Ilha do Bananal

Ilha do Bananal-TO
banner

Bem-vindo a Ilha do Bananal!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Ilha do Bananal, informações e fotos da maravilhosa Ilha do Bananal. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Ilha do Bananal, recomendadas por internautas.


Banhada pelos rios Javaé e Araguaia, a Ilha do Bananal, no estado do Tocantins, é a maior ilha fluvial do mundo, com mais de 270 km de extensão e cerca de 80 km de largura. Não por acaso, o lugar é um dos destaques em meio às paisagens brasileiras preferidas pelos turistas e está entre os locais mais procurados pelos que desejam investir em Ecoturismo.

A Ilha do Bananal fica na região oeste de Tocantins e sua extensão passa pelas cidades de Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e Pium. O local é protegido pelo Ibama e, por lá, só é possível chegar através de barco. Para quem quer diversão, aventura e maior contato com a natureza, trata-se de um destino ideal.

Os municípios próximos à Ilha do Bananal oferecem excelente infraestrutura para receber os turistas, com ótimos hotéis, restaurantes, comércio, serviços e uma série de atividades, como trilhas, passeios de barco, pesca e muito mais. Os visitantes de Lagoa da Confusão podem conhecer o Projeto Quelônio, que trabalha pela preservação de filhotes de tartarugas em extinção.

Na cidade de Pium, o turista pode desfrutar de uma infraestrutura direcionada a promover o maior contato com a natureza. Por lá, é possível visitar as margens do Rio Javaés e desfrutar de toda a paz que o meio ambiente oferece. Em Formoso do Araguaia, por sua vez, o viajante pode admirar os pássaros silvestres, participar de trilhas e banhar-se em lagoas naturais.

Na Ilha do Bananal, é possível realizar um incrível passeio e visitar as aldeias indígenas locais com a autorização da Funai. Essa é uma das atividades preferidas dos turistas, que nunca deixam de passar pelas tribos que relembram a origem do descobrimento do Brasil, com seus costumes, suas crenças e suas peculiaridades.

No período de estiagem, a Ilha do Bananal forma diversas praias, que permitem ao viajante desfrutar de águas calmas e relaxantes, ideal para quem quer descansar e fugir da correria das grandes metrópoles e cidades movimentadas. Atualmente, o local já está entre os mais desejados do Ecoturismo e o governo local tem injetado grandes investimentos para receber os visitantes com alta qualidade.

Informações de Ilha do Bananal

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A Ilha do Bananal era habitada pelos índios e foi descoberta em 26 de julho de 1773 pelo sertanista José Pinto Fonseca.

Significado do Nome:

Inicialmente recebe o nome de Santana. Posteriormente, passa a se chamar Bananal, em razão da existência de extensos bananais silvestres.

 

Aniversário da Cidade:

26 de Julho

 

Gentílico:


População:

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A Ilha do Bananal é um convite ao turismo de aventura, e o passeio é compensador.Voce pode navegar, visitar aldeias indígenas, conhecer suas crenças, costumes e seus rituais. Banhar-se nas águas calmas e relaxantes do Rio Araguaia, nas belas praias que se formam no período de estiagem. Em passeios por terra ou por água, a experiência na observação de pássaros e animais silvestres, também é única.Programe suas férias, convide seus amigos, para conhecer as belezas da Ilha do Bananal.

Clima:

Predomina o clima tropical quente semi-úmido

Temperatura Média:

Temperaturas máximas de 38 °C nos meses de agosto a setembro e mínimas de 22 °C em julho.

hspace=0 COMO CHEGAR:

As estradas que dão acesso ao interior da Ilha do Bananal são a rodovia BR-242 (mais conhecida neste trecho como Transbananal), a Transaraguaia (extensão não-oficial da TO-255), além de uma estrada sem nome que liga a Aldeia Santa Isabel do Morro ao extremo sul da ilha, margeando o Rio Araguaia e o Rio Caracol.

Localização:

A Ilha do Bananal fica localizada no estado brasileiro do Tocantins, estando subdividida entre os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium.

Limites:

 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Junho


hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ABREULÂNDIA

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Rodoviária de Palmas:

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:
 

 
Telefone:

Horários: 
 
Atribuições:
  
TABELIONATO DE NOTAS E REGISTRO DE IMÓVEIS, TIT. E DOC. E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS: 


 
Telefone: 

Horários:

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

-Para navegar, voce vai precisar de autorização do Ibama-o órgão Brasileiro de Defesa Ambiental.

-Para visitar as aldeias índígenas, voce vai precisar da autorização da Funai-o órgão Federal de Proteção Índígena.

-A Ilha do Bananal abriga cerca de quinze aldeias indígenas.

-No interior da gigantesca Mata do Mamão, localizada no centro-norte da ilha, existe um pequeno grupo de índios da tribo Avá-Canoeiro que rejeita qualquer tipo de contato com a civilização, inclusive com os indígenas das aldeias mais próximas. Este é o único grupo de índios que até hoje permanecem isolados da civilização no Tocantins.

-Durante os meses de janeiro a março, época de cheia do Rio Araguaia, parte da ilha permanece inundada. As chuvas desse período correspondem a cerca de 50% do total anual.

-Rios da Ilha do Bananal: Araguaia, Javaés, Riozinho, Urubu, Randi-Toró, Barreiro, Vinte e Três e Mururé

-A Ilha do Bananal é de grande importância para o Brasil, pois sua fauna e flora tem muita diversidade, sua conservação é fundamental para o equilibrio ecológico.

                                     

Comentários de Ilha do Bananal

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ilha do Bananal

Envie seu comentário sobre Ilha do Bananal

banner