Ibiapina

Ibiapina-CE
banner

Bem-vindo a Ibiapina!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Ibiapina, informações atualizadas sobre a cidade Ibiapina, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Ibiapina.

A cidade de Ibiapina, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1933. A localidade está em uma altitude de 878m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.721 habitantes. A área total de Ibiapina é de 368,1km², e sua densidade demográfica é de 59,01hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibiapina-CE é 62360-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ibiapina

Roteiros do Brasil

Região Serra de Ibiapaba

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Igreja de Santo Antônio da Pindoba (1907), Igreja de São Pedro, Cadeia Pública Municipal (1910), Mercado Público (1931), Igreja de São Francisco, Igreja de Nossa Senhora do Bom Parto,Casa Paroquial.
História: Suas raízes buscam os pródromos do Século XVI, havendo como chefes dominantes os Tuxauas de nomes Irapuã ou Mel Redondo e o irmão Jurupariaçu ou Demônio Grande, clãs vinculados à Nação Tabajara. A partir do ano de 1656, quando se estendeu a Catequese ao longo da Grande-Serra, formou-se nessa oportunidade o aldeamento a que se denominou de Baepina. Diante do moroso, mas relutante crescimento, deu-se a esse reduto o  nome de São Pedro, depois São Pedro da Baepina ou Baiapina.
Evolução Política: Quando de sua elevação à categoria de Vila, evento ocorrido em virtude de Lei nº 1.773, de 23 de novembro de 1878,  simplificou-se e modificou-se o nome para Ibiapina. Os atos inaugurais da recém-criada Vila datam de 1º de julho de 1879, porém com a denominação de São Pedro, consoante Lei nº 1.814, de 22 de janeiro de 1879. Essa denominação, no entanto e consoante Decreto nº 206, de 6 de junho de 1931, alterou-se para São Pedro da Ibiapina. Suprimido o Distrito, conforme Dec. 193, de 20 de maio de 1931, passou o seu território à jurisdição de dezembro de 1933. Sua elevação à categoria de cidade, com o nome de Ibiapina, ocorreu de acordo com o Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro   de 1938.
Igreja: Suas manifestações de apoio eclesial provêm, inicialmente, da construção de uma capela de taipa, coberta de palhas e piso e de chão batido. Essa capela, ainda construída sob a influência missionária da Ibiapina, tinha como religiosos cerca de 60 índios, quase todos originários do Termo de Sobral. Houve como fundador e construtor dessa primitiva capela o português de nome Manuel da Costa Resplande. Ainda sobre essa modesta obra, deve-se ressaltar peculiaridades interessantes, como por exemplo o diminuto tamanho do sino e a imagem de São Pedro, também pequenina, confeccionada em barro, talvez por algum artista pouco entendido em obras plásticas.
O patrimônio no qual seria edificada a Igreja-Matriz teve como doador o Capitão Pedro Francisco de Paula, no ano de 1848, e, no tocante à conclusão das respectivas obras, tem-se como referência o ano de 1878. As verbas de custeio, que deveriam ter saído dos cofres do Império, constaram de doações relativas a terceiros.
Além da Igreja-Matriz, ergue-se na sede a Igreja de São Francisco, elegante templo, contando-se ainda com a capela dedicada a Santo Antônio, situada no Cemitério Novo, obra construída em 1907. 

Significado do Nome:

O topônimo Ibiapina vem do tupi-guarani ybyá (terra,chão, solo), pina (pelada, sem vegetação, tosqueada) e significa terra tosqueada, terra limpa.
Sua denominação original era São Pedro, depois São Pedro da Baepina ou Baiapina, São Pedro de Ibiapina e, desde 1938, Ibiapina. 

Aniversário da Cidade:

23 de Novembro

Gentílico:

ibiapinense 

População:

23.810 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

Norte: Ubajara; Sul: São Benedito; Leste: Mocambo; Oeste: Estado do Piauí.  

Acesso Rodoviário:

BR-222, CE-187 

Distâncias:

Da Capital:

338 km   

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

Riachos Pejuba e Jaburu, Cachoeira da Ladeira, Barragem dos Granjeiros, Bica Pinguruta, Bica de Monte Belo, Cachoeira da Curimatã, Cachoeira do Galo, Bica do Frade, Mirantes e Trilhas dos Aparatos.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa de São Sebastião (20 de janeiro)
 
- Festa de São josé (19 de Março)
 
- Mês Mariano (maio)
 
- Festa de Santo Antônio (13 de junho)
 
- Festa de São Pedro - Padroeiro (29 de junho
 
- Semana da Pátria (setembro)
 
- Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (15 de agosto)
 
- Festa de São Francisco (4 de outubro)
 
- Dia do Município (23 de novembro)
 
- Festa de Santa Luzia (13 de dezembro)

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS: 

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIAPINA

E-mail: [email protected]  

Telefones: (88) 3653-1125

Sites: http://www.ibiapina.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE PROTESTO:

E-mail:

Telefones: (88) 3653-1176

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.ceara.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Ibiapina

eu adoro ibiapia pois os meus pais morar ai até hoje,estar cidade cresceu muito depois que eu mudei de lá,tem igrejas lindas,pracas maravilhosaslá,em dezembro vou passar férias lá bjos ibiapina.
Por: eliete

Senti falta das fotos das trilhas e cachoeiras existentes em Ibiapina. O clima aqui é agradável o ano todo.
Por: Ricardo Melo

o aniversario da cidade é 23 de novembro e não 1º de julho
Por: Ricardo Melo

me criei em ibiapina amo esta cidade e não existe lugal melho para se passar uma ferias
Por: Helio Pereira Cesar

ibiapina e tudo de bom tenho 28 anos que deixei esta cidade mas não esqueço ela um so monento meus familiares moram ai e sempre que posso vou visitar esta cidade maravilhosa
Por: Helio Pereira Cesar

bem não tenho muito o que falar desse cidade maravilhosa, conheci essa cidade atraves da minha noiva que ela mora com a familia ai, o clima é maravilhoso e o povo da cidade são bem receptivos, concerteza quero voltar novamente na cidade ou quem sabe morar, agradeço por ser bem recebido.
Por: welton pereira costa

ja estar cm quatro anos q nao vou em ibiapina mais estou gostando das fotos q esto vendo nao tem como vc colocarem mais fotos esto morando em manaus am uma boa tarde para todos
Por: joao paulo romao do nascimento

eu nasci ai mas atualmente moro em vitoria es, mas amo minha cidade natal a final meus pais morar ai até hoje,bjos
Por: eliete

ibiapina é tudo de bom.bares,festas,pontso turisticos,como bondin de ubajara.
Por: lindauria

"... Foi um dos lugares mas bonitos que já conheçi, voltei de lá a pouquissimo tempo, e pensem numa saudade, quero muito nas fetas juininas voltar lá, pois tudo lá é agradavél, as pessoas, os lugares, e o clima nem se fale é uma deliçia aquele frio, você se sente bem consigo mesmo.... pois é Ibiapina é uma das mas lindas pérolas desse nosso Ceará...
Por: Luis Claudio Gonçalves Fonseca

sou filho nascido em minha querida ibiapina, gostaria que divulgassem, mais a mesma, adoraria receber noticias, as fotos da cidade,pois só ouço falar de todas cidades vizinhas menos minha querida e amorosa cidade. amo minha ibiapina.
Por: francisco deusimar paulino(mazinho)

ola´meu nome é valeria tenho 39 anos estive ibiapina em outubro de 2008 e fiquei muito encantada com a cidade pois era aprimeira vez que fui para uma cidade tão longe ,pois sou mineira de BH e moro em sao paulo sou casada com um cearense ai de ibiapina ,sonho um dia poder voltar e desfrutar das belezas que ibiapina tem ,parabens a cidade de voces e´linda e o povo e´muitop acolhedor quando fuiaai a praça em frente a igreja de sao pedro estava em reforma hoje so vejo por foto e não vejo a hora de poder ver pessoalmente sou e fiquei ainda mais apaixonada pela arquitetura de ibiapina ,valeu apena conhecer ,para mim ibiapina é o melhor lugar para se viver ...bjxs fica com Deus e que Deus abençoe esta cidade maravilhosa
Por: valeria aparecida de carvalho silva

sou morador de fortaleza ceara, mas tenho casa em ibiapina para finais de semana, trata-se de uma cidade(região serrana) com clima inigualável no nordeste de povo hospitaleiro e ordeiro,otimo para ferias local e belas cachoeiras e trilhas sem igual,local seguro e com otimas opções de pousada.
Por: jose gerardo queiroz oliveira

tem 10 meses que moro em Ibiapina, estou apaxinada pela cidade, terra de povo amigo acolhedor quero ficar aqui por muitos anos, se possivel quero ser cidadã Ibiapinense,porque não ?
Por: francisca fereira de oliveira

CONHEÇO IBIAPINA SOU DE LÁ.DO SÍTIO JUREMA.NÃO HÁ OUTRO LUGAR MELHOR.Á 20 ANOS MORO EM CASTANHAL-PÁ. SEMPRE VOU LÁ A PASSEIO E QUANDO VOU, SEMPRE PARTICIPO DA MISSA NA MATRIZ DE S. PEDRO NOSSO PADROEIRO.VÁ A IBIAPINA VC.TAMBÉM.ABRAÇO!!!!!!!!!!!!!!
Por: JOÃO CARLOS DA SILVA

mora em ibiapina e um previlegio muinto grande pricipalmente pelo seu clima agradavel. sou filho desta cidade maravilhosa mais so que eu moro em porto velho rondonia capital do estado
Por: antonio rogerio r. coutinho

De clima frio, porém , calorosa na receptividade dos habirtantes a cidade de Ibiapina era um antigo xodó que eu mantinha até o falecimento do meu saudoso pai SR. Antônio Celso Oliveira, fato ocorrido no ano de 2006. De lá para cá, guardo boas memórias de Ibiapina, dos amigos que por lá deixeis e da suas matas ainda preservadas. Foi-se meu pai, mas fica o meu amor por ti Ibiapina. Um dia quem sabe .....
Por: jose gilson queiroz

sou filho de ibiapina e amo noticias da minha cidade a ampliaçao das informaçoes e fotos alegra o meu coraçao.....
Por: Albertogomes

nossa,como tenho saudade dessa cidade que tanto amo,minha cidade natal,espero que chegue bem rapido fim do ano para estar ai em ibiapina que eu tanto adorooooo.
Por: alessandra sabino

Oi, me chamo jairo, eu sou de ibiapina mais agora estou em Brasília. Ibiapina é uma cidade muito cheia de riquezas e muitos pontos turísticos que vc pode conferir, se vc não conhece não perca tempo venhaaaaaa. Saudades Jairo.
Por: Jairo Lima de Carvalho

quero conheser ibiapina a familia caetano o meu abraço
Por: franciscorodrigues

eu moro no rio de janeiro mais sou filho de santa quiteria no ceara um beijo no coraçao da minha gente querida
Por: franciscorodrigues

SOU DE IBIAPINA,MORO EM CASTANHAL PARÁ.A MAIS DE 20 ANOS.TENHO UM COPROMISSO DE CADA VEZ QUE VOU AI EM NOSSA TERRA PATICIPO DA MISSA NESTA IGREJA TÃO LINDA QUE É A MATRIZ DE SÃO PEDRO QUE É UM PATRIMONIO INIGUALÁVEL PARA TODOS NÓS.DE FÉ E ARQUITETÔNICO.
Por: JOSÉ E.P.LIMA

Adoro Ibiapina, Minha princesa serrana, um paraíso de trilhas, riachos e cachoeiras. lugar melhor não há!"
Por: Gérson Nascimento

e uma cidade maravilhoza minha familia morã ai em ibiapina
Por: tomaz pinto carneiro

A cidade de Ibiapina é maravilhosa, vou visitar em breve esse clima de serra é muito legal para curtir férias.
Por: Adonilton

Ibiapina cidade que ainda irei te conchecer pessoalmente, aguarde.....
Por: Adonilton.

A cidade de ibiapina eé um encanto onde quem visita essa cidade fica muito dificil não se apaixonar por ela e as princesas que lá existe.
Por: Adonilton.

ibiapina é um lugar maravilhoso para si morar.sou da jurema sul e amo esse lugar.
Por: paulo

sou do piaui e no ano passado estive ai,conheci pessoas e lugares maravilhos,Ibiapina é uma cidade muito bonita e um clima adoravél,gostei muito,parabens a todos os ibiapinenses por essa cidade tão maravilhosa.
Por: Roseane Araújo

ibiapina é uma cidade ótima certas pessoas e que não prestam amo ibiapina mas não sinto saudade de lá ciadade maravilhosa quem não conheçe tem q conhecer vcs não vão se arrepender.bjsss
Por: iana

ibiapina e uma cidade muito linda.sou conterrania .
Por: patricia

Olá sou de Ibiapina estou aqui para diser q quem não conhece esta cidade maravilhosa tem q conhecer,com suas belezas incomparáveis é um ótimo lugar para passar suas férias.Lugar onde todos tem o coracão do tamanho do mundo,pessoas acolhedoras... Venha conhecer esta cidade que é maravilhosa,com suas vantagens sítios de dar enveja a qualquer um.
Por: Marly Rodrigues

SOU DE IBIAPINA OQ TENHO A DIZER ,Q ESTA CIDADE É MARAVILHOSA,AMO IBIAPINA,COM SUAS FESTIVIDADES,ENCANTA A TODOS, Q N A CONHECE DEVE CONHECER POR QUE É SIMPLISMENTE MARAVILHOSA.
Por: MARLI RODRIGUES

nascie no sitio pejuaba que fica em IBIAPINA adoro minha cidade e o meu povo estou longe a 18anos no rio de janeiro te amo IBIAPINA sinto saudades beijos cidade maravilhosaaaaaaaaa
Por: maria margareth pinto de lima

Conheci Ibiapina e percebi que é uma cidade linda e encantadora.
Por: Maria Peixoto

nascir nessa cidade ,e sinto muita saudades de ibiapina
Por: mafalda

sou de ibiapina amo minha terra atualmente estou morando em sao paulo mas sempre que posso visito minha cidade natal tenhomuitas pessoas enportante la ex. minha querida mae e meus familiares. e muitos amigos desejo a todos os ibiapinenses tudo de bom abraco benevalto.
Por: bene

Ibiapina é o melhor lugar para férias tudo de bom comida típicas deliciosas!!!é bom d++++!!!!
Por: Maria e Lourdes

Ibíapina cidade pequena mais muito tranquila vale apena conferir.
Por: cleane de sousa silva

IBIAPINA É SHOWWW!!! AMO MNHA CIDADE, E VC Q Ñ CONHECE VENHA CONHECER.
Por: Marli Rodrigues

é uma cidade bela linda elegante mais nunca vai superar o meu croata
Por: lucivando lima

sou de ibiapina,mas moro em brasilia,esse lugar é maravilhoso,amo essa cidade!
Por: francileuda

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibiapina
Fundação:
1933
Altitude:
878m
População:
21.721 habitantes
Área:
368,1km²
Densidade Demográfica:
59,01hab/km²
CEP:
62360-000

Envie seu comentário sobre Ibiapina