Barroquinha

Barroquinha-CE
banner

Bem-vindo a Barroquinha!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Barroquinha, fotos, informações, os principais hotéis de Barroquinha, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Barroquinha, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1989. A localidade está em uma altitude de 25m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.131 habitantes. A área total de Barroquinha é de 367,9km², e sua densidade demográfica é de 35,69hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Barroquinha-CE é 62410-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Barroquinha

 

Roteiros do Brasil

Região Litoral Extremo Oeste

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Nossa história vem de longe. Começou em alto mar por volta do século XVII, quando uma tripulação de pescadores de uma outra região, que não se sabe bem ao certo onde se localiza, por função de uma forte ventania, acabaram perdendo a direção desejada. Ficando bastante amedrontados por verem somente água, e viram-se quase sem chances de sobrevivência. Resolveram então fazer uma promessa a Nossa Senhora dos Navegantes, que os guiassem até encontrarem terra firme e gente para indicar o caminho de casa. Sendo assim ergueriam uma capela em homenagem a santa, foi quando avistaram a barra dos remédios e logo em seguida terra firme. A partir da ir eles começaram uma longa e exaustiva caminhada, até encontrar uma pequena vila com seus humildes casebres cobertos por palhas de carnaúba, onde foram recebidos de maneira simples, mas com muito carinho por um senhor chamado Porfírio de Laborão, que de imediato tratou da hospitalidade dos mesmos antes que voltassem á terra natal.
Alguns dias passaram e conforme prometido os pescadores retornaram com a imagem da protetora de todos que navegam mar a fora, e como forma de agradecimento pela sobrevivência eles ergueram a capela. Desde então virou tradição até hoje os festejo da padroeira.
Futuramente deu-se o nome de paço Imperial a esse lugarejo devido à passagem de uma comitiva do Imperador D. Pedro II que foi enviada para socorrer os flagelados da Seca. Passando por aqui eles construíram um poço profundo que então originou o nome Paço Imperial, que até então era um interior do município visinho. Com o decorrer do tempo a pequena vila tornou-se distrito de Camocim e passou a ser chamada de Barroquinha. Até que em 11 de maio de 1988 por força da Lei Estadual nº 11432 Barroquinha foi emancipada e nas eleições do mesmo ano, foi eleita a  primeira prefeita do município, a professora Veraldina Veras da Silva.  

Significado do Nome:

Conta os mais antigos moradores que esse nome se deu por existirem muitas barrocas em nossa região. O sonho de todos os moradores era que esse lugarejo passasse a ser cidade.  

Aniversário da Cidade:

11 de Maio 

Gentílico:

barroquinhense

População:

14.475 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município Litorâneo, situado na divisa com o Estado do Piauí, Barroquinha é a última alternativa no extremo oeste do Estado. É um lugar bastante primitivo, habitado somente por pescadores com suas pequenas e interessantes moradias. Possui um litoral com aproximadamente 25 km de praias selvagens, marcadas por acidentes geográficos que tornam a região muito bonita e agradável.

Clima:

Quente 

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

Granja, Camocim, Cajueiro da Praia (PI) e Oceâno Atlântico 

Acesso Rodoviário:

Partindo de Fortaleza: pegar a BR-222, depois a CE-364

Distâncias:

Da Capital:

413 Km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Praia, dunas, coqueirais, nascentes e manguezais alguns intocados formam as belas paisagens que o turista encontra em Barroquinha, um reduto de belezas naturais preservadas. A pesca artesanal é a principal atividade econômica, influenciando na culinária local. Os principais pratos são o caranguejo e peixe camurupim, iguaria abundante na região.

Principais Pontos Turísticos:

Praia Nova

Praia reta, com mar agitado, dunas e coqueirais. Abriga uma vila de pescadores bem primitiva com casas de pau-a-pique e uma lagoa. Através de trilhas, chega-se às Lagoas dos Remédios e Salgada. Não possui infra-estrutura turística.

Praia de Curimã

Praia Selvagem, de acesso difícil, mar agitado e areia batida. Há rochas espalhadas pela praia. Abriga uma vila de jangadeiros e uma pequena lagoa. Seu acesso é feito por estrada transitável apenas em tempo sexo, de barco a partir de Camocim ou pela Praia de Bitupitá, quando a maré está baixa. Não possui infra-estrutura turística.

Praia de Bitupitá

Praia reta, com larga faixa de areia escura, ondas fortes, dunas brancas e coqueirais. Possui uma vila de pescadores e um farol. É a praia mais movimentada do Município, embora seja selvagem. Possui alguma infra-estrutura turística.

Praia de Barra dos Remédios

Praia situada no sangradouro da Lagoa dos Remédios, represada pelas dunas.

Pontal das Almas

Praia situada no extremo oeste do Estado, às margens das fozes dos Rios Timonha, Ubatuba, Chapada, Camelo e Carapina, que formam um manguezal, é um trecho desabitado em que uma ponta de dunas se estende sobre as águas de uma baía. é rica em espécies flúvio-marinhas, sendo propícia à pesca de caranguejos. 

Rio Timonha

Rio que nasce no Município de Chaval, possui o maior Manguezal do Ceará. Desemboca no Oceano Atlântico, no Pontal das Almas, junto com o Rio Ubatuba, formando a Ilha Grande.

Rio Ubatuba

Rio que nasce na Serra de Ubatuba, vem em direção Norte até receber o riacho Santa Rosa, passado a dividir o Piauí do Ceará, já com o nome de São João da Barra. Desemboca no Oceando, junto com o Rio Timonha, formando a Ilha Grande.

Rio Chapada, Rio Camelo e Rio Carapina.

Rios que desembocam no Pontal das Almas, formando também a Ilha Grande. 

Igreja de Santa Adelaide

No tocante aos referenciais de apoio eclesiástico, tem-se como precedente uma capela, construída inicialmente, reformada e convertida depois em Igreja-Matriz. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Maio

05 à 11 - Festa de São Francisco

 Julho

04 - Romaria de Barcos - Homenagem à Santa Adelaide

 Agosto

17 à 30 - Homenagem à Santa Adelaide - Festas e Novenas 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARROQUINHA

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3623-1137 

Sites: http://www.barroquinha.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé 

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E ANEXOS: 

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3623-1182

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Barroquinha

Adorei a cidade de barroquinha e precisava ter mais fotos pois existem muita coisa bonita para mostrar posteriormente mandarei algumas.
Por: aleksandra

adoro morar aqui principalmente agoraq o meu prefeito foi eleito
Por: alzira

barroquinha eu naó sei mas bitupita é maravilhozo e voce ga conheseo si naó tiver conhecido va apresia a bela praia q nos temus
Por: francildo

adoro barroquinha ja morei la desde que nasci mais agora infelismente eu sai de lar mais amo a barroka
Por: suzeli

Em Barroquinha existe um lugar deslumbrante que é a barra dos remédio, lugar em que nasci e vivi durante treze anos da minha vida, neste lugar o contato é direto com a natureza a paisagem e linda, uma praia quase deserta, vale apena conhecer, vou sempre por lá duas vezes ao ano porque hoje moro em foratelza. mas nao esqueço a boa vida que tive por lá. abraço a todos meu nome é VASCO SEGUNDO 85 8786 7365 8532464600
Por: VASCO DA CRUZ SEGUNDO

Visualizando as paisagens de Bitupita, fico maravilhado e feliz, principalmente, por minha família ser originária deste paraíso !!!
Por: JAMIL TAHIM

eu estive ai nos festejos de nossa senhora dos navegantes e voltei a capital 18 de novembro e gostei apesar de eu ter tios e bizavo ai eu adoro vizitar essa terra cheia de pessoas boas de espirito e coraçao
Por: danilo paulo santos

adorei esta pacata cidade do ceara por sua tranquinlida e um povo hospitaleiro
Por: Flavio albano

Vc precisava participar do carnaval de Bitupitá. Foi uma festa maravilhosa"... Se vc ainda não conhece, aconselho vc a participar...Lá está a notureza com todo a sua exberancia...Mangues. lagoas e praias sem falae na hospitalidade de sua gente.
Por: Ozanan da Silva Dionisio

conheço e tenho casa lá e gosto muito do pernambuquinho um dos interiores de lá
Por: genivaldo

sou de barroquinha e tenho um carinho muito grande..!minha familia toda vivi nela!um abraço pra todo de barroquinha
Por: rita de cassia

sou de barrokinha,adoro minha cidadinha,moro em fortaleza,mas quando posso passo ums dia por lá,tranquila....e muito legal xaudades da minha cidade natal
Por: rita de cassia

eu estivi ai en barroquiha quando ainda nao era cidade e pretendo volta para reve meus parentis meu pai ramundo crispim e meus irmaos que nao comnhesso e meu tio enofre crispim etodos os amgos que ai dechei amais de 25 anos francisco crispim sao luis ma f 88933878
Por: francisco crispim

Conheço demais fui criado air adoro quando viajo para passar ferias por ai minha terra natal suas belezas são o maximo...
Por: Diogo Ferreira Gouveia

Morei por 6 meses em Barroquinha, cidade tranquila, agradável, belas praias e de natureza exuberante.
Por: Rosineide Carvalho

ja morei em barroquinha a 23 anos atrais e nao tinha praias hoje moro em sao luis mais pretendo volta ai em agosto para connhece estas praias que voces contruirao francisco crispim
Por: Francisco Crispim

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barroquinha
Fundação:
1989
Altitude:
25m
População:
13.131 habitantes
Área:
367,9km²
Densidade Demográfica:
35,69hab/km²
CEP:
62410-000

Envie seu comentário sobre Barroquinha

banner