Ilha Grande

Ilha Grande-RJ
banner

Bem-vindo a Ilha Grande!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Ilha Grande, fotos, informações, os principais hotéis de Ilha Grande, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!


A ilha fica situada no estado do Rio de Janeiro, mais precisamente no município de Angra dos Reis.

Inicialmente habitada por índios, mas a partir de 1559 chegaram os portugueses. Com o passar dos anos a região passou a ter riqueza de café e cana- de- açúcar, sendo assim enriquecida a economia tanto pelas fazendas que cresciam ao redor quanto pelas vilas onde viviam os negros trazidos para trabalhar na agricultura.

No ano de 1863, Dom Pedro II visitou a ilha pela primeira vez e achou tão linda que comprou a Fazenda do Holandês. A fazenda depois de alguns anos se tornou o Lazareto, local onde se passava alguns enfermos que chegavam ao país, logo após virou um sanatório para doentes de hanseníase.

A ilha também serviu como presídio político durante o começo da república, em seguida foi criada a colônia agrícola correcional de Dois Rios.

Desde 1994 o presídio que trazia muita insegurança para a região foi desativado. Com isso a universidade do Estado do Rio de Janeiro transformou o local no Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável isso já no ano de 1998.

Com isso a economia local volta a subir podendo então utilizar a região para o turismo, os turistas que chegam a Ilha Grande podem fazer atividades diversas, sendo elas prática de surf, mergulho, mountain-bike, montanhismo, camping e trilhas.

As incríveis praias da região encantam seus visitantes devido às águas verdes e cristalinas, cercadas por densa vegetação. Parte delas é protegida pelo Parque Estadual e Reserva Biológica, o acesso pode ser feito através de trilhas e passeios de barco, algumas praias oferecem lindas cachoeiras, por exemplo, Feiticeira e praia de Fora.

Pontos Turísticos:

Lagoa Azul – Paradisíaca assim como no filme, um lugar perfeito pra quem aprecia a prática de mergulho, pois as águas são transparentes. A presença de inúmeros peixes, estrelas do mar e outros seres marinhos enfeitam o cenário, aumentando ainda mais a beleza dessa Ilha tão maravilhosa!

Praia Lopes Mendes - Acessível por trilha de meia hora saindo da praia dos Mangues ou duas horas saindo da Vila do Abraão. A deslumbrante praia de Lopes Mendes tem 3 km de areia bem fina e riachos de águas cristalinas.

Praia Cachadaço – Praia pequena de apenas 15 metros, protegida por pedras e costões. Selvagem, porém encantadora praia do Cachadaço tem águas cristalinas, riacho com queda d água e uma estradinha de pedras que foi construída por escravos.

Praia do Aventureiro - Isolada praia que está localizada dentro da área protegida pela Reserva Biológica. Quando o mar está mais agitado forma boas ondas e atrai surfistas dos quatro cantos do mundo, também é muito procurada para camping, os moradores permitem que as barracas sejam montadas em seus quintais.

Praia de Fora – Rica por sua vegetação nativa, a praia de Fora conta com cachoeira e coqueirais.

Praia da Feiticeira - Deliciosas águas mornas fazem da isolada praia da Feiticeira perfeita para banhos. Em seus arredores, uma magnífica cachoeira de 13 metros de queda atrai a turma do rapel.

Informações de Ilha Grande

Roteiros do Brasil

Costa Verde - Estado do Rio de Janeiro

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Descoberta em 1502 pelo navegador português André Gonçalves a Ilha Grande era habitada pelos índios Tamoios cuja nação se estendia desde Cabo Frio no litoral norte do Rio de Janeiro até Ubatuba no litoral norte de São Paulo.

Os Tamoios eram índios belicosos valentes e altivos. Grande flecheiros destros caçadores pescadores de linha e mergulhadores. Viviam de modo diferente dos outros indígenas suas aldeias eram fortificadas com estacas a que chamavam caiçaras e compunham-se de cinco ou seis ocas abrigando cerca de 150 a duzentas pessoas no seu total. Sua língua era diferente das que eram faladas pelos índios dos arredores.

O Padre José de Anchieta anteriormente já havia falado dos Tamoios como os primeiros habitantes da Ilha Grande. Eles denominavam a Ilha de Ipaum Guaçu (Ipaum significando Ilha Guaçu grande). Algumas outras expressões indígenas também acabaram se tornando a denominação atual de locais na Ilha: Araçatiba Provetá Acaiá etc.

Sendo a maior ilha do litoral Fluminense fora doada por Martim Afonso de Souza em 1559 ao Dr. Vicente da Fonseca. Este de posse das terras chamou ao Brasil diversos açorianos doando aos mesmos grandes lotes da Ilha que por sua vez convidaram seus parentes do Arquipélago Açoriano e deram início a colonização do lugar.

Do século XVI ao XIX a Ilha Grande se tornou base de reabastecimento de navios espanhóis vindos do Peru carregados de ouro e prata. Além disso com o descuido do policiamento da costa brasileira por parte de Portugal a Ilha Grande se destacou como abrigo seguro para contrabandistas e piratas que navegavam tranqüilamente pela costa brasileira assaltando as naus espanholas e contrabandeando o pau-brasil. Dentre muitos piratas que passaram pela Ilha Grande alguns merecem destaques: Thomas Cavendish Abraham Cook Edward Fenton (todos ingleses) René Duguay-Trouin William Dampier Jean François Du Clerc (todos franceses) Jorge Grego e Juan de Lorenzo (todos espanhóis).

Eram tantos os ataques e abusos acontecendo no trecho de Cabo Frio a Santa Catarina que Felipe II da Espanha resolveu manter uma guarda costeira para a região nomeando Martim de Sá seu comandante em l617. Uma de suas resoluções foi a de proibir a colonização na ilha o que persistiu até pouco antes do final do Sec. XVIII.

A colonização da Ilha se deu somente entre 1725 e 1764 prosperando o cultivo da cana-de-açúcar durante o século XVIII que perdurou até a primeira metade do século XIX.

Somente em 1726 a Ilha Grande deixa de ser paulista para ser agregada ao Rio de Janeiro pela insistência de Luiz Vahia Monteiro que alegava não ter condições de exterminar o contrabando e pirataria enquanto a Ilha Grande não estivesse sob sua jurisdição.

A Ilha foi elevada à condição de Paróquia em 1803 com a construção de capela nas marinhas da Fazenda de Santana propriedade de Major Bento José da Costa. A construção atual foi terminada em 1843 depois da demolição da primeira igrejinha.

A cultura do café que foi introduzida um pouco mais tarde que a do açúcar perdurou entre 1772 à 1890 chegando inclusive a ser exportado para a Europa para se ter uma idéia da dimensão dessas atividades na Ilha apenas uma fazenda a de Santana tinha mais de 5000 escravos nessas duas culturas. Os portos de SantAna da Ilha Grande de Abraão e do Sítio do forte ofuscavam o de Angra dos Reis. O primeiro era o mais importante do Sul Fluminense também a Ilha tornou-se centro de desembarque e tráfico de escravos negros trazidos da África (século XVIII até meados do século XIX).

No século XIX com a expansão da cafeicultura na região do Vale do Paraíba e também com o término do tráfico de escravos a Ilha Grande entrou em grande decadência sendo os cafezais abandonados. Essa proibição a Ilha Grande serviu de base para o contrabando de escravos para suprir a mão de obra nas lavouras de café em São Paulo e Rio de Janeiro e na exploração do ouro em Minas Gerais.

No século XIX mas precisamente no ano de 1863 Dom Pedro II visitou a Ilha Grande pela primeira vez as Enseadas das Palmas e do Abraão e pernoitou na Fazenda do Holandês. Tudo indica que nessa ocasião ele escolheu o lugar para a construção do Lazareto.

Encantado com a beleza e a tranqüilidade da ilha resolveu adquirir em 1884 as Fazendas do Holandês (hoje Abraão) e a de Dois Rios onde depois foi instalado o Instituto Penal Cândido Mendes. São grandes áreas que ainda hoje pertencem ao Governo Federal.

Na fazenda do Holandês foi construído o Lazareto que serviu como centro de triagem e quarentena para passageiros enfermos que desembarcavam no Brasil notadamente contra o cólera chegando a atender mais de quatro mil embarcações durante os 28 anos de funcionamento.

Em agosto de 1889 D. Pedro retornou à ilha e hospedou-se no Lazareto que já estava funcionando. Em novembro do mesmo ano passa novamente pelo presídio porém desta vez como prisioneiro até a sua partida para o exílio.

Em 1903 foi construída a Colônia Corregional de Dois Rios. O Lazareto foi desativado e funcionou como presídio político. No final da Revolução Constitucionalista de 1932 seus internos passaram para a Colônia Corregional de Dois Rios.

Posteriormente o Lazareto chegou a ser demolido e hoje em dia no local encontram-se apenas suas ruínas.

Em 1940 foi construído em Dois Rios o Instituto Penal Cândido Mendes com capacidade para mil presos de alta periculosidade. Este presídio funcionou até 1993 quando foi enfim desativado e seu prédio implodido. Com a decadência da agricultura iniciou-se nas áreas abandonadas a regeneração da floresta.

Com o objetivo de conservar os importantes ecossistemas da região foram criados em 1971 o Parque Estadual da Ilha Grande com uma área de 5.600 hectares que é administrado pelo IEF Instituto Estadual de Florestas e em 1990 a Reserva Biológica da Praia do Sul com uma área de 3.600 hectares e o Parque Estadual Marinho de Aventureiro abrangendo 5 milhas náuticas. Este parque que corresponde a parte marítima adjacente à Reserva Biológica da Praia do Sul é formado pela região litorânea zona de marés desembocadura de rios canal e zona nerítica (parte da plataforma onde a luz penetra até o fundo). Estas duas unidades de conservação são administradas pela Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA).

Hoje devido ao desaparecimento das atividades econômicas já citadas e ao declínio da atividade pesqueira a Ilha Grande tem vivido quase exclusivamente do turismo que tem crescido de maneira muito intensa aparecendo a cada dia novos meios de hospedagem e operadores de atividades como: passeios de barcos trilhas mergulho etc.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico


População

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

As atividades econômicas giram em torno da pesca e, principalmente, do turismo. A ilha oferece, atualmente, muitas alternativas turísticas: passeios de barco, praias com águas calmas para mergulho em família, praias destinadas à prática de esportes como o surfe e o mountain-bike, trilhas ecológicas por dentro da mata ao centro da ilha, além de algumas atrações históricas.

Clima 

Tropical

Temperatura Média:

Verão: 28°C Inverno: 16°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Saindo do Rio de Janeiro 
O acesso à Ilha é unicamente marítimo. Para chegar à Ilha Grande é preciso ir até Angra dos Reis ou Mangaratiba e então seguir de barco até a Vila do Abraão na Ilha

Localização

Litoral de Angra dos Reis

Limites

Parati, Mangaratiba, Rio Claro, São José do Barreiro (SP), Bananal (SP) e Oceano Atlântico.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

145 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Há na Ilha 4 (quatro) unidades de conservação, são elas: Parque Estadual da Ilha Grande e o Marinho do Aventureiro, Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul, cujo acesso é somente permitido a pesquisadores e pessoas autorizadas pelo INEA, e APA de Tamoios. As áreas de proteção ambiental visam a garantir a proteção da grande reserva de mata atlântica ainda existente e da vida marinha existente no entorno da ilha.

Principais Pontos Turísticos

Gruta do Acaiá

Uma caverna na encosta do morro que desce com acesso difícil até um salão subterrâneo (altura média de 60cm) continua mar adentro por um túnel submarino que leva a saída para a superfície da água. Muito procurado para a prática de mergulho por profissionais.

Enseada do Abraãozinho / baia de Ilha Grande - Abraão

A 0 1 km da Vila do Abraão. Localização na parte Sudoeste da Enseada está circundada por coqueiros. Seu em torno é formado pelas encostas da Serra do Abraão recobertas por densa vegetação. Com areias finas e claras suas águas muito verdes tranqüilas e transparentes são excelente para banho.

Baía da Ilha Grande

End: Entre o extremo W da Restinga de Marambaia e a Ponta de Juatinga 30 m

Acesso: Marítimo A baía apresenta duas entradas: uma na parte leste entre a ponta de Castelhanos e a Ilha de Marambaia a outra a oeste entre a Ponta dos Meros e a Ponta de Juatinga. É na Ponta de Castelhanos que se concentra o antigo Farol com suas paredes erguidas em 1900 com quase 1m de espessura levantando - se numa torre de 14m de onde descortina - se um dos mais belos panoramas da região. Engloba os três municípios da região turística da Costa Verde (Mangaratiba Angra dos Reis e Paraty) que se caracterizam pela proximidade do relevo montanhoso da Serra do Mar com cobertura vegetal exuberante. Costa muito recortada com pontas e costões que penetram mar adentro formando pequenas praias de enseada e algumas retilíneas de maior extensão nas baixadas. Do lado do mar a paisagem é renovada a cada momento pela presença de numerosas ilhas e lajes espalhadas por toda baía e pelo colorido das embarcações de pesca. Em suas áreas estão diversos sítios arqueológicos como na ilha Caieira: Sítio do Joaquim e Sítio Cunhambebe na Enseada de Japuíba: Sítio da Ilha Pequena e na Ilha de Jorge: Sítio do Aranda. Os locais mais procurados para a pesca são entre muitos: a Ponta dos Meros ao sul da Ilha Grande casco do encouraçado Aquidabã costão próximo ao Estaleiro da Verolme onde encontram - se meros garoupas robalos tainhas e badejos. A baía possui uma área de 1.124 3 km sendo proibida a navegação nas áreas entre as Pontas Finas e Grande no Distrito de Cunhambebe e no Saco Dois Rios na Ilha Grande entre as pontas das Palmeiras e do Cavalino. As áreas de maior visitação turística na baía são: Ilha Grande a Vila de Abraão Enseada da Estrela e Saco do Céu a Ilha da Gipóia as praias no centro de Angra dos Reis as Ilhas de Cataguás e Peregrino Enseada de Bracuhy e a Praia da Vila de Mambucaba. Centros de apoio à baía: a cidade de Angra dos Reis e as sedes dos municípios de Mangaratiba e Paraty. Apresenta excelentes condições para os esportes náuticos que são praticados nas belíssimas águas verdes e transparentes da Baía da Ilha Grande. Ela abriga uma grande concentração de navios naufragados que a torna uma grande atração para o turismo subaquático que vem crescendo a cada ano. A sociedade de Pesquisas Subaquáticas vem realizando pesquisas em 16 navios além de 6 já pesquisados

Baía da Ribeira

End: Cunhambebe

Acesso Marítimo - Cais Santa Luzia - Centro Localizada ao norte da Baía da Ilha Grande. Entrada entre as Ilhas Japão e da Pimenta

Enseada das Palmas

End: Face Leste da Ilha Grande / Baía de Ilha Grande - Abraão

Acesso marítimo a 5milhas da Vila do Abraão. Está localizada a Noroeste da península oriental da Ilha Grande entre a Ponta da Cafua e a Ponta da Praia Grande. As encostas em torno da enseada ainda se mantêm recobertas com vegetação primitiva densa e exuberante na sua maior parte a exceção da parte sul onde a encosta é desmatada. Em seu interior estão as praias dos Mangues e a Praia Grande das Palmas que apresenta esta última toda a orla circundada de palmeiras. Na entrada da enseada está a Ilha das Palmas famosa pela verdadeira floresta de palmeiras e seus costões íngremes. Suas águas são verdes transparentes e mornas com profundidade média de 10m e fundo de areia e cascalho. A área é propícia para pesca miúda e de arrastão sendo constante a presença de currais de peixes. OBS: Existe outro acesso à enseada feito por uma trilha que liga a enseada à Praia de Lopes Mendes.

Enseada de Lopes Mendes

End: Face Sudoeste da Ilha Grande / Baía de Ilha Grande - Abraão

Acesso marítimo a 12 5 milhas da Vila do Abraão. Localizada entre as pontas de Lopes Mendes e das Palmeiras a vegetação nas encostas em torno é bastante densa destacando - se junto às praias as amendoeiras. Ao fundo à esquerda da praia fica o Morro dos Castelhanos com 350m de altitude e à direita da praia o Morro do Ferreira com 760m. Em frente à entrada da enseada vê - se a Ilha de Jorge Grego já em mar aberto. Existe um outro acesso (3 km) feito por uma trilha que liga a Praia de Lopes Mendes à Enseada das Palmas. Suas águas são verdes transparentes e mornas com profundidade média de 18m. Nesta enseada pratica - se a pesca de arrastão sendo comum a presença de currais de peixes.

Enseada de Sítio Forte

 End: Parte Noroeste da Ilha Grande / Baía de ilha Grande - Araçatiba
 
Acesso marítimo a 12 milhas da Vila do Abraão. Enseada abrigada dos ventos do quadrante Sul da Ilha Grande está situada entre a Ponte de Aripeba e a Ponta Grossa do Sítio Forte onde o Morro do Pilão (391m) desce em suave declive. Seu nome deve-se ao amplo paredão rochoso existentes bem próximo à enseada. Densa vegetação nas costas mais elevadas da área completa seu entorno. Pequenos núcleos se localizam próximos às praias da Enseada: Ubatuba Tapera Sítio Forte Marinheiro Maguariquessaba e Passaterra com quase todas suas populações economicamente dependentes da atividade pesqueira. Na Ponta Grossa do Sítio Forte e na Ponta do Pilão extremos da enseada desenvolve - se com intensa atividade a pesca de mergulho. Suas águas muito piscosas são verdes transparentes e mornas com profundidade de 17m. As praias do Sítio Fortes e da Tapera estão localizadas numa reentrância natural da enseada o Saco da Tapera.

Enseada do Abraão

End: Face Nordeste da Ilha Grande / Baía de Ilha Grande - Abraão

Localizada na parte nordeste da Ilha Grande identifica - se como bom ancoradouro com profundidade entre 6 a 10m. No seu interior há diversas praias bastantes visitadas. Enseada abrigada de quase todos os ventos em sua área estão as Ilhas do Morcego e do Macedo. A Praia do Abraão não é considerada propícia para o banho de mar devido o problema de esgoto sanitário

Parque Estadual da Ilha Grande

End: Sudoeste da Ilha Grande - Abraão

O parque tem como objetivo assegurar a preservação dos recursos naturais e o incentivo às atividades turísticas. Com 1/3 da área total da Ilha (55 9 hab) é dominado em grande parte por formação florestal da mata atlântica e por rica fauna. Entre os pontos de maior interesse turísticos estão as Ruínas do Lazareto (Antiga Colônia Penal Cândido Mendes) na Praia do Preta devido ao seu fácil acesso por terra. O interior do Parque é desabitado tendo como único ponto de penetração a estrada de terra que liga a Vila do Abraão à antiga Colônia Penal de Dois Rios. O local é propício a caminhadas e à prática de montanhismo.

Pico do Papagaio

End: Maciço da Ilha Grande / Parque Estadual da Ilha Grande - Abraão

Situado na parte Leste do Parque Estadual da Ilha Grande trata - se de uma elevação de 980m de altitude com a parte superior em rocha viva onde a fauna e a flora ainda estão bastante preservadas e está localizado em área do Parque Estadual da Ilha Grande. Destaca - se do restante do Maciço da Ilha Grande por sua forma de bico de papagaio sendo facilmente avistado de qualquer ponto da Baía de Ilha Grande. É propício a escaladas e à prática de montanhismo

Saco do Céu

End: Ao fundo da Enseada da Estrela tendo como entrada um estreito canal.

Acesso: Marítimo. Na sua entrada há duas pequenas praias particulares com habitações de veraneio. Ao fundo o Porto do Nóbrega com uma ponte de atracação Igreja de São Cosme e São Damião e uma colônia de pescadores. Recomendado como fundeadouro para barcos e navios de pequeno calado é o melhor refúgio para embarcações na ilha e por isso muito usado para pernoitar. 

Praia Camiranga

End: Enseada da Estrela / Baía de Ilha Grande - Abraão

A 3 2 milhas da Vila do Abraão. Na praia onde deságua o Riacho Camiranga destacam - se 3 grandes boulders situados em suas areias claras e finas. Com extensão em torno de 400m possui águas verdes transparentes e mornas. Bastante freqüentada por visitantes há sempre lanchas e barcos fundeados na área principalmente no período de alta estação.

Praia Comprida

End: Enseada do Abraão / Baía de Ilha Grande - Abraão

Situada a 0 5 km da Vila do Abraão na parte Sudoeste da Enseada do Abraão tem seu composto pelas encostas da Serra do Abraão recobertas com vegetação tropical densa. Propícia a banhos possui estreita faixa de areia e 70m de extensão . Suas águas são verdes transparentes e mornas com areias finas e claras. 

Praia da Crena

End: Enseada do Abraão / Baía de Ilha Grande - Abraão

A 0 8 km da Vila do Abraão Praia bastante protegida com 50m de extensão é excelente para banhos. Suas águas são verdes transparentes e mornas com areia clara e fina. Da praia avista - se grande parte da enseada do Abraão.

Praia da Freguesia de Santana

End: Saco da Freguesia de SantAna / Baía de ilha Grande

Acesso marítimo a 7 milhas da Vila do Abraão. Situada em região plana arborizada com coqueiros e amendoeiras em seu contorno predomina em seus extremos a presença de boulders. Em uma elevação toda gramada está o antigo cemitério e a Igreja de SantAna construída em 1796. Suas águas são verdes transparentes e mornas com areia fina e clara. Alcança - se dessa praia a Praia de Baixo por uma trilha de aproximadamente 500m. A praia possui uma ponte de atracação. 

Praia da Júlia

End: Enseada do Abraão / Baía de Ilha Grande - Abraão

Situada a 0 2 km da Vila do Abraão na parte Sudoeste da Enseada do Abraão tem seu entorno composto pelas encostas da Serra do Abraão com densa vegetação tropical. Pequena praia com extensão aproximada de 40m é propícia a banhos. Suas águas são verdes transparentes e mornas com areia grossa e escura. Próximo à praia estão as ruínas de uma antiga casa de fazenda.

Praia da Parnaioca

End: Parte Leste da Enseada da Praia do Sul / Baía da Ilha Grande

Acesso marítimo a 29 milhas da Vila do Abraão. A faixa de areia é parcialmente recoberta de gramíneas coqueiros e amendoeiras modificando - se porém em seus extremos onde a vegetação é bem densa e de maior porte. A praia possui águas verdes transparentes e mornas com areia fina e clara. Está localizada nessa região a Cachoeira de Parnaioca com difícil acesso pela praia considerada a maior da Ilha em volume de água. O Rio Parnaioca desemboca entre rochedos em um de seus limites. Possui 1.000m de extensão. Bem próximo à praia estão as ruínas de uma capela e de um cemitério vestígios do período áureo da cultura do café e de uma antiga casa de fazenda construída na época do comércio de escravos.

Praia da Tapera 

 End: Enseada do Sítio Forte / Saco da Tapera / Baía de Ilha Grande - Araçat 
 
Acesso marítimo a 12 milhas da Vila do Abraão. Localizada junto a pequeno núcleo de pescadores a praia é rasa com extensão de 350m. Presença de abrigos de barcos e um atracadouro no extremo direito. Suas águas são verdes transparentes e frias com areias finas e claras. Possui uma trilha ligando - a às demais praias da Enseada do Sítio Forte. 

Praia de Baixo

End: Freguesia de Santana/ Baía de Ilha Grande - Araçatiba

Acesso: Marítimo. Distância: 09 Milhas da Vila de Abraão Praça de enseada com vegetação de gramíneas na faixa arenosa tem seu entorno composto de morros recobertos com densa vegetação. Com extensão aproximada de 200m possui águas verdes transparentes e mornas com areias finas e amareladas. Há uma trilha bem íngreme de 500 m ligando - a à Praia da Freguesia de Santana.

Praia de Iguaçu

End: Enseada de Estrela / Baía de Ilha Grande - Abraão

A 3 milhas da Vila do Abraão. Praia com aproximadamente 500m de extensão localiza - se entre a Ponta do Iguaçú e a Ponta do Morundu. Suas águas são mornas verdes e transparentes com areias claras que apresentam granulação variada. Na vegetação densa em torno predominam coqueiros ipês - roxos e quaresmeiras. Em seus extremos registra - se a presença de boulders onde ficam a Cachoeirinha diminuta praia particular e a Cachoeira da Feiticeira cujas águas se lançam diretamente na praia.

Praia de Lopes Mendes

End: Enseada de Lopes Mendes / Baía da Ilha Grande - Abraão

Acesso marítimo a 12 5 milhas da Vila do Abraão. Área de vegetação densa contornando a praia com 3 km de extensão. Suas águas são verdes transparentes e mornas com areia fina e clara. Matações dividem sua extensão em dois trechos: um bem longo de praia selvagem e outro com alguns ranchos de pesca de moradores locais. Avista - se em frente a Ilha de Jorge Grego excelente área para a pesca submarina. Local conhecido pela lenda sobre um antigo pirata que chegou à região. Através de uma trilha alcança - se a magnífica Enseada das Palmas num percurso de 40 minutos a pé. Caracterizada como área de pesca de rede é muito procurada pelos aficionados em campismo e para a prática de surfe.

Praia de Perequê / De Fora

End: Enseada da Estrela / Baía de Ilha Grande - Abraão

Acesso marítimo a 3 5 milhas da Vila do Abraão. Possui estreita faixa arenosa em declive com extensão em torno de 500m. Suas águas são verdes transparentes e mornas com areia fina e escura. A cerca de 1 km da praia encontra - se a Cachoeira do Perequê local onde se pesca pitú e camarão de água doce encontrados em abundância.

Praia de Provetá

End: Península Ocidental da Ilha Grande / Baía de Ilha Grande - Araçatiba

Acesso marítimo a 23 milhas da Vila do Abraão. Na orla da praia presença de coqueiros e amendoeiras e nos morros em torno a vegetação é bastante densa com trechos de plantação de bananeiras. A praia possui extensão aproximada de 500m com águas verdes transparentes e mornas areia fina e escura. Nela existe uma colônia de pescadores que deixam seus barcos na enseada. Área de pesca com abundância de peixes e moluscos (lulas). É o segundo núcleo de maior população residente na Ilha Grande só superado pela Vila do Abraão.

Praia de Ubatuba

End: Enseada do Sítio Forte / Baía da Ilha Grande - Araçatiba

Acesso marítimo a 12 milhas da Vila do Abraão. Praia com extensão aproximada de 500m de águas verdes frias e tranqüilas com areia escura de grão médio. Nela existe uma trilha ligando - a às demais praias da Enseada do Sítio do Forte. Presença de pequena colônia de pescadores com abrigos de barcos uma antiga fábrica de enlatamento de sardinhas atradouro e construções esparsas na encosta já semi - desmatada.

Praia do Abraão

End: Enseada do Abraão/ Baía de Ilha Grande - Abraão

Acesso: Marítimo Situada junto à Vila do Abraão maior núcleo urbano do distrito tem ao fundo o maciço da Ilha Grande. As encostas da Serra apresentam vegetação tropical bastante densa embora já se percebam inúmeros desmatamentos. A praia tem 1000 m de extensão e um grande números de barcos fundeados na área atualmente está sendo desenvolvido obras de saneamento básico propiciando melhor qualidade ao banho de mar. É nela que se encontra o atracadouro das lanchas que fazem o transporte de passageiros do continente à Ilha. Sua pouca profundidade permite caminhar dentro d  água à boa distância da praia. Possui águas transparentes e verdes com areias finas e escuras. Na Rua Litorânea registra - se a presença de palmeiras amendoeiras e mangueiras

Praia do Aventureiro 

End: Enseada da Praia do Sul/baía de Ilha Grande - Araçatiba

A praia localizada dentro dos limites da Reserva Estadual da Praia do Sul. Praia de mar aberto com 600 m de extensão tem águas verdes transparentes e mornas com areias finas e claras. Em sua área situa - se uma colônia de pescadores. Nessa mesma extensão da Enseada da Praiado Sul estão as praias do Leste e do Sul que só podem ser visitadas com autorização de fiscais da Reserva que moram na Praia do Aventureiro. As duas compreendem extensão de aproximadamente 5 km. Uma trilha liga a praia do Aventureiro à paria de Provetá. Nesta área as embarcações ficam fundeadas à distância da praia.

Praia do Leste e Praia do Sul

End: Enseada da Praia do Sul / Baía de Ilha Grande - Araçatiba

Horário: Somente com autorização dos fiscais da Reserva que ficam na Praia do Aventureiro.
A 27 milhas da Vila do Abraão. Separadas pela Ilhota do Leste identificam - se como a maior extensão de praia na Ilha Grande. Com aproximadamente 5 km de extensão total está situada em uma baixada com densa vegetação de porte médio e gramíneas junto à areia clara e fina. Seu entorno é caracterizado por costões em rochas vivas que sofrem forte erosão das marés. Praia de enseada em mar aberto está situada dentro dos limites da Reserva Estadual da Praia do Sul. Suas águas são verdes mornas e transparentes. Nas proximidades encontram - se as lagoas do Sul e do Leste de águas doces e represadas onde há abundantes cardumes de sardinhas e tainhas que ali vão desovar.
 
Praia dos Mangues 

 End: Enseada das Palmas / Baía de Ilha Grande - Abraão
 
 Acesso marítimo a 6 milhas da Vila do Abraão. Nos extremos da praia desembocam riachos que criam pequenos mangues e contornando - a encontram - se amendoeiras e coqueiros. Tem extensão aproximada de 500m águas verdes transparentes e mornas com areia fina e clara. Registra - se bem próximo à praia a presença de uma ducha represada muito usada pelos banhistas. Nesta praia localiza - se o Hotel Paraíso do Sol.

Praia dos Meros

End: Península Ocidental da Ilha Grande / Baía de Ilha Grande

Acesso marítimo a 22 3 milhas da Vila do Abraão. Suas águas são piscosas verdes transparentes e mornas com areia clara e de grão médio. A praia tem extensão aproximada de 100m e sua faixa arenosa é em declive. Área propícia à pesca de mergulho

Praia Grande das Palmas

End: Enseada das Palmas / Baía da Ilha Grande

Localizada a 5 5 milhas da Vila do Abraão na parte oeste da Enseada das Palmas está circundada por grande número de palmeiras junto à praia e quaresmeiras e amendoeiras na encosta ao fundo. Local com um antigo núcleo de pescadores com construções do final do século XIX e pequena capela em louvor a São Benedito. A praia possui 600m de extensão com águas verdes transparentes e mornas e areia grossa e clara. Área propícia à pesca com predomínio de tainhas robalos

Praia Preta

End: Enseada do Abraão / Baía de Ilha Grande - Abraão

Situada a 1 5 km da Vila do Abraão na parte Noroeste da Enseada do Abraão apresenta seu entorno totalmente tomado por vegetação tropical densa destacando - se a ala de palmeiras imperiais do Antigo Lazareto. Com presença de rochas possui 300m de extensão com águas verdes transparentes e mornas e areia monazíticas de coloração escura. Na parte central da praia bem junto às ruínas está a foz de um riacho que vem formar uma pequena barra.

Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul

End: Sudoeste da Ilha Grande - Araçatiba

Acesso marítimo. De difícil acesso é de domínio público e está incluída na categoria de áreas naturais protegidas foi criada com a finalidade de preservar sob rigoroso controle do Governo Estadual os ecossistemas naturais que abrigam exemplares para pesquisas ecológicas. Entre os pontos de maior interesse da Reserva estão as duas lagoas unidas ao mar por um canal ponto de desova de peixes. OBS: Área proibida à caça à pesca e camping.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro
Festa de São Sebastião
Local: Vila do Abraão

Fevereiro
Carnaval
Local: Todos os Cantos da Ilha

Março
Páscoa
Local: Vila do Abraão

Abril
Semana Santa
Local: Vila do Abraão

Maio
Regata pela Preservação da Ilha Grande
Local: Vila do Abraão

Junho
Festas Juninas
Local: Toda a Ilha Grande

Julho
Festival da Música e Ecologia
Local: Vila do Abraão


Festa de Santana
Local: Freguesia de Santana

Arraial
Local: Vila do Abraão

Agosto
Festival de Cartoons
Local: Vila do Abraão

Setembro
Festival de Frutos do Mar
Local: Vila do Abraão

Outubro
Torneio de Xadrez da Ilha Grande
Local: Vila do Abraão

Festival de Frutos do Mar
Local: Vila do Abraão

Dezembro
Natal e Reveillon
Local: Toda a Ilha Grande 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS - ILHA GRANDE

E-mail:

Telefones: (24) 3377-8311 / 8388

Sites: http://www.angra.rj.gov.br/asp/index.asp

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio:

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

Aeroporto de Angra dos Reis-RJ:

(24) 3365-0355 / (24) 3365-4073 (24) 3365-8863

Auto Viação Costa Verde:

(24) 3365-1750

Auto Viação Útil:

(21) 3907-9000 / (32) 3215-2783 / (31) 3419-4646

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://ilhagrande.org/Vila-do-Abraao

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE NOTAS E 1º OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 3367-1466

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE

Comentários de Ilha Grande

já fui algumas vezes a ilha grande e confesso na minha opinião é um dos lugares mais lindo que já fui, amo a ilha grande e sempre que posso estarei lá
Por: adriana borges

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ilha Grande

Envie seu comentário sobre Ilha Grande