Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Paripueira?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Paripueira

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Caminho do Sol e Charme na Costa dos Corais

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A expansão turística fez o povoado, que pertencia à Barra de Santo Antônio, crescer e ganhar importância, fazendo com que alguns moradores iniciassem um movimento pela emancipação política. José Vasco, José Dadi, Hamilton Monteiro e Lamenha Filho foram importantes nesse processo. Com isso, o município terminou criado pela constituição Estadual de 1988. Ações judiciais questionaram a constitucionalidade do processo de 1990, quando houve um plebiscito, mas só em 1991, é que Carlos Alberto Costa foi nomeado administrador publico. Em maio uma nova liminar cassou a transformação do município, mas o STF manteve a decisão inicial.
Hoje, Paripueira é uma cidade que recebe milhares de turistas ávidos por desfrutar a tranqüilidade de suas praias, destacando-se as de Costa Brava e Sonho Verde, além das piscinas naturais. No município encontra-se maior família de Peixe-Boi (espécie em extinção) do Nordeste, no Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-boi, único na América Latina.A cidade convive também com a alegria das festas carnavalescas, promovendo um dos maiores carnavais do Estado, além da tradicional Festa de Santo Amaro, em janeiro, em homenagem ao padroeiro local. As festas da Agulha e da Lagosta também são prestigiadas.  

Significado do Nome:

Município turístico, à beira-mar, paripueira quer dizer “praia de águas mansas”, na linguagem indígena. Formou-se a partir de uma colônia de pescadores e cresceu por causa da proximidade com Maceió e após ser descoberta como área de veraneio. O povoado sofreu influencia holandesa durante a invasão e numa pesquisa nas ruínas de um forte, foram encontradas mais de 6 mil peças. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

paripueirense

População:

11.349 habitantes

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município litorâneo turístico, antiga vila de pescadores, Paripueira recebe grande quantidade de turistas. Sua arquitetura mostra registros importantes da presença holandesa durante a ocupação. Seu Padroeira é Santo Amaro.

Clima:

Quente e úmido

Temperatura Média:

29º C 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Município da Região Leste do Estado de Alagoas 

Limites:

Barra de Santo Antônio, Maceió, São Luiz do Quitunde e Oceano Atlântico. 

Acesso Rodoviário:

AL-101, Norte 

Distâncias:

Da Capital:

27 Km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

A piscina já é explorada pelo turismo há cinco anos. E a palavra beleza não abrange a dimensão da piscina, é muito mais que bela, é um museu natural no mar, os corais estão preservados e ninguém pode levar de lembrança. É proibido, retirar corais, conchas, peixinhos, estrelas do mar. Só é permitido tirar foto e guardar na memória. Este aviso é dado pelo empresário Wanderley Turatti, do restaurante e náutica Mar & Cia., aos turistas que vão passear nas piscinas. Depois, o guia Juliano, no barco, relembra aos turistas a importância da preservação do meio ambiente e dos seres do mar.

Peixe Jesus

Preservação, esta palavra você encontra no dicionário de Paripueira e nos quadros de avisos. Por isso, a piscina é limpa, águas claras e cristalinas, os peixinhos sargentinhos policiando, ou melhor, jogando charme para as crianças e marmanjos no mar. Surpresa também faz parte do dicionário da Piscina Natural, pois de repente aparecem os peixes agulhinhas prateadas pulando. É um espetáculo! Por isso, os pescadores os chamam de Peixes Jesus, pois parece que eles caminham sobre o mar. Mas se você tiver sorte, poderá ver o peixe Xaréu pulando em disparada para almoçar as Tainhas. É muito bonito! Os peixes em cardume aparecem e mergulham rápido.

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Praia Sonho Verde

Forte em Ruínas

Construído pelos holandeses durante a invasão, com um acervo de aproximadamente seis mil peças.

Igreja Matriz de Santo Amaro

Tradicional festa de Santo Amaro padroeiro do Município. São milhares de fieis de toda parte do Estado que comparecem no dia 15 de janeiro a procissão de encerramento dos festejos comemorativos ao Santo.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

15 - Festa de Santo Amaro - Homenagem ao padroeiro

 


 Fevereiro

- Carnaval

 Festa da Agulha

 Festa da Lagosta

 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARIPUEIRA

E-mail: paripueira@saude.al.gov.br

Telefones: (82)-293-1022

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário

E-mail:

Telefones: (82) 221-4615

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DA ÚNICA VARA:

E-mail:

Telefones: (82) 3293-1070

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.gazetaweb.globo.com

www.citybrazil.com.br

www.frigolitto.com.br

www.web.tescali.it

www.linyal.blig.ig.com.br

www.hotelparaisodasaguas.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Paripueira e pousadas em Paripueira para visitar Paripueira.

Promova a cidade de Paripueira no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!