Guaramiranga

Guaramiranga-CE
banner

Bem-vindo a Guaramiranga!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Guaramiranga e muitas outras opções de hospedagem na cidade Guaramiranga. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Guaramiranga.

A cidade de Guaramiranga, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1990. A localidade está em uma altitude de 900m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.705 habitantes. A área total de Guaramiranga é de 107,6km², e sua densidade demográfica é de 53,02hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guaramiranga-CE é 62766-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A “Suíça Cearense”. Esta é a denominação carinhosa de Guaramiranga. Seu nome vem do tupi e significa "pássaro vermelho". Localizado a 110 km de Fortaleza e inserido na área de proteção ambiental do Maciço de Baturité, este oásis serrano em meio ao sertão é o local ideal para conhecer o Nordeste além do litoral. Sua temperatura média varia entre 18º e 25º graus, chegando aos 12º em julho.

Embora os habitantes fixos sejam pouco mais de 4 mil, Guaramiranga não deixa a desejar quando o assunto é cultura. Inundadas com a arquitetura colonial, igrejas como a Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Lourdes despontam. Na praça do Teatro Rachel de Queiroz, a feira está cheia de doces e conservas feitos artesanalmente com ingredientes típicos do local. Depois de comprar alguns potes, o almoço ou jantar pode ficar por conta do restaurante Alemão Hofbrauhaus.

Seja através da gastronomia, da religião, da música ou da história, a cidade envolve os visitantes durante todo o ano com festas, feiras e manifestações culturais, demonstrando a diversidade do Ceará. No Carnaval, enquanto o litoral faz a folia, o município recebe o Festival de Jazz and Blues. Em julho vem a Feira de Negócios Turísticos do Maciço, em setembro o Festival Nordestino de Teatro Amador e o Festival de Gastronomia em outubro.

Quando se fala de belezas naturais, Guaramiranga também salta aos olhos. Sendo um dos pontos remanescentes de Mata Atlântica no Nordeste, apresenta vegetação típica somada às flores nativas, que são um espetáculo à parte. Tradicional pelo cultivo de rosas, o município é o maior exportador nacional de flores, ganhando o nome de “cidade das flores”.

Para curtir todo esse visual, o turista pode visitar pontos estratégicos como o Mirante do Pico Alto, o segundo maior em altitude do Ceará e terceiro de todo o Nordeste, ou a Linha da Serra. Em locais como esse é possível contemplar o rio Pacoti, a serra de Baturité e sua transição com o sertão em cenários de tirar o folego. Os mais conhecedores da área indicam visitas ao pôr do sol.

O visitante também não deve deixar de conhecer as trilhas que se espalham pelo Maciço de Baturité e guardam rastros da vida animal abundante. No fim, um banho em Cipó, Poço da Veada ou Talita, algumas das cachoeiras que se escondem por ali. A cidade também possui um pesqueiro e o Parque das Trilhas, ideal para quem deseja se aventurar em ecoturismo. Antes de partir, passe pelo Parque do Engenho. Maquetes, peças e apresentações artísticas contam sobre a Guaramiranga do século XVIII, com direito a delícias como caldo de cana, rapadura e cachaças como presente de saída.

Informações de Guaramiranga

Roteiros do Brasil

Região Serras de Aratanha Baturité 

"Cidade das Flores"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Muito apropriadamente Guaramiranga é denominada a Cidade das Flores. Há quem a chame de Suíça Brasileira quando não a Cidade Jardim. O fato é que ela é uma cidade que atrai. Mais que isso enfeitiça. Seu nome é de origem tupi que significa Pássaro Vermelho. Guaramiranga está acima de Baturité no meio do Maciço com altitude de 865m. Sua temperatura varia da máxima de 25ºC e da mínima de 18ºC e é esse clima o principal causador de todo esse espetáculos de flores que acabam brotando na cidade. É o que se pode denominar de uma cidadezinha que teima por não crescer muito para ficar sempre bonitinha. É uma cidade aconchegante gostosa de se passar e fácil de se locomover. Numa só caminhada você pode conhecer toda a cidade em si. Sua área corresponde a 107 60 quilômetro quadrados limitando-se ao norte com Pacoti ao sul com Mulungu à leste com Baturité e à oeste com Caridade. Está a 123 km de Fortaleza com acesso pelas rodovias CE-060 CE-356 e CE-065. Rodeada da natureza Guaramiranga encanta quem por ela passa. Seu povo é acolhedor e gosta de recepcionar quem a visita. A sua população é de cerca de 5 5 mil habitantes. Sua criação data do dia 01 de setembro de 1890 com instalação em 17 de outubro do mesmo ano sendo ela um desmembramento de Baturité. Assim como Guaramiranga se mostra não há quem resista. Desse modo é uma cidade preparada para o turismo com uma infra-estrutura toda voltada para agradar quem a visita. São hotéis de várias modalidades e classificações pousadas spas e restaurantes temáticos. A cidade vem crescendo de forma intensa apostando nessa economia que dá certo. O Ecoturismo então já tem seus guias treinados para nos levar à aventuras e trilhas nos ensinando a preservar a natureza. Enfim só indo até lá para saber realmente o que é Guará.  

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

01 de Setembro 

Gentílico:

guaramiranguense

População:

4.165 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Menor município do Ceará Guaramiranga esbanja beleza e boa acolhida. Localizada no Maciço de Baturité a cidade possui temperaturas tipicamente serranas entre 15º e 23º C e uma faixa de Mata Atlântica com palmeiras imperiais bromélias e bambus transformada em área de proteção ambiental. No Pico Alto o segundo ponto mais elevado do Ceará (1.114 m) a temperatura oscila entre 12º e 15º. De lá é possível ter uma ampla visão do sertão e do mar. Entre as atrações de Guaramiranga que em indígena quer dizer pássaro vermelho estão a nascente do Rio Pacoti e a Gruta da Natividade. A cidade possui ótimas pousadas e hotéis que ficam cheios durante o Carnaval e em setembro quando são realizados respectivamente o Festival de Jazz/Blues e o Festival Nordestino de Teatro Amador. Para os comilões Guaramiranga oferece doces geléias e licores produzidos localmente.

Clima:

Tropical subquente úmido 

Temperatura Média:

27º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Norte do Estado do Ceará 

Limites:

Pacoti, Mulungu, Baturité e Caridade 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

92 Km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Guaramiranga possui muitos atrativos turísticos que são mais explorados pela população de Fortaleza para feriados e fins de semana, não existindo um fluxo turístico mais significativo.
O nível de exploração é baixo frente ao potencial explorável, considerando sua inserção na parte mais alta da Serra de Baturité.
Seus principais sítios de valor paisagístico são as fontes e cascatas e a cobertura vegetal (matas úmidas) na faixa serrana.

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

A serra de Guaramiranga é uma atração natural. De sua rua principal partem algumas mais - não muitas - como pequenas variantes. Mais a frente estaremos em direção ao famoso Pico Alto ponto culminante do Maciço de Baturité com 1115m de altitude. Dali podemos ter uma visão espetacular do sertão lá em baixo em meio ao verde da vegetação das serras também podemos ver uma parte do rio Pacoti que nasce em Guaramiranga mesmo a 6km da sede. É emocionante e imperdível. Você pode ir até lá pelas trilhas ecológicas ou ainda existe um acesso por estrada asfaltada. Não podemos é claro esquecer que as flores que alegram e embeleza a cidade não deixam de ser uma atrativo natural. O acesso Guaramiranga-Pernambuquinho dá a uma sucessão de sítios e árvores gigantescas. Uma viagem que vale a pena. Existe o Parque Ecológico de Guaramiranga uma área de proteção ambiental assim conciderada oficialmente pelo Dec. de 30 de fevereiro de 1979.  Sem contar com as Cachoeiras de São Paulo e do Urubu. Outros atrativos são a Linha da Serra e o Parque das Trilhas. 

Atrativos Culturais

Guaramiranga tem grande destaque no seu artesanato de trançados taboca cipó vime e arranjos florais o que não podia faltas na Cidade das Flores. Conta com grupos de teatro danças folclóricas e a Banda Municipal de Música. Tem como destaque uma casa de espetáculos o Teatro Raquel de Queiroz. Outros atrativos culturais importantes são as Igrejas de Nossa Senhora de Loudes e Nossa Senhora da Conceição e o Convento dos Capuchinos que já foi um seminário e hoje é uma agradável pousada tão boa que até parece que foi construída para receber visitantes.
 
Teatro Raquel de Queiroz e praça principal repleta de flores  

As principais manifestação e tradições culturais são: Festival Nordestino de Teatro Amador que acontece todo o ano em setembro onde reúnem os melhores grupos teatrais do Nordeste e ali saindo premiado a melhor peça teatral; o Dia do Município em 22 de setembro; Festa da Pacroeira Nossa Senhora da Codeição em 8 de dezembro; Coroação de Nossa Senhora de Fátima com a realização de novenas durante todo o mês de maio; Arte em Flor em agosto; e a última novidade em carnaval no Brasil com classe e diferenciação no Festival de Jazz e Blues que já está fazendo o maior sucesso e não adianta chegar de última hora na cidade estará com todos os leitos esgotados tendo você que recorrer para pousadas em Mulungu Pacoti ou Baturité.

Serra de Guaramiranga

A Serra de Guaramiranga está localizada no Maçico de Baturité, a 865 metros de altitude, e sua principal atração é o Pico Alto, ponto mais elevado do Ceará, com 1.115 m. A temperatura oscila entre 12º e 15º, e do local temos uma ampla visão do sertão e do mar. A faixa de 0,1% de Mata Atlântica ainda existente no Ceará está em Guaramiranga e foi transformada em área de proteção ambiental (APA). 

Pico Alto

O Pico Alto é o segundo ponto mais elevado do Estado do Ceará, diante de seus 1.115 metros de altitude, pode-se deslumbrar um pôr-de-sol inesquecível, de uma vista magnífica que não possui adjetivos precisos para descrever a imensidão que se vislumbra do alto, a sensação de paz e liberdade junta-se ao desejo de voar ao lado de beija-flores e outros pássaros que nos recebem com boas vindas.
Para se chegar ao Pico Alto, saindo de Guaramiranga, pega-se a direção do distrito de Pernambuquinho, antes passando por Botija e Forquilha. No caminho de subida ao Pico, vê-se grandes árvores que protegem as encostas, como eucaliptos, ingazeiras, mulungus e até pinheiros; lá em cima, depois de passar por um caminho íngreme de pedras, não sentimos vontade de voltar, e sim de contemplar durante horas a incrível beleza do local.

Casas e sobrados antigos 

Do século passado e início deste século, período áureo da atividade cafeeira. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festival de quadrilhas com barracas de comidas típicas - realiza-se em praça pública.

- Festival de Música Arte em Flor - Acontece em julho com características 100% acústicas (não utilizam microfones e
amplificadores); reúne pessoas de todo e Estado.

- Festival Nordestino de Teatro - Mostra competitiva de espetáculos teatrais de todo o Nordeste realiza-se em setembro.

 Novembro

- Vídeo Nordeste - Festival Nordestino de Vídeo -

 Festival de Dezembro

- Apresentações de teatro, música e dança, exposição de artes plásticas e artesanato. Dramas, Operetas Populares e Teatro Popular. Apresentados em escolas, teatro, praças e sítios.   

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARAMIRANGA

E-mail:

Telefones: (85) 3321-1133 / 1159 / 1130

Sites: http://www.guaramiranga.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São ToméENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100 

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3321-1340

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Guaramiranga

Guaramiranga é um lugar que encanta e deslumbra qualquer visitante. Seu povo amigável, sua beleza incomparável e magestosa. Falo em especial do Chalés Alto da Serra, que com as pessoas que trabalham lá nos dá vontade de voltar e não sair mais! Aproveito e mando um Beijo à todos e aos donos Prestativéis e simpáticos Seu Tomás e Seu João.
Por: Dheyme Dayna

VISITAR GUARAMIRANGA É ALGO BASTANTE PRAZEIROSO, SEU AR BUCÓLICO É CONTAGIANTE. JÁ ESTIVE LÁ DUAS VEZES, ESTOU FAZENDO PLANOS PARA IR NOVAMENTE.
Por: EUFLAVIO MAIA VERÇOZA

A cidade é maravilhosa tem que esta sempre assim para que nós turistas possamos agradar
Por: Marianna

Quando eu era menino, meu pai falava muito da Serra de Guaramiranga. Resolvi conhecê-la e pude ver muitas imagens que Ele verbalizou. O que me deixou admirado é que em todos os recantos da serra (mês de janeiro) tem sempre um sabiá cantando.Voltarei a Guaramiranga para mostrar aos meus filhos. Chico Joânio.
Por: Chico Joânio

guaramiranga é um lugar de muita paz eu que nasci nesse lugar maravilho posso garantir que conhecer-lá é indispensavél pra quem procura paz e a mais pura natureza......
Por: julia

eu amo guaramiranga,e tenho um grande desejo de conhecê-la,e talvez até mesmo morar e desfrutar dessas maravilhosas paisagens,desse paraíso.
Por: tereza

não conheço ainda,+ tenho muita vontade de conhecer.pois moro em uma das mais lindas serras de nosso pais,aqui num recantinho do rn chamada martins,e queria comparalas.
Por: vanderlei leite de araujo

FIQUEI APAIXONADO, A CIDADE É PACATA, COM UM CICLO SOCIAL BEM APRAZÍVEL E COMPORTADO. O CLIMA É UM ATRATIVO, COM TEMPERATURA QUE CHEGA A 13 GRAUS. TEM SHOWS DE JAZZ E BLUES NO CARNAVAL E MUITO MAIS DURANTE O ANO. TAMBEM TEM TRILHAS ECOLÓGICAS.
Por: EUFLAVIO MAIA VERÇOZA

Boa tarde, Guaraniranga é um luga mais bonito que ja conheci, o que mais me encantar e o friozinho maravilhoso.
Por: MÔNICA FERREIRA DA COSTA

adoro guaramiranga.la foi o lugar mais lindo q ja conheci no ceara!!tudo de bomm
Por: juliana carvalho

guaramiranga é simplesmente tudo de bomm!!adoro esse lugar!!
Por: ana paula

Olá,pra quem não acredita que no CE,não faz frio.Venha conhecer Guaramiranga!O campos de Jordão do CE!!!Lugar lindo de belas cachoeiras e um canpping muito bem organizado!
Por: Danilo Pinho,Fortaleza,CE

Cada vez que visito Guaramiranga tenho vontade de ficar prá sempre. É realmente linda, e oencanto das flores a torna mais ainda. As cachoeiras, as pousadas, pracinha onde se concentram muitas pessoas, tudo se encaixa numa harmoniosacidade dos sonhos.Eu recomendo sempre.
Por: lucienemarinho

Olá. Muito lindo o site sobre as cidades, fotos e tudo mais. Apenas um pequeno equívoco sobre a FUNDAÇÃO, pois está escrito 1990. Guaramiranga já tem 110 anos, e sua origem vem de 1890. Uma cidade linda, com Festival Nordestino de teatro há quase 20 anos, Festas tradicionais de muitas décadas, não pode ter apenas 10 anos, ok? Um abraço e achei tudo muito lindo. Quem quiser conhecer esta maravilha de cidade, estaremos aguardando.
Por: Fabiano Almeida

adorrro de paixa quaramiranga é a cadade ais bela que eu acho@
Por: samara

sim conheço,muito lindo,infelizmente moro em sao paulo,mais meu irmao tem uma casa la,e quando vou sempre vamos pra casa dele,eu nunca vi lugar mais lindo...espero que continue sempre assim...
Por: diana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guaramiranga
Fundação:
1990
Altitude:
900m
População:
5.705 habitantes
Área:
107,6km²
Densidade Demográfica:
53,02hab/km²
CEP:
62766-000

Envie seu comentário sobre Guaramiranga

banner