Praia do Francês

Praia do Francês-AL
banner

Bem-vindo a Praia do Francês!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Praia do Francês, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Praia do Francês. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Praia do Francês para programar a sua viagem.


A Praia do Francês é um dos pontos mais procurados pelos turistas que visitam o nordeste. Localizada na cidade de Marechal Deodoro, em Alagoas, e tem esse nome por conta de um momento histórico. Quando o Brasil ainda era uma colônia, contrabandistas franceses de pau-brasil costumavam usar a praia para fazer a retirada ilegal da madeira. Por isso, a praia recebeu esse nome: Praia do Francês.

A praia fica a poucos quilômetros de Maceió, a capital do estado, e é ideal para quem procurar um local onde é possível descansar e também se divertir.

Praia do Francês, uma beleza alagoana

A praia alagoana é conhecida por muitas pessoas como o Havaí Brasileiro, sua faixa de areia branca mede mais de 34 quilômetros, as águas são limpas, transparentes e de um verde quase caribenho. Além disso, imponentes coqueiros cercam toda a praia e dão a sombra necessária para quem quer descansar.

Outra marca registrada da praia é que ela tem ondas que podem ultrapassar os dois metros de altura e que são tubulares, ou seja, ideais para quem gosta de praticar o surf. Além disso, a Praia do Francês já foi palco de importantes competições do esporte.

Do lado esquerdo da praia o mar é mais calmo, já que a presença de corais no fundo da praia é menor. Por isso, para quem gosta de relaxar e curtir um bom banho de praia esse é o lado ideal. A margem esquerda da Praia do Francês também possui quiosques e bares que oferecem frutos do mar, bebidas e outros petiscos, assim, você não precisa se preocupar com nada.

Para quem visita o local, ainda é possível praticar outros esportes como o conhecido banana boat, um mergulho para visualizar os corais e peixes da região, prática de caiaque e, até mesmo, aulas para quem quer surfar, mas nunca subiu em uma prancha.

Alguns barcos também saem da região em direção aos corais. Lá, pequenas piscinas naturais são formadas, e é possível aproveitar o local e, ainda, observar a vida marinha com um snorkel. Para quem tem medo ou não sabe nadar, os barcos possuem um visor de vidro, no qual os turistas podem ver a movimentação em baixo d’água.

Informações de Praia do Francês

 

Roteiros do Brasil

Região das Lagoas e Mares do Sul

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Poucos relatos históricos existem sobre a Praia do Francês. Região habitada por índios Caetés na época da colonização, os habitantes naturais da Pindorama, a Terra das Palmeiras. Pela sua estratégica enseada natural, a Praia serviu de porto para navios piratas, inicialmente franceses, que faziam exploração do Pau-Brasil abundante na vasta Mata Atlântica da época colonial.
Alguns conflitos existiram entre índios e invasores, posteriormente entre Franceses, Holandeses e 
Portugueses em disputas por bens e territórios.
Praia pertencente ao Município de Marechal Deodoro, berço do Proclamador da república, assim como do 
Marechal Floriano Peixoto, ex-presidente do Brasil e famoso por suas conquistas bélicas.
A Praia do Francês é uma das mais procuradas e movimentadas de todo o litoral nordestino. O movimento foi 
tanto que a praia tornou-se um distrito.
A Praia do Francês tem uma peculiaridade: é dividida em duas partes diferentes; uma cercada por recifes de 
coral, mais calma e urbanizada e outra, mais selvagem e de ondas fortes. Além da orla, o distrito não apresenta atrações para o turista mas, vale lembrar, é vizinho (8 km) da cidade de Marechal Deodoro, uma cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. 

Significado do Nome

Inicialmente chamada de Porto dos Franceses, derivou para Praia dos Franceses até o atual Praia do Francês. 

Aniversário da Cidade: 

Gentílico:

População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Situada entre o mar e a Lagoa Manguaba, a maior de Alagoas, com 34 km de extensão, diversas ilhas e canais, além de um imenso manguezal, Praia do Francês fica a apenas 20 km de distância de Maceió, capital do estado.

Clima:

Tropical quente e úmido  

Temperatura Média:

26º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

A Praia do Francês não possui um terminal rodoviário. O mais comum para o turista é ir até Maceió e, da capital, tomar um ônibus de linha até a Praia e a cidade de Marechal Deodoro.

Localização:

Á sudoeste de Maceió, nas margens da lagoa Manguaba 

Limites:

Pilar, São Miguel dos Campos, Satuba, Santa Luzia do Norte, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco e Oceano Atlântico. 

Acesso Rodoviário:

O acesso para a Praia do Francês pode ser feito pela AL-101 e a distância (20 km) é compensada pela paisagens do litoral alagoano. 

Distâncias:

Da Capital:

28 Km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Praia Porto dos Franceses

Sua principal praia, está cotada entre as dez melhores do Brasil para a prática de surfe.
No entanto, do lado esquerdo, é protegida por uma barreira de arrecifes, que, na maré baixa, forma uma
grande piscina natural, de águas calmas, mornas e transparentes, cujo tom varia do azul ao verde e convida ao mergulho e à contemplação. De areia clara, fina e fofa, com muitas barracas erguidas na orla, a célebre Praia do Francês, que já foi considerada uma das mais bonitas da região, hoje em dia recebe bastante movimento, principalmente nos finais de semana. À direita, o trecho de mar aberto consagrado pelos surfistas, é mais sossegado.

Praia do Saco da Pedra

Quem gosta de tranqüilidade, deve visitar a Praia, que faz parte de uma reserva ecológica e pode ser alcançada a pé, pela própria Praia do Francês, na maré baixa, ou de carro, passando por propriedades particulares. De areia fina, recifes e água tépida e cristalina, possui muitos coqueirais em meio à vegetação nativa.

Lagoa Manguaba

Outra opção de acesso à Praia do Saco, como é mais conhecida, se faz através de passeios de barco pela Lagoa Manguaba, de águas mornas e muito ricas em fauna e flora.

Forte do Espírito Santo do Porto do Francês

Localizava-se no morro fronteiro à barra do porto do Francês, hoje praia do Francês, na cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro, no litoral do estado de Alagoas, no Brasil.

Ruínas do Leprosário

Ainda podemos encontrar na Praia do Francês as ruínas do que foi um leprosário, construído pelos franceses como estratégia de guerrilha, visto que a noticia da existência de leprosos no local, afugentavam possíveis invasores, mas os franceses só traziam para o local, pessoas que eram portadoras de um tipo de Lepra não contagiosa. 

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

- Festa de São João

 Dezembro

08 – Dia de Nossa Senhora da Conceição
 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARECHAL DEODORO - PRAIA DO FRANCÊS

E-mail: [email protected]

Telefones: (82) 3263-1365

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Serviço de Informação ao Turísta:

E-mail:

Telefones: (82) 3263-1365

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  www.praiadofrances.net        

www.brasilazul.com.br

www.tvturismo.terra.com.br

www.vikingblue.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Praia do Francês

em pocas palavras não consegueria descrever tamanha beleza, há 5 anos que vivo contemplando as maravilhas divinas que deus criou, o povo acolhedor,familhas de pescadores, alguns estrangeiros, pessoas que aqui encontrarm qualidade de vida. um lugar que nunca é monotono, todos os dias tem cores diferentes, olhando para o mar não me canso de admirar e agradecer a Deus este presente.
Por: luciene

Morar na praia do fran6 é maravilhoso sou casado e tenho 2 filhos que vivem em um lugar paradisiaco e estou morando aqui a 13 anos e não tenho nenhuma motivação de sair deste bairro. venham todos conferir.
Por: Tobias Lencina Nunes

Quem quiser conhecer um pedaço do paraiso deve conhecer a Praia do Frances. Local lindo de pessoas hospitaleiras.
Por: gina ordones

Tive o enorme prazer de conhecer a praia do Francês,simplesmente não queria voltar mais p/ minha cidade.É um lugar maravilhoso e inesquecivel,quem não viu ,precisa conhecer...bjos Andréa
Por: Andréa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Praia do Francês

Envie seu comentário sobre Praia do Francês

banner