Utinga

Utinga-BA
banner

Bem-vindo a Utinga!

banner

Comece planejando a sua viagem para Utinga utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Utinga e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Utinga.

Informações de Utinga

Roteiros do Brasil

Região Chapada Diamantina

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A descoberta do fertilíssimo Vale do Rio Utinga data de 1551, com as missões catequéticas dos jesuítas, iniciando-se aí o povoamento da região com o aparecimento das primeiras fazendas de criação. De 1843 à 1846, o Pe. Benigno José de Carvalho e Cunha, vigário de Campestre, financiado pelo Instituto de Geografia do Rio de Janeiro, viajou por todo o Vale do Rio Utinga com a finalidade de exploração, mas, tendo como objetivo principal, encontrar uma cidade abandonada. Porém, tudo o que encontrou por aqui, foram muitos quilombos de valentes e perigosos negros, fugidos das fazendas e que povoavam e cultivava o Vale do Rio Mocambo.
Com o fulgor das minas de diamante de Lençóis e Estiva descoberta em 1840, surgiu às margens do Rio Mocambo, um Arraial de casinhas, que foi chamado de Palha e que servia de pouso aos viajantes que iam para as Lavras Diamantinas ou de lá voltavam com o destino à Jacobina, Morro do Chapéu ou Orobó. O povoado de Palha, veio a servir mais tarde, de reduto de malfeitores, chefiado por Hermenegindo de Souza Santos. Por isso, as forças do Estado foram obrigadas a intervir, culminando com a destruição do Povoamento pelas tropas comandadas pelo Tenente Bitencour que incendiaram o Arraial em 1905.
A sua reconstrução, não tardou, desta vez, em terras cedidas por Joviniano Bastos e os irmãos Izidoro e Manoel de Souza Santos. Nasce assim, o Arraial de Bela Vista de Utinga com material melhor e casas de telhas formadas pela Praça Dias Coelho e uma rua que descia para o Rio Mocambo. Em 02 de agosto de 1917 foi o Povoado de Bela Vista de Utinga, elevado à categoria de Vila e criado o Distrito deste mesmo nome. É uma fase de grande crescimento com mais de cem engenhos de cana, produzindo açúcar, rapadura e cachaça, além da grande produção de feijão, milho, arroz, mandioca, fumo, batata e outros.
O comércio cresceu e foi levantado um barracão na Praça Dias Coelho. Era imensa a fartura e tudo era barato. Da Bela Vista, saiam lotes de burros para todas as regiões levando os produtos do Vale do Rio Utinga. Em 1933, o Decreto de Getúlio Vargas, criando o Instituto do Álcool e do açúcar veio descontrolar a economia de toda a região. Os engenhos foram calando, a vida de todos piorando e começou o grande êxodo, principalmente para a grande São Paulo. Em 30 de Novembro de 1938 o Decreto Estadual nº 141 de 31 de dezembro de 1943 modificou a denominação do Distrito e de sua sede para Utinga. A necessidade de melhoramentos urbanos e a falta de escolas fizeram com que, em 1945, surgisse a idéia da emancipação de Utinga, liderada pelo Pe. João Ramos Marinho. O projeto se concretizou por força da Lei Estadual nº 550, de 27 de Abril de 1953, que criou o Município de Utinga com território desmembrado de Morro de Chapéu. Sua inauguração ocorreu em 07 de Abril de 1955. O Sr. Aristóteles Souza Neto foi Intente Municipal no período que antecedeu a posse do primeiro prefeito Sr. Otávio Monteiro. Do livro Utinga das Águas Claras. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

utinguense

População: 

18.193 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Utinga cidade maravilhosa de muitos lugares como rios, cachoeiras e muitas festas comemorativas e culturais.

Clima: 

Semi-árido 

Temperatura Média 

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Sul Baiano

Limites

Wagner, Rui Barbosa, Bonito. 

Acesso Rodoviário 

 

Distâncias 

297 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Serra da Atalaia 

Beleza exuberante, um orquidário natural.

Balneário do Argemiro 

O balneario do argemiro é um local privado, banhado pelo rio riachão oferecendo lazer, diversões, bebidas em geral,  churrasco e petiscos, shows ao vivo, quadra de esporte, chuverão e um belo piscinão natural.
Um lugar perfeito para sua familia e de acesso facil km 05 da ba utinga bonito
site : www.balneariodoargemiro.gigafoto.com.br 

Mariazinha 

São 6 belissímas cachoeiras em meio a uma densa mata nativa, água fria a qualquer hora do dia e uma beleza que vale a pena contemplar e deliciar-se, é claro, de um maravilhoso banho em suas águas cristalinas. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

- Primeira semana - Festa do Senhor do Bonfim

Agosto

05 a 08 - Feira de Arte e Cultura  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE UTINGA

E-mail:

Telefones: (75) 3337-1020   

Sites: http://www.utinga.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário

Telefone: (75) 3337-1093

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS - RIACHÃO DE UTINGA:

E-mail:

Telefones: (75) 3337-1012 / 1014

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (75) 3337-1745

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (75) 3337-1290

CONSELHO TUTELAR: (75) 8816-7796

CORREIOS: (75) 3337-1175

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Utinga

gosto muito de utinga tenho muita saudade moro em goiania a oito anos tenho saudade da feira feira livre da ospitalidade das pessoas é de toda a minha familia que mora em utinga das festas junina da semana de artes e cultura da radio de utinga do café utinga e muito mais um abraço para todos de utinga.
Por: marcia silva santos

UTINGA , TERRA MARAVILHOSA TERRA DOS MEUS PAIS E ANCESTRAIS E LUGAR TUDO DE BOM.SINTO MUITA SAUDADE DOS MELHORES MOMENTOS, NA CIDADE DE UTINGA COM O MEU QUERIDO E AMADO ,MEU SAUDOSO PAI SEU ELIAS BAU E MEUS PRIMOS DERCY E DIOMARIO COM AS QUERIDAS TIAS DONA FRANÇA E DONA ALVINA.POR TUDO ISSO QUE SINTO TANTA SAUDADE DE UTINGA.POR FAVOR PRECISO SABER O SITE; OU EMAIL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UTNGA -BAHIA.MUITO OBRIGADA AURORA BAU -GOIANIA GOIAS. [email protected]
Por: AURORA BAU

Utinga cidade maravilhosa,com muitos lugares lindos ,como rios, cachoeiras,muitas festas comemorativas e cultural.Cidade maravilhosa que jamais vou esquecer.Pessoas maravilhosas que não serão esquecidas.E tenho o maior orgulho de dizer sou de Utinga....
Por: Gissandra de Souza Silva

NUNCA MOREI NUNMA CIDADE IGUAL A ESSA SIRTO MUITA SALDADES DA MINHIA TERRA HOJE ESTOU NO GOIAS MAS NÃO VEJO A HORA DE VOLTA PRA MINHA TERRA NATAL
Por: ERICO ARCENIO DA SILVA

eu amo esta cidade de mais ele e muito massa e pro isso qui eu adollo muito todo mes eu to ai pra qurte esta cidade
Por: edy

Utinga é uma das cidades mais aconchegantes da chapada, além de ser uma cidade muito bonita. Eu conheço a cidade, e garanto, quem for em Utinga, jamais se arrependerá. Essa cidade deixa sempre um gostinho de quero mais!
Por: B. Santos

GOSTO MUITO DESSA CIDADE EU A CONHEÇO EM DETALHES , MOREI AI POR VARIOS ANOS, TENHO MUITA SAUDADE DOS MEUS AMIGOS , E DOS SEUS RIOS E CASCATAS , EM ESPECIAL PRA MIM A BARRAGEM DE CABICEIRA DO RIO E A SERRA ATALAIA , UMMMM NÃO GOSTO NEM DE LEMBRAR , DA MUITA SAUDADE.
Por: joelson asevedo silva

olha ,nasci em utinga mas não a conheço acredito eu que toda minha familia veio dai.gostaria muito de conhecer um dia quem sabe.sou de são paulo,minha mãe veio para ca´quando eu tinha 15 dias estou c 47 anos quem sabe um dia ,conheço esta cidade que parece tão linda. bjus
Por: sonia teodolina sena lopes

eu amo essa cidade maravilhosa ela é para mim a metad do meu céu
Por: debora almeida damasceno

utinga eu te amo de coraçao é o lugar mais interesante da bahia falo isso por que te amo muiiiiiiiiiiiiito utinga
Por: debora almeida damasceno

linda sidade ,lugar onde nassi e cressi,sidade que sinto muito orgulho em dizer. sou finho de utinga,e onde quer que eu vá levarei seu nome } sidade de utinga ,te amo te amo,sidade de utinga ,te amo te amo, vê tua grándesa ,adimiro sua beleza,vc sim é filha, da maê natureza,... já viajei por vários lugares mais naô encontrei jamais uma cidade taô espessial igual, vc utinga abrassos para todos os abitantes dessa cidade e atodos que por ela cobram os seusdireitos e por ti tem amor , parabens vc altoridade que zela por esta cidade. em breve estarei de vouta,obrigado por ter lido meu comentário que deus abençoe a todos......
Por: renailton alves lopes

gostaria de ve as fotos da cidade de utinga bahia porque se falam muito das festas junina da cidade ok
Por: EVANDRO FERREIRA DA SILVA

Tem muitos anos que nao vou nesta cidade, estou retornando este ano quero passar Reveillon e Natal nesta cidade marvilhosa! Estarei ai fim de mes! Abracos a todos !!!!!!!!!!!!!!!
Por: Genilson de Jesus Barboza

EU QUERIA TÁ AI AGORA, AMO MUITO UTINGA. VALEU!!!!!!!!!!!
Por: ROMARIO

eu amo utinga sou de lar daria tudo para estar lar
Por: eric sergio

wtinga,é uma bela cidadezinha que fica na chapada diamantina-ba segunda lá é dia de feira, encontra se de tudo,um povo alegre,que vem das roças para vender seus produtos,comprar, e bater um papinho. no saô joaô,lá pega fogo de tanta festa. é neste dia é como se fosse o carnaval de salvador. sou de wagner, mas moro em saô paulo.
Por: osmar ribeiro

É uma cidade maravilhosa. De um povo hospitaleiro e, além das belezas naturais, tem festas maravilhosas nos meses de abril e junho, Semana de Arte e São João, respectivamente.
Por: José Marcos

sou da cidade de utinga mais recentimente moro na cidade de serra azul na regiao de ribeirão preto são pauloeu e meu marido que tambem e dai estamos aqui a 3 anos. gosto muito de utingao são joaõcomo e que ta .eu morava na ponte de tabua na rua presidente kennedy.beijão para todos da bahia
Por: aloisio silva

amei estar ai em utiga lindo de mais.saudoso sei falar dais belezas da mulheres que tem ai quero fazer te tudo pra ir no sao joao.
Por: luis alberto

Já morei em Utinga quando estudei aí na década de 70. Minha família, oriundada de Pernambuco, na década de 40, adotou a região para morar. Tenho muitos parentes e amigos em Utinga e gosto muito de passar férias por aí. Utinga é uma cidade completa, parabéns aos utingenses, Deus abençoe todos.
Por: Erivaldo Jose da Silva

NOSSA UTINGA É UMA CIDADE QUE EU GOSTO MUITO,SINTO MUITA SAUDADE,ESTOU EM SALVADOR MAIS N VEJO A HORA DE VOLTAR PARA MINHA CIDADE.
Por: ELY

Utinga parece ser uma cidade encantadora quero muito conhecer todos os pontos turisticos
Por: marcia Mascarenhas

eita saudades ,,,me criei aee,no bairro capelinha..um diaeu volto paminha terra maravilhosate amo utinga!!
Por: judy

É uma cidade maravilhosa,na chapada diamantina não tem igual.Sou de lá mas vivo em são paulo,sou frustado por não morar nassa cidade maravilhosa,mas pretendo futuramente não sair mas dela,te amo Utinga.
Por: joselito

cidade maravilhosa.cidade linda como nenhuma adoro esta cidade naci em uma cidade bem pertinho de lá mas meus familiares moram em utinga mim concidero filho de utinga quem não conhece as belezas que tem por lá realmente precisa conhece.muitas cachoeiras,grutas,serras.uma diversidade incrivel e muitas gente boa.por [email protected]
Por: José Lício Ramos de Carvalho

ENTRE ALTOS E PLANOS , ENTRE RIOS, E CASCATAS, LUGAR ACONCHEGANTE QUE MUITO ME FACINA, ENTRE TODAS A MAIS BELA DA CHAPADA DIAMANTINA. VIVO EM TERRA DISTANTE,NÂO SEI ATE QUANDO VOU SUPORTAR, MAS SE DEUS QUISER UM DIA IREI VOLTAR. UM GRANDE ABRAÇO A TODOS . SÃO PAULO 10/07/10 JOELSON
Por: JOELSON ASEVEDO SILVA

morei em utinga e d + os melhoris anos da minha vida eu morei em utinga e os meus melhoris amingos tenho em UTINGA obriga UTINGA por vc engiste
Por: rubismar ferreira de lima

faz muito tempo que estive em utinga,as breve voltarepara rever as cachoeiras, e os meus parentes e amigos da cidade onde nasci, atéee breve
Por: sebastiao da cruz

UTINGA!!!aaa como e`bonita tem uma praça em Uinga na praça tem um quiosc q servem uma bebida por nume de maladinha pinga com limao e mel e uma delicia tem tabem o riu Utnga , o sao joao de Utinga e o melhor da Bahia morei em Utinga pro 6 anos ,hoje moro en Giania Go mas nuca esqci Utinga . RIGADO UTINGA eu volarei embreve EU AMO UTINGA.
Por: rubismar ferreira de lima

ja morei ai em utinga e éuma cidade maravilhosa a cachoeira da mariazinha é um dos lugares que eu mas gostava saudades utinga
Por: poliana

Fui uma vez a Cidade fique por uma semana e amei esta cidade bjs para meus familiares que reside nessa linda cidade.
Por: Risonilson Pedreira Ferreira

nascr em UTINGA . joije tenho 20anos e gosto muito de la è uma cidade historica . cheia de riquesas naturais e belismas cachoeiras . aMO A MINHA CIDADE DE CORAÇAO UM BEIJO PARA TODOS DE UTINGA E UM FORTE ABRACA E TODA MINHA FAMILIA Q ESTA LA EM UTINGA
Por: valnei gomes de oliveira

morei em Utinga em 1992 sou de Boa Vista do Tupim, foi a melhor época da minha vida tinha 15 anos. vlw UTINGA ! ! !
Por: Márcio

sinto saudade de utinga moro em angical ; a 24 anos sair daì tenho muita saudade dos parentes e amigos e tambem da FEIRA LIVRE e a praç onde sentava p/ descansar SAUDADES SAUDADES
Por: irene

estarei visitando a cidade em27/12 a 10/01 .sou de guarulhos-sp mas estou morando em alfenas-mg estarei de ferias ai em utinha
Por: marquinhos

Amo minha cidade de Paixão, venha conhecer vc também, aqui de tudo tem um pouquinho.
Por: emercia bispo sena

UTINGA E A MINHA PAIXAO ATUALMENTE EU ESTOU MORANDO EM SAO PAULO DESDE 2008 MAIS EU PRETENDO VOLTAR PARA ESSA CIDADE MARAVILHOSA SINTO MUINTA SOLDADE DA MINHA MAE,PAI E DOS MEUS IRMAOS E DE JOGAR BOLA NO REGGAY BOYS TIME INVENCIVEIS
Por: SERGIO FILHO DA VALDA E DO BAIXINHO

Utinga é uma cidade bastante receptiva,de um povo acolhedor.além de muitas belezas naturais até então desconhecidas do grande público.Cabem a nós,moradores e poder público,passar isso adiante.Aos poucos,juntos iremos obter êxito,haja vista a disponibilidade de órgãos competentes em nosso municipio,que aos poucos estão se engajando nessa causa,que mesmo que não seja imediata,visa mostrar Utinga para o Brasil a passos largos.
Por: Mirtes Palha Junior

Pena ! Nao conheço essa Cidade Liinda, mais espero que nas minhas Férias de são joão eu passe por lah .
Por: Marcelo

Moro em Brasília,mas sempre que vou a Bahia visito Utinga,adoro a feira livre.Um abraço a todos os Utinguenses..........
Por: neta

tenho 8 anos que visito utinga , fico feliz por ver o desenvolvimento da cidade onde estao minhas raizer geneticas . visitarei em breve
Por: gilnei

sou de utinga terra maravilhosa sai sedo para salvador depois para são paulo rio de janeiro depois porto alegre tambem departamento de sierro uruguai agora dinovo porto alegre mas nunca esquesso a mais bela das cidades nossa utinga! sou pastor viajo muito mas um dia voltarei abrassos a todos.
Por: messias santos

nossa que saudades dessa cidade maravilhosa,moro em goiania,mas me criei air.nunca me esqueco das festas pricipalmente da semana de arte falo pra todo mundo que conheco.se DEUS quiser estarei air o ano que vem.bjs
Por: Elizanete santana sousa

amo esta cidade pois nasci no povoado do roque sua gente e a sua feira e maravilhosa em julho estarei ai se deus permitir abraços paranapanema sao paulo.
Por: gecivaldo ramos de sousaso

NASCI EM UTINGA.HOJE MORO EM GOIAS .MAS NUNCA E JAMAIS ESQUECEREI MINHA LINDA UTINGA.E SE DEUS EM DEZEMBRO QUERO ESTA AI EM UTINGA.UTINGA TE AMO TE AMO TE AMO TE AMO TE AMO.......
Por: JOÃO BATISTA

Sou filho desta cidade Moro em são paulo mas vejo com ela esta linda assim que poder vou visitalo ok.
Por: Evandro ferreira da silva movêis -me

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Utinga

Envie seu comentário sobre Utinga

banner