Itapipoca

Itapipoca-CE
banner

Bem-vindo a Itapipoca!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Itapipoca, informações atualizadas sobre a cidade Itapipoca, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Itapipoca.

A cidade de Itapipoca, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1823. A localidade está em uma altitude de 108m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 115000 habitantes. A área total de Itapipoca é de 1.191,6km², e sua densidade demográfica é de 69,77hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itapipoca-CE é 62500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itapipoca

Roteiros do Brasil

Região Litoral/Oeste/Vale do Curu

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Suas origens remontam aos primórdios do Século XVII, quando requereram  e obtiveram por Sesmaria terras situadas na região, os portugueses Francisco Pinheiro do Lago e sua mulher Dna. Josefa Ferreira de Oliveira, Tomé de Oliveira Chaves e sua mulher, tendo como localização possessória os sítios Santo Amaro e São José, destacando Jerônimo de Freitas Guimarães e sua mulher Dna. Francisca Pinheiro do Lago. Desses e outros, vinculados ao mesmo agregamento, nasceu a Vila, mantendo a mesma denominação e a  ter como instrumento de criação  a Resolução Imperial de 3 de Fevereiro de 1823, referendado pelo Alvará de 17 de Outubro do mesmo ano. Quando da transferência da Vila, para a localização atual, com o nome de Imperatriz, atribuído conforme Lei Provincial nº 1.011, de 3 de Novembro de 1862, o antigo reduto passou a chamar-se Vila Velha. A mudança de nome, para a denominação atual. Ocorreu segundo Dec. Nº 1, de 2 de Dezembro de 1889. Sua elevação à categoria de Cidade, ocorreu, em virtude de Lei nº 1.288, de 31 de Agosto de 1915.
Em suas manifestações de apoio eclesial consta inicialmente do desdobramento do Curato do Acaraú em quatro Freguesias, conforme Provisão referenciada no ano de 1757 e assinada por D. Francisco Xavier Aranha, do Bispado de Pernambuco. Uma dessas Freguesias teve por sede o reduto de São Bento de amontada sob cuja jurisdição ficou subordinado o reduto de São José da  da Uruburetama. Em 1778, segundo praxe adotada na formação de patrimônios eclesiáticos, Jerônimo Guimarães doou, em favor da recém-desmembrada Freguesia, meia légua de terras, situando-se nesse local o espaço físico onde deveria ser construída a Igreja-Matriz. A transferência de sede da Freguesia, para a Vila de Imperatriz, deu-se segundo Lei nº 364, de 29 de Julho de 1846, sendo seu primeiro vigário o padre Luiz Antônio da Rocha Lima, funcionando provisoriamente na capela de Nossa senhora das Mercês.  A Igreja-Matriz, dedicada ao padroado de Nossa Senhora das Mercês, teve como início de obras o ano de 1881 e como responsável Monsenhor Antero José de Lima. Dada a sua evolução eclesiástica, concedeu-se à Paróquia o título de Bispado, não havendo, pelo menos ao nosso alcance, registros que identifiquem a data-início dessa evolução.

Significado do Nome

Pedra Rebentada

Aniversário da Cidade

31 de Agosto

Gentílico:

itapipoquense

População:

116.065 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS 

Clima  

Semi-árido

Temperatura Média

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR  

Localização

Norte cearense

Limites

Norte: Oceano Atlântico; Sul: Itapajé; Leste: Uruburetama, Trairi e Tururu; Oeste: Miraíma e Amontada.

Acesso Rodoviário

CE 354, BR 222, BR 402

Distâncias

12 km

hspace=0 TURISMO

Resumo: 

Principais Pontos Turísticos 

Praia do Maceió

Praia da Baleia

Praia de Pedrinhas

Praia da Barra do rio Mundaú

hspace=0 EVENTOS

 Janeiro

10 à 20 - Festa de São Sebastião.

 Agosto

31 - Dia do Município.

 Setembro

24 - Festa da Padroeira Nossa Senhora das Mercês.

04 - Festa do Caju.

 Outubro

04 - Festa de São Francisco.

18 e 19 - Festa da Vaquejada.

 Novembro

16 - Regata da Baleia

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPIPOCA

E-mail:

Telefones: (88) 3631-4200  

Sites: http://www.itapipoca.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé 

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100
 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (88) 9611-4981

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Itapipoca

e uma cidade maravilhosa encantadora e a cidadedos tres climas e um verdadeiro paraiso tropical eu amo esta cidade!!!!
Por: jose gilvan n. alves

moro em itapipoca a mtos anos sei que nossa cidade é linda chamada cidade dos três clima; praia,serra,sertão.pois desta cidade ñ saio por nada calma hospitalheira gente boa mora aki varios pontos turisticos nossa Itapipoca é merecida ganhar um prêmio de melhor cidade litoranea em todos tempos.nossa cidade está linda nosso prefeito é maravilhoso fazendo melhorias em toda a itapipoca ruas,praças...... bairros venha conhecer melhor a Itapipoca para vcs comprovarem que linda ela está."PARABÉNS ITAPIPOCA.nós temos orgulho de ser Itapipoquense eu simplesmente adoro minha cidade e ñ mudo de modo algum por outra cidade.praias belissimas,serra e cachoeiras e picas lindas... quer saber mais venha ver..
Por: astrid barroso

Itapipoca é a grande promessa do interior do Ceará, pra mim é a cidade mais completa do interior do Ceara, comercio diversificado, belezas naturais a perder de vista,boa estrutura de hospedagens praias belas , pertinho da capital e clima agradável, sem contar que fica bem na metade do caminho para jeri , quer mais, basta conhecer que vc vai concordar comigo.
Por: thor david

faz tempo que não vou a minha cidade, acho ate q tinah esquecido mas, olhando umas fotos antigas lembrei-me da minha infancia em itapipoca e bateu uma saudade desta terra maravilhosa, abraço a todos.
Por: alberto matias

CIDADE HOSPITALEIRA, COM MUITOS LUGARES BONITOS, PAISAGENS SELVAGENS NA SERRA E NAS PRAIS, TUDO MUITO BONITO, FALTA INVESTIR MAIS NO TURISMO E INFRA. MUITO POTENCIAL.
Por: DANIEL GASPAR

Conheço itapipoca!Ésimplesmente sensacional é a unica cidade no mundo que tem tres climas......PRAIA ,SERRA E CAATINGA.Recomendoooooooooo !
Por: Marcela

boa noite!!! nasci nesta cidade maravilhosa, e já faz 19 anos que me ausentei, para rondônia, que no qual moro até hoje, mas sinto falta das praias, que para mim sempre serão únicas de beleza.........
Por: antonio itamar braga

relmente a cidade eh linda n conheço pessoalmente so por fotos mais logo logoestarei morando nessa belecima cidade
Por: francisco de Assis de sousa rodrigues

a cidade e linda parabens aos moradores dessa linda cidade sao os votos da cidade de porto velho-RO
Por: vitoria

Itapipoca nao tem como comentar num tenho o q fala dessa cidadezinha maravilhosa!Eu amo ela d+++ e tudo q tem nela!Aqui vc encontra um 3 climas cearences a serra é tipo perfeita como um cenario,com muitas bicas na regiao do sertão encontra-se patrimonio natural muito bom mesmo,num tem como esquecer dea prai a praia da baleia é muito linda tem dunas maravilhosas e tdb!VC Q NUM CONHECE ITAPIPOCA O Q TA ESPERANDO VC NUM SABE O Q TA PERDENDO NESSA TERRA CHEIA DE MARAVILHAS!vlw gente obrigada pelo espaço!bjus
Por: jeanny ferreira dos santos

amoooooo é tudo de bom..tranquilidade turismo, gente bonita alegre e lindas belezas naturais, so em itapipoca mesmo....
Por: jarleide

Itapipoca a cidade dos 3 cilmas? adorOoo!!!!! em janeiro to ai
Por: carolina dickman

Itapipoca, a melhor cidade do mundo e ponto final.
Por: jocelio

gostaria de ver mai fotos da cidade do centro sou da familia dos praciano.
Por: niveneide

Meu pai é filho da terra, por isso visitei algumas vezes, porém existe mutio mais belezas nesta cidade além das que eu já conhecia. Itapipoca é simplesmente linda. Me aventurei a subir a serra com alguns primos que tenho nesta bela cidade, e foi uma experiência única, já conheci várias serras, assim como as demais, a serra de Itapipoca deve ser também mais explorada turísticamente e com responsabilidade pelos seus turístas.E preciso divulgar as belas serras deste lugar. Pois ela é simplesmente linda.
Por: Eucleia Furtado

Excelente cidade!!! Itapipoca é um exemplo de cidade-padrão muito bonita, traquila, organizada e maravilhosa. Aconchegante, com uma infra-estrutura muito bem organizada. Os pontos turísticos são ótimos, os balneários em cima da serra são lindos, muito familiar e tranquilos, perfeitos para quem gosta de tranquilidade!!! Parabéns à você, Prefeito de Itapipoca, por manter esta cidade tão linda e maravilhosa...!!! Dentro em breve, estarei aí, com minha família, curtindo esta linda cidade!!!!!
Por: Marcos Melo

Quem nao conhece Itapipoca, nao sabe o que esta perdendo. Itapipoca e tudo de bom... Cidade maravilhosa! Tenho muita saudade. Sou filha dessa terra querida... Atualmente moro em Manaus, mas sempre que posso vou visitar. Atodos que moram em Itapipoca e que fazem dela uma cidade cada vez melhor, meu caloroso abraco. TE AMO ITAPIPOCA!
Por: andrea pinto

Itapipoca ,Cidade linda e de pessoas apaixonantes,lugar perfeito,um dia eu volto. osmar-RS
Por: OSMAR GARCIA

A cidade e as pessoas de Itapipoca são simplesmente maravilhosas,um grande abraço a todos. Osmar Garcia/RS
Por: OSMAR GARCIA-RS

Itapipoca é uma das cidades mais linda do mundo, nao conheço pssoalment + se DEUS quiser vou conhecr!!! PARABÉNS ITAPIPOCA!
Por: DANY

Itapipoca é ama cidade muito bonita adorei tr conhecido essa bela cidade, era o meu sonho!!! Ainda vou mora ai!!!! Parabéns Itapipoca...!!
Por: dany

adoro a festa das flores,a praça dos três climas,a praia da baleia enfim adoro itapipoca pois é uma cidade maravilhosa!
Por: joselita de lima cunha

tradicinal festa das flores aqui! em itapipoca 29/05 venha e confira a festa mas badalada do ano que reune todo de jente! venh agora vc vai adora/////////////
Por: flaviana

Já morei nesta cidade maravilhosa durante um bom tempo, fiz grandes amigos e descobrir que o itapipoquense são pessoas bastante recepitivas e cordiais.Um grande abraço para todos vocês. Cristiano santana-sergipe-Brasil.
Por: cristiano santana pereira

Gosto muito dessa cidade, sempre que tenho oportunidade passo minhas férias. É muito bom sentir o cheiro das da natureza naquelas serras em volta da cidade.
Por: cARLEONE

Nasci em Itapipoca e moro em Juazeiro do Norte...Itapipoca e uma cidade maravilhosa.
Por: margarida

Nossa como ficaram lindas as fotos,gostei muito,acho que nossa cidade é muito bonita precisa ser mais divulgada,pois aqui no RJ a visão tem outro ângulo,por achar que no Ceará só existe SERTÃO,SECA,FOME... Vamos tentar mostra o outro lado da história...afinal toda tem o outro lado não é mesmo?Fico feliz por minha cidades.
Por: maria denise

amo itapipoca de coração sem duvida e a melhor cidade do estado do ceara vem vc tambe, conhecer a bela cidade dos tres climas!!!!!!!!! enoque alves barreto
Por: enoque alves

SÓ CONHEÇO DE PASSAGEM,MAIS TENHO ADMIRAÇAO POR ELA ,TENHO VONTADE DE CONHECE-LA E QUEM SABE MORRAR.
Por: mirian rodrigues valentim

estivemos em itapipoca e ficamos encantados com a hospitalidade do povo cearense(tivemos tam bem na praia da balia e foi um susseso)
Por: aldir rodrigus e meire

nascie em Brasilia mais meus pais sao da cidade itapipoca morei muito tempo na cidade dos tres climas como é muito conhecida a maravilhosa cidade quando vou a paseio nao deixo de ir na praia da baleia MARAVILHA.
Por: Renato teixeira magalhães

minha avó a maioria dos meus tios e grande parte dos meus primos moram em itapipoca acidade e maravilhosa e tem muitas opçoes de diverção. nao deixe de conhecer a cidade dos tres poderes, praia, serra e sertão... um abraço a todos e ate breve.
Por: Renato teixeira magalhães

itapipoca é uma cidade em franco desenvolvimento que se os governantes derem a a devida atenção em breve se tornará numa cidade bem estruturada e completa termos belezas naturais comercio hospitalidade e acesso fácil alé de ser bem próxima da capital venha conhecer e se encantar com a cidades dos três clima
Por: herivaldo cândido

naci em caucaia morei em itapipoca a 30 anos atraz hoje moro em goias mas nunca saiu da minha memoria a beleza e os emcantos desta tao linda itapipoca onde vivi um pouco da minha infancia um abraço a todos os moradores desta linda cideda e a todos os meus familiares que ai reside ok
Por: josenias dos santos barbosa

nasci em itapipoca,e vivi toda minha vida em mulatão,hoje estou morado em lauro de freitas interior de salvador-ba.hoje,faz 11 anos que moro aqui,e quanto esse lugar, que por sinal,é chamada a cidade de três climas(itapipoca) eu ñ a conheço muito bem...como à praia de baleia, que tenho muita vontade de conhacer.E, a cidade como um todo.minha familia é toda daí residindo em mulatao.
Por: vanderlania

olha minha namorada mora me itapipoca agora pretendo conhcer a cidade e seu povo ,turismo enfim sua diversidade cultural espero gostar sempre ouço falar sobre a cidade e sempre sao coisas otimas espero gostar muito de la abraços e parabens pela cidade dos treis climas rsr abraços ...
Por: cicero oliveira

me criei na cidade próximaa itapipoca-ipú mazagâo.estou na cidade de blumenau-sc a 10 anos e pretende visitar nas minhas férias em janeiro.minha avó maria,tia lina e minhas amigas que deixei casar. saie morena e estou bem clara por causa do frio que é aqui.lembrançasa rádio irapurú
Por: lucilene vanessa

NASCI NESSA CIDADE,MAS INFELISMENTE NÃO A CONHEÇO DIREITO,VIVI EM MULATÃO E AOS MEUS DEZANOVES ANOS FUI P/ FORTALEZA.HOJE MORO EM LAURO DE FREITAS-BA.MAS,COM SERTEZA LOGO IREI AI E SEM DÚVIDA,CONHECEREI ESSA CIDADE QUE É SEM DÚVIDA EXTRANHA(CIDADE DE TRES CLIMAS)NÃO É PRA QUALQUER UM SER NATURAL DESSA CIDADE.......UM BEIJO BEM CALOROSO NO MEU VEI (CHICO DOCA)EM MULATÃO.
Por: VANDERLANIA

itapipoca e a cidade melho do brasil bom de se morar na betania
Por: naum alves

Itapipoca é uma cidade linda de um povo hospitaleiro.Amo minha cidade...E gostaria de passar todas férias ai. Quem não conhece, vale a pena conferir,as rendas, o artesanato em geral é maravilhoso.
Por: maria liosa

cidade mais linda muitas pessoas legais ai abraço itapipoca
Por: valdisnei

eu sou de itapipoca,más faz anos que não vou ai,sinto muita saudade,meu maior sonho é volta a itapipoca de novo,amo minha terra, amo meu ceará!!!!sou brasileira eu sou do meu ceará te amo minha itapipoca....
Por: jennysousa

adoro itapipoca cidade bonita,povo alegre,moro em brasilia mas sinto muita saudade dessa terra querida.
Por: cleiton

OLA ACHEI LINDO ACIDADE A INDA MAS QUE CONHECI UMA MENINA QUE ESTOU APAIXONADO QUERO CONHECE ESSA CIDADE MARAVILHOSA. UM FORTE ABRAÇO PARA VCS QUE DEUS ILUMINE VCS.
Por: FABIO OLIVEIRA

itapipoca e muita bomita itabem e a cidadi dos 3climas
Por: lucas

é uma cidade show de bola... morei aí por um ano e espero voltar um dia para passear.
Por: Ismael / RS

nascimento de meu pai, serra de itapipoca, prox. ao açude do quandu, entre olho dagua..., montanhas cobertas de pedras, bananeiras, mangueiras..., e la que todos os anos abril e outubro estarei, esse lugar e tudo p mim
Por: edson mota

EU NÂO CONHEÇO A CIDADE MAIS MEU SOGRO TINHA MUITA SAUDADES DELA ELE SAIU DAI QUANDO TINHA 12 ANOS NUNCA MAIS VOLTOU ELE MORREU EM CAPITÃO POÇO NO PARÁ
Por: vasconcelos

sou dessa cidade e logo estarei ai em uma colonha de ferias
Por: diocelio tome de castro

nasci num lugar chamado bacomichá, a 30 km de itapipoca, morei nessa cidade linda toda minha juventude. Ah como sinto saudades.
Por: francineires paulo

Sou de itapipoca ,amo a cidade dos tres climas,no momento moro em S.J.C. sempre que posso vou passar minhas ferias em itapipoca com minha familia.não deixo de ir em cajazeiras e praia da baleia,e no quiosque do paulinho e alcione na praça dos tres climas,saudades itapipoca.
Por: Agostinho

Sou de itapipoca ,amo a cidade dos tres climas,no momento moro em S.J.C. sempre que posso vou passar minhas ferias em itapipoca com minha familia.não deixo de ir em cajazeiras e praia da baleia,e no quiosque do paulinho e alcione na praça dos tres climas,saudades itapipoca.
Por: Agostinho

itapipoca e maravilhosa, se vç visitar itapipoca lá vç come a melhor galinha caipira do brasil, é estrada do barrento quem vai pra praia da baleia no antonio da neila
Por: francimar rosa

Sou Itapipoquense com muito orgulho pois é uma cidade tranquila e com muita beleza natural.
Por: Silvia Claudia

Itapipoca é uma cidade encantadora quem ainda não conhece,não sabe o que ta perdendo!eu amo esse lugar de pessoas acolhedoras quando estou la me sinto em casa meu irmão mora la e sempre dou um pulinho la,voce que ainda não conhece a cidade dos tres climas va e confira os climas que la existe.
Por: Fabiola sousa

E fantastico você quer nessas férias e para serra ,praia,e sertão,então você pode!basta vim para cidade dos tres climas,aqui voce visita tudo sem sair da cidade,legal nê,não perca tempo venha conhecer itapipoca,você vai adorar.
Por: Fabiola sousa

Nasci em Itapipoca..adoro essa Cidade.Infelismente ñ moro na Cidade,Nais pretendo em breve
Por: Diana Celia de Castro

itapipoca cada vez mais bela ponto terapia contra os extresse.
Por: joselito dos santos

karakas ciidadee muitoo lindaa...tenho orgulhoo de vc-->itapipocaa'
Por: Amandaa 'silvaa

Morei em Itapipoca há muito tempo, quando sai de lá tinha 17 anos, hoje estou com 60 anos e resido em São Luís capital do Estado do Maranhão. Nunca vou esquecer esse lugar e um dia voltarei lá e pra ficar.
Por: Leônidas Santos Fontenelle

gosto muito, áfinal foi onde nasci, e tenho orgulho por isso. tem tudo pra se tornár uma grande cidade tem muito pra desenvolver emfim, torço demais por itapipoca
Por: ilza oliveira

Nasci em Itapipoca morei lá até meus 15 anos tenho muitos amigos e a minha familia tios e primos é uma cidade muito linda que pena que está com 12 anos que a visito tenho muita saldades de todos atualmente moro em russas-ce itapipoca te addddoooorrrrooo lembranças para minhas amigas do coração kelly lemes,rosinha e josiany
Por: raimunda

Eu sou de itapipoca mas moro em teixeira de freitas ba estou encanta da com que vi pela net não tem nada ver quando sai dai dee ate saúdade ........... mas logo matar esta saudade
Por: cinerladia farias rolim vianaa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapipoca
Fundação:
1823
Altitude:
108m
População:
115000 habitantes
Área:
1.191,6km²
Densidade Demográfica:
69,77hab/km²
CEP:
62500-000

Envie seu comentário sobre Itapipoca

banner