Taperoá

Taperoá-BA
banner

Bem-vindo a Taperoá!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Taperoá e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Taperoá.

A cidade de Taperoá, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1847. A localidade está em uma altitude de 15m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 21.020 habitantes. A área total de Taperoá é de 410,1km², e sua densidade demográfica é de 51,26hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Taperoá-BA é 45430-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Taperoá

   

Roteiros do Brasil

Região Costa do Dendê

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Às margens do canal de Salgado, que separa o continente do Arquipélago de Tinharé, a pequena cidade de Taperoá abarca grandes reservas florestais, palco de madeiras nobres como maçaranduba, sucupira, vinhático, putumuju e louro.
Sua origem data de 1561, como fruto da aldeia indígena São Miguel de Taperoguá, fundada pelos jesuítas no alto de uma colina. A arquitetura local preserva uma bela praça com prédios históricos. Destaque para a secular Igreja de São Brás, datada do séc. XVII. Situada no ponto mais alto de Taperoá, do adro da igreja a paisagem se abre em sua plenitude, com uma vista privilegiada de toda a cidade e do braço do mar com a bela ilha de Cairu ao fundo. 

Significado do Nome

Na Lígua Tupi, Taperoá significa O Habitante das Taperas ou Ruínas. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

taperoense

População:

18.971 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Forte produtora de dendê, a cidade abriga uma fábrica de beneficiamento do produto e um píer de atracação no Canal de Taperoá, onde, no passado, partia o vapor para Salvador. Hoje, a chamada Ponte Nova tem capacidade para receber escunas, saveiros e veleiros de calado de maior porte, e serve como ponto de apoio dos pescadores e porto de desembarque da produção agrícola das ilhas.

Clima: 

Tropical 

Temperatura Média: 

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Partindo de Salvador: BR-324 até o entroncamento da BR-101 e seguir até o entroncamento de Santo Antônio de Jesus para, então, pegar a BA-001 até Taperoá.

Localização:

Município da Região Sul do Estado da Bahia

Limites:

Nilo Peçanha, Ituberá, Piraí do Norte, Igrapiúna e Oceano Atlântico 

Acesso Rodoviário:

BA-001, no sentido Sul 

Distâncias:

Da Capital:

277 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Cachoeiras Mariana, Paripe e Araruna 
 
Na pequena cidade de Taperoá, o ecoturismo fica por conta das belas cachoeiras de Paripe, Mariana e Araruna. Do tupi pari-pe, que significa no curral do peixe, a Cachoeira de Paripe cai de uma altura de 10 m, formando uma piscina natural em meio a uma ampla área verde. O acesso é pela BA-001, ao longo do Rio Camurugi, no próprio distrito, após uma trilha de 700 metros. Se partir de Camurugi, são aproximadamente 1.500 m. Na Mariana, o visitante tem uma ampla vista das matas da região, do alto do mirante, aos 20m de queda d’água. No poço, as piscinas naturais são ótimas para banho. A cachoeira fica a cerca de 30 km do centro da cidade, pela estrada rural Roda D’Água-Colônia. Na Cachoeira de Araruna, a 2 km do centro por estrada de terra, entrada após a ponte de Noé, pequenas quedas d’água e piscinas naturais também garantem um banho relaxante. Na alta estação, um bar-restaurante serve de apoio aos visitantes. 

Araruna

O balneário fica a 2Km do centro da cidade, por estrada de terra e após a ponte de Noé. Possui pequenas quedas dáguas e piscinas naturais. Vale a pena banhar-se nas piscinas.
O Balneário fica ao Sul da sede Municipal, a partir da BA-001; pegar via rural de terra (em com estado).

Povoado de Camurugi

Os maiores atrativos desse pequeno povoado situado entre Teperoá e Valença, às margens do Rio Camurugi, são os ses balneários Ilha da Fantasia e Encontro das Águas.
Ilha da Fantasia e Encontro das Águas- pequenas cachoeiras e piscinas naturais no Rio Camurugi, próprias para banho, além de pequenas Ilhas fluviais dotadas de bares/ restaurantes.
O Povoado de Camurugi está localizado a 5 Km de Taperoá pela BA-001, em direção a Valença. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

25 - Festa de São Brás

 Maio/Junho

25 a 03 - Festa de Santo Antônio

31 e 13 - Festa de Senhora Santana

 Julho

17 a 26 - Festa de Nossa Senhora da Boa Morte

 Agosto

05 a 15 - Festa de Nossa Senhora da Conceição

 Novembro/Dezembro

30 a 08 - Festa de Santa Luzia

 Dezembro

10 a 13 - Festa de Nossa Senhora da Ajuda

09 a 18 - Festejos de São Salvador

23 a 31 - Festejos Natalinos e Reveillon  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAPEROÁ

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.taperoa2001.hpg.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: 

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (75) 3664-1136

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bahia.com.br

www.visiteabahia.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Taperoá

taperoá cidade tranquala com muitos pontos turisticos pra nao dizer ao contrario moro la taperoá taperoá terra tao boa assim nao a!!
Por: le0

conheci taperoá há mais ou menos uns 15anos atrás fiquei surpreso com as fotos que vi,pois uma bela cidade e limpa também,pois a minha esposa é natural de taperoá! estão de parabéns.
Por: adriano moreira

Tenho taperoá como uma segunda casa. Taperoá tem muita coisa boa, as pessoas antigas merecem ser destacadas pela for ça e garra que demonstram por esta cidade. A culinária diversificada e que só as pessoas de lá sabem. Tenho muitos amigos e parentes, e acho que ela deveria ficar mais conhecida, atraves das festas e das religiosidades. Bjos...
Por: maria josé dos santos ribeiro

sou de Taperoá,a cidade é linda,pessoas acolhedoras e ambiente agradável de se morar.quem procura um pouco de paz,sossego e tranquilidade ,a cidade oferece, comparando a cidade grande ela é uma cidade (quase)sem violencia,assalto,tiroteio e sem pessoas mendigando o pão.Gostaria q/o novo prefeito criasse oportunidade de trabalho,investindo na agricultura e na pesca que depois da prefeitura ,é a unica fonte de renda dos moradores da cidade,e assim não precisaremos sair de nossa cidade em busca de trabalho.
Por: jeilsa rosas

morei me taperoá até meus trezes anos,hoje estou com 22 anos e posso afirmar que é uma cidade maravilhosa,com uma beleza natural impressionante. é uma cidade que vale a pena conhecer!
Por: lucilene

eu saio da bahia mais a bahia ñ sai de mim ...ñ existe cidade melhor q tapero ba ...minha cidade ta amuuuuuuuu
Por: yasmim

taperoá uma cidade q do tem maravilha um grnde artista chamando miguel araujo venha e conherca essa cidade maravilhosa
Por: weberte

JÁ VISITEI TAPEROA MORO EM SAO PAULO ACHO ESTA CIDADE FANTASTICA!!!!!!!!!
Por: VERA L. MEDEIROS

ja visitei taperoá,cidade linda e tranquila sempre q posso vou até lá e aproveito pra visitar minha filha ellen q amo...
Por: genivaldo oliveira de jesus

Taperoá é uma cidade ótima para quem quer descansar e ao mesmo tempo curtir, a orla de taperoá é movimentada todos os dias, com uma pizzaria ótima para quem quer curtir com tranquilidade, vista panorâmica do alto da igreja de são brás e paisagens ricas, quando a maré está cheia é maravilhoso sentar na orla para apreciar, pescar e viajar na beleza que taperoá nos proporciona.
Por: Lucia

ha é muito legal a minha cidade eu moro lá e gosto muito é um prazer mora lá quem quizer ir lá vai gostá muito!!!!!!!!!!
Por: leandro ferreira dos santos

Só nao conheço, como casei com uma maradora de Taperoa.Temos 7 anos que nao vamos, mas este ano iremos,quero conhecer a festa de Sao bras,a lavagem da escadaria,os blocos que ouvi dizer.Seria possivel mandar-me o que vai rolar neste ano?Desde já agradeço e nos veremos em janeiro.
Por: adilson xavier

taperoa e uma cidade muito amorosa pelo seu povo e visitante quem vem em taperoa nunca se esquece de voltar nas ferias para te cortejar. taperoa e um oasis . tem religiao que purifica sua alma fazer amizade em taperoa e respirar coisas boas que ela oferece presiso de algum lugar pra mim refujiar prefiro taperoa pra minha vida gozar....
Por: mario henrique g. piedade

e muito lindo
Por: dai

- ér o melhor Lugare do muundo , os rios são demaiis
Por: Natália

A cidade é maravilhosa,muito divertida,aconchegante,muito tranquilaaa! eu garanto!
Por: Laiane

ja fui a mais de dez anos e sempre gostei de recomendo o pssaeio pelos belos rios de taperoa
Por: m arcelo pimenta

Tanto conheço que ja morei la naquela abençoada cidade.Adoro Taperoa e as pessoas que la moram sao gente boa.
Por: Aline Duarte

Essa é a princêsinha do baixo sul baiano,linda com seus encantos e seu povo hospitaleiro.Ô sauadade do meu povo
Por: ELIOMÁRIO J. SOUZA

amei ver a minha cidade ae eh pq ela eh meio esquecida e quando vejo alguem falando della fco alegre! bjo pra todos de taperoq
Por: joicyhah

Taperoa é bonito tem um acesso facil e bem localizado com relação as prais da região , mais vcs insistem em não por imagecs do lugar.
Por: Péricles Pimentel

taperoa a cidade mais bonita.
Por: rafael couto de souza

EU MORO EM TAPEROÁ..................................................................................
Por: Marcos Henrique.

ETA CIDADE LINDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!GOSTARIA DE MORAR EM TAPEROA
Por: josy

Terra bonita de gente hospitaleira. A tardinha que tal ir tomar uma brisa na linda orla da cidade? No mês de fevereiro comemora-se a festa do Glorioso São Brás, época em que a cidade recebe seus filhos ausentes e muito turista. Terra do dendê, portal para as ilhas de Boi Peba, Cova da Onça entre outras. Quando puder ir visitar, fique a vontade, você será bem recebido.
Por: Eldon Paixão

VISITEI TAPEROA MEU IRMÃO"O GALO" MORA LÁ ASSIM COMO MEU SOBRINHO JULINHO E MINHA CUNHADA ROMILDA, O LUGAR É DEMAIS QUANDO FOR NÃO DEIXE DE COMER AS DELICIAS DE DONA BIA... PÕE AGUA NO FEIJÃO E PREPARA A MOQUECA CARNAVAL ESTAREI AI!..... BEIJOS
Por: PAULO ALMEIDA

sai de taperoá aos 16 anos,hoje aos 27,sinto muita saudades desta terra tão acolhedora,pena q a cidade ñ oferece trabalho p/ todos por isso tive q sai de lá.mas em brave voltarei de vez p/ minha terra q tanto amo...é uma cidade encantadora cheias de histórias e riquezas naturais.comnecam a história dos indios tupinabas q lá viveram.te amo taperoáaaaaaaa
Por: adriana amparo

TAPEROÁ É MINHA CIDADE MUITAS BONITA MUITAS QUERIDA ESTÁ NO MUE CORACAO BJ P/TODOS DE TAPEROÀ BA
Por: ANTONIO CARLOS DOS SANTOS

oi sou de tproa mais moro a 10 anos em vitoria da conqista amo eca tera maravilhosa! bjos para todos.
Por: elissandra

sou de taperoá.conheço ate d+ a cidade maravilhosa.prinsipal mente a cultura,esprte e lazer. esta um poucom,fraco.
Por: graciele rozendo

Amo minha cidade, sou Taperoense de coração e não abro mão dessa minha identidade seja lá aonde estiver. Hoje moro em Candeias,mas terra tão boa igual a nossa não há.
Por: cláudia Neuma Lisbôa Melo ( Dau de D. Dete de seu Mimiu da rua nova.

eu amo muito minha terra natal pois nasci creci e me criei em taperoá lá é tudo de bom cidade acolhedora tem lugares que ñ podemos esquecer eu amo muito taperóa saudades
Por: ivana oliveira coutinho

eu fui nascida e criada em taperoa,mais fui morar em campina grande ainda pequena,lembro da igreja e dos meus tempos de criança que foram interrompidos para vim morar em campina.estou louca pra ir visitar minha terra.....tenho familia ai e pretendo fazer uma visita.realmente esta pequena cidade se trasformou num ponto turistico e tenho orgulho ser táperoaense?
Por: flávia madalena

taperoá,minha terra natal eu o a amo,terra de alegria e felicidade.
Por: herbert costa macedo

oi eu amo taperoa! sidade linda, saudades, de meus parentes q mora la bj p todos!!!!!
Por: elissandra

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Taperoá
Fundação:
1847
Altitude:
15m
População:
21.020 habitantes
Área:
410,1km²
Densidade Demográfica:
51,26hab/km²
CEP:
45430-000

Envie seu comentário sobre Taperoá