Jericoacoara

Jericoacoara-CE
banner

Bem-vindo a Jericoacoara!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Jericoacoara, informações atualizadas sobre a cidade Jericoacoara, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Jericoacoara.


A região de Jericoacoara, localizada no estado do Ceará, recentemente foi caracterizada como uma das que abrigam uma das 10 mais belas praias de todo o mundo! A partir dessa classificação, muitos acharam que a vida na antiga vila de encontro de pescadores seria alterada, porém, a fama não tirou o sossego do ambiente, que continua sem iluminação pública e com ruas de areia.

Mas como é que Jericoacoara conseguiu se tornar praticamente intocável mesmo depois de ser considerado um dos destinos mais paradisíacos de todo o mundo?

Um dos motivos é por conta do difícil acesso à vila. Só se torna possível entrar no local por meio de veículos como 4x4 e outros de tração nas quatro rodas. O segundo motivo é por conta de uma determinação de 1984, que transformou a região em uma área de Proteção Ambiental.

Foi também em 2002 que o ambiente ganhou mais uma proteção: O Parque Nacional foi criado em uma região que concentra cerca de 200 quilômetros quadrados na cidade, que por sua vez, está repleto de lagoas com águas realmente transparentes, mangues e muitas dunas bem douradas!

As lagoas, por sua vez, são reconhecidas como verdadeiras “praias”. A principal entre elas é a praia de Jijoca, que é dividida em duas partes a da Lagoa Azul, parte mais simples e rústica, ideal para os que adoram a vida dos nativos, e a parte da Lagoa do Paraíso, que conta com uma infraestrutura melhor para os turistas, com uma série de restaurantes e pousadas.

Além disso, o vento da região auxilia muito para a prática dos esportes náuticos, como é o caso do kitesurf por exemplo. Os turistas também se reúnem muito no local para os passeios de buggy ou então de jardineira até chegar à vila.

A praia central de Jericoacoara, por sua vez, tem como principal destaque para a duna do Pôr do Sol. Um pouco antes do horário em que o sol se põe, turistas e nativos se instalam no morro que fica cerca de 30 metros acima do nível da areia. Lá se torna possível ver o sol realmente mergulhando no mar da vila.

E é depois disso que a vila se transforma em um local cheio de festa para os turistas e moradores locais, com muito forró pé-de-serra, restaurantes e bares bem animados!

Informações de Jericoacoara

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Jericoacoara é uma APA (área de proteção ambiental) desde 1984. Localizada no estado do Ceará, fica a cerca de 300 km oeste de Fortaleza. Até 1985 era apenas uma pequena aldeia de pescadores, perdida entre dunas imensas e isolada do resto do mundo. Até que o turismo a descobriu, e a fama de Jericoacoara não conheceu fronteiras. Já foi matéria de vários programas de televisão, e publicações importantes no mundo inteiro. O jornal americano Washington Post Magazine a escolheu como uma das dez mais belas praias do planeta em 1994. Jericoacoara também foi cenário do longametragem A Ostra e o Vento. Não existem estradas de acesso nos últimos 15 km (a construção de estradas dentro da APA é proibida por lei), portanto você precisa de um veículo 4x4 para chegar lá. Até o início de 1998 a energia elétrica vinha de geradores. Hoje, existe uma rede elétrica subterrânea, que alimenta apenas as casas, sem postes de iluminação, para preservar a iluminação natural proveniente da lua e das estrelas.  

Significado do Nome:

Apesar das diversas versões existentes para a origem do nome Jericoacoara, a mais provável é que seja indígena, derivando do tupi-guarani: yuruco(buraco) + cuara(tartaruga), ou seja, buraco das tartarugas, numa referência ao fato de Jericoacoara ser uma praia onde ocorre desova de tartarugas marinhas. Alguns pescadores antigos alegam entretanto que o nome vem do formato do Serrote (pequena serra ao lado da vila, onde está situado o farol de Jericoacoara), que visto de alto mar, tem o formato de um jacaré deitado, ou numa expressão local, de um jacaré quarando ao sol, e que o lugar antes era chamado de Jacarequara, mudando, com o passar do tempo, para Jericoacoara.   

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O que faz Jericoacoara tão especial? Jericoacoara não tem uma razão única para ser considerada um paraíso. Jericoacoara é um conjunto de belezas variadas, de cenários diferentes reunidos em um único local, e de sensações variadas também: o contato com a natureza é extremamente intenso, a sensação de liberdade que o local transmite, onde tudo é muito grande, amplo, e nenhum tipo de comportamento é reprimido. Outra sensação que Jericoacoara transmite, através do contato com seus moradores, é de como a vida não precisa ser complicada para ter qualidade: sem trânsito, sem senhas de cartões bancários, sem horários. Preservando a natureza e extraindo dela seu próprio sustento. 

Clima:

Quente 

Temperatura Média:

27° C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Extremo Norte do Estado do Ceará 

Limites:

Norte: Oceano Atlântico;
Sul: Bela Cruz;
Leste: Cruz;
Oeste: Camocim  

Acesso Rodoviário:

BR-222, BR-402, CE-085 e CE-179  

Distâncias:

Da Capital:

300 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O que há para se fazer e o que deve ser conhecido em Jericoacoara? Existem inúmeras atividades a serem feitas em Jericoacoara, para satisfazer a todos os gostos: desde tranqüilas caminhadas e passeios de cavalo até esportes radicais, como o windsurf ou o sandboard. Existem incontáveis pontos de interesse turístico, com cenários tão diferentes entre si, que as vezes é difícil acreditar que estejam tão próximos.

Principais Pontos Turísticos:

Pedra Furada

Um arco de pedra enorme, esculpido pela ação das ondas, que fica situada na Região Rochosa de Jericoacoara. Esta faixa de praia tem início após a Praia da Malhada, a primeira praia a leste da vila, já fora da enseada.

Além da famosa Pedra Furada, existe uma infinidade de outras Pedras com formatos curiosos, além de Cavernas e Piscinas Naturais. A caminhada pela região rochosa é um programa imperdível, porém deve ser feita em maré baixa, já que durante a maré cheia não há passagem, pois o mar encosta no Serrote, uma serra de cerca de 100 m de altitude, formada de rocha e areia e coberta por uma vegetação rasteira.

Praia da Malhada

É uma praia curta com ondas, sendo muito procurada para surf e windsurf nas ondas. É também um dos locais onde se praticam o nudismo e o topless. A Região Rochosa se estende por cerca de 2 km de litoral, terminando na Pedra do Frade

Farol de Jericoacoara

Este farol é um equipamento eletrônico moderno, que dispensa operadores: é alimentado por energia solar, e até a operação de troca de lâmpadas queimadas é automática. Cada ciclo do farol dura 10 segundos, sendo 2 acesos e 8 apagados. O farol é o melhor local para se observar o nascer do sol e da lua, pois oferece a melhor vista do mar à leste.

Duna do pôr-do-sol

Jericoacoara tem uma localização geográfica privilegiada, tendo mar tanto à leste como a oeste, sendo portanto um dos poucos lugares do Brasil continental onde é possível ver o nascer e o pôr do sol no mar, o mesmo ocorrendo com o nascer e o pôr da lua. Para ver o pôr-do-sol, o local mais procurado é uma duna gigantesca localizada do lado oeste da vila, conhecida como Duna do pôr-do-sol. Já é tradição em Jericoacoara, acontecer uma roda de Capoeira na praia, todos os dias após o pôr-do-sol.

Mangue Seco

Um pequeno povoado no meio de dunas, com uma pequena lagoa de água doce. Continuando pela praia, você chega a Guriú, uma comunidade de pescadores, que marca o limite oeste da APA. Em Guriú, existe uma travessia de balsa, onde diariamente passam diversos buggys com destino à Tatajuba

A noite!

Uma das atrações mais impressionantes de Jericoacoara é a sua Noite, devido a beleza do céu. Como não há iluminação pública na vila, não existe poluição luminosa para prejudicar a contemplação do céu. Se for noite de Lua Cheia, aproveite para subir em uma duna, e contemplar uma imagem surreal: dunas acesas pelo luar, e um oceano prateado, emoldurado pela silhueta de coqueiros à beira mar. Se não for noite de lua, melhor ainda: olhe para cima, de qualquer lugar onde não haja iluminação artificial. Você vai ver o céu mais estrelado de toda a sua vida. Estrelas cadentes riscam o céu a todo instante, satélites de comunicação podem ser vistos a olho nú. Divirta-se procurando as constelações do zodíaco.

Mas Jericoacoara não é só paisagens bonitas: não deixe de conhecer a Vila, seu povo, seu ritmo. Converse com os pescadores, aprenda com eles. Perceba, que a vida, na verdade pode ser simples. Vale a pena fazer uma visita a Igreja, construída em pedra, pelos próprios nativos. A torre da igreja oferece uma vista belíssima da Praia da Enseada.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho/Agosto

15 à 15 - Jericoacoara também tem algumas atrações especiais, que só acontecem em determinadas épocas do ano: se você tiver a sorte de visitar Jericoacoara de 15 de junho a 15 de agosto, não perca o Pôr-do-sol na Pedra Furada, esta é a única época do ano em que o sol, ao se pôr, encaixa no buraco da pedra. Uma data que já é tradicional em Jericoacoara é o Ano Novo. O reveillon em Jericoacoara reúne cerca de 3.000 pessoas, atraídas pelo alto astral de iniciar um novo ano em um local tão bonito. Praticantes de Windsurf também procuram Jericoacoara para o já tradicional Festival de fim de ano, e a partir deste ano, acontecerá entre a segunda quinzena de agosto e o final de outubro o Campeonato dos Ventos. Se você não curte Carnaval agitado, Jericoacoara é o seu refúgio. Lá você vai poder desfrutar de um lugar tranqüilo, procurado apenas por pessoas que preferem descanso durante o período carnavalesco. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JIJOCA DE JERICOACOARA - PRAIA DE JERICOACOARA

E-mail: [email protected]

Telefones: (88) 3669- 1133

Sites: http://www.jijocadejericoacoara.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal RodoviárioENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

Telefone: (88) 3621-0211

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

 

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOA NATURAIS - JERICOACOARA:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de Jericoacoara

jeri é o melhor lugar do mundo....so acredita quem vai pra lá
Por: neto gomes

já fui a Jericoacoara, é tudo muito lindo. o pôr do sol do alto das dunas é fantátisco. A Pedra furada é algo que jamais tinha visto antes, incrivel. passear de cavalos e conhecer o parque de Jeri é muito bom, e os passeios de buggys pelas dunas, conhecer as lagoas, é muito lindo, a vila de Jeri é uma graça, a noite é maravilhoso, música ao vivo,baladas e muita gente bonita. Eu fui a Jericoacoara, eu amei esse lugar, é lindo, com certeza vou voltar.
Por: Cláudia Amorim

sou de foz do iguaçu pr.jericoacoara eo lugar mais lindo do planeta sem comentario.
Por: elizeu godoy

O lugar é simplesmente maravilhoso, salve salve a mãe natureza!
Por: Edson

nossa que praia linda inesquecivel é um paraiso recomendo que venham conhecer pois vcs vão adorar.eu amei vou passar meu ano novo de novo lá.
Por: astrid

jeri na verdade é umparaiso mesmo , por que nasci aí..
Por: belo

ESSA PRAIA E SIMPLISMENTE MARAVILHOSA E COM MUITO ORGULHO QUE NASCI NESSA LINDA CIDADE
Por: LUCIA

e um lugar totalmente abecoado por deus foi que vive os meus melhores momentos eu o meu gato lindo espero voltar mais vezes
Por: daniele de morais moreira

Jericoacoara é o paríso!!!! O lugar mais lindo que conheci, e o por de sol mais fantástico que tive o previlégio de assistir!!!! Cidade gostosa, povo super amável e receptivo, bons restaurantes e barzinhos, ótimas pousadas, enfim um lugar que tem uma energia maravilhosa e muito alto astral!!!!
Por: angela lacerda

CONHECI JERI EM 2008 E ESSE LUGAR É ÚNICO E PARADISÍACO; SE FOR A DOIS ENTÃO SEM COMENTÁRIOS. LÁ HÁ BOAS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM E DE CULINÁRIA E OS PASSEIOS DE BUGGY SÃO OBRIGATÓRIOS E O POR-DO-SOL É MÁGICO, INDESCRITÍVEL. UM DIA SE DEUS PERMITIR RETORNAREI NESTE PEDAÇO DO CÉU.
Por: alexandre

olhei varias fotos de Jericoacoara e echei estraordinario, lindo de mais.Moro em curitiba mais pretendo visita-los em breve. .
Por: gilson

DAS PRAIAS QUE JÁ CONHECI, JERI É A MELHOR, JÁ PASSEI VÁRIOS REVEILLONS NESSE LUGAR PARADISÍACO, VENDO DO ALTO DE UMA DUNA A PASSAGEM DE ANO. LINDO D+
Por: WANDERLEY ALVES DA PAIXÃO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jericoacoara

Envie seu comentário sobre Jericoacoara