 29 de Janeiro de 1747 e a servir, provisoriamente, como Igreja-Matriz a capela de Nossa Senhora dos Milagres, então situada no sítio Pilar. Consta como seu primeiro vigário o padre Bernardo Luiz da Cunha.
Arruinada essa primitiva capela e ao mesmo tempo Igreja-Matriz, a sede da Freguesia transferiu-se para o povoado de Santo Antônio dos Cariris Novos (Missão Nova), tendo como pároco o padre Gonçalo Coelho de Lemos. A Igreja-Matriz, finalmente, teve a sua edificação e localização em São José da Missão Velha do Cariri, evento que se registra conforme Provisão de 3 de maio de 1760, constando como fundadores o Capitão Antônio Mendes Lobato e respectivos parentes. Dessa última e definitiva prefiguração  eclesiástica consta como seu primeiro vigário o padre José Ferreira da Costa.

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

11 de Julho 

Gentílico:

missaovelhense

População: 

34.258 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

Tropical úmido

Temperatura Média: 

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Cearense.

Limites

Norte: Caririaçú e Aurora; Sul: Brejo Santo e Porteiras; Leste: Milagres e Abaiara; Oeste: Barbalha e Juazeiro do Norte.      

Acesso Rodoviário

Ce-293, Br-116 

Distâncias

392 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja-Matriz de São José (século XVIII) 

Capela de Santo Antônio. 

Praça Francisco Arrais Maia.

Balneário Dr. João de Catro.

Cachoeira de Missão Velha.

Bica de Jamacaru. 

Gameleira do Pau. 

Fonte da Pendência.

Estação Ferroviária

Rede de Viação Cearense (1925-1975)
RFFSA (1975-1997) 
MISSÃO VELHA
Município de Missão Velha, CE
Linha-tronco - km 564,053 (1960)   CE-3174
Inauguração: 10.09.1925
Uso atual: n/d    com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: Cidade fundada no século XVIII, Missão Velha teve sua estação inaugurada em 1925. Daqui está prevista para sair a ligação ferroviária da atual CFN que liga a região a Petrolina, na divisa de Pernambuco com a Bahia, onde termina a concessão da FCA nas linhas da antiga Leste Brasileiro (2005). Outros planos ligam Missão Velha com Salgueiro, ponto final da antiga e abandonada E. F. Central de Pernambuco. Não sei a situação da estação atualmente. (Fontes: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Março

19 - Festa de São José.

 Junho 

- Festival de Quadrilhas Juninas.

- Dia do Município.

 Julho

- Vaquejada 

 Novembro

- Festival Regional de Música Popular. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MISSÃO VELHA

E-mail:

Telefones: (88) 3542-1103

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (88) 3542-1125 / 1345

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.ceara.com.br

www.estacoesferroviarias.com.br

www.cidade.agox.net

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Missão Velha

essa é a minha cidade natal,linda maravilhosa,quente como um coração de uma mãe,agasalhando seu filho.estou morrendo de saldades...
Por: joaquim ferreira de sousa

eu estou em fortaleza mas eu moro em m.v estou dando este recado pra mandar feliz 2009 m.v esta de parabéns!!! Valeu m.v por todo o carinho q eu tenho por vc ate loooogo.Feliz 2009 pra todos as pessoas de Missão Velha...
Por: Edglebson

Esta cidade é maravilhosa, muito linda! amo Missão Velha, lugar de pessoas acolhedora. Saudades! muitas saudades! 22 anos distante mas dificio de esquecer...A cachoeira é um dos pontos mais atrativos.
Por: salete

Fazem 5 anos que estou longe da minha cidade natal, que saudade de voçê MISSÃO VELHA!!!!!
Por: jackson éder rodrigues ferreira

Minha cidade é uma das mais belas do cariri, seus pontos turísticos encantam os visitantes. As belezas naturais são preservadas.Venha conhecer e participar da tradicional vaquejada de missão velha, uma das melhores do cariri.
Por: joelma

Tenho imensa curiosidade em conhecer Missäo Velha. Meus avós e sua grande família (filhos , genro, noras e netos) emigraram para Säo Paulo em meados de 1926. Por tanto tempo eu alimento esse desejo de um dia visitar este lugar. Meu pai que faleceu em 2002 aos 86 anos sem nunca voltar para esta cidade que ele nunca esquecera. Hoje vivo na Europa e tenho visitado minha família em Campinas SP mas nunca foi possível ir até Missäo Velha.Mas prometo que ainda irei conhecer essa Missäo Velha que me fascina até pelo nome.Abracos
Por: edir c andrade

Missão Velha EU TE AMO!!!! Minha terra querida!!!! Nasci em Missão Velha e moro em São Paulo atualmente. Estou neste horário (exatamente às 01h26min) em frente ao computador rindo e feliz só de ver imagens e informações sobre a minha cidade. Todos os dias penso, falo e morro de saudade da minha querida Missão Velha!!!!! A minha família inteira AMA este lugar. Se fosse mais perto eu estaria todos os finas de semana aí, em especial no Sítio Riacho Seco na casa de minha querida mãe, Lourdes. Parabéns pelo site!!! Antonia (22/04/09)
Por: Antonia Luciano de Farias

moro em campinas -são paulo,mas adoro esta cidade que é simple mas é gostosa de se viver.já morei nela,mas mudei,não por vontade,mas por imposição da vida.um dia eu volto,tá?
Por: rejane sousa

olá amigos, tenho amigos ai nesta cidade bem como uma madrinha chamada Auxiliadora silva, estive ai em 1997 e adorei essa cidade
Por: socrates sobreira

Missão Velha terra em que nasci!Saudades de tudoo que ai deixei, saudades da minha família, dos amigos e do baião de dois da minha tia Ione, ai que saudade...moro em S.P, já faz 32 anos, mais o Caríri continua sendo o meu doce sonho!! Beijos em todos que ai deixei. Sandra Carlas.
Por: Sandra Carlas Correia Silva

Oi,já morei na rua da Varzia quando garoto,sou sobrinho de Chico Jacob, Vicente Jacob,ficava deslumbrado com a cachoeira,com a bica,ficar sobre a ponte quando o rio cheio.isso ja tem mais 30 anos,moro em Belem-pa.vejam se tem alguem vivo.Meus sinceros agradecimentos a Missão Velha.
Por: Ernani dos Santos Jacob.

Eu, já morei nesta bela cidade, lembro desta cachoeira...vale a pena visitar esta localidade e curte este estas maravilhas. Em 1978 a1980.
Por: JOSÉ MOSANIEL

Sim, morei nesta cidade, conheço este município, um dos pontos de turismo é cachoeira que fica a aproximadamente uns, 2 Km, de distancia da cidade. as festividades como: Vaquijadas ( festa de vaqueiros ), as festas do padroeiro da cidade são eventos extraordinários, vale a pena conferir dentre outras. A cidade conta ainda com lindas praças, casa e prédios históricos, quadras de exporte e clubes recreativos. há! não podemos esquecer da boa hospitalidade deste povo maravilhoso. Abraço....
Por: JOSÉ MOSANIEL

quem visota nao esquece a nossa missão velha é ai onde tenho minha familia, moro no estado de sao paulo, mas sou apaixonado por missao velha e o povo cearense principamente a minha falia o anã (tico) pinguim, betinho do treiller, saude de tudo.
Por: luiz vidal

ATUALMENTE MORO EM SÃO PAULO, MAS NÃO CONSIGO ESQUECER ESSA CIDADE MARAVILHOSA QUE TANTO AMOOOO PARABENS PRA VÇS AI EM MISSÃO VELHA
Por: SALETE

Sou missão velhense e tenho muito orgulho; deixei missao velha em 1988, mas apesar dos 21 anos morando em são paulo, não esqueço essa cidade maravilhosa, linda e acolhedora; no mes de julho é muito bom é epoca de vaquejada; se puder conheça missao velha, é lindo. beijos
Por: Roseane Lucena

Estive em missao velha em 2008 de ferias,fiquei maravilhado com a feira na segunda feira,deicho um forte abraço a todos la do sitio olho d agua.
Por: paulo cesar franqui de mello

Missão Velha é a minha cidade de origem. Há muito tempo a deixei para viver em São Paulo. Mas nunca a esqueci.Pelas fotos que observei,aqui no site, pude perceber o quanto houve de melhorias na minha cidade natal. Uma boa administração pública faz a diferença.Não é mesmo?Praças bonitas, Igrejas e Estação de trem conservadas. As ruas, as datas festivas, tudo isso, despertou em mim uma grande satisfação e uma grande saudade! Ao povo de Missão Velha, que é a minha gente, o meu sincero abraço! Regiane, Pirituba - SP
Por: Regiane

Missão Velha é uma cidade de gente simples, de moças bonitas e de muita alegria. São pessoas festivas. Não esqueço da alegria de viver as datas festivas da cidade. Da festa junina, que se comemora o dia de São João, das brincadeiras em volta das fogueiras, das madrinhas de São João. E também de outros eventos. Dos homens vaqueiros, do Pau da Bandeira, dos banhos de cachoeira, do Reizado, da Lapinha ( nen sei se isso ainda existe)das andanças na linha de trem. Não dá para esquecer Missão Velha. Seus sítios, suas estradas de terra, que por sinal são excelentes para se fazer caminhada, andar de bike, de carroça, de cavalo e até mesmo fazer um passeio de carro, e porque não a pé. É isso aí, essa cidade tem muito coisa boa, tanto para os de casa como para os visitantes. Deixo aqui o meu abraço a todos!! Regiane,Pirituba-SP
Por: Regiane

oi eu ja tive oprazer de conhecer missao velha esitio olho dagua de fora e o juazeiro do norti com o meu marido que morava no sitio olho dagua de fora moa mando um abra para todos da
Por: fernanda

missão velha cidade maravilhosa.saudades da minha terra natal, onde se comemora a melhor vaquejada do brasil.
Por: marcos

Nasci em Missão Velha há alguns anos. Sou filho de Quinco Felipe e Julieta Quinderé Ribeiro, ambos falecidos; que saudade....; meus irmãos Francisco, Moisés, Wilma, Ademar, Luís, Paulo e Wilneide Quinderé Ribeiro, todos residentes em Missão Velha e Fortaleza. Moro em São Paulo Capital desde 1971, que saudade de Missão Velha, dos meus familiares: manos, sobrinhos, primos, cunhados, amigos, das festas no CARIRI CLUB, da cachoeira, dos festejos de Missão Velhas, do sítio Gameleira e dos tempos idos que não voltam mais. Meus irmãos missãovelhenses eu os amos pela sua sinceridade, lealdade e simplicidade peculiar de todos nós filhos de MISSÃO VELHA. Deixo um sincero abraço a todos vocês. São Paulo, 27/04/2010 Por:João Quinderé Ribeiro
Por: joão quinderé ribeiro

MORO EM JUAZEIRO CE,JÁ FAZ MAIS DE 11 ANOS QUE VISITEI MISSÃO VELHA, TENHO VÁRIOS AMIGAS E AMIGOS NO SITIO COITÉ,SINTO SAUDADE DOS PASSEIOS E DAS AMIZADES QUE DEIXEI AI,RIZA, SILVINHAS´PESSOAS.
Por: VANDAPAULA

"Nasci em Missão Velha, principalmente vivi em Missão Velha," moro na região mais sententrional do Brasil.
Por: Ines Rogelia Dantas Macedo

Falar de Missão Velha, é falar de cidade simples, mas extensa em bondade. Não esqueço, de ruas tão calmas...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

sou de são paulo,adoro missão velha,todos os anos,visito essa cidade maravilhosa....
Por: joao nestor

Missão Velha é a minha cidade natal, adoro esse pedaço do Cariri que nos oferece tanta coisa boa.Deixei a minha terra há 23 anos, porém ainda hoje tenho saudades das pessoas, lugares que frequentei.Indo a Missão, visite Jamacaru que é uma verdadeira delícia, clima agradável, nossa Missão cresceu bastante em comparação qdo. a deixei. Sempre que posso a visito, pois os meus familiares continuam na cidade.Sucesso p/ o novo prefeito, que faça uma boa administração, pois o nosso povo merece.
Por: Ana Marai Gadelha Necos

Ah, Missão Velha! 29/01/1973 é um dia marcante em minha vida, fui chamado a responsabilidade pelos meus pais, e tive que partir, deixando para trás os sonhos mais lindos que todo adolescente vive nesta fase. Tudo devo a esta terra maravilhosa, a seu povo amável e irmão. A Cachueira, Cariri Clube, estação do trem e a praça da estação, rio da ponte e ponte do trem, bar as sinucas de Beto Zungueta, Cine São Luiz, Rua Estreta, praça Nossa S. de Fátima, praça Cristo Rei, tijolo de leite de seu Zezé, Ginásio Paroquial, Grupo Escolar Pedro Rocha, Grupo Novo "Fco.Arrais Maia", Igrja Matriz de São José, bar de Mirô, bar de Eureca, Industria Collins, Fabrica de Algodão J. Alves, as festas com Os Águias, Ases do Ritimo, Idel Martins Som, as músicas da época, o auge da Jovem Guarda, os amigos de infância e adolescencia, onde andanram todos eles? Como posso esquecer de tudo isso?. Minha, amada, linda e querida terra, te amo eternamente. Heldon Izidorio (Tico da Samaritana)
Por: HELDON IZIDORIO (TICO DE SEU VICENTE DA SAMARITANA)

esta cidade de missao velha e linda e maravilhosa ja morei la 5 anos de 1990 a 1995 ok.
Por: sos santosamuel marcelino d

Missão Velha é tudo de bom. Lugar maravilhoso, aprazível, quantas recordações! Todas as qualidades manifestadas por nós missãovelhense aínda são poucas diante do amor que sentimos por este belo torrão natal. Moro em Fortaleza e vou sempre a Missão Velha. Imagino a saudade dos conterrâneos que estão distantes e se torna mais difícil visitá-la. Como é bom saber que muito de nós espalhados por este mundo afora não esquecem da terra em que nasceu. Um abraço a todos os Missaovelhenses. Paulo Q. Ribeiro.
Por: Paulo Quinderé Ribeiro

não conheço missão velho mas meu namorado é dai e breve vou visitar.
Por: ristine

MUITO LINDA GOSTARIA DE CONHECER CIDADE NATAL DO MEU PAI CONHECER FAMILIARES QUE NAO CONHEÇO NEM SEI ONDE MORA
Por: maria das candeias santos

adorei missão velha,fiz boas amizades ai ,dona ivonete ,seu rui,jerison moreira.Pessoas maravilhosas e breve tô chegando por ai de novo
Por: profª socorrinha

sou kristine carvalho de varjota-ce e namoro jerison moreira dai de MV,mas ainda no conheço a cidade,mas meu namo fala maravilhas dai e minha tia que conhece a cidade adorou.
Por: kristine

Moro nesta cidade a 45 anos.Nasci em Bacabal estado do Maranhão, ma sme criei aqui nesta linda cidade, distante da capital Fortaleza 560 Km.Aqui chegou com pouco de 10 anos de idade sou filho de Francisco Dantas da Silva e Maria das Granças Silva. Ele( meu pai), de procedência. pernambucano Ela( minha mãe), de origem maranhense. Adoro esta cidade de pessoas pacatas e acolhedoras e de lindas festas tradicionais como: Festa da vaquejada, festa do padroeiro São José, que encanta toda a população não de Missão Velha , mas de toda região Sul do Estado. Missão Velha dos Caríris Novos e portal do Caríri vem se desenvolvendo a cadia que passa, graças ao comércio e as atividades crediaristas do nosso povo. Amo esta cidade. Amo meus amigos e toda população Missãovelhense. José Dantas da Silva MILLer
Por: JOSÉ DANTAS MILLER

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Missão Velha
Fundação:
1864
Altitude:
360m
População:
30.008 habitantes
Área:
533,9km²
Densidade Demográfica:
56,21hab/km²
CEP:
63200-000

Envie seu comentário sobre Missão Velha

banner