Teofilândia

Teofilândia-BA
banner

Bem-vindo a Teofilândia!

banner

Comece planejando a sua viagem para Teofilândia utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Teofilândia e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Teofilândia.

A cidade de Teofilândia, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1962. A localidade está em uma altitude de 430m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 18.825 habitantes. A área total de Teofilândia é de 266,9km², e sua densidade demográfica é de 70,53hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Teofilândia-BA é 48770-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Teofilândia

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Aproximadamente em 1723, devido a uma seca que atingiu a região, alguns vaqueiros da antiga fazenda chamada de Vargem de Baixo, de propriedade dos irmãos João Manoel e Manoel João da Silva, saíram em busca de água e alimento para o gado. Cansados, os vaqueiros pararam próximo de uma vereda (caminho estreito no meio da caatinga), e dormiram. Ao acordarem e não encontrando o gado, seguiram os rastros e descobriram um lajedo (afloramento rochoso), que em suas pequenas cavidades acumula água, ao que chamamos de caldeirões ou tanques de pedras. Onde não só os animais que eles pastoreavam, estavam próximos, bem como outros animais que por ali pastavam e bebiam. Ao retornarem à fazenda, avisaram aos patrões, que haviam encontrado um caldearão, ou Tanque de Pedras.
Os irmãos João Manoel e Manoel João, transformaram o lugar em mais uma fazenda, provocando o crescimento imediato do local. Muitos anos depois a fazenda foi aberta, José Santiago de Oliveira construiu a primeira casa, vindo outras em seguida. Chegando outros moradores, o local passou a ser chamado Arraial de Pedras. 

Significado do Nome

O Arraial vai crescendo, e em 1953 é transformada em distrito com o nome de Itapiru que pertencia a Serrinha. Sendo muito tempo depois denominada Teofilândia, em homenagem a um filho da localidade, contador do Estado, Joaquim Teófilo de Oliveira. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

teofilandense

População:

21.484 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É uma cidade que cativa pela simplicidade do seu povo hospitaleiro

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Nordeste Baiano 

Limites:

Araci, Barrocas, Biritinga e Serrinha 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

194 km

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEOFILÂNDIA

E-mail: [email protected]

Telefones: (75) 3268-2150  / 2112 / Fax. (75) 3268-2323 / 2157

Sites: http://www.teofilandia.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos 

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (75) 3268-2144

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Teofilândia

Não conheço não, mas estudo com uma pessoa que nasceu em Teofilândia que não faz outra coisa a não ser enaltecer essa cidade, que pelas fotos deve ser muito acolhedora e linda. Como a própria Claudineide P. Queiroz. Inclusive está indo praí, passar o Natal! Tudo de bom Neide, te amamos! Faculdade Unives-ES
Por: Neves Leal

A cidade em si e maravilhosa só falta força de vontade dos politicos para que si torne uma cidade turistica.
Por: Edemir campos

Boa tarde. Sou de Teofilândia. Adoro este lugar, minha familia, amigos... Espero que a nova administração cuide bem desta cidade. Abraço. Parabéns pelo site.!
Por: Cristiane Moura.

amo de mais essa cidade voltarei um dia as minha origens
Por: Alberto Queiroz Firmo

a melhor cidade do interior da bahia. nasci e me criei nesta cidade maravilhosa e quando chove é a melhor do brasil.
Por: joao oliveira

Não conheço,sou de Jucurutu RN,mais tenho muita vontade de conhecer.Estou fazendo planos de ir conhecer no fim do ano a cidade e minha sogra,pois ainda não conheço.Pelo que meu marido fala a cidade é muito boa.
Por: Lidianny

conheço essa cidade e acho maravilhosa... passei uma semana por lá e adorei .....
Por: linda monteiro

OOOO Meu Deus Amoo Esse Lugar mooroo nele e tenho orgulho de serr da kii venha e conheça é otiiomo
Por: Paty

Conheço muito essa cidade maravilosa, onde nasci ,cresci, estudei, moro em Cubatão - SP, autalmente trabalhando no Sul do Pará. Não vejo a hora de voltar, pra curitir essas maravilhas que tem em Teofilândia. Estar ficando cada vez mais linda...
Por: Ademilson Meireles de Carvalho

conheci essa cidade em 1985 onde fiquei hospedado por uma semana e trabalhava em uma mina proximo, mas essa cidade é muito boa e tenho vontade de voltar e respirar o ar de teofilandia
Por: samuel franco

TEOFILANDIA E TUDO DE BOM JA MOREI LA POR ALGUNS ANOS E SO TENHO A ELOGIAR A CIDADE E SEU POVO, UM DIA AINDA VOLTO LA.
Por: DEDE DE DORIA

oi teofilandia falta area de laser para nÒs divertimos,
Por: nadia santos

Em se tratando de interior, nossa pequena Teofilândia é sim muito acolhedora. Clima maravilhoso, gente hospitaleira, festiva, povo criativo e cheios de energia. Claro que precisamos da administração pública para tornar essa cidade linda num belissimo local turistico.
Por: Lucia Valverde

sou de teofilandia mas no momento estou morando em sao paulo,confeço que a saudade e imença nao esqueço de teofilandia a dez anos atraz ,mas com a certeza que neste longo tempo já deve ter mudado muito,na minha mente so lembro da linda teofilandia,aquela maravilhosa praça,uma igreja como nunca vi igual,a prefeitura,as escolas,cerla,plinio carneiro,a lanchonete do ber,o tanque da nasçao,essa e minha tefilandia.NUNCA ESQUEÇO
Por: leomir carvalho

conheco teof. amuitos anos atras passei ai muitas vezes e digo quem gosta de muito sosego conheca teof que e tudo de bom deixei muitos amigos por ai espero velos novamente em breve cinto muita saudade.
Por: beto

PASSEI 04 ANOS FORA E JAMAIS ESQUECI AS MINHAS RAIZES, AQUI POR SER PEQUENA É MUITO BOM PARA VIVER EM TEOFILANDIA, PARA FICAR MELHOR OS GOVERNANTES PRECISAM INVESTIR MAIS NA CIDADE.
Por: Rubival Queiroz

Sou natural de Teofilandia,apesar de estar a 17 anos fora,mas todo os anos eu vou visitar a minha terra natal,grasas a Deus beijos Teof.
Por: Maria Rodrigues

Teofilandia, cidade acolhedora, só sabemos dar "valor" a nossa cidade , muitas vezes quando estamos longe dela, principalmente do tratamentos das pessoas, nossa como é tão difierente a hospitalidade de Teofilandia, para o estado do Rio de Janeiro onde estou passando férias.
Por: FILOMENA MOURA

sou natural de teofilandia,é uma cidade bem aconchegante,nao tem luxo, mas o coracao do povo é imenso.
Por: fabio pereira dos santos

sou natural de teofilandia,é uma cidade bem aconchegante,nao tem luxo, mas o coracao do povo é imenso.
Por: fabio pereira dos santos

Nasci e vivi nessa cidade aos 20 anos vinhe para sp a trabalho e ai so volto a passeio, e uma cidade mto boa de vever, mas infelismente eu gostei da cidade grande, aqui eu estudo e trabalho... teofilandia ´so em festa de natal.
Por: Genildo araujo

amo essa cidade, cheguei nela com apenas 12 anos de idade e moro ja 16 anos, é chow de bola!
Por: marcella

esto em floripa-sc. com muita saldade de teofilandia-ba povo ospitaleiros com amor e paz .muita linda pois vizite .parabens Teofilandia.
Por: jairo alves de jesus

sou natural de teofilandia e amo muito essa cidade maravilhosa atualmente estou morando em sao paulo mais ja mais volesquece de minha terra natal
Por: ronival

o pouco tempo ki passei ai foi maravilhoso jamais esquecerei o jeito do povo a cidade e td ki ela me ofereceu amuh di ++++++++++++++...SAUDADES
Por: LUCIENE

eu moro nessa cidade linda que eu tanto amo... pena que eu não nasci aqui... sou de serrinha quem quiser conhecer vão direto para o tanque de pedras o berço de Teofilandia... abraçoo
Por: igor Oliveira

Não conheço Teofilandia, mas tenho amigos em SP desta cidade que falam com muito carinho e pelas fotos deve ser um lugar de tranquilo e de paz.
Por: Elizabeth

tive a oportunidade de trabalhar em Teofilândia, essa terra maravilhosa onde fiz muitos amigos e onde pude desfrutar de momentos felizes tanto na zona urbana como na rural (onde muito percorri). É realmente uma cidade mágica. Saudades. Fátima Costa/Assistente Social
Por: Fátima Costa

Moro aqui em Teofilândia desde que nasci, e nesses 13 anos de muita alegria, não dispenso essa cidade por qualquer outra cidade, nem que fosse no Estados Unidos, eu não iria. Sou baiano com mt orgulho, quem deseja visitar, venha, a cidade é mt boa de se viver!!UHUUU!
Por: João Victor

OLá, tudo bem. Já conhneço Teofilândia, estive ai em setembro para fazer uma pesquisa sobre a minha descendência. Tive a sorte de conhcer Sr Plinio da Familia de do Cel. Duca das abóboras "Joaquim ferreira de araújo" se tudo for confirmado sou Parente deles. Vamos divulgar a nossa Cidade.
Por: edmilsom ferreira dos santos

conheço teofilandia terra onde nasci e me criei atualmente moro em salvador mais sempre visito minha terra querida.
Por: maria josé

Cidade Abençoada por Deus, Amo Teof e Desejo todas as sortes de bençãos pra essa cidade maravilhosa. Big Big, o lanche mais gostoso da bahia, louro meu pai lindo. te amo coroa...Jesus te amo
Por: Del e Nat

saudades de minha cidade natal. esta linda. abraço para todos amigos e amigas.
Por: antonio carlos ferreira de queiroz

saudades de todos voces beijos teofilandia te amoooooooooooooooooooo.
Por: antonio carlos ferreira de queiroz

Já curtir muitas festas de final de ano com as minhas primas ana, paulina esta cidade e maravilhosa sou conterrania de teofilandia amo esta cidade. nena de camacari
Por: Nena

essa cidade parece ser muito linda , breve eu vou conhecer essa maravilhosa cidade vou ficar uma semana aí com meu amigo Pastor Aloísio .. e família .. CENILSON GOMES
Por: cenilson gomes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Teofilândia
Fundação:
1962
Altitude:
430m
População:
18.825 habitantes
Área:
266,9km²
Densidade Demográfica:
70,53hab/km²
CEP:
48770-000

Envie seu comentário sobre Teofilândia