Aracoiaba

Aracoiaba-CE
banner

Bem-vindo a Aracoiaba!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Aracoiaba, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Aracoiaba.

A cidade de Aracoiaba, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1933. A localidade está em uma altitude de 107m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 24.750 habitantes. A área total de Aracoiaba é de 628,1km², e sua densidade demográfica é de 39,40hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Aracoiaba-CE é 62750-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Aracoiaba

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os primeiros indícios de colonização provêm de uma Sesmaria cuja localização se situa no Riacho Aracoiaba, contendo três léguas de frente por uma de fundo. Essas terras foram concedidas a Pedro da Rocha Maciel, no ano de 1735, que aí se estabeleceu e prosperou, atraindo outros moradores para o reduto. O primeiro sinal característico de evolução surgiu com a criação do Distrito Policial, evento que tem registro em data de 18 de setembro de 1871. Três anos, conforme Lei nº 1.607, de 21 de agosto de 1874, cria-se também o Distrito de Paz. Sua elevação à categoria de Município provém do Decreto Estadual nº 44, de 16 de agosto de 1890, tendo sido instalado a 7 de setembro do mesmo ano, homenagem que se prestava à proclamação da Independência. Por ocasião da Divisão Administrativa do Brasil, realizada em 1911, soma-se ao Município o então Distrito de Vazante, criado segundo Lei Provincial de 1822. Quando se chegou ao Governo do Interventor Manuel do Nascimento Fernandes Távora, suprimiu-se o Município, anexando-se o seu território ao Município de Baturité (Dec. Nº 193, de 20/05/1931). Deu-se a restauração, apenas como Distrito, segundo Dec-Lei nº 1.156,  de 4 de dezembro de 1933. O título de Cidade, indicativo da total emancipação, adveio por força do Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938, mantendo a denominação atual. A primeira manifestação de apoio eclesial decorre de Provisão do Bispado do Ceará, assinada por D. Manuel da Silva Gomes a 22 de maio de 1914, criando a Freguesia de Aracoiaba. A capela, originariamente dedicada em honra de Nossa Senhora da Conceição, constituir-se-ia na Igreja-Matriz, tendo como instrumento de apoio a Provisão acima referida. 

Significado do Nome

Significa Canoa 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

aracoiabense

População:

25.505 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade centenária,localizada no maciço de Baturité,no Estado do Ceará,abre as portas para os seus visitantes,conterräneos e amigos. Visite nossa linda terra e conheça este rincão cearense.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Norte Cearense 

Limites:

Norte: Baturité, Redenção, Barreira, Leste: Ocara, Sul: Ibaretama, Oeste: Baturité 

Acesso Rodoviário:

CE- 060  

Distâncias:

Da Capital:

73 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Rio Aracoiaba e Riacho do Padre

Cargúva

Barreirinha e dos Cavalos  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACOIABA

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 337-1101

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTRO:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (85) 3337-1240

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Aracoiaba

ARACOIABA , DEU TE O NOME UM RIO AMENO TAO SERENO..... ESTA CIDADE TEM UMA BELA HISTORIA, NAO VAMOS ALTERAR SUA HISTORIA, ESTAO QUERENDO MUDAR E SE APODERAR DE SUAS RAIZES. NAO VAMOS DEIXAR. A HISTORIA DESTA CIDADE FAZ PARTE DE SEUS FUNDADORES.
Por: MANOEL EDMILSON DE OLIVEIRA PIN

Aracoiaba cidade centenária,localizada no maciço de Baturité,no Estado do Ceará,abre as portas para os seus visitantes,conterräneos e amigos. Visite nossa linda terra e conheça este rincáo cearense. carlos blemar silveira (Aracoiabense,sim senhor)
Por: carlos blemar silveira

No dia 15 de agosto de 2009,na cidade de Aracoiaba-CE., foi inaugurado o Museu que recebeu o nome de Museu Histórico e Cultural Dr. Salomão Alves de Moura Brasil. O Museu está localizado nas dependências do Ginásio Escola Normal Virgílio Távora. Venha conhecer a história de Aracoiaba, conhecendo o Museu desta acolhedora e simpática cidade.
Por: francisco Lusmar Paz

Aracoiaba Ceará é a cidade "Portal de entrada da Regiäo do Maciço de Baturité,aqui no Estado do Ceará.Detém a hegeomonia do ensino naquelas paragens alencarinas,posto que seus eduncandários de ensino médio e suas faculdades säo considerados as mais gabaritadas,no Mister de bem ensinar ás novas geraçöes...Carlos Blemar Silveira,Aracoiabense,sim senhor ...
Por: carlos blemar silveira

Adorei essa página, onde as cidades brasileiras podem ser divulgadas. Gostei das fotos de Aracoiaba. Breve entrarei para colaborar. Parabens aos produtores e colabores, em especial ao conterrâneo Blemar.
Por: Rose Mary Santana Matos

minha cidade natal! hoje não vivo mais em aracoiaba, mas gosto muita desta cidade estou com saudades.
Por: cicero de oliveira freitas filho

A r a c o i a b a ============ Terra que amei,quanto dizer nem posso... Solo que vibra em sentimentos meus Hoje volto a te rever,pois gosto Dos teus rebentos e formosos céus... A pátria é grande...O teu torräo é nosso E os próprios mares cheios de escarcéis Aqui nasceram filhos meus que endosso No mesmo afeto como filhos teus. Aracoiaba,que ao soprar dos ventos Trazes saudades,trazes desalento Nesta saudoso e prolongado adeus... Amo-te os bosques,adoro-te os campos O pisca-pisca dos pirilampos Luzes divinas que nos vëm de Deus ! Aracoiaba,10 de maio de 1979 Autor: Francisco Acélis Silveira
Por: carlos blemar silveira

A Pedra Aguda ============ Lendária,imóvel na amplidäo desnuda E aos céus erguida soberana e bela, Vë-se de longe a Excelsa Pedra Aguda A sertaneja e brava Sentinela ! Petrificada alí,serena e muda Como Atalaia sertaneja vela.... De calva fronte,lívida e sizuda A perfilar-se sobre o busto dela ! Em meio aos temporais cobre-lhe a fronte De noiva ricamente engrinaldada A névoa congelada do horizonte E ve-se após quando o luar desfralda A silhueta do soberbo monte Transparecendo aquela enorme calda... Aracoiaba,15 de agosto de 1975 Autor: Fco.Acélis Silveira
Por: carlos blemar silveira

ARACOIABA TEM "MUSEU HISTÓRICO E CULTURAL DR. SALOMÃO ALVES DE MOURA BRASIL". LOCALIZADO NA ENTRADA DA CIDADE, NO PRÉDIO ONDE FUNCIONA O GINÁSIO VIRGÍLIO TÁVORA, ENTIDADE QUE FESTEJOU COM SEU FUNDAOR DR. SALOMÃO E EX-ALUNOS, SEU "JUBILEU DE OURO" EM 31 DE MAIO DE 2008.
Por: ROSE MARY

ARACOIABA TERRA BOA ONDE NASCI,E ESTUDEI NO COLEGIO ALMIR PINTO PESSOS OSPITALEIRO ONDE TE DEIXAM AVONTADE, VA CONHECE-LA. UM GRANDE BEIJO.
Por: FRANCINEUDA GOMES

Com certeza é uma bonita cidade do nosso Esta, apresentando a simplicidade de cidade de interior e a hospitalidade do seu povo como grandes atrativos.
Por: julio

esta cidade é maravilhosa,tem um povo hospitalheiro,alegre, uma prefeita simples e honesta.Não deixe de passar no bar (oficina, lá tem comidas regionais e um ambiente aconchegante)
Por: angelucia

Venha conhecer nossa querida cidede de Aracoiaba - Ce.O Portal de entrada do Maciço de Baturité. carlos blemar silveira Aracoiaba-Ce
Por: carlos blemar silveira

cidade maravilhosa ,
Por:

Bonita simples e acolhedora cidade,passei o inicio de minha vida ou seja os primeiros anos de vida,estudei no Almir Pinto,conheço pouco más mim sinto parte deste povo.
Por: João

Conheci pela net e gostei bastante, sou natural de ipaumirim ce, talvez va trabalha nesta cidade como projetista se der certo, um abraço a todos que faz parte dessa encantadora cidade.
Por: Francico Geraldo Barbosa Lins

Não conheço,mas tenho familiares residindo ai.Sonho um dia conhecer esta cidade maravilhosa...............
Por: Fabio Soares

Não conheço,mas tenho familiares residindo ai.Sonho um dia conhecer esta cidade maravilhosa...............
Por: Fabio Soares

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Aracoiaba
Fundação:
1933
Altitude:
107m
População:
24.750 habitantes
Área:
628,1km²
Densidade Demográfica:
39,40hab/km²
CEP:
62750-000

Envie seu comentário sobre Aracoiaba

banner