Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Mauriti?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Mauriti

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Suas origens remontam às décadas finais do Século XVII, quando se identificaram tribos nativas e inteiramente cearenses, ocupando vasta região agricultável. Nessa ocupação originariamente cearense ocorreu a invasão de Índios Tupiniquins, naturais do litoral baiano e regiões de Sergipe. Deu-se então vigoroso conflito, resultando como solução parcial para o armísticio de nove meses, tempo durante o qual seria o bastante para que se decifrassem os caracteres existentes na Pedra do Letreiro, localizada no Sítio Coité. Dessas inscrições que certamente envolviam interesses dos invasores, não restariam informações posteriores, sabendo-se apenas quanto ao fim das hostilidades.
Em tempos imediatamente posteriores, nova invasão de tapuias ocorreu, sendo estes índios rapineiros e vinculados aos Guanacés. Como, porém, nessa época já haviam acostados os primeiros colonizadores brancos, deram-se vários conflitos armados, dos quais os invasores lograram a menor quinhão da fortuna, posto que rechaçados e a contar com a morte do seu chefe. Houve como consequência o abandono da região por parte do remanescente. Constam como participantes desse conflito, lutando em favor das hostes colonialistas, Berlamino Cabeção e Antônio Menino.
Com a defecção dos nativos, sesmeiros localizados na Ribeira do Riacho dos Porcos estenderam suas lavouras e adquiriram novos lotes, ocupando glebas de maior rentabilidade agropastoril. Consta desses o Coronel João de Barros Braga, requerente sesmeiro dos sítios Podimirim, Mauriti e Marautizinho.
Evolução Política: A elevação do povoado à categoria de Vila ocorreu em virtude do Decreto nº 51, de 27 de agosto de 1890, tendo sido instalada a 21 de outubro do mesmo ano. Suprimida conforme Lei nº 257, de 20 de setembro de 1895, e restaurada na forma da Lei nº 2,211, de 28 de outubro de 1924. Extinta, finalmente, conforme Lei nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933. Sua elevação à categoria de Município provém do Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938, mantendo a denominação atual.
Igreja: As primeiras manifestações de apoio eclesial têm caráter místico e constam que por ocasião do cólera, o Capitão Miguel Dantas fizera uma promessa segundo a qual se a epidemia não afetasse os moradores de sua propriedade, doaria o patrimônio e edificaria uma capela em honra de Nossa senhora da Imaculada Conceição. Deu-se o suposto milagre. Em 1872, quando se aprestava para dar cumprimento ao prometido, com o lançamento da pedra fundamental, houve opinião contrária por parte do padre José Maria Ibiapina, oficiante que seria dos respectivos atos inaugurais. Ibiapina achou inadequado o local. Mantidos novos entendimentos, transferiu-se o projeto de construção para o sítio Mombaça, desaparecendo a responsabilidade do promitente doador do patrimônio. Nessa hipótese, houve como doadores substitutos João Martins de Moraes, José Estrela e D. Florinda da Fonseca.
Iniciadas e concluídas as obras, realizaram-se os atos formais da sagração, em solenidade cujo registro data de 8 de dezembro de 1876, tendo como oficiante o padre Mota, vigário itinerante em suas operações de desobriga. Dessa capela nasceriam arespectiva Freguesia, transformada em Paróquia, e a Igreja-Matriz cuja sagração se daria oportunamente. 

Significado do Nome 

Palavra originária do tupi, que denominava uma palmeira humburity, que significa árvore que dá sumo, classificada como Maurititia Vinífera; BURITI – Relativo à tribo dos Buritis pertencentes aos Tapuias.

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

Mauritiense

População: 

44.217 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical Quente Semi-árido 

Temperatura Média:

20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Cearense 

Limites:

Ao NORTE: Barro - CE e Estado da Paraíba; ao SUL: Brejo Santo – CE, Estado da Paraíba e Estado do Pernambuco; ao LESTE: Estado da Paraíba e ao OESTE: Milagres – CE e Brejo Santo - CE. 

Acesso Rodoviário:

CE-284, BR-116 

Distâncias:

Da Capital:

491 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja de Nossa Senhora da Conceição 

Localizada na praça principal da cidade de Mauriti, ponto de parada obrigatória daqueles que passam por ali, por sua beleza e formato torna-se uma das mais belas igreja do estado do Ceará. O início da construção se deu no ano de 1944 sendo concluída em 1949 pelo Padre Macedo, 1º vigário paroquial.

Capela de Sra. Santana 

O Distrito de Umburanas localizado a 9Km da sede do município, nos oferece a Capela de Senhora Santana, construída em 1896 pelo Major Joaquim Antonio Furtado, guarda até hoje suas características da época. 

Açude Quixabinha 

Localizado a 15Km da sede, açude construído na década de 70 pelo DNOSC para amenizar os problemas da seca, hoje muito usado por banhistas e na criação de peixes. 

Queda dágua do açude Quixabinha

Localizada no açude Quixabinha, além de ter um visual maravilhoso é mais um atrativo do açude. 

Capela Imaculada Conceição 

Localizada no Distrito do Coité, foi inaugurada no dia 08/12/1866, foi celebrada a primeira missa pelo o Padre Ibiapino. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

- Festa da Padroeira - Nossa Senhora da Conceição  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAURITI

E-mail: cicero.coite@hotmail.com

Telefones: (88) 3552-1333 / 1477 / 1450

Sites: http://www.mauriti.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail:

Telefones: (88) 3552-1390

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Mauriti e pousadas em Mauriti para visitar Mauriti.

Promova a cidade de Mauriti no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!