São Miguel das Matas

São Miguel das Matas-BA
banner

Bem-vindo a São Miguel das Matas!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em São Miguel das Matas, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de São Miguel das Matas

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1557, D. João III doou a D. Álvaro da Costa, filho do então Governador Geral do Brasil D. Duarte da Costa, “as terras que então se achavam incultas e não povoadas, entre os dois rios do braço do mar: Jaguaripe e Paraguaçu, em 4 léguas de costa na largura e de comprimento, 10 léguas para o sertão e pelos ditos rios acima, que fica tudo em distancia de 15 e 16 léguas dessa cidade (Salvador) que lhe passou carta em 16 de janeiro de 1557” . Analisando geograficamente essa faixa de terra, entende-se que as atuais terras do município de São Miguel das Matas localizam-se dentro dessa dimensão.
Na segunda metade do século XVII o rei de Portugal, através de Carta Régia mandou que se criasse no fundo da Vila de Maragogipe a Vila de Jaguaripe, no mesmo local da Freguesia de Nossa Senhora DAjuda que já existia desde o ano de 1613. Formou-se então um povoado com o nome de Freguesia de Nossa Senhora DAjuda, que somente 80 anos mais tarde, em 27 de dezembro de 1693, foi elevado à categoria de município, o primeiro do Recôncavo Baiano, denominado Vila de Nossa Senhora DAjuda de Jaguaripe. Em 1931 foi extinto e anexado ao município de Aratuipe, mas devido aos protestos dos moradores, foi restaurada sua condição neste mesmo ano. Nos limites mais distantes da vila supracitada, ano depois surgiria a Vila de São Miguel da Aldeia.
A partir desse fato o “lugarejo” passou a ser chamado de São Miguel da Aldeia, a partir de 1765, São Miguel em referencia ao Arcanjo Miguel e Aldeias em referencia as leis de proteção às Aldeias. As primeiras casas, sedes de fazendas, localizavam-se na antiga Rua de Telha, onde hoje se localiza o Clube Social, outras se localizavam próximo à estação ferroviária e na entrada principal da cidade, hoje chamado baixa de areia. Existem também, referências de um casarão situado ao lado de onde hoje é a Igreja Matriz. 

Significado do Nome

A denominação do nome Vila de São Miguel da Aldeia está ligado à visita de um “caboclo” que passara pela região pedindo ajuda para festejar o Santo São Miguel Arcanjo, na Vila de Jaguaripe. Por ser uma pessoa desconhecida, os moradores da Vila não ofertaram suas ajudas, sugerindo que o “Caboclo” retornasse à sua Vila e trouxesse a imagem do referido santo, a fim de que pudesse confirmar a veracidade da “promessa”. Durante o retorno à Vila de Jaguaripe, o “Caboclo” foi acometido do vírus da varíola, o que o levou a óbito. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População:

10.414 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Sul Baiano 

Limites:

Municípios de Laje (ao Sul), Amargosa e Elísio Medrado (ao Norte), Varzedo (ao leste) e Santo Antonio de Jesus (ao oeste). 

Acesso Rodoviário:

Vias: BR 116 e 324, pela BA 045 via Santo Antonio de Jesus - ferry-boat - Bom Despacho. 

Distâncias:

Da Capital: 

102 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DAS MATAS

E-mail:

Telefones: (75) 3676-2141

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Salvador

 

Telefone: (71) 3460-8300

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORREIO: (75) 3676-2107

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

www.criativapublicidade.com

www.criativaonline.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de São Miguel das Matas

gostaria de saber se tem algum hotel fazenda naregião?
Por: Marcos Borges

Omeu pior arrependimento foi sai dessa cidade maravilhosa
Por: mara

Um lugar aconchegante;festejo junino imperdivel,se destaca pela prestesa do seu povo.Terra que serviu de berço para mim e meu irmão saudoso Eduardinho prosperidade para nossos conterraneos
Por: Adolfo Souza Santos

conhecí s. m. das matas à muitos anos atras e me apaixonei pelo lugar. é lindo em todos os aspecto, com um povo maravilhoso e acolhedor, sem contar com o clima perfeito. Se possível queria fotos do lugar,bem como de amigos de 30 anos atras.
Por: miguel miranda

Ciadezinha onde nascí, meus pais nasceram aí,eu me lembro ainda, que ha- via uma rua chamada rua do fogo.Ainda existe?. Eu sair daí com 7anos,isto em 1934.Moro no Rio de janeiro.
Por: Eráclito José Pereira

Eu sempre viajo p/Ilhéus, moro Rio.na minha próxi- ma viagem irei á s.miguel ver se ainda exis te á Igreja na praça .Eu saí em 1934 c/7anos de id.Meus pais eram daí. Abraços aos meus queri- dos conterrâneos.
Por: Eraclito

eu nasci e vivi a´té 7anos desde essa data moro RJ. hoje tenho 82 anos.Tenho saudade dos meus peren- tes que lá ficam e na sua maioria já se mudaram p/ outras paragens.Eu sempre vou á Ilhéus, na minha próxima ida, irei visitar a minha são miguel e visitar a Igreja onde fui batizado.
Por: eráclito josé pereira

Adoro muito essa cidade que só me deu alegrias. Meus pais nasceram nela e passei o melhor momento da minha vida bricando nessa cidade, as minhas férias escolar. Sou neta dessa terra linda e me orgulho muito disso!!!! Bjos
Por: Marlei Souza

Ivanildo tudo bem,vc deve ter se eganado com relação a distancia da capital em relação a São Miguel,são 219 km.
Por: jorge andre da silva souza

Eu nasci nessa linda cidade.Meus pais se mudaram ,eu tinha apenas, 6 anos de idade. Moro no Rio de Jneiro há 60 anos.Porém, nunca me esqueço do perfil da cidade.Da Igreja na praça, o chamado barracão na praça da feira que eu ia com omeu pai e outras lembranças que me são caras e ficaram no meu pensamento até hoje. Deus preteja a minha cidadezinha meu berço abençoado por Deus. Sempre vou á Bahia,visi- tar parentes e amigos em ilhéus ,Itabuna etc. na minha próxima ida, irei revever a minha cidade mãe. ,
Por: Eráclito José Pereira

sou dai, mais moro em são paulo a 15 anos acho a igreja matriz linda e as festas dai uma maravilha, que saudade da minha terra.beijos
Por: juciene cardoso

sim,conheço e já morei em são miguel,cidade linda,que sinto tanta saudade!
Por: alan santos

SÂO MIGuEL è CIDADE NATAL DE MINHA MÂÊ, ESTE LuGAR È MàGICO TODOs DEVERIAM CONHECER
Por: joelson santos anjos

eu gosto muito do reconcavo bahiano pois tem lugares muito lindo e são miguel das matas é a onde minha querida máe Ineis dias mora eu amor a bahia
Por: fatima

sim, ja morei e tenho familiares que morao em sao miguel. tenho saudades passei boms momentos ai.estou a 14 anos fora da bahia. estou morando em LAONDA PARANA.saudades da cidade,e dos meus familiares.bjssssssssssssss
Por: aparecida alvim

Meu pai, nasceu nessa cidade, infelizmente eu não a conheço, mas quem sabe um dia eu venha a conhece-lá. Mas tenho muito orgulho de ser filho de um natural dessa belissima cidade.
Por: Eduardo Carvalho Cambuy

minha cidade natal,minha infãncia,minha vida.adoro ir ai.
Por: PAIZINHA

sou filha desa cidade maravilhosa lugar jente boa,espero muitos conheca. e gostemarina sao paulo
Por: marines sales

Parabéns à São Miguel das Matas, pelas festas Juninas!! Moro em Vitória da Conquista, sou filha de Miguelenses, Pra mim é o melhor São João da Bahia. A festa é tranquila e familiar. E esse ano arrasou, foi muito animado e as bandas exelentes. Fica o gostinho de quero mais, e as expectativas para o próximo ano... o sonho de ver bandas famosas como calcinha preta, Aviões do forró...
Por: Joelia Andrade

Nasci e vivi nesta Cidade maravilhosa toda minha infância a qual lembro-me de cada local (Onha, onde tinha o campo de futebol que eu jogava pelo Palmeiras, Barracão, onde brincava de bola e cabana, Triângulo, onde tomava banho de rio, Estação, onde tomava banho de bica, Rua do Fogo - entrada da cidade, Igreja de São Roque, onde participava da procissão a noite com as velas acesas, Igreja Matriz, onde era sacristão, Escola Miguel Couto, onde estudei até o 5 ano primário, Ginásio Oito de Dezembro, onde estudei até o 2 ano. Estes foram alguns locais, entre outros, que foram compartilhado com meus irmãos e amigos da época, os quais tenhos muitas saudades. Deixei São Miguel,em 1972, juntamente com toda família para ter um futuro melhor em Salvador, porém jamais esqueci desta cidade que tanto mim deu alegrias e lembranças de um tempo saudável e de fartos amigos sem distinção de cor e posição social. e a deixei com minha família, em 1972. Deixo aquí, o meu abraço a alguns amigos da época: Clovinho, José Esmeraldo, José Eduardo, Nito, Lote, Neto, Cicinho, Loloi, Teinha e muitos outros.
Por: Genivaldo Andrade (Vardinho)

Olá!! Moro em São Paulo e estou procurando alguns parentes que moram aí em São Miguel. Estou querendo visitar a cidade para reve-los mas para isso primeiro quero localiza-los. Minha tia chama-se Isabel e trabalhava no Posto de Saúde. Também tenho uma prima que se chama Valmirene casada com um rapaz chamado Carlinhos. Lembro-me de uns amigos de minha família duas irmãs uma delas atendia por Del. Se conheguirem alguma informação por favor me repassem. Desde já fico muito grata. Um abraço Shirlei
Por: SHIRLEI LILIANE COSTA BRITO COELHO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Miguel das Matas

Envie seu comentário sobre São Miguel das Matas