Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Home >> Aracati >> Informações

Conhece Aracati?
seta piscando Deixe seu comentário!

Informações de Aracati

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

Roteiros do Brasil

Roteiro: Rota das Falésias, Cenário de Cores

"TERRA DOS BONS VENTOS"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Ocupa área plana, vasta e baixa, sofrendo vez por outra violentas inundações. Chamou-se primitivamente São Lourenço (1603), Arraial e Cruz das Almas, além de São José do Porto dos barcos, simplificado finalmente para Porto dos Barcos. Este último nome decorre da afluência de embarcações não somente na foz do rio como também nas próximas águas litorâneas, conduzindo produtos que abasteciam a Capitania e recebendo cargas de produtos nativos, chegando a atracar, anualmente, nada menos de 25 unidades. A elevação do povoado à categoria de Vila, provém de Resolução Régia, datada de 11 de abril de 1747, instrumento anteriormente aprovado segundo Resolução do Conselho Ultramarino, de 12 de dezembro de 1746. Sua instalação, como o nome atual, ocorreu a 10 de fevereiro de 1748. A elevação da Vila à categoria de Cidade provém da Lei Provincial nº 244, de 25 de outubro de 1842, não constando registro de sua instalação. 

Significado do Nome

Aragem Cheirosa e Tempo Bom ou  São José do Porto das Barcas, Cruz das Almas e Santa Cruz do Aracati. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

aracatiense

 

 

População:

69.159 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Jaguaribe 

Limites:

Norte – Oceano Atlântico; Sul – Itaiçaba e Palhano; Leste – Estado do Rio Grande do Norte. Oeste – Beberibe. 

Acesso Rodoviário:

BR-116, CE-040, BR-304 

Distâncias:

Da Capital:

149 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Rio Jaguaribe e Palhano, Córregos do Retiro, das Aroeiras, São Gonçalo e dos Fernandes, Canoa Quebrada, Majorlândia, Quixadá e Retiro Grande.  

Igreja Matriz

A primeira manifestação de apoio eclesial tem como precedente a ereção de uma capela cuja estrutura aparece como sendo de alvenaria, na parte fronteiriça, coberta de palhas, restante das paredes de taipa e piso de barro batido. Constam como seus beneméritos autores os charqueadores baianos e pernambucanos, tendo como referência de tempo o ano de 1714. Essa capela seria ampliada e melhorada nos anos de 1719 e 1728, sendo posteriormente destruída pelas cheias do Jaguaribe. Em 1744, graças ao trabalho realizado pela padre José Lopes de Lima, o novo templo começou a ser construído, com aproveitamento de parte de material da anterior, porém sem sucesso, visto como mais uma vez a fúria do Jaguaribe reeditou o seu poder destruidor. A Igreja-Matriz, que viria a se perpetuar, teve como empreendedor o Capitão José Pimenta de Aguiar, cujas obras tiveram início em 1761. Com o falecimento do Capitão Pimenta Aguiar, desfecho ocorrido em 1769, os trabalhos tiveram prosseguimento, mercê do empenho manifesto  do Capitão  Manuel Rodrigues da Silva, prolongando-se até 1786, ano em que se realizaram as festividades inaugurais.

Praias

Praias (do Cumbe,Canoa Quebrada,do Esteves,Majorlândia,Quixaba,da Tapera,Lagoa do Mato,Fontainha,Retirinho,Retiro Grande,Murici). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- Festival Folclórico-cultural do Baixo-Jaguaribe

1º - Festa do Senhor do Bonfim

- Festa de São Sebastião

 Fevereiro

- Carnaval de Aracati

 Julho

- Canoarte

25 - Festa do Município

 Outubro

- Regata de Jangadas de Majorlândia  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACATI

E-mail:

Telefones: (88) 3446-2419 

Sites: http://www.aracati.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário - Aracati

Rua Coronel Alexandrino
Telefone: (88) 3421-2060

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: costalima1oficio@bol.com.br

Telefones: (88) 3421-1046

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

 

 

 

 

Promova a cidade de Aracati no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 









Nome:
Email:

 


HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2012 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!