Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Brejo Santo?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Brejo Santo

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região do Cariri

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Suas origens datam do Século XVIII e têm  como precedente histórico o assentamento do qual consta como pioneira uma senhora viúva de nome Maria Barbosa. Durante espaços relativamente curtos, outros fazendeiros adquiriram no mesmo circuito, estabeleceram-se e justamente com os Santos formaram os povoados, embora que sob constantes atos de turbulência. Quando se chegou ao ano de 1858, duas Casas-Grandes existiam, uma pertencente ao Coronel Aristides Cardoso dos Santos e outra de propriedade de D. Senhorinha Pereira Lima (viúva de Antônio José de Sousa). Nesse ano e graças ao assentamento de novos moradores, inicia-se a projeção urbana do reduto, ocorrendo a sua elevação à categoria de Vila, segundo Ato Provincial de 20 de dezembro  de 1862 e ratificado conforme Lei nº 1.708, de 25 de julho   de 1876, tendo acontecido a instalação a 5 de novembro do mesmo ano. E, finalmente, a elevação à categoria de Município ocorreu segundo Dec-Lei nº 448, de 20 de Dezembro de 1938, com a atual denominação de Brejo santo. As primeiras manifestações de apoio religioso têm precedentes na ereção da primitiva capela cujo orago dedicou-se ao Sagrado Coração de Jesus. O título de Freguesia advém com a mesma Lei que elevou o Distrito à categoria de Município. E a Igreja-Matriz, resultante do melhoramento da capela já existente, teve como instrumento de ratificação, canonicamente determinada, a Provisão de 29 de Maio de 1877, tendo como seu primeiro vigário o padre Francisco Lopes Agath, empossado a 2 de Setembro do mesmo ano. 

Significado do Nome:

O sítio de sua preferência inicial, abrangendo vasta porção de terras, conta como tendo sido o lugar das Porteiras. Comenta-se, em termos de fantástica plenitude de sorte, que Dona Barbosa chegou a prosperar, reunindo em torno da fazenda expressivo contingente animal, notadamente em relação à bovinocultura, caprinocultura e suinocultura. Tornara-se grande criadora de porcos. Diante das quadras de estiagem, em que vertentes e córregos desapareceram, viu-se ela em grande apertura. Faltavam alimentos para os animais e, sobretudo, com relação às fontes de bebedouro. Desses animais, por serem mais vulneráveis à escassez de água, destacaram-se os porcos sequiosos e sufocados pelo calor. Dona Barbosa, então, resolveu entregá-los à própria sorte, abrindo os chiqueiros e empurrando-os córrego abaixo. A manada se foi. Ao cabo de alguns dias, quando esperava terem os porcos, morrido na aridez da estiagem veio a grande surpresa. Os porcos não só retornaram, como ainda traziam nas patas e no lombo sinais evidentes de que haviam encontrado água. Esses indícios, quando se sabia estar tudo estorricado, denunciavam que não muito distante havia água. Confiante, Dona Barbosa dobrou a ração dos animais, reforçando  o tempero de sal e logo em seguida tocou-os de volta. Seguindo-lhes encalço, grupos de vaqueiros os acompanharam. Surpreenderam-se. Ao longo do córrego seco e numa baixada que se estendia por entre serrotes, deram com os olhos em vasto brejo, mantido e alimentado por vertentes próprias. Retornaram. Diante da informação, D. Maria autorizou a mudança da fazenda, instalando-se na prodigiosa terra e dando-lhe a denominação de Brejo da Barbosa. 

Aniversário da Cidade:

26 de Agosto 

Gentílico:

brejos-santense

População:

45.190 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical quente semi-árido brando e Tropical quente semi-árido com chuvas de janeiro a abril 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Cearense 

Limites:

Norte; Missão Velha, Abaiara e Milagres; Sul: Jati; Leste: Mauriti; Oeste:Porteiras.    

Acesso Rodoviário:

BR 116 

Distâncias:

Da Capital:

515 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BREJO SANTO

E-mail:

Telefones: (88) 3531-0447  

Sites: http://www.brejosanto.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:

E-mail:

Telefones: (88) 3531-1550

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Brejo Santo e pousadas em Brejo Santo para visitar Brejo Santo.

Promova a cidade de Brejo Santo no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!