Serra Preta

Serra Preta-BA
banner

Bem-vindo a Serra Preta!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Serra Preta, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Serra Preta, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 311m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.439 habitantes. A área total de Serra Preta é de 540,9km², e sua densidade demográfica é de 28,54hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Serra Preta-BA é 44660-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Serra Preta

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A etimologia Serra Preta, foi graças as grandes matas fechadas que existiam por toda região que escurecia a cidadade dando então o nome Serra Preta.
No combate a expulsão dos indiginas, ramificados aos Tupis, localizados no território de Ipirá no estado da Bahia, Chefiado por Bras Reis do ação, em 1673, foi o primeiro homem branco a pisar nas terras do atual municipio. No final do século XVII, os descendentes do primitivo sesmeiro, arrendou ao preço de 50 mil Réis por ano a Inácio carneiro de Oliveira Santana e Jose Joaquin de Oliveira Santos,que acolheiram Jose Pereira Mascarenhas vindo do estado do Piauí que fixou residência e montou um engenho de cana para fabricar açucar.
Neste povoado, um dos descendentes edificou uma capela em 15 de agosto de 1722 e foi consagrada a Nossa Senhora do Bom Conselho. A partir de endiante o povoado passou a ser chamado de Boa Vista. No dia 20 de outubro de 1831 foi criado o cartório de paz, ja com povoamentodenominado serra Preta.
Em 07 de abril de 1954 o povoado se emancipou do municipio de Ipirá. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

15.401 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O lugar é lindo uma antiga vila com duas ruazinhas calçadas com paralelepípedos uma igrejinha antiga numa praça onde todas as ruas e vielas convergem. Subindo as suas serras o visitante terá sob o olhar o mundo, o horizonte fica longe, pode-se avistar todas as cidade da vizinhança: Baixa Grande, Santo Estevão e Cavunge, pois da altura das serra temos um amplitude ... Lá também é possível apreciar um belo por do sol. O clima é ótimo pela manhã e há nuvens em cima das serras. A mata nativa ainda existe em boa parte tudo orvalhado. Venha conferir.

Clima:

Semi-árido 

Temperatura Média:

26º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Semi-árido baiano

Limites:

Ao Norte com o Um Município de Riachão do Jacuípe e ao Sul, com o Município de Ipecaetá ao Leste com o Município de Anguera e ao Oeste com o Município de Ipirá. 

Acesso Rodoviário:

Salvador, a BR – 324, em pista dupla para Feira de Santana, cidade pólo da região BA – 052, conhecida Estrada do Feijão, com 57 km e mais três para a sede na BA – 120, também em asfalto. 

Distâncias:

Da Capital:

162 km   

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA PRETA

E-mail:

Telefones: (75) 3609-1137  

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Águia Branca e Salutaris

SAC: 0800 725 1211

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (75) 3697-2126

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Serra Preta

Serra Preta fica na região de Feira de Santana. Possui dois distritos, sendo Ponto de Serra Preta e o maior deles chama-se Bravo. Gostaria que colocassem fotos na página de Serra Preta. Como faço para enviá-los algumas?
Por: Edmilson Cerqueira

Minha residencia em Serra Preta-Sede,uma cidade pequena,porém com muitos lugares turisticos para as pessoas visitar, principalmente o municipio, a zona rural ,onde se encontra muitas fazendas bonitas, a maior produção da região bovino, milho,feijãi etc.
Por: Dinalva Marioa de Almeida Gomes

gostari de ver mais fotos de serra preta, um lugar q futuramente terei o privilegio de conhecer, gostari de ver mais fotos de serra preta e também de anguera.convivo com uma pesso q nasceu em serra preta fala com muito orgulho de sua terra natal.Desde já muito obrigado, agurdarei com muita ansiedade.bj
Por: marcia

Sou do BRAVO,o melhor pedacinho do planeta,estou um pouco relaxado há 3 anos que não vou visitar minha cidade por motivos profissionais aincompactibilidade na agenda é claro.Deixo aqui o meu forte abraço a todos os amigos e por ue não de toda a população do municipio. Denny de Sabino Branco.
Por: Denny de Sabino

serra preta é tudo de bom,onde tem a melhor festa de vaqueiro da bahia o melhor são joão,venha conhecer serra preta voçê vai adorar.serra preta é terra boa é a cidade que eu quero bem que não gostar de serra preta não gosta mais de ninguem!
Por: ianglle alves da silva

a cidade de serra preta e muito bonitinha...
Por: carlos eduardo

eu adoro a cidade de serra preta passo o meu sao joao la as vezes e muito legal bjss
Por: thais

serra preta é uma pequena cidade,mas tenho muito orgulho de ser filha dessa cidade...
Por: lyvia oliveira

Este lugar é maravilhoso , foi onde eu cresci e vivi bons momentos , tenho orgulho se ser SERRAPRETENSE
Por: Lucivania de Jesus da silva

Com muito prazer vejo algumas fotos de minha querida Serra Preta, minha cidade natal, cidade que me viu nascer, minha Igreja Matiz que me fez Cristão, Saudades de Serra Preta. Faz necessário contar um pouco de sua história, Mesmo sabendo que uma personalidade que era tida como uma biblioteca O saudoso Sr. Durval Pires, homem que conhecia toda sua história. Mas ainda pode ser escrita, falando de sua origem, suas tradições, suas lendas, suas festas, Capina do Monte, Dia de Ano, Festas religiosas, minha inesquecível Ig Matris de Nossa Sra. do Bom Conselho. Antigos carnavais, quendo se esperavam a chegada da Filarmonica de Bomfim de Feira, conhecida como (Barbeiros de Bomfim) e tantas outras festas. Mas de qualquer maneira, Parabens ideia do site. Um abs.
Por: Ivan Silva

Serra Preta é uma cidade pacata pequena cingela de pessoas humildes e hospitaleiras de boas obras
Por: Maria da Conceição S. Santos

Não existe lugar igual a esse no mundoo, amoooo esse lugar. ORGULHOOO DE SER SERRAPRETENSE
Por: Bruno Ribeiro

Serra Preta, meu berço, meu lar,meu pedaço de chão,meu lugar;abro meu peito cantando em verso e prosa, pra dizer o quanto te quero Serra Preta, meu lugar. Deni Santana Filho de Serra Preta São Paulo-21/04/2010
Por: Deni Santana

A cidade de Serra Preta na realidade poderia ser chamada de recanto, o lugar é lindo uma antiga vila com duas ruazinhas calçadas com paralelepípedos uma igrejinha antiga numa praça onde todas as ruas e vielas convergem. Subindo as suas serras o visitante terá sob o olhar o mundo, o horizonte fica longe, pode-se avistar todas as cidade da vizinhança: Baixa Grande, Santo Estevão e Cavunge, pois da altura das serra temos um amplitude ... Lá também é possível apreciar um belo por do sol. O clima é ótimo pela manhã e há nuvens em cima das serras. A mata nativa ainda existe em boa parte tudo orvalhado. Pela tarde sol quente lembrem-se que é sertão, podemos curtir as fazendas da região com passeios a cavalo ou belas caminhadas. A noite em volta da fogueira , tocando um violão, curtir-se um friozinho... apesar de estarmos em plena caatinga baiana. Este é um bom lugar para quem gosta de cavalgadas, corrida de aventura e montan bike. Visitem Serra Preta aqui é tudo de bom!!!
Por: Patricia San Galo

Olá Querida Serra Preta. Com orgulho sou filha dr Sr Altino Pires Cerqueira, irmão do Sr. Durval Pires e tenho muitas boas lembranças desse lugar. Lembranças de uma infância feliz e com acolhimento. Muitas saudades Querida Serra Preta, dos seus festejos ímpares com brilho e simplicidade. SE fosse falar de todas as boas lembranças não mais pararia. Portanto deixo o meu sincero agradecimento por uma época tão feliz ali vivida. Muitas, muitas saudades do meu pai e da minha Tia Amália, de todos enfim. Dia desses apareço para ver a Igreja, fazer um turismo rural num lugar muito adequado: SERRA PRETA. Recomendo!!! Luciene Vieira
Por: LUCIENE BARBOSA DE CERQUEIRA VIEIRA

eu nasci em bravo de serra preta,ha alguns anos mora na capital mas serra preta continua sendo a terra do meu coração,meus melhores amigos moram la.bjs a todos
Por: adriana azevedo

Acho muito legal a idéia de publicar fotos e história sobre a cultura e histórico de Serra Preta. É por aí que as coisas vão dando certo! Parabéns pelo incentivo !!! É tão difícil encontrar algo na internet sobre a história do nosso município. Serra Preta tem de bom o clima, as pessoas e apesar de tudo as tradições e manifestações culturais ! Por isso, é tão importante que não se deixe essa cultura morrer. Seria bom também que as pessoas postassem mais sobre o Bravo, pois é o principal centro comercial de Serra Preta . Eu acredito que ás mudanças significativas são conquistadas através de esforços e luta, portanto, vamos lutar por uma Serra Preta melhor. Serra Preta meu berço, Serra Preta meu lar, Meu pedaço de chão , Meu lugar, Abro meu peito cantando versos e prosa, Pra dizer que eu te quero, Serra preta meu LUGAR. Eu não nego minhas origens. Sou Serrapretense com muito orgulho. Abraços! Fábio Júnior.
Por: Fábio

nascir em serra preta gosto muito desta terra onde eu nascir
Por: josielio

serra preta é a cidadr do meu coração não consiga esquecer de ninha terra natal mim espera serra preta da qui a pouco eu tou ai
Por: erivan santana soares

ESSA TERRA É SIMPLISMENTE MAAVILHOSA ENCANTADORA, E SURPREENDENTE
Por: LETICIA

sou baiana moro em sao paulo eu gostaria que tivesse mais foto da cidade de serra preta pois tenho muita saudades da minha cidade .procuro mais não acho fotos para matar a saudade.
Por: Edvanda pereira bispo

bravo é o melhor lugar do mundo...costumo dizer que em muitos corações existe um pedacinho dele... Adorooo!!!
Por: gabriela azevedo

Boa noite eu nasci em Serra Preta mais não conheço.
Por: Angelo Maximo Xavier Pinto

MORO EM SAO PAULO MAS O MEU CORAÇAO ESTA EM SERRA PRETA SEDE ,TENHO ORGULHO DE FALAR DA MINHA SERRA PRETA PARA AS PESSOAS AQUI E UM DIA IREI DE VOLTA PARA MINHA TERRA AMADA
Por: daniela barreto

SERRA PRETA minha terra querida .levarei minha familia pra conhecer , laura guilherme meu esposo gidasio. saudadessssssssssssss
Por: malba e gidasio

sou de serra preta, moro em são paulo há quatro mas vou sempre visitar , meus parentes , que lá residem, por isso adoro serra preta.....
Por: fredson

amo serra p foi onde nasci fiquei 5 anos longe no ano de 2010 voltei notei grandes melhoras prefeito de serra p. parabens pelo trabalho
Por: marcio bino de mg

o são joão, de serra preta é maravilhoso a praça,é linda,a feira as domingos pela manhã tem de tudo, os barzinhos em fim amei tudo.
Por: angelica

o quer tem de melhor e festa de vaqueiro do du poto de serra preta quer acomterci nu utimu domigo de agosto
Por: jenivaldo pereira ferreira

feista de vaqueiro do poto serra preta var a telar comferi e curta bastate
Por: jenivaldo pereira ferreira

nao so conheço como fui criada ai no ponto de serra preta.sou sobrinha da professora Dilma,e Neide e fui a rainha da festa de vaqueiro no ano de 1997;amoooooo de mais o ponto e estou com saudades.
Por: dayse stella

EU TENHO ORGULHO DE SER FILHO DE SERRA PRETA BAHIA MINHA FAMILIA E DO POVOADO DA PISTOLA EX VERIADOR NINIHO IRMAO DE ZEZITO
Por: DORGIVAL MOREIRA

sou de Araci,terra da banda Menina Faceira,passei um são joão no Bravo e adorei,foi muito legal.passei pelos povoados,Bom Jesus,PONTO e outros.gostei muito de la pretendo,voltar mais vezes.beijos para todos do Bravo e de Serra Preta.
Por: katia

Eu tive no Bravo em são joão e gostei muito de lá,apesar de ser um interior pequeno, as pessoas de lar tem um coração enorme. pretendo voltar mais vezes,beijos para todos do Bravo.
Por: Kátia

serra preta é umacidade cheia de encatos. tem na sua zona rual ( carocha ) um pequeno povoado delicioso de ser visitado, com seus bares quadra de esportes no meio do sertao um maravilhoso ambiente rural principalmente a os domigo
Por: edvon

sou do bravo hoje moro em feira mais tenho orgulo de faze parte dessa cidade. beijjjjjjjjjjjjjjjj;
Por: jaqqueline

minha terra minha vida sinto saudade sempre que lembro, e vou te ver sempre....amo essa terra valeu serra preta
Por: adilson silva

Boa tarde! Eu ainda não conheço Serra Preta mais esse ano estou indo pra curti o São João Aonde a minha Noiva e de Serra Preta, que o melhor forro de pé de serra. Abraços.
Por: edson

Amo a minha querida Serra Preta,o São Pedro 2011 foi muito bonito, a Sede muito simples porém acolhedora,em volta dela muitas serras, não esquecendo do Monte Cruzeiro que é o postal da Cidade.Venham conhecer a nossa Serra Preta.
Por: Dinalva Maria de Almeida Gomes

Como se diz Deni Santana, Serra Preta é meu berço e meu lar, Serra Preta é tudo de bom, tem o melhor São João no Bravo o melhor São Pedro na Sede e a melhor festa de vagueiros da região no Ponto, tem Deus no coração e Nossa Senhora do Bom Conselho como a nossa Padroeira. Serra Preta é assim quem vem pede bizzzz. Sou serrapretense de corpo e alma.
Por: Fabiana Lima Gonçalves

Tenho orgulho de ser Serra Pretence, gosto muito da festa de vaqueiro do ponto de Serra Preta. Abraço a toda familia Serra Pretence Principalmente para minha mae Maria do Carmo Moreira e para meu irmão Marcelo Daniel Santos de Jesus e Nadinho o vaqueiro de Moacir que mora no Bravo
Por: Dogival Moreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serra Preta
Fundação:
1953
Altitude:
311m
População:
15.439 habitantes
Área:
540,9km²
Densidade Demográfica:
28,54hab/km²
CEP:
44660-000

Envie seu comentário sobre Serra Preta