Itaiçaba

Itaiçaba-CE
banner

Bem-vindo a Itaiçaba!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Itaiçaba, fotos, informações, os principais hotéis de Itaiçaba, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Itaiçaba, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1956. A localidade está em uma altitude de 7m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 6.840 habitantes. A área total de Itaiçaba é de 240,2km², e sua densidade demográfica é de 28,48hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itaiçaba-CE é 62820-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itaiçaba

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A cidade de Itaiçaba chamou-se, inicialmente, de Passagem das Pedras, devido a, neste local, por onde passa o Rio Jaguaribe, ser bastante pedregoso. A nomeação Itaiçaba foi adotada no dia 20 de dezembro de 1938.

Significado do Nome:

O nome do município é de origem tupi e significa Rio das Conchas.  

Aniversário da Cidade:

07 de Outubro 

Gentílico:

itaiçabense

População:

7.321 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

 

Temperatura Média:

temperatura máxima de 36°C e mínima de 26º C (médias) 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Jaguaribe  

Limites:

Aracati,Jaguaruana,Palhano 

Acesso Rodoviário:

CE-040-123-371-BR-304 

Distâncias:

Da Capital:

165 km   

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Pólo de Lazer Beira Rio

O Pólo de Lazer Beira Rio é um local destinado ao lazer de visitantes e da população do município de Itaiçaba. Recentemente, foi reformado pela prefeitura municipal, que realizou a construção de piscinas naturais, de um campo de areia destinado à prática de esportes, além de plantar coqueiros e instalar piscina artificial com tobogã para crianças. O atrativo principal do Pólo é a barragem do rio São Francisco, que também serve como local para banho. Lá, funcionam quiosques que oferecem comidas típicas diariamente.
  
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem

Igreja localizada na praça Matriz, dedicada à padroeira do município. Foi capela do município até o ano de 1941, data em que foi transformada em Igreja-Matriz.
  
Casa da Família Costa Lima

O prédio foi construído no ano de 1886. Lá morava a família que comandou a política do município, durante alguns anos.
  
Salão Paroquial

O Salão Paroquial de Itaiçaba foi construído pelo Padre Marcondes Matos Cavalcante na década de 50. Na época, vigário de Jaguaruana, quando Itaiçaba ainda não tinha conseguido emancipação política. Natural de uma comunidade da cidade Alto Santo, denominada Riacho do Sangue, o padre conhecido por seu bom humor e graça, batalhou e com a ajuda da população, entre crianças e adolescentes e conseguiu levantar as paredes do salão. Ele não morava em Itaiçaba, mas visitava a cidade sempre, principalmente para acompanhar a construção do salão.
O Padre Marcondes Matos Cavalcante foi vigário de Jaguaruana durante vinte anos. Ele nasceu em 28 de julho de 1895. Seus restos mortais encontram-se no município de Russas, na comunidade de Jardim de São José, onde executou suas últimas obras antes de falecer em 1995. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAIÇABA

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3410-1112 Fx: (88) 3410-1213

Sites: http://www.itaicaba.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100 
 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3410-1366

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (88) 3410-1166

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários de Itaiçaba

Itaiçaba é uma terra maravilhosa,gostosa por suas águas tranquilas do Rio Jaguaribe,e pela beleza das lindas paisagens.Itaiçaba é uma cidade pacata,limpa e bem cuidada pelo atual prefeito Frank Gomes que não mede esforços para vê-la cada dia se desenvolver em um patamar de grandeza tanto na área cultural,na área da saúde e da educação.Sou itaiçabense como muito orgulho.Nasci,e cresci nesse berço espetacular.Moro em outro estado ,máis,da minha terra natal não esqueço jamais.
Por: Cláudio Mázio de Sousa.

ah...falar dessa cidade é muito fácil por que ela é simplesmente maravilhosa tem um dos melhores pontos turisticos da região (o rio jaguaribe)e se vc ainda ñ conhece itaiçaba ñ sabe oq está perdendo.
Por: Camila Amaral

Itaiçaba é uma cidade encantadora e maravilhosa quem visita está cidade se encanta com sua beleza ;eu sou de itaiçaba e mim orgulho da minha cidade, Deixo o convite pra quem ñ conhece vim visitar garanto ñ vai se arrepender.
Por: juliana alves

Esta cidade é a mais linda do Ceara... eu amo ela porque ela e tudo de bom
Por: claudia

É uma cidade maravilhosa já passei muitas férias lá,os moradores são muito acolhedores. Eu adoroooo Itaiçaba
Por: nara

AMO ITAIÇABA, TERRA ONDE NASCI!!!!! MEU AVÕ FOI O PRIMEIRO PREFEITO AGOSTINHO CORREA
Por: arlete

Itaiçaba é minha cidade, sim. È a cidade onde nasci, vivi e ainda vivo. Amo-a de paixão é impossivel indentifica-lá com simples palavras. Ameiiiiiiii, e amo Itaiçaba . Sou Itiçabense de coração.
Por: Rogéria Lima

Situada as margens do Rio Jaguaribe,essa cidade possue riquesas na arquitetura, história e natureza.Situada na cidade a Serra do Ereré é um excelente lugar para passeio,possue historia de uma gruta que existe em seu pico,segundo os povos antigos dizem que lá existe um tesouro de uma princesa e muitos curiosos que foram atrás deste tesouro,jamais voltaram.De cima da serra você pode ter uma bela vista do Vale do Jaguaribe e avistar até as dunas que ficam na cidade vizinha(Aracati).Itaiçaba também possue casarões antigos e a igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem,no passado a cidade era distrito de Jaguaruana.Possuía uma agricultura forte com o plantio de algodão,cera de Carnaúba e criação de gado para produção de carne de charque na vizinha Aracati.E sem falar de um belo banho na barragem do rio com sua águas doce e refrescante.Conheça Itaiçaba.
Por: silvanio josé silva monteiro

Sou filho de Itaiçaba,pedacinho gostoso do Ceará.Cidade pequena e pacata,bela por suas paisagens naturais,pois a serra do Erere é linda,que fascina e conquista os que dela se aproximam.Sem falar no Rio Jaguaribe,de belas águas cristalinas que dão ao povo itaiçabence o que ele tem de melhor:suas águas doces e seus diversos tipos de peixe.Os belos restaurantes e pousadas são uma ótima opção para os que querem visitar Itaiçaba.Lugar onde se tem uma excelente gastronomia é no testaurante da Graciete e da Eulásia a beira do rio.
Por: Cláudio Mázio de Sousa.

itaiçaba e otimo quem vem uma vez quer vir varias outras vezes
Por: andressa

Uma cidade maravilhosa para passar as ferias, muito acolhedora,maravilhoso rio para comer aquele peixe e bole banho nas piscinas naturais. va conhecer.
Por: Jorge Wellington de O.Ribeiro

eu amo itaiçaba quen vai la nao esquese ja mais eo rio jaguaribe de la e muito lindo eu sou de la mais moro em fortaleza esempre vou la vizitar
Por: jose rodrigues costa

JÁ VISITEI ESTA CIDADE E ACHO ENCANTADOR O BEIRA-RIO E A SERRA.E PELO QUE OUVI FALAR HOJE EM DIA ITAIÇABA ESTÁ GANHANDO FORMA DE PARAÍSO.QUERO VOLTAR E ENCONTRÁ-LA AINDA MELHOR.
Por: JOANA BARBOSA

aff amo itaiçaba itaiçaba er a terra dos meus melhores amigos amo itaiçaba que pena que n moro la mais ainda vou mora beijinhos itaiçaba
Por: vitoria

AMO ESSA CIDADE RETORNEI A ELA ESSE FIM DE SEMANA E AMEI ESTA MUITO DIFERENTE, MAIS BELA . TIVE VONTADE DE MORAR NOVAMENTE AQUI NESTA CIDADE. como posso fazer para comprar uma casa nessa cidade.
Por: lucineide

itaiçaba melhor ferias do mundo melhor carnaval conserteza
Por: ailton lima

Moro em brasilia df. visito a cidade todo ano,adoro mesmo,e indico mais pessoas a conhecer..gostaria de sugerir a prefeitura uma passarela com corrimão ao longo das piscinas..ob.
Por: helio soares

nasci em aracati n por minha vontade mais meu sangue e de itaicaba um lugar considerado por muitos um lugarzinho mais pra mim e uma grande cidade como sempre achei MINHA TERRA. VALEU FRANQUE.LUIZINHA
Por: marcelo ferreira

Itaiçaba é um pedacinho gostoso do ceará.gostaria que fosse divulgada a festa da pescaria e o nosso turismo local como o carnaval no rio.Itaiçaba é uma cidade maravilhosa e vem se desenvolvendo bastante nos ultimos anos.
Por: Rosivania silva lima

itaiçaba eu conheço, e amo essa cidade desde quando a conheci, numca mais esqueci nascido em Fortaleza, mas o pouco tempo Q tenhoe para apreciar as belezas dessa cidade, Carnaval nem se fala aciduamene estou todos por Q amo essa terra das pedras, amigos perguntaram me se eu tinha nascido nessa cidade tão bela, simplismente respondi não mas deveria ter respondido sim porque amo essa cidade, no aniversário da cidade melhor ainda na pescaria jamais perco TE AMO ITAIÇABA.
Por: carlos johnson de souza pinheiro

olá meu povo de Itaiçaba!, falo assim porque também sou itaiçabence com muito orgulho. Hoje moro no Rio de Janeiro, mas não não consigo esquecer essa cidade abençoaba, cheia de gente boa e hospitaleira. Parabens a atual administração, que deu "uma geral" na cidade, está de parabens.
Por: Edvanildo OLIVEIRA

Gosto muito de minha cidade natal ,mas gostaria que colocassem uma fotos melhores
Por: Francisco Sérgio de Lima

ja umas das melhores fases da minha vida em Itaiçaba........
Por: Ricardo Scipiao

ja visitei por duas vezes e tem familiares de minha esposa, gosto muito do banho na barragen e um povo muito hospitaleiro... saudacoes a todo povo de itaçaiba.
Por: flavio inacio

Itaiçaba era a paixão maior do meu avô (Raimundo Costa) e da minha avò (Dona Mundoca). Continua sendo a paixão de toda a minha família principalmente da minha mãe... Itaiçaba e tão querida e gostosa que minha espôsa que não nasceu nesse paríaso não sossegou enquanto não comprou uma casa para passarmos finais de semana, carnaval, semana santa e tudo quanto é festa... Meus filhos são simplesmente apaixonados por esse pedacinho de chão cativante e adorável...
Por: Ozevaldo Silva

amo muito essa cidade i estou indo passar carnaval ai se deus quiser
Por: cintiagomes

nasci em itaiçaba,atualmente moro em s.j.c sao .paulo.sinto saudades.depois que meus faleceram nao voltei mais,um dia quem sabe,irei tenho lembranças muito boas,como tanbem tenho familia ainda air.Cidade Maravilhosa.
Por: Maria Socorro C.S

Saudades, Estive em Itaiçaba no Projeto Rondon em 1981 por um mês, conhecí muitas pessoas e fiz amigos. O tempo e a distância não apagou as lembranças, com tanta saudades voltarei ...e logo. Abraços
Por: Clarice Pereira das Mercês

NASCI EM ITAIÇABA, ESTUDEI NA ESCOLA DO PADRE ABILIO, DONA RAIMUNDINDA, CECILIA, ZELIA, DONA VICENTINA, A SECRETARIA, TEMPOS BONS, QUE NAO VOLTAM MAIS....
Por: ESTER DE BRITO SILVEIRA

Sou de Itaíçaba, estive recentemente de férias aí, olha, como mudou minha Itaiçaba e para melhor, um grande crescimento. Todos estão de Parabéns.
Por: FÃ

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itaiçaba
Fundação:
1956
Altitude:
7m
População:
6.840 habitantes
Área:
240,2km²
Densidade Demográfica:
28,48hab/km²
CEP:
62820-000

Envie seu comentário sobre Itaiçaba

banner