Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Cariús?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Cariús

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

As terras entre as serras: dos Bastiões, das Palmeiras, da Quicumca e de Santa Maria eram habitada por diversas etni índigenas tais como os: Juca, Quixará, Quixelô,[8][9] e com a expansão das missões índigenas, da peruária e busca do ouro sul no Ceará, surge o povoado de Poço de Paus. A condolidação deste se deu partir dos anos 1920, pelos projetos do então presidente do Brasil, Epitácio Pessoa: a construção da estação ferroviária de Poço dos Paus, parte do projeto da expansão da Estrada de Ferro de Baturité[10] em direção do Crato e a construção de armazéns e acampamento para trabalhadores da construção da barragem do projeto da construção da baaragem do açude sobre o rio Cariús pelo DNOCS. Neste contexto antigo destrito de São Mateus, deselvolve-se até a emacipação como município. A história do nosso município começa em 1920, quando o Paraibano Epitácio na presidência da República, inclui no seu plano de salvação de Nordeste a construção de gigantescas barragens no território cearense. Uma delas POÇO DOS PAUS seria construída para barrar as águas do Rio Cariús, com capacidade de um bilhão de metros cúbicos; foi o ponto inicial do povoado e futura cidade. Pouco tempo depois foi erguida uma igrejinha, caracterizando a existência de uma típica vila do interior cearense. Em 1924, outro governo sucedeu-se ao de Epitácio Pessoa e as obras foram suspensas. Foi tamanho o seu progresso, que em 31 de março de 1938, pelo decreto de lei nº 169, o povoado foi elevado a categoria de vila, pertencendo ao município de Jucás, antigo São Mateus. O primeiro capelão foi o Padre Emídio Cabral que passou 3 anos na sua função. Na ausência do mesmo, ficou atendendo vigário de Jucás Padre Pio Pinho de Oliveira . Em 1938., veio um novo capelão Padre José Sobreira que passou 3 anos. O Padre Sobreira construiu a capela –mor, uma obra de arte do professor Italiano Augustinho Odísio. O município de Cariús, bem como os distritos de São Sebastião, São Bartolomeu, Bela Vista e Caipú, foram criados através da Lei nº 1.153, de 22 de Novembro de 1951, no governo Raul Barbosa. No dia 03 de outubro de 1954, teve sua primeira eleição.
A instalação oficial e solene aconteceu no dia 25 de março de 1955, com a posse do prefeito eleito, Sr. Silvestre Almeida Duarte.
Cariús é palavra indígena tupi e significa segundo Tomás Pompeu Sobrinho "rio do cari", de cari peixe de água doce.
Cariús é o nome do rio afluente do Jaguaribe, que banha a cidade e desemboca a margem direita à 02 Km, abaixo da cidade.
O nome primitivo Poço dos Paus, vem dos poços que são formados em vários morros de vegetação cerrada, Cariús é Palavra tupi.
O município de Cariús ocupa uma área de 1.075 km² e de acordo com o censo de 2000, toda população incluindo zona rural e urbana é de 18.418 habitantes. Estamos localizados na Região Centro Sul do Estado, a 420 km da capital, à 36 km de Iguatu e a quatro km da cidade de Jucás. Limitando-se com os seguintes municípios: ao norte Jucás e Iguatu; ao sul Farias Brito e Várzea Alegre; ao leste Cedro e Várzea Alegre e ao Oeste Tarrafas e Saboeiro. 

Significado do Nome:

O topônimo Cariús pode vir da linguagem Tupi ou Tapuia: cari(um tipo de peixe) e ú(água, rio), significando rio do Cari; caa(mato), ry(saída) e u(água). Segundo Tomás Pompeu Sobrinho o topônimio faz uma alusão ao rio Cariús, já segundo Paulino Nogueira, alusão é às cabeceiras do rio Cariús, localizadas em uma serra com uma densa vegetação.[6] Sua denominação original era Poço do Paus e desde 1951, Cariús. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

cariuense

População:

18.867 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A base da economia local é a agricultura: algodão herbáceo e arbóreo, arroz, milho e feijão; pecuária: bovino, suíno e avícola. Ainda existem 2 indústrias: uma de Produtos alimentares e outra de produtos minerais não metálicos. Em suas terras foram registradas ocorrência de Magnesita, Calcario(Calcita), sob forma Cristalina, Ametista (uma variedade do Quartzo).

Clima:

Tropical Semi-árido 

Temperatura Média:

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Sul Cearense 

Limites:

Norte: Jucás e Iguatu, Leste: Cedro e Várzea Alegre, Sul: Várzea Alegre e Farias Brito, Oeste: Tarrafas. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

411 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Açude do Muquém 

O Açude do Muquém se tornou um dos grandes pontos de visitação turística da cidade, principalmente pelo tamanho e beleza de suas àguas, oferecendo banho e lazer aos visitantes. 
 
Válvula do Muquém 

Construída para liberação das águas do açude, proporcionando para os visitantes banho e lazer. 
 
Igreja do Sitio Mauricia

Bela Arquitetura Eclesiástica no nosso município Cariuense, localizada no Sitio da Maurícia, onde é preservada pela comunidade local até os dias atuais.Sendo a mesma construída volta de 1911. 
 
Açude do Xixa 

Açude construído por volta de 1930, pelo antigo DNOCS. Onde se tornou uma das opções turisticas da cidade. Conhecido também, pelo seu grande armazenamento de peixes, proporcionado á prática esportiva da pesca.   

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Setembro

08 - O principal evento cultural é a festa da padroeira: Nossa Senhora da Auxiliadora. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIÚS

E-mail: prefeituracarius.ce@gmal.com.br

Telefones: (88) 3514-1219 - Fax: (88) 3514-1241

Sites: http://www.carius.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (88) 3514-2045

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 


Conheça nossas opções de hotéis em Cariús e pousadas em Cariús para visitar Cariús.

Promova a cidade de Cariús no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!