Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Canoa Quebrada?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Canoa Quebrada

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

Roteiros do Brasil

Roteiro: Rota das Falésias, Cenário de Cores

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A povoação de Canoa Quebrada nasceu a partir do pequeno povoado de Esteves. Descoberta na década de 1960 por cineastas franceses do movimento "Nouvelle Vague", a povoação sofreu um choque de culturas, que resultou num sentimento de liberdade que ali impera até hoje.
Reza a tradição local que, de dia, os franceses trabalhavam duro e, à noite, se entregavam a diversão. Por essa razão, uma lua e uma estrela, esculpidas nas falésias, tornaram-se o símbolo do local. Uma outra versão dessa tradição local narra que, na equipe de fimagem, existia um marroquino, de crença islâmica, que sentindo remorsos pelas continuadas farras noturnas, desejava o perdão de Alá. Para se redimir da culpa, mandou esculpir, nas falésias, a lua e a estrela, hoje ícones locais.
A povoação adquiriu fama ao ser descoberta, na década de 1970, pelos "hippies", que ali encontraram um lugar remoto, habitado apenas por uma tribo indígena e alguns pescadores, uma população simples e hospitaleira, que até hoje preservam a tradição de pescar com jangadas no mar. Alguns desses "hippies" fixaram-se no local, casando com os nativos e tendo filhos. Desse modo, é possível encontrar ali muitos descendentes de suíços, franceses e outros europeus. 

Significado do Nome

Duas versões disputam a honra de dar o nome à vila de Canoa Quebrada. A mais conhecida diz que quando o capitão Francisco Soares da Cunha, vinha de Portugal mapear o povoado de Aracati, quando chegou a Ponta Grossa no Icapuí o barco furou.Procurando onde pudesse consertar seu barco, o navegador acabou aportando em Ponta dos Estevão (hoje chamada de Canoa Quebrada).
Estando seu barco em péssimas condições, doou-o ao mestre Simão, que morava em Aracati. Simão trouxe alguns homens para destruir o barco, quando vieram, espantaram-se com o tamanho da embarcação e disseram : é uma Canoa Quebrada e aí ficou registrado o nome deste maravilhoso lugar.

Outra versão, defendida pelo historiador Hélio Leal, diz que o nome seria uma adaptação de Coroa Quebrada, numa referência à topografia da costa da região. O termo coroa é citado em um documento que registra os fortes portugueses construídos no Nordeste brasileiro. Esta tese ganha força se registrarmos que outras localidades (como Jericoacoara) têm versões da origem de seu nome ligadas a acidentes geográficos. 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A maior parte dos turistas passa todo o dia na praia de Canoa ou se aventurando de bugue pelos seus arredores. No entanto, a própria vila reserva aos visitantes surpresas que vão além das agitadas noites da Broadway.
Canoa reúne um grande número de artistas, atraídos pelas belezas naturais e o intercâmbio cultural com turistas de todo o mundo. As pousadas e restaurantes são decorados com suas esculturas e quadros, sempre inspirados pela musa Canoa.
Nas ruas da vila, visitantes e moradores de todo o mundo se misturam, concentrando num pequeno espaço uma verdadeira globalização cultural. O melhor de Canoa são as pessoas, não se cansam de repetir os mais entusiasmados.
Nos últimos anos, um projeto de urbanização modificou bastante a cara da Vila. A rua principal, conhecida como Broadway, recebeu calçamento e passou a concentrar grande parte das novidades e atrações. Por sua vez, a praia conservou trechos sem casas ou barracas, atraindo muitos turistas estrangeiros, principalmente no mês de agosto.
Canoa foi cenário do longa metragem Bela Dona de Fábio Barreto e de alguns cenas de novelas e outros filmes.
A cultura local é ainda muito forte na região, marcada principalmente pelas jangadas feitas de troncos amarrados. Também são conhecidas como paquete ou paquetinho, dependendo do seu tamanho. Vale a penas fazer um passeio em uma delas e ouvir algumas histórias de pescador.

Clima:

Em Canoa Quebrada a temperatura é quente o ano todo, com a diferença que o inverno é que é o período de chuvas. 

Temperatura Média:

32º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

De carro: Se você vier de Natal, a estrada que leva até Canoa Quebrada é a BR 304. Se você vem de Fortaleza você vai seguir pela BR 116 até a altura de Boqueirão do Cesário e então pegar a BR 304. Uma vez nessa estrada, tanto para quem vem no norte como quem vem do sul basta apenas seguir até Aracati e então seguir as indicações para Canoa Quebrada.

De ônibus: De Fortaleza pegue um ônibus para Canoa Quebrada. A única empresa que faz o trajeto direto até a cidade é a São Benedito (85) 3272-1232. Outras opções são pegar um ônibus até Aracati e de lá uma van até Canoa Quebrada. As empresas que vão até Aracati são a Guanabara 0800-991992 e a Nordeste (85) 3227-2342.

Localização:

Aracati 

Limites:

N: Fortim; L: Icapuí; S: Rio Grande do Norte (Tibau, Mossoró, Baraúna), Jaguaruana, Itaiçaba; O: Palhano, Beberibe. 

Acesso Rodoviário:

Vindo de Natal: BR- 304

Vindo de Fortaleza : BR- 116 até Boqueirão, depois, pela BR- 304

Distâncias:

Da Capital:

167 km  

Outras:

Russas - 80 km

Mossoró - 90 km

Rio de Janeiro - 2.732 km

São Paulo - 3.033 km  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Canoa Quebrada é um lugar de magia que surpreende a todos com tanta animação e beleza paradisíaca! As dunas, falésias, mar e sol brilhante são inesgotáveis fontes de energia e inspiração, tornando-se assim um paraíso para quem quiser se deixar conquistar por essa sedução.

Canoa foi descoberta para o turismo nos anos 70. Hippies encontraram em Canoa, lugar quase inacessível, um povo simples e hospitaleiro. Até hoje os nativos preservam a tradição de pescar com jangadas no mar. Mesmo se transformando de aldeia de pescadores para um lugar turístico, Canoa Quebrada não perdeu o seu encanto. Quem conhece Canoa-Quebrada sempre volta e quem não conhece verá nessas páginas que poderá ser uma aventura inesquecível.

Turistas do mundo inteiro encontram em Canoa uma infra-estrutura de Barracas na Praia e Pousadas de todos os gostos. Ver o por do sol do alto das dunas em clima romântico é um dos atrativos de Canoa. A noite a magia aflora e com ela os costumes do povo. Nativos e turistas se encontram na rua principal conhecida como broadway, embalados pelo ritmo do Reggae e Forró, ficando assim enfeitiçados com tanta diversão. Canoa Quebrada é uma praia situada no litoral leste do Ceará a 150km de Fortaleza.

Além de um belo visual panorâmico Canoa Quebrada oferece ao visitantes, as mais emocionantes e divertidas atrações turísticas como: Passeio de buggy (nas dunas e praias), jangada, cavalo, pára-quedas, para-pente, barco (Rio Jaguaribe) e quadriciclo.

Canoa Quebrada a décadas vem crescendo turisticamente e oferece aos visitantes passeios deslumbrantes, grandes e animadas noites na Broadway, segurança e ótimas estruturas.

Principais Pontos Turísticos:

Foz do Rio Jaguaribe

O passeio de bugue até a Foz do Rio Jaguaribe dura cerca de duas horas. Durante todo o percurso se está rodeado pelas dunas. No meio do caminho há lugares onde é possível fazer skibunda com pranchas de sandboard. A chegada à foz do rio Jaguaribe, onde ele se encontra com o mar, é super bonita. O retorno do passeio é pela praia, quando a maré ainda está seca.

Ponta Grossa

Este passeio de bugue é feito pelas praias, quando a maré está baixa. As praias, para o sul, são todas emolduradas por grandes falésias, normalmente de cor avermelhada. É um cenário maravilhoso. O destino final é uma grande duna, de onde é possível enxergar Canoa Quebrada.

Atrações Majorlândia

Fica a 12 km de Aracati, em meio a um denso coqueiral. O acesso é fácil, todo em pista asfaltada. Dispõe de várias barracas à beira-mar, além de restaurantes que servem mariscos como prato principal. Durante o dia, além das praias, é possível desfrutar passeios de bugue e “banana-boat”, entre outros. Ao fim do dia, pode-se observar um lindo pôr-do-sol do alto do Morro do Urubu. 

Gruta Cajazeiras

Distante 40km de Aracati. São três grutas localizadas numa grande área de formações rochosas. O acesso é difícil, tornando o local uma excelente opção para a prática do turismo esportivo de aventura. Não vá até lá sem antes entrar em contato com a Secretaria do Turismo e Meio Ambiente do Aracati, e contratar os serviços de um guia. 

Cruz das Almas

Situado à entrada sul de Aracati, o monumento é uma coluna de alvenaria encimada por uma cruz. Foi construído no local onde antes havia um pelourinho, em memória dos escravos que morreram no local. Em tempos mais remotos, o povo costumava rezar terços e novenas e fazer romarias à Cruz das Almas, que nessas noites se iluminava com as lanternas coloridas e velas dos devotos pagadores de promessas.

Duna do pôr-do-sol

No final do dia não deixa de ir na duna do pôr do sol. Ela é pertinho da cidade e dá para ir caminhando facilmente. A vista é fantástica. Se tiver disposição, leve uma canga e depois do pôr do sol aproveite um pouquinho e veja a lua e as estrelas, é uma experiência incrível. 

Passeios

Subir e descer dunas, com velocidades e emoções ao gosto do freguês, rodear paradisíacas lagoas, experimentar frutos do mar em vilas mais remotas e conversar com seus moradores. Os passeios de bugue pelos arredores de Canoa reservam surpresas aos diferentes tipos de turistas. Hoje são atração indispensável para quem passa por aqui.

Há passeios para os dois lados da costa:

Pela rota Leste, o trajeto é pela praia e vai de Canoa a Ponta Grossa, passando por Majorlândia e suas esculturas na falésia, Quixaba, Lagoa do Mato, Murici, Fontainha, Retirinho e Retiro Grande, podendo seguir até Ponta Grossa. A duração média do passeio é de três horas, e é preciso estar atento ao horário em que a maré vai encher, caso contrário o bugue não pode voltar pela praia. 

Na rota oeste, o destino final é o simpático vilarejo do Cumbe, que está às margens do Rio Jaguaribe, passando por várias lagoas de água doce, skibunda e dunas para descida com emoção. No caminho ficam alguns viveiros de camarão e um pesque-pague.Durante o percurso há pontos de apoio que vendem bebidas e tira-gostos preparados na hora. 

Os preços dos passeios variam de acordo com o número de pessoas e o roteiro a ser cumprido, mas pechinchar um desconto nunca será má idéia. Procure bugueiros filiados à Associação local, que vem procurando regulamentar a atividade e minimizar os impactos dos passeios no ecossistema das dunas.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACATI - PRAIA DE CANOA QUEBRADA

E-mail:

Telefones: (88) 9970-2882

Sites: http://www.aracati.ce.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Aracati

Rua Coronel Alexandrino, s/nº
Telefone: (88) 3421-2060

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: costalima1oficio@bol.com.br

Telefones: (88) 3421-1046

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.ceara.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 


Conheça nossas opções de hotéis em Canoa Quebrada e pousadas em Canoa Quebrada para visitar Canoa Quebrada.

Promova a cidade de Canoa Quebrada no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!