Acaraú

Acaraú-CE
banner

Bem-vindo a Acaraú!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Acaraú, fotos, informações, os principais hotéis de Acaraú, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Acaraú, localizada no estado de Ceará (CE), foi fundada no ano de 1849. A localidade está em uma altitude de 7m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 45.234 habitantes. A área total de Acaraú é de 839,2km², e sua densidade demográfica é de 53,90hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Acaraú-CE é 62580-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Uma cidade relativamente pequena que é a maior produtora de lagosta do país: Acaraú, localizada a pouco menos de 300 quilômetros de Fortaleza, município que sobrevive da pesca, agricultura e pecuária, mas que pode ser um importante destino turístico para quem quer tirar uns dias para descansar. Dentre os principais pontos turísticos de Acaraú estão praias, lagoas e ilhas.

A Praia de Barrinha é um local tranquilo e pouco conhecido, marcado pela vegetação de mangues e por dunas de areia, que permitem tanto uma contemplação quanto um passeio de buggie para os turistas que não dispensam uma boa dose de adrenalina! O local ainda é certificado como praia limpa. Já a Arpoeiras é uma das maiores praias secas do mundo todo, banhada por um mar tão cristalino que se parece com uma piscina natural.

A Praia da Volta do Rio também fica em Acaraú e é caracterizada pelas águas límpidas. Como o mar é bastante calmo, esta praia é própria tanto para banho, quanto para a prática de esportes como o windsurf. Porém, além das praias paradisíacas, a cidade de Acaraú tem outros atrativos turísticos, como, por exemplo, o Largo do Poeta, um ponto de encontro e de lazer para a família toda passar um dia agradável.

O rio que dá nome à cidade também é um ponto a ser visitado! Nascendo na Serra do Machado, é por meio deles que ocorre o transporte de produtos pescados em Acaraú, como as lagostas. Além dos pontos turísticos, Acaraú também é local de festas populares que movimentam a cidade como, por exemplo, a comemoração em homenagem à padroeira Nossa Senhora da Conceição.

O carnaval de rua de Acaraú atrai gente de diversos locais do Brasil, pois apesar de animada, a festa é mais tranquila quando comparada com as festas das grandes cidades, de modo que é possível aproveitar o feriado para se divertir e descansar. Já a Festa do Camarão ocorre em outubro e tem um grande alcance, atraindo inclusive pessoas de outros países, que vêm prestigiar os bons resultados da pesca nordestina.

Informações de Acaraú

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

A fundação do município de Acarau data de 31 de julho de 1849,[6] já história de ocupação do território do delta do rio Acaraú pelos índios Tremembé,[7] vem antes da chegada dos portugueses.
Mapa do costa do Ceará em 1629.Os portugueses fizeram um reconhecimento completo da região, bem como a usaram como base de apoio para a ocupação do litoral, bem como base de apoio para confrontos militares com os franceses que ocupavam o Maranhão.[6] Deste momento histórico existem várias cartas topográficas datadas dos séculos XVII.
Em 1608 instala-se e fixa-se o primeiro povoamento português desta região que foi a Aldeia do Cajueiro[8](hoje Almofala), um aldeamento de índios criados por iniciativa dos Jesuítas. Já o início do povoamento e a implementação econômica às margens do rio Acaraú pelos portugueses, acontece com a chegada de fugitivos das guerras com os holandeses, oriundos de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte[6] no século XVII; através das entradas dos Sertões de Fora; com a instalação da pecuária e a produção do charque na capitania do Ceará,no século XVIII.
O primitivo núcleo da Barra do Acaracu serviu de ancoradouro a pequenas embarcações que depois passou a chamar-se Porto dos Barcos de Acaracu e depois Barra do Acaracu, é o marco inicial do que mais tarde veria a ser a cidade de Acaraú. Antes do povoado da Barra do Acaracu, alguns quilometros ao norte e também à margem direita do rio, que ficou conhecido como Presídio.
No século XVIII, em 22 de setembro de 1799, o povoado foi elevado à categoria de distrito de Acaracu da vila de Sobral. Já sua elevação à categoria de vila do Acaracu , com o distrito já desmembrado da jurisdição de Sobral, ocorreu segundo Lei nº 480, de 31 de julho de 1849, tendo sido instalada a 5 de fevereiro de 1851. 

Significado do Nome

Origem do topônimo Acaraú é indígena, sendo resultado da fusão de Acará (Garça) e Hu (Água), significado, portanto, Rio das Garças(Paulinho Nogueira). 

Aniversário da Cidade:

31 de Julho 

Gentílico:

acarauense

População:

57.542 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Cearense 

Limites:

Cruz, Bela Cruz, Amontada, Morrinhos, Marco e Itarema 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

253 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Praias

Barrinha, Aranaú Monteiro, Arpoeiras,Barra do Zumbi, Espraiado,Volta do Rio e Coroa Grande

Lagoas

Espinhos da Volta, Dantas, Lagamar e Carrapateira

Ilhas

Ilha dos Fernandes, Imburana, Coqueiros, Grande, Ilha dos Ratos, Ponta do Presídio.

Rio Acaraú

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa da padroeira: Nossa Senhora da Conceição. Esta festa acontece na véspera do dia 8 de dezembro de cada ano, sendo este dia feriado municipal.

 

- Carnaval, evento que tem atraído muitos visitantes à cidade por serem bastante tranquilos os festejos dos foliões.
 
- Festival Junino : evento realizado pouco antes do seu aniversário de emancipação política, 31 de julho.

- Miss Acaraú: Desfile realizado para eleição da representante da beleza acarauense.Atualmente tem como vencedora a Acarauense Adriana carla.

- Festa do Camarão:Realizada em Outubro, é um evento de porte internacional, sendo realizada na cidade a feira internacional do camarão, atraindo visitantes nacionais e internacionais.  

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARAÚ

E-mail:

Telefones: (88) 3661-1092

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Fortaleza - São Tomé

Avenida Borges de Melo, 1630
Telefone: (85) 3256-2100

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO DE TÍTULOS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3661-4381 / 2531

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Acaraú

Quer conhecer o paraíso, visite a cidade de Acaraú Ceará.
Por: João Esmerino Neto

tenho orgulhor de acarauense mesmo valeu!!!! acarau tem lindas paisagens de se ver tem praia açudes pousadas praca e muita mais so voçê mesmo o ver do que nos acarauenses estamos falando pra voves.?
Por: daniel

nao so conheço como tenho um orgulho imenso de ter nascido nessa cidade maravilhosa e estou morrendo de saudades dai
Por: lucia depaula

otimo,é uma cidade muito gostosa. sou de São paulo
Por: cleide fabio

Passei uma grande parte das minhas férias escolares em Acaraú,é um ótimo lugar para passear fazer novas amizades, Acaraú é um lugar inesquecivel.Sinto saudades até hoje desse lindo lugar.
Por: Rita Viviane Sousa de Morais

cidade muito evoluida bonita cheia de coqueiros e viveiro de marisco
Por: tadeu

Se você procura um lugar aconhegante, pacato e acolhedor, venha conhecer essa terrinha, o povo de Acaraú terá um imenso prazer em recebê-lo. Além de nossas lindas praias, ficamos pertinho de outras bem conhecidas como Jericoacoara, Almofala ..., vc vai se divertir muito!!!
Por: Regina Aguiar

Uma cidade cheia de gente hopitaleira, etá cidadezinha aretada. foi nela que mim apaxonei, acarau como eu ti amo...
Por: Fabricio Crispim do Nascimento

Excelente cidade, vale a pena visitá-la! Desfrute do mar, das iguarias, ventos para a prática de esportes radicais...
Por: Alex wilame Cruz pereira

LUGAR SIMPLESMENTE LINDO.rICO EM PAISAGENS NATURAIS.ADORO A MINHA CIDADE DO CORAÇÃO.
Por: MARCIEL

sABE ESTIVE AI DUAS VEZES MORO JUNTO COM UM ACARAUENSE É MUITO LINDO
Por: CLEIDE FABIO

eu adoro acarau e o canto mais lindo meu pedacinho do ceu !! amooo acarau !
Por: yasmim

Suas praias, seu povo, sua culinaria. È tudo de bom!! conheça, e tome banho nas ganboas!!
Por: José Oswaldo de Freitas

essa cidade de ACARAÚ é muito bonita e po isso quye eu estou mandando essa mensagem
Por: nariele maria lins meireles

claro que eu conheço essa cidade maravilhosa,eu nasci ai etenho muiota saudades
Por: lucia

Cidade linda por natureza e com o toque majestoso do seu povo hospitaleiro, amigo e trabalhador. Amo Acaraú, pelo encanto e clima que proporciona para quem já é de lá e para que chega, pois seus ventos nos tranquiliza e o seu sol nos devolve a enérgia que perdemos.
Por: Argemiro de Sousa Vieira

esta cidade è muito legal de se morar, lugar onde se passa quer ficar. sou filho de acarau..............sou jose edson de albuquerque
Por: edson

Estou com saudades de acarau e das lindas praias que ai tem Almofala Jericoacoara, mulheres de Areia, etc....
Por: cleide fabio

adoro esta cidasde nâo sou filho de acarau mas convivo a quinse anos a evolução politica, datas e festas comemorativas. sem falar na tranquilidade.
Por: joâo gualbero

uma linda cidade maravilhosa gostaria de voltar a mora na minha cidade pois faz mais de vinte cincos anos que sai e sinto muinta saudade gostaria munto de voltar
Por: rosa diniz

acarau a princesinha do litoral,ei quando voçe for em acarau passe na barraca toca do jacare para comer aquele pirao de siri,e outros mariscos,um abraço.
Por: moises

Passei um carnaval em acarau e posso dizer com certeza q foi o melhor carnaval da minha vida até hoje,é um lugar maravilhoso q gostaria de visitar novamente um dia...
Por: marquilene

acarau cidade linda nao cconheci mas comenta na internet
Por: mary de caaucaia q cidade linda

Acaraú cidade querida que guardarei para sempre dentro do meu coração.hj só saudadedesssssssssssss.
Por: gisela

acaraú um a cidade encantada...tem até castelo.onde voce come pizza no forna a lenha ,faz a festa dos seus sonhos se tornar realidade...quando vier ao acaraú dê uma passadinha no castelo da aline e do denilsom
Por: aline lousada ferreira muniz

acarau cidade querida que mim acolheu e hoje so feliz porque colheci a santa isabel
Por: ozias santos de souza

castelo encantado é o melhor lugar para visitar nas férias tem a pizza mais saborosa da cidade ...restaurante ...o lugar ideal para reunir os amigos e temos serviço de buffet.venhm todos
Por: aline muniz

gente acarau e otimo o clima de la e super agradavel e as praias sao lindas aproveitem!
Por: marina lima

eu moro em cruz,vizinha a acarau,adoro visitar a cidade de acarau,venha conhecer esta belissima cidade.
Por: simone vasconcelos

essa cidade é tudo de bom, conheço como a palma da minha mão rsrsrs parabens acaraú vc merece.
Por: berg

Sou de Itapipoca, moro em São Paulo,mas passei parte da minha infância em Jijoca e sempre ia ao Acaraú; bela cidade! Já fui várias vezes a Jericoacoara,da próxima, vou dá uma esticadinha até ao Acarau...
Por: José Xavier de Freitas

sou filho de acarau,mais so fiz nascer. adoro meu torrao tenho 5.7 anos ha dez anos nao o visito, saudades CLOVIS
Por: antonio clovis ribeiro

conheço a cidade de acarau moro em tejuçuoca mas meu pai e de acarau acho o maximo passear em acarau e ver belas paisagens e praias maravilhosas vou voltar sempre
Por: francisco jose

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Acaraú
Fundação:
1849
Altitude:
7m
População:
45.234 habitantes
Área:
839,2km²
Densidade Demográfica:
53,90hab/km²
CEP:
62580-000

Envie seu comentário sobre Acaraú

banner