Trancoso

Trancoso-BA
banner

Bem-vindo a Trancoso!

banner

Comece planejando a sua viagem para Trancoso utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Trancoso e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Trancoso.


Trancoso pertence ao Município de Porto Seguro, na Bahia. Foi emancipado em 9 de dezembro de 2004.

Nasceu de uma aldeia de jesuítas no século XVI por defender o contrabando do pau brasil. Na década de 70 foi muito apreciado por hippies por ser um lugar calmo.

Hoje a população de Trancoso é de 11.000 habitantes, o clima é semitropical úmido e a temperatura média é de 24C.

A economia da cidade é praticamente movimentada pelo o turismo, existem árvores centenárias como jaqueiras, amendoeiras, mangueiras entre outras formando uma bela paisagem.

O Quadrado que é o centro da praça tem várias casinhas coloridas uma quadra de futebol e uma igreja ao fundo, pousadas, lojas, boutiques e grifes que atraem pessoas ricas e famosas, artesanatos, pousadas, bares e restaurantes muito bem frequentados. Como ainda não tem iluminação quando a noite cai as pessoas acendem velas e não é permitido circulação de carros.

A cidade também possui monumentos de arquiteturas civil, religiosas e um Centro Histórico maravilhoso anualmente muito visitado. A igreja de Santa Maria, São Pedro, Igreja da Misericórdia, Casa dos arcos do século XVI, Pelourinho e muito mais.

As praias de Trancoso são maravilhosas algumas com acesso à caminhadas como a Pedra Grande e a agitada Rio Verde frequentada por hippies. A Praia dos coqueiros a mais próxima do Quadrado, Praia dos Nativos que é bastante agitada preferida dos jovens que vêm de excursões, ainda tem a opção de barracas e para quem quer relaxar, mar calmo.

Para uma boa alimentação facilmente se encontram restaurantes no Quadrado que preparam divinos pratos como o camarão ao curry com erva cidreira, salada verde com queijo coalho e bacalhau com azeite de urucum. Esses restaurantes costumam abrir no final da tarde, durante o dia funcionam as barracas da praia.

Alguns bares agitam com a presença de DJs, espaço montado no Deck com sofá e almofadões.

De noite além de curtir um ambiente super agradável iluminado pela lua, têm as boates, no verão algumas abrem e só fecham quando o dia raia.

Trancoso é o local ideal para quem quer beleza tranquilidade e muito aconchego. Para quem quiser se hospedar em frente à praia o Club med oferece recreadores, circo, danças e oficina de arte.

E para quem prefere se Hospedar perto do Quadrado a Uxua tem casas antigas restauradas com móveis antigos e equipadas até com cama king- size.

Em Trancoso o sol brilha o ano todo. A festa do padroeiro acontece todos os anos de janeiro a fevereiro com muito forró e samba.

Informações de Trancoso

 

Roteiros do Brasil

 

Roteiro: Rota das Aldeias

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Trancoso é um povoado pertencente ao município de Porto Seguro, no estado brasileiro da Bahia.
Esta simpática vila fica no topo de um pequeno monte, com muitas praias, falésias, foz de rios e coqueiral, a 26 quilômetros de Porto Seguro. Trancoso nasceu de uma aldeia jesuíta do século XVI, na época conhecida como São João Batista dos Índios, e mantém-se até hoje como um dos últimos exemplares ainda conservados das primeiras povoações do Brasil.
Árvores centenárias, como jaqueiras, mangueiras, amendoeiras e jacarandás emolduram a paisagem e dão um clima todo especial à vila. Um grande retângulo, com a igreja de São João Batista, em uma das cabeceiras, e casinhas construídas em linha reta - baixas e grudadas umas nas outras – formam o famoso “Quadrado”. Trata-se de um dos mais valiosos sítios históricos dentro da Costa do Descobrimento.
A aldeia de São João Batista dos Índios, atual Trancoso, foi fundada com a finalidade de defender a região dos contrabandistas de pau-brasil, que chegavam pelo litoral. Atualmente, cerca de 500 anos depois, a vila assiste à chegada de novos desbravadores. Só que, desta vez, são turistas de todo o mundo, que buscam sol, mar, tranqüilidade e muita história.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A maioria das praias são de ondas calmas e quase selvagens. Politicamente, Trancoso é distrito de Porto Seguro. Muitos artistas e famosos do Brasil e do exterior procuram Trancoso para ficar em paz e criar sempre tendo a natureza como inspiração.

Clima:

Tropical Úmido com altitude de 4m.  

Temperatura Média:

24º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região Sul do Estado da Bahia

Limites:

 

Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Itabela, Itamaraju e Prado. 

 

 

 

Acesso Rodoviário:

Acessando a BA – 001 pelo km 33 da BR- 367 que liga Eunápol,is a Porto Seguro. A partir dessa BR, são 47 km até Trancoso em estrada de asfalto, totalizando 80km, a partir de Eunápolis. Além de vans e ônibus que partem de Arraial d’ Ajuda para Trancoso. 

 

Distâncias:

Da Capital:

755 Km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Praias paradisíacas, algumas consideradas mais belas do Brasil. Praias de areia fina e água morna, boa para banho, snorkel, caminhadas e esportes aquáticos. Nativos oferecem passeios a cavalo, aluguel de pranchas de surf e caiaques. A maioria das praias são desertas, virgens e preservadas.
Em frente da praia dos Coqueiros tem recifes com piscinas naturais que aparecem na maré baixa, há sempre algum nativo “mariscando”. Desde lá tem uma vista espetacular das falésias e coqueirais. Nas praias de Trancoso há restaurantes com uma oferta culinária de qualidade e varias pousadas charmosas.

Principais Pontos Turísticos:

Praia de Coqueiros

Sua paisagem é marcada por belas falésias e extensos coqueirais, traços marcantes de toda esta região. O mar apresenta piscinas naturais durante a maré baixa, favorecendo o mergulho livre. Em sua parte central, existem várias barracas bem equipadas, que oferecem petiscos e frutos do mar. Ao sul, um antigo píer, já destruído, tornou-se um excelente pesqueiro de robalo e carapeba.

Praia de Nativos

Localizada na bela Trancoso, lugar de incontáveis belezas e “points” muitos badalados, a Praia dos Nativos tem, na infra-estrutura, o seu maior diferencial em relação às suas vizinhas; não menos belas. É na sua face mais próxima à foz do Rio Trancoso que existem, além excelentes barracas de praia especializadas em frutos do mar, hotéis e resorts de nível internacional. O mar de águas esverdeadas se apresenta morno e calmo durante todas as fases da maré, favorecendo banhos extasiantes e momentos de muita paz e relaxamento. A presença de arrecifes, característica marcante de toda a região, promove o surgimento de lindas piscinas naturais, onde a família inteira pode se deliciar, mergulhando e conhecendo uma infinidade de espécies marinhas. Tanto na sua direção norte, quanto ao sul, o visitante terá, depois de belas caminhadas, a oportunidade de refrescar-se nos muitos riachos de água doce que cortam suas extensas areias. A paisagem da Praia dos Nativos revela toda a primazia da Costa do Descobrimento que, neste ponto, continua linda, tendo mudado muito pouco nos últimos 500 anos. 

Praia de Itapororoca

Os arrecifes do local formam uma gigantesca piscina durante a vazante da maré. Um verdadeiro aquário natural, infestado de peixes multicoloridos e centenas de outras belas espécies. É a mais distante da vila, sendo, por isso, bastante procurada pelos adeptos do naturismo. Num determinado trecho, as ondas batem numa pedra, provocando um pequeno “estrondo”. Este fato dá nome à praia, já que, em tupi, Itapororoca quer dizer “pedra estrondante”. 

Praia do Nudismo

Como o próprio nome pressupõe, este é o destino ideal para aqueles que buscam sossego e uma total integração com a natureza. A praia foi uma das pioneiras em reservar sua extensão para este tipo de visitante. Muito da fama que Trancoso acumulou nos últimos anos está, inclusive, ligada ao nudismo, que tem, nesta bela faixa do litoral sul, toda a privacidade que os praticantes exigem. Isso sem contar com suas abundantes belezas naturais, que mesclam Mata Atlântica nativa, riachos cristalinos e piscinas naturais repletas de vida marinha. Mesmo procurada internacionalmente, ainda não oferece grande infra-estrutura.

Praia do Rio da Barra

Um rio de mesmo nome corta esta praia bem ao centro, dando ao visitante uma excelente opção para banho de água doce. Seu mar apresenta-se tranqüilo, oferecendo também deliciosos banhos em qualquer período do dia. Do seu centro ao sul, as areias, mescladas às formações rochosas, ganham a companhia de magníficas falésias. Já ao norte, o “paredão” e os coqueirais cedem espaço a um vasto manguezal. O local, de razoável infra-estrutura, também é considerado bom para a pesca.  

Igreja de São João

Construída em 1656. Endereço: Pça. São João (Quadrado). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Janeiro

20- Festa de São Sebastião - A festa é celebrada sempre no dia 20 de janeiro de cada ano, no povoado baiano de Trancoso e em várias outras cidades da Bahia.
Esta festa se caracteriza pela intensa participação dos nativos, a população nascida na região de Trancoso, formada por descendentes de portugueses e índios.
A festa é considerada original por não ter sido ainda incluída no calendário turistíco o que preserva a originalidade.
Os cânticos, sempre repetidos em forma de mantra, de modo enérgico e vibrante, motiva e emociona a quem participa sobretudo aos mais sensíveis visitantes.
A festa, na realidade, inicia vários dias antes do dia 20 de janeiro com as reuniões da comissão organizadora e os diversos ensaios de cânticos no Quadrado, praça principal do povoado.
Culmina no final da tarde do dia 20 de janeiro com uma procissão onde uma estátua de São Sebastião, ao lado da estátua de São Brás que tem a sua festa celebrada no dia 3 de fevereiro, percorre o povoado de Trancoso e ao final em frente da Igreja de São João Batista, este o padroeiro do povoado, é feita uma homenagem com a "dança do pau" e a substituição do mastro de madeira feita exclusivamente por homens, com a bandeira do santo no topo que ali ficará por mais um ano.
No mês de janeiro de 2007, foi entregue à população do povoado, pela Prefeitura Municipal de Porto Seguro, município ao qual o povoado pertence, uma das casas localizadas no Quadrado, onde foi implantada a Casa das Festas e a Casa da Cultura de Trancoso que irá contribuir para a preservação das tradições da Festa de São Sebastião assim como da Festa de São Brás.

Fevereiro

- Carnaval

Abril

- Semana do Descobrimento.

Junho

30 – Elevação da Vila de Porto Seguro para Cidade 

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO SEGURO - POVOADO DE TRONCOSO

E-mail:

Telefones: (73) 3268-1043

Sites: http://www.porto-seguro-bahia.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Secretaria Municipal de Turismo :
Endereço: Av. Portugal (Passarela do Álcool) - Centro
Telefone: (73) 3288-3708 / 3288-4299
Funcionamento: segunda a sexta-feira, de 8hs às 16hs

Aeroporto Internacional de Porto Seguro
Estrada do Aeroporto, 1500 - Cidade Alta - Telefone: 3288-1880 / 3288-1877

Balsa (Travessia Porto Seguro - Arraial d´Ajuda)
Telefone: Rio Nave 3288-1799 / Rio Buranhém 3288-2516

Terminal Rodoviário de Porto Seguro
End: Estrada do Aeroporto - Cidade Alta. Tel: (73) 3288-1914
Aeroporto Internacional de Porto Seguro
Estrada do Aeroporto, 1500 - Cidade Alta - Telefone: 3288-1880 / 3288-1877

Balsa (Travessia Porto Seguro - Arraial d´Ajuda)
Telefone: Rio Nave 3288-1799 / Rio Buranhém 3288-2516

Terminal Rodoviário de Porto Seguro
End: Estrada do Aeroporto - Cidade Alta. Tel: (73) 3288-1914
Horário de funcionamento: Diariamente das 05h às 22h.

Viação Águia Azul - Tel: (73) 3288-1039
Viação Expresso Brasileiro - Tel: (73) 3288-3650
Viação Rota - Tel: (73) 3288-3791
Águia Branca - Tel: (73) 3288-2911 / 3288-1039
Novo Horizonte - Tel: (73) 3288-3761
Rio Doce - Tel: (73) 3288-3791
São Geraldo - Tel: (73) 3288-1198 / 3288-2248

Martins Taxi 24hrs
Endereço: Praça da Balsa, s/n - Telefone: (73) 9976-6682

Taxi Conceição, Sadilton S
Endereço: Av Getúlio Vargas, 319 - Telefone: (73) 3268-2738

Rodoviária Taxi
Endereço: Estrada do Aeroporto, s/n lj 5 - Telefone: (73) 3288-4570

Moto-Táxi Cambuí
Endereço: Avenida dos Navegantes, s/n Centro - Telefone: (73) 3268-3980

Moto-Táxi Reis, Josenilton B
Endereço: Praça Caixa D'Água, 13 - Frei Calixto - Telefone: (73) 3268-0816
orário de funcionamento: Diariamente das 05h às 22h.

Viação Águia Azul - Tel: (73) 3288-1039
Viação Expresso Brasileiro - Tel: (73) 3288-3650
Viação Rota - Tel: (73) 3288-3791
Águia Branca - Tel: (73) 3288-2911 / 3288-1039
Novo Horizonte - Tel: (73) 3288-3761
Rio Doce - Tel: (73) 3288-3791
São Geraldo - Tel: (73) 3288-1198 / 3288-2248

Martins Taxi 24hrs
Endereço: Praça da Balsa, s/n - Telefone: (73) 9976-6682

Taxi Conceição, Sadilton S
Endereço: Av Getúlio Vargas, 319 - Telefone: (73) 3268-2738

Rodoviária Taxi
Endereço: Estrada do Aeroporto, s/n lj 5 - Telefone: (73) 3288-4570

Moto-Táxi Cambuí
Endereço: Avenida dos Navegantes, s/n Centro - Telefone: (73) 3268-3980

Moto-Táxi Reis, Josenilton B
Endereço: Praça Caixa D'Água, 13 - Frei Calixto - Telefone: (73) 3268-0816

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS: 

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS: 

E-mail:

Telefones: (73) 3288-1522

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (73) 3288-6494 

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.bahia.com.br

www.portosegurotur.com.br

www.portonet.com.br 

http://www.guiatrancoso.com.br/     

http://www.trancosobrasil.com.br/praias.php 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

 

 

Comentários de Trancoso

estive em trancoso e me hospedei na republica dos camaroes e fui muito bem tratada, minhas ferias foram maravilhosas
Por: mabaguigu

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Trancoso

Envie seu comentário sobre Trancoso

banner