Serra do Ramalho

Serra do Ramalho-BA
banner

Bem-vindo a Serra do Ramalho!

banner

Comece planejando a sua viagem para Serra do Ramalho utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Serra do Ramalho e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Serra do Ramalho.

Informações de Serra do Ramalho

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento inicial 

Os primeiros desbravadores da região foram os bandeirantes, seguindo-se do ciclo da pecuária e da mineração. Existem vestígios da presença indígena, embora não haja registros sobre os grupos indígenas que habitavam o local. Acredita-se que seriam do tronco lingüístico macro-jê.
A área do município pertencia anteriormente ao município de Bom Jesus da Lapa. Era habitada sobretudo pelas populações ribeirinhas, em sua maioria remanescentes de quilombos (quilombolas).
Até os anos 1970, região consistia em mata complexa e virgem, classificada como Mata Caatingada, Cerrado e Vegetação Hidrófila. Havia a ocorrência de espécies como o ipê, o cedro, a aroeira, a baraúna etc. Havia rios intermitentes e riachos na encosta da Serra do Ramalho (mesmo nome do município), além de rios perenes como o Rio São Francisco e o Rio Carinhanha.
A região era famosa pela fertilidade de suas terras em meio ao semi-árido do entorno e para lá se dirigiram muitos flagelados da seca.

As agrovilas

Em 1973, a região do Médio São Francisco foi decretada prioritária para desapropriação pelo governo federal, em vista da construção da represa de Sobradinho e da necessidade de reassentar os moradores desalojados pela obra.
A partir de março de 1976, o povoamento do região foi intensificado pelo assentamento das populações desalojadas. O projeto de assentamento, intitulado Projeto Especial de Colonização de Serra do Ramalho, foi idealizado pelos engenheiros civis e agrônomos da empresa paulista Hidroservice. A maioria das mil famílias que foram instaladas em Serra do Ramalho era dos povoados de Pau-a-Pique, Bem-Bom, Intãs e Barra da Cruz, todos situados no município de Casa Nova. As famílias eram compostas de camponeses beraderos, ou seja, indivíduos que tiravam do rio, diretamente ou indiretamente, o seu sustento. Estas famílias foram assentadas em um casebre e um lote de vinte hectares em um sistema de agrovilas. O sistema de agrovila separava os lotes a serem cultivados do local de moradia, ambos distantes do Rio São Francisco. Segundo o projeto original, as agrovilas concentrariam as casas dos colonos (aproximadamente 250 por agrovila), os serviços públicos, comunitários e religiosos, e o comércio. A Agrovila Nove abrigaria a administração do projeto e a cooperativa. Entretanto, somente a Agrovila Nove disponibilizaria os serviços previstos.
Deslocados em relação ao seu ambiente de vida anterior, muitos colonos não se adaptaram ao sistema das agrovilas e emigraram. Isto fez com que o INCRA assentasse nas agrovilas ociosas famílias de sem-terras originárias de diferentes pontos da Bahia, do Nordeste e do Centro-Sul do país. Novas agrovilas foram criadas para atender a esta demanda e o projeto original foi descaracterizado. Aos poucos, os pequenos lotes foram se agrupando em lotes maiores. Hoje predomina a agricultura de sequeiro com grande ociosidade das terras.

Os índios Pankaru

Na década de 50 do século XX, imigraram para a região os índios Pankarus, guiados pelo chefe Apolônio Kinane. A notícia do interesse do governo federal pela região estimulou a ação de grileiros. A posse da terra onde habitavam os índígenas foi reivindicada por um fazendeiro e o chefe Apolônio chegou a ser preso, juntamente com um filho e dois genros. Posteriormente, com os assentamentos realizados na região, coube aos indígenas a homologação de cerca de mil hectares em 1991 onde hoje se localiza a Aldeia Vargem Alegre e um lote de três hectares na Agrovila 19,com 50 casas. Ainda hoje, há a disputa deste lote com um não-indígena, que afirma ter a propriedade da terra.

Emancipação política

Em 1989, Serra do Ramalho tornou-se município autônomo e a sede do município passou a ser a Agrovila Nove. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

13 de Julho 

Gentílico:


População:

31.646 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Para quem deseja conhecer essa cidade, se prepare para curtir boas festas e muita gente bonita. Depois da primeira viagem com certeza irá voltar sempre.

Clima:

Subúmido a semi-árido 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização: 

Vale-Franciscano da Bahia

Limites:

norte: Bom Jesus da Lapa; sul: Carinhanha; leste: Bom Jesus da Lapa e Santana (Bahia); oeste: São Félix do Coribe. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

845 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRA DO RAMALHO

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.serradoramalho.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Salvador

Telefone: (71) 3460-8300

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Serra do Ramalho

gosto muito da minha cidade maravilhosa.ela e muito boa. pena que nao tem empregos;mas acredito que um dia possa ser melhor.falouuuuuuuuuuuu.....serra
Por: marcos roberto s brito

Adoro esta cidade tenho muita vontade de voltar anorar ai.vocês tem que colocar fotos da cidade.
Por: karina

gostaria de conlheçe sua cidade por que vir farla muito bem dela adorei o quemifalaram
Por: gilmar santos mota

ja conheci e muito linda queria volta novamente parabens
Por: suzete

está lugar é maravilhoso e principalmente a agrovila 02! ñ conseguiria ficar muito tempo longe desta cidade que amo tanto!!!!!!!!! bjss.....
Por: kelly

JÁ MOREI E TENHO MUITA SAUDADE E VONTADE DE UM DAI VOLTAR NESSA CIDADE
Por: Rivanete

Conheço bem esta bela cidade, pena que fica muito longe.
Por: Sandra

essa cidade e maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaa adoro essa cidade. um grande beijo a odo de serra ................
Por: solange

eita cidade que conheço apoucos meses e amo demais!
Por: luzyane

moro em serra ah doze anos, amo essa cidade, e sua tranquilidade de cidade do interior. espero morar muitos anos por aqui.
Por: eloide

JÁ MOREI AI POR MUITOS ANOS AMO ESTA TERRA A BENÇOADA POR DEUS HOJE ME ENCONTRO EM S.P UM DIA EU VOLTAREI?
Por: EDIANLVO M. FERREIRA

ja vivei em serra do ramalho mas gosto muito das festas e dos pontos turisticos.
Por: Ronaldo

bom jesus da lapa agrovila 09 carianha e algumas cidade da região particularmente gosto muito da beira do rio são francisco.ok.
Por: Ronaldo

a como conheço morei por 20 anos, tenho muita sds de todos os amigos que deixei lá
Por: Marcio nobrega

para quem deseja conhecer essa cidade, se prepare para curtir, boas festas, e muita gente bonita depois da primeira viagem com certeza irá voltar sempre...
Por: Marcio nobrega

cidade abençoada por DEUS.
Por: amanda damacena

ola amigos de serra do ramalho , e bom saber que voces estao cuidando bem de minha cidade natal, (hoje moro em cajobi sp) qualquer dia apareço ai pra rever essa linda cidade tchau........
Por: marilson

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serra do Ramalho

Envie seu comentário sobre Serra do Ramalho