Crato

Crato-CE
banner

Bem-vindo a Crato!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Crato, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Crato.

A cidade de Crato, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1853. A localidade está em uma altitude de 426m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 98.965 habitantes. A área total de Crato é de 1.117,5km², e sua densidade demográfica é de 88,56hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Crato-CE é 63100-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O Ceará é um estado com vocação para o turismo. Além de Fortaleza, a capital estadual, que por si só já é uma cidade turística, existem diversos outros locais para se visitar e até passar as férias no estado. O Beach Park, em Aquiraz, é um destes destinos. Juazeiro do Norte é outro grande destino cearense, procurado por centenas de milhares de turistas todos os anos.

Mas é numa cidade próxima de Juazeiro do Norte que o turismo cultural é forte e atrai cada vez mais pessoas. Crato, uma cidade com aproximadamente 112 mil habitantes, está muito próxima de Juazeiro do Norte e está a 500 quilômetros da capital Fortaleza. O melhor meio de se chegar a Crato é, inclusive, de avião, mas com destino ao aeroporto da cidade vizinha.

Crato é uma cidade que está localizada na região do Cariri, considerado um verdadeiro oásis no meio do sertão nordestino. Ali a agricultura se desenvolve de forma bem ampla, sendo este setor um grande responsável pela economia do município. No entanto, o que faz de Crato uma cidade razoavelmente desenvolvida é sua vocação turística.

Quem visita a cidade deve aproveitar os Sítios Históricos do Crato, regiões onde permanecem as construções de tempos antigos, ainda relacionados ao período de colonização da região. Há mais de 30 construções, monumentos e locais especiais dentro dos sítios e é possível passar pelo menos quatro dias somente conhecendo os sítios.

Para quem gosta de turismo ecológico, Crato conta com boas regiões para a prática de esportes radicais e trilhas no meio da mata. A Floresta Nacional do Araripe é o principal símbolo deste turismo mais natural, sendo ela um dos únicos resquícios da Mata Atlântica no Nordeste. Nela é possível conhecer de perto várias espécies de animais, plantas e outros seres nativos deste bioma brasileiro, que está tão degradado em relação a sua cobertura original.

Para quem busca um novo destino para conhecer, Crato é um dos que fogem ao comum, ao que as pessoas já estão acostumadas e ao que outros destinos do Ceará e do Nordeste em si costumam trazer aos visitantes. A cidade vale a pena e é um ótimo destino para as férias.

Informações de Crato

 

Roteiros do Brasil

Região do Cariri

"PÉROLA DO SERTÃO DO CARIRI"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens remontam a tempos imemoráveis, quando se estabeleceram na região os Índios Kiriris, missionados pelo padre Luiz Vincenzio Mamiani, a partir do segundo quartel do Século XVIII. Os primeiros colonizadores brancos constam como tendo sido formados por agentes da Casa da Torre (Bahia), seguidos de pernambucanos e sergipanos, ocupando terras localizadas no Riacho dos Porcos (Brejo dos Santos), no extremo sul da Capitania. Essa descida terá ocorrido por volta das décadas finais do Século XVII, época em que se registra a presença do braço aventureiro naqueles rincões e até então ocupados somente pela raça nativa. Na primeira década do Século XVIII ou, precisamente, nos anos de 1702/1704, tem-se como primeiro cessionário de terras no Cariri o sesmeiro rio-grandense (Norte), Manuel Rodrigues Ayrosa. Sua posse situava-se na gleba São José, no vale denominado de Lagoa do Ayrosa, entre as cidades que posteriormente se denominariam de Crato e Juazeiro (Sítio São José). Em períodos seguintes, porém quase simultaneamente, chegam à região outros desbravadores dos quais se destacam o Coronel Antônio Mendes Lobato e Gil de Miranda, que muito viriam contribuir em prol dos avanços da colonização. A partir de 1714, quando os investidores pernambucanos e baianos iniciam suas descidas, formando contingentes mais numerosos, o imenso Vale do Cariri passa por sucessivas divisões, em povoamento rápido e altamente produtivo.
A povoação do Crato, reduto inicialmente conhecido pelos nomes de Missão do Miranda, Aldeia do Brejo Grande e Missão dos Cariris Novos, elevou-se à categoria de Vila segundo Carta de 16 de dezembro de 1762, tendo sido instalada a 21 de junho de 1764, com a denominação de Vila Real do Crato. Sua elevação à categoria de Cidade ocorreu segundo Lei Provincial nº 628, de 17 de outubro de 1853.
A primeira manifestação de apoio eclesial tem como fundamento as terras patrimoniais doadas pelo Capitão-Mor Domingos Álvares de Matos e sua mulher D. Maria Ferreira da Silva, conforme escritura lavrada no Cartório do Tabelião Roque Correa Marreiro, em data de 3 de dezembro de 1743. Essa doação localizava-se, inicialmente, em terras encravadas a dois  quilômetros a Sudeste da povoação, transferindo-se, em data posterior, para a margem direita do rio Granjeiro.
Os trabalhos da primitiva Igreja, dedicada ao orago de Nossa Senhora da Penha de França, tiveram início em 1745, havendo como responsável Frei Carlos Maria de Ferrara e seu companheiro Frei Fidélis de Sigmaringa. A edificação desse primitivo templo revela, igualmente, o atraso de sua contemporaneidade, considerando sua estrutura, posto como as paredes eram de taipa, piso de barro batido e coberta de palhas, tendo ainda os caibros e ripas trançados de cipós. A permanência desses religiosos, no que se chamou de Missão do Miranda, estendeu-se por espaço de 10 anos.A Freguesia, ainda na vigência da antiga capela, criou-se por Provisão de março do ano de 1762 e inaugurou-se a 4 de janeiro de 1768, tendo como seu primeiro vigário o padre Manuel Teixeira de Moraes.
Com o desgaste do tempo, esse primitivo nicho entrou em deterioração, situação que levou o padre Antônio Lopes de Macedo Júnior, presbítero da Ordem de São Pedro, vigário da Vara e  pároco da Freguesia de Nossa Senhora da Penha, a endereçar requerimento à Junta do Real Erário, solicitando fundos necessários à construção da Capela-Mor ou Igreja-Matriz.
Atendido no seu petitório, iniciaram-se os trabalhos cuja conclusão data de 1817, constando os atos inaugurais de 3 de maio do mesmo ano. Em seus implementos de evolução, têm-se na área de influência da Igreja, a criação da Diocese, conforme Bula Papal de 20 de outubro de 1914, sendo seu primeiro Bispo D. Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, empossado a 25 de dezembro de 1915, além do Ginásio Diocesano, fundado a 1º de abril de 1916. Houve, como seu primeiro Diretor, o padre José Alves de Lima, nascendo desse meritório estabelecimento a Universidade Regional do Cariri – URCA. 

Significado do Nome:

 

A designação de Crato foi uma homenagem ao antigo Vilarejo de Alentejo. 

 

Aniversário da Cidade:

21 de Junho

Gentílico:

 

cratense

 

População:

121.462 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

20º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Cearense 

Limites:

Norte – Farias Brito, Várzea Alegre e Caririaçu; Sul – Estado de Pernambuco; Leste – Juazeiro do Norte e Barbalha; Oeste – Nova Olinda e Santana do Cariri. 

Acesso Rodoviário:

BR-222, BR-116, CE-060, CE-359

Distâncias:

Da Capital:

396 km  

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Igreja da Sé - Matriz de Nossa Senhora da Penha

Palácio Episcopal

Sede da Diocesse do Crato, local onde nasceu Pe. Cícero

Casa do Júri.

Teatro Raquel de Queiróz.

Gruta de Lourdes (datada de 1938).

Cristo Redentor.

Estação Ferroviária (datada de 1926)

Seminário Diocesano São José

Cruz do Século (torco monumento de madeira)

Chapada do Araripe

Floresta Nacional do Araripe

Nascente Cascata

Toca do Pajé 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Carnaval

 Julho

21 - Semana do Município.

- Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados.

 Setembro

01 - Festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CRATO

 

E-mail: [email protected]

 

Telefones: (88) 3521-9600   

Sites: http://www.crato.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

1º TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO E REGISTROS DE TITULOS E DOCUMENTOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3521-0503 / 1103

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

www.ceara.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Crato

"venham ver as belezas do crato".Essa musica é um hino a minha bela cidade que há tempos vejo,quantas saudades,da praça da sé,seminario,calçadão,granjeiro,exposição e seu povo que é maravilhoso,abraços a todos,chico soares
Por: francisco soares

A cidade é linda... Muitas belezas naturais... Pessoas bonitas e bem acolhedoras...
Por: Ruth

cidade realmente diferenciada, além do clima sempre agradável, por esta localizada na chapada do araripe, onde o verde prevaleçe, a acolhida da população deixa o visitante sempre a vontade.
Por: gilson de araujo

Estou aqui em são paulo mais sou do crato, adoro a cidade pela sua beleza e por ser um lugar tranquilo gostos.
Por: cristiane

Essa cidade foi e sempre será´uma das melhores q ja vivi e em algum dia pretendo ir morar novamente
Por: jaiane

Só poderia ter esse apelido: "Cratinho de açucar" Porque é realmente doce e lindo de se ver.
Por: Genava Correia de Sousa

Eu morei no Cratinho de Açúcar durante quase 19 anos.Cantarei o Hino do Crato:"Flor da terra do sol,oh berço explêndido,dos guerreiros da tribo cariri.Sou teu filho e ao teu calor,cresci,amei,sonhei,vivi..."
Por: Vicente Fábio Barros Cavalcante

com certeza deve ser uma Cidade linda de se ver á qual não vejo á hora de conheçer. pois sua beleza ao linge mim encanta!!!
Por: jaidete gonçalves lima soares

Moro em Brasília, carioca, e sou casada com um cearense de Juazeiro, mas quando vou pro Ceará costumo ficar no Crato. Acho o Crato uma cidade lindinha. Afinal, a Chapada aumenta mais ainda a beleza do lugar. Curto muito a natureza quando estou aí. Espero voltar no final do ano. Minha nota pro Crato é 10. Vale a pena conhecer o Crato.
Por: silvana cruz de souza gomes da costa

Nasci na cidade do crato,amo de coração,e sinto muita saudade de lá. nesse cratinho tem tudo de bom.Os balneários como: grangeiro.serrano,itaytera. não tem igual, é maravilhoso,lazer é o que não falta.
Por: Elionete

Essa cidade é maravilhosa,nasci lá, tenho muita saudades daqueles pé de serras,serrano,grangeiro,itaytera lazer é o que não falta,venham gente conhecer vale apenas.beijos pra todos que residem lá.
Por: Elionete

eu ja mourei no crato quando eu tinha 13 anos eu nunca esquesi amo o crato um dia vou morar aiiiiiiiiii
Por: josimar

Pense numa cidade maravilhosa não e a toa que chamam cratiinho de açucar. conheço e adoro sempre que posso estou porair curtindo as maravilhas que o crato tem principalmente seus balniarios., sem falar na expocrato e esse povo maravilhoso que o crato tem vale a pena. Abraços.
Por: João Bosco dos Sastos

A cidade mais linda que eu conheci na minha vida. Povo hospitaleiro; água doce e tranquilidade.
Por: Patrício Júnior

CONHEÇO O CRATO, E TENHO MUITAS PESSAOA QUE AMO QUE MORRAM AIR. crato e tudo de bom.não perdia uma expossiçao...
Por: LUCIEÊ HOLANDA LEITE DE BRITO

Sou natural de Crato/CE apesar de morar há muitos anos em Fortaleza. Crato é uma terra abençoada por Deus em suas belezas naturais e pela hospitalidade de seu povo. Passando pelo Crato, visite o Clube Granjeiro, o Serrano, a Nascente, as ruínas do que foi o Caldeirão, do Beato José Lourenço. A noite de Crato tb merece destaque. Tem o Flor do pequi, Choupana entre outros. É tanta coisa... Visite Crato e se apaixone!
Por: ENEAS BRAGA JÚNIOR

Crato é linda e aconchegante. Sobra cultura por lá. Berço do Pe. Cícero, Capital da cultura, Expocrato é máximo, enfim, compensaram os dias passados ali.
Por: Carlos Cruz Dantas

ja morei em muitos lugares dentre eles,fortaleza,exu,bodoco,timorante,rio de janeiro e são jose do rio preto sp,mas nenhum deles deixou tantas lembranças como meu cratinho de açucar,sauuuuuuuuuudades,eita lugarzinho abençoado
Por: carlos silva

O HINO do CRATO, diz tudo sobre esta maravilhosa Cidade. ( QUEM JÁ TE VIU, JÁ NÃO TE ESQUECE MAIS )
Por: Francisco das chagas

Não tem cidade mais linda do que Crato(minha opinião)povo acolhedor,educados,muito bom.
Por: Enio Cruz Garcia

O Crato é a cidade mais linda, animada que conheço. Sou filha da terra e me sinto imensamente orgulhosa disso. Sinto uma saudade imensa simplesmente de TUDO. Saudades meu Cratinho de açúcar........ Dany
Por: KÁTIA DANYELA

morei no CRATO muitos anos e adoro o cratinho de açúcar agora moro em SÃO PAULO
Por: Vicente Fábio Barros Cavalcante

Sou da cidade de crato,estou morando atualmente em Louveira-sp.Esta de férias visite a cidade de crato pricipalmente no mes de julho, é o mês da maior festa agropecuaria do ceara.
Por: idaildo

OI SOU FILHA DESSA CIDADE MARAVILHOSA, TEM 18 ANOS QUE SAI DO CRATO PRA VIR MORRAR EM BOA VISTA RORAIMA, MAS AMO DE CORAÇÃO MINHA CIDADE, ADORO MATAR A SAUDADE, ACHO QUE DEVERIA TER FOTOS DO ITAITERA E OUTROS LUGARES, PRA NOS QUE MORRAMOS LONGE MATAR A SAUDADE.
Por: JAQUELINE

Ainda nao conheço a cidade, mas só de ver as fotos, com tanto verde já estou maravilhada!! Conheço pessoas que nasceram nesta terra, pessoas maravilhosas e que hj fazem parte da minha vida. Não vejo a hora de me casar e conhecer o "cratinho de açucar".
Por: maria rita

Olá, boa noite. Sou Aline Silva, filha desta linda cidade. Moro a quatro anos em Cruzeiro do Sul - ACRE, estava morrendo de saudades de rever minha linda e amada cidade,foi maravilhoso ver as fotos. O Crato está cada vez mais lindo.
Por: ALINE SILVA

gostei muito das fotos recordei de algumas nasci ai,morei na rua barbara de Alencar, hoje estou em Mato Grosso do sul já a 31 anos. mais visitei o crato por tres veses, e pretendo ainda ir passear porai.
Por: Maria Alves

C IDADE R ESPONSAVEL E A MADO POR T ODOS O BRASILEIROS!!!!!!!!!! BRASIL UM PAIS DE TODOS
Por: ANTONIO JACKSON SANTANA DO NASCIMENTO

Nasci em Fortaleza mas me criei em Crato Amo essa Cidade de PAIXÃO,um abraço estou com muita saudades, principalmente do calor porque aqui em SP tá frio pra caramba.
Por: Cicero J. B. de Souza.

tudo que eu tenho para dizer e que o crato tem uma beleza encantadora.
Por: gerciane

Sou do Crato moro há muitos anos em Fortaleza, mas nunca exqueçi a cidade que é linda e rica em cultura.Quem puder visite o Crato, garanto que já mais esquecerás.
Por: Antonio César

- sou cearence com muito orgulho da cidade do cratinho de acucar, moro em sao paulo ha 40 anos mas nao esqueco da minha cidade.
Por: joaquim correia lima

A cidade é linda tem muitas belezas naturais e culturais,é ótima para se visitar.
Por: Brenna

meua amigo voce imagine um lugar espetacular um lugar imaginario tudo be bom maravilha e ese noso crato? todo prazer e ainda tem uma festa ta hora fica ligeiro mamo presta atençao falou gara vai nesa. ok.
Por: nilson

Não conheço mais gostaria de conhece-lo pois tenho uma irmã que esta morando la. so que acho muito distante mais sei que é uma cidade linda e de povo com muita fé. sou missionaria e tenho certeza que vou fazer um momento de cura interior e libertaçao e preciso em Deus fazer um trabalho glorioso pela força do Espirito Santo na intercecçao de Nossa Senhora um abraço fraterno Nubia Figueiredo
Por: Nubia Figueiredo

Amo de coração esse lugar, sou filho dessa terra. Eu que já andei por muitos lugares no Brasil, mas como aqui não há posso até duvidar alguem que ame mais do que eu o nosso querido a amado Crato, abraço a todos.
Por: André Luiz Alencar

O CRTATO E A MELHOR CIDADE DO BRASIL EU AMOOOOOOOO MUITO
Por: cicera de oliveira silva

linda cidade que e crato,parabens para todas as pessos que moram ai
Por: joao alexandre pereira

Moro no Crato,tenho certeza absoluta que não me acostumaria noutro local,pois aqui nasci,aqui cesci e hoje vivo cada dia que passa sempre adorando e amando cada vez mais o meu CRATINHO DE AÇUCAR!Um abraço a todos os Cratenses!
Por: Francisco Gomes Alencar

Crato é cidade da Serra do Araripe, é belíssima cidade da região do Cariri. Por ser filho da região, sempre precisei estar nesta cidade, lugar de armonia, tranquilidade e paz...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

crato e o coraçao do meu brasil saudades!!!!!!!!!!
Por: samara

Ainda ñ conheço essa linda cidade só por fotos,mas se deus permitir ainda realizarei esse meu sonho d conhecer Crato.Linda cidade que me encanta mesmo sem conhecer.
Por: Ceiça Barbosa

sou do bairro s.miguel. estou no r. janeiro a muitoa anos mas amo meu crato, quanta emoção.como ela esta linda nas fotos.
Por: vandicle regina sousa albernaz

Eu sou de Exu, amo o Crato e morei em Juazeiro de onde vim para São Paulo há muito tempo. más ainda este ano estou voltando. abraços a todos ai.
Por: Chagas Saraiva Alencar

conheço e adoro o crato mas faz tempo q estive ai morro de saudades...estou morando em sp ha 12 anos mas sempre q puder voltarei ai para visitar a familia e matar a saudade
Por: alecia

adorei ver as fotos para matar um pouco a saudade,bjsssss
Por: alecia

hoje vivo na Bahia, mas nasci em Juazeiro amo o crajubar morro de saudades dos balneários do crato...
Por: joana

Não conheço essa cidade mas pelas fotos achei muito bonita, deu vontade de ir conhece-la.
Por: aline

O Crato conta com vários hoteis e Pousadas. Um deles se destaca por estar localizado no sopé da serra do Araripe. Uma dezena de restaurantes para diversos gostos.Um deles, tem como curiosidade não possuir portas, pois é aberto dia e noite. Linhas de onibus fazem o percurso para Juazeiro do Norte de 10 em 10 minutos. O metrô do Cariri faz a linha para Juazeiro de meia em meia hora. Os teatros só funcionam na época das férias.Clubes serranos são locais de fins de semana dos cratenses.
Por: ubirajara

Morei no Crato até os 18 anos Eu vou pro Crato, vou matar minha saudade e ver minha morena ,reviver nossa amizade...
Por: Vicente Fábio

amo esta cidade nasci nesta cidade me casei vim mora em sao paulo mas nao deixo minha cidade natal por nada tenho muita saudade deste luga muito bom vcs ter colocado foto desta cidade maravilhosa para nos mostra os filhos e netos obrigado por esta cidade linda
Por: maria

amo esta cidade nasci nesta cidade me casei vim mora em sao paulo mas nao deixo minha cidade natal por nada tenho muita saudade deste luga muito bom vcs ter colocado foto desta cidade maravilhosa para nos mostra os filhos e netos obrigado por esta cidade linda
Por: maria

Nada melhor que respirar os ares do Cariri. Não sou Cratense, mas me sinto como tal. AMO ESSA CIDADE LINDA e CALOROSA. Sou da familia Leite da tradicional Vila Alta.Crato amado, coraçao do Cariri, minha paixão, estou longe, mas coração está ai!!
Por: Assianne Leite

CRATO É UMA LINDA CIDADE, E SE TORNOU MUITO IMPORTANTE, POIS TIVE O GRANDE PRAZER DE ENCONTRAR O AMOR, E O AMOR É DE LÁ, ESTOU ATÉ ESCREVENDO UM LIVRO:" AS PERIPERCIAS DE ANTONIO GEORGE EM OURO VERDE".
Por: nora lúcia coelho

morei 6 anos no Crato,sai de la ha 14 anos,morei 10 anos em sao bernardo-sao paulo,morei 1ano e 5 meses em Arapoema Tocantins,2 anos e 6 meses em Eldorado dos Carajas_Para e ha 4 meses moro em Xinguara Parà,mas revendo fotos do Crato me dei conta do qnto o Crato é lindo,fikei com saudades,um dia espero poder ir passear e levar meu esposo para conhecer,mas kem sabe minha proxima morada designada nao sera no ceara ai ficara mais facil.muita saudade crato.
Por: cicera

minha avo mora em crato e meu avo eu moro em maracaju ms
Por: aparecido rodrigues de lima

O Crato e muito lindo,meu pai nasceu no crato e veio morar em niteroi ainda pequeno;hoje ele nao esta mas conosco,mas so de ver as fotos da cidade, meus olhos enchen de lagrimas de tantas saudades dele.Espero um dia visitar esta cidade linda.
Por: cecilia de andrade sobrinho

sempre que posso estou no Crato sera para sempre minha cidade querida....
Por: Enoque beserra

É uma belíssima cidade. Rica em manifestações culturais e lindas paisagens. Situa-se ao sopé da Chapada do Araripe no Vale do Cariri no Ceará. Em Julho tem a Expo Crato animadíssima!!!!!
Por: luciane Schmidt

eu vou pro CRATO, vou matar minha saudade ir ver minha morena, reviver nossa amizade. Eu vou pro CRATO, tomar banho na nascente, na subida do Lameiro tomo um porre de aguardente... Moro em São Paulo mas sou do Cratnho de Áçúcar, Tijolo de Buriti...
Por: Vicente Fábio Barros Cavalcante

tem familia gomes de almeida meus avos juliogomes de almeida e emilia gomes de almeida era dai ou juazeiro ghostariA DE SABER
Por: julio cesar gomes de almeida

Este é um lugar bastante diversificado,com várias opções de cultura e lazer.Fica em um vale muito rico, pelas nascente que ali existe, são aguas cristalinas que deixa qualquer um delirar de tanta beleza.Venha conferir!Amo esta cidade e amarei sempre.
Por: joaquim

Eu sou suspeito para falar,porque sou filho natural de Crato.Sai dai á 25 anos atrás pra SP mas não consegui esquece-la.Graças a Deus meus pais ainda vivem ai sempre que posso vou ao encontro deles.Ainda sonho em voltar para ficar!Acreditem! Se não chover no Ceará o Crato continuará verde.
Por: joaquim

O CRATO é terra boa, terra de homem valente, mas terra boa é cariri, tem mangaba e tem piqui, mas na distância de uma légua, tem "caba" fio de uma égua que nega até umpiqui...
Por: Vicente Fábio Barros Cavalcante

Esta é uma das mais lindas e acolhedoras cidades do Ceará. Dispõe de um acervo cultural da mais alta magnitude. Tenho pelo Crato, a maior admiração e sempre que vou a Campos Sales, tenho esta magnífica cidade como visita.
Por: Antonio Cavalcante da Silva

o crato esta fofo, estou fora de la ha 4l anos mas nao esqueço o meu torrao
Por: rita bezerra santos

Moro V.Velha/Es. Linda Cidade c/Praias Fantásticas!!Conheço Crato, jeito de Capital,Bela!! Cidade Saúde Educação.Clubes Maravilhosos!! Mostre muito mais o CRATO!!! Parabens!! Até o próximo....
Por: Ana Beatriz

Nasci e passei toda infãncia no Crato-ceará, hoje moro no Rio de janeiro,ainda tenho família morando ai no Parque Grangeiro, o melhor são no lazer e entreternimento,com alguns locais até gratuito pra se divertir,com nascentes e clubes com preços acessíveis.Abração a todos.
Por: Delcarlos da silva sousa

Estou com saudades do Cratinho de Açúcar.Quero ver se este ano eu vou pois a última vez que estive aí foi em Dezembro 2001.
Por: Vicente Fábio Barros Cavalcante

adoro, é minha cidade querida e inesquecível e amada!!!
Por: roque jose

oi sou filho do crato nascido no bairro do seminario esou apaixonado pela minha bela cidade hoje moro em sao paulo mais nao te esqueço ja mais te ama crato
Por: jose vicente monteiro

Moro no Espirito Santo,gosto muito da cidade de Vila Velha.Mas amo a cidade de Crato,é muito linda!!!Acompanho a evolução da cidade e notícias..
Por: Luiza Brandão

estou aqui em sao paulo e estou com muita saudades da minha terra natal ,estou com muita saudades da minha fam, gosto muito do crato bezos
Por: francico

saudades dos clubes das minhas tias,dos primos ,crato da minha vida.
Por: francisco w. pereira

Nasci no Crato, mas moro em Sao Paulo amooooooooomuito esta cidade . ja voltei la para passar ferias pois tenho parentes la e muito bom e maravilhoso quem nao conhace nao sabe o qque e bom. O cvlube granjeiro e lindo o serrano e sensacional . CRATO e tudo de BOM.
Por: Marilene Macedo Crispim

Nasci no Crato, mas moro em Sao Paulo amooooooooomuito esta cidade . Ja passei ferias la muitas vezes. os clubes Granjeiro e Serrano sao incriveis e lindos. as praças , as sorveterias as igrejas o comercio, enfim tudo no Crato e muito bom eu amo. Venham conhecer todos vao amar.
Por: Marilene Macedo Crispim

Eu amo o Crato, cidade modelo do ceará, Princeza do Cariri.
Por: Vicente Fabio Barros Cavalcante

ola quanta saudade sinto deste lindo lugar.;sai muito cedo com 9anos hj tenho 37 sonho um dia voltar a minha linda cidade do crato sou cratense com muito orgulho. um beijosssss a todos
Por: maria cleonice

amo esta cidade, por-tanto, venho todo ano a visitar, adoro os banho na nacenta, granjeiro, serranno, e arajara,park,,,bj
Por: antonio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Crato
Fundação:
1853
Altitude:
426m
População:
98.965 habitantes
Área:
1.117,5km²
Densidade Demográfica:
88,56hab/km²
CEP:
63100-000

Envie seu comentário sobre Crato