São Francisco do Conde

São Francisco do Conde-BA
banner

Bem-vindo a São Francisco do Conde!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em São Francisco do Conde, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de São Francisco do Conde

Roteiros do Brasil

Região Baía de Todos os Santos

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São Francisco do Conde é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada pelo IBGE em 2009 era de 31.699 habitantes.
São Francisco do Conde pertenceu ao termo de Salvador até 1697, quando foi emancipado.
É o município brasileiro com maior PIB per capita.
A arrecadação municipal de impostos ligados à produção e refino de petróleo pela refinaria RLAM, da Petrobras, é de cerca de R$ 200 milhões por ano.
Em que pese este fato, as condições de vida no município se encontram muito abaixo do esperado. Sua taxa de mortalidade infantil está acima do máximo considerado aceitável pela OMS. Não existe tratamento de esgotos no município e o acesso à água encanada chega para apenas cerca de metade da população. (Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, PNUD, 2003). 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

Franciscano

População: 

33.172 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São Francisco do Conde, uma das cidades mais bonitas e tranquilas do Recôncavo baiano. Não existe algo mais gostoso que um passeio nas noites de verão pela orla da cidade! É impressionante como a cidade conserva suas origens e tradições nas comemorações das festas populares.

Clima:

Úmido 

Temperatura Média

24.5º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Sair de Salvador pela BR-324 e seguir 59km até o entroncamento com a BA-026, em direção a São Francisco do Conde. Seguir por mais 12km em direção ao entroncamento com a BA-522 e, a partir daí, por mais 3km até a localidade. 

Localização

Metropolitana de Salvador

Limites

Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro da Purificação, São Sebastião do Passé.

Acesso Rodoviário

Sair de Salvador pela BR-324 e seguir 59km até o entroncamento com a BA-026, em direção a São Francisco do Conde. Seguir por mais 12km em direção ao entroncamento com a BA-522 e, a partir daí, por mais 3km até a localidade.

Distâncias

66 km 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Aproveite para conhecer as ilhas do município – Cajaíba, Fontes, Pati – e descer até a foz do Rio Sergi ou do Rio Subaé, desfrutando dos belos cenários esculpidos pela natureza. A história do Brasil Colônia também está presente em São Francisco do Conde, tanto na arquitetura quanto nos hábitos de seu povo. As apresentações folclóricas remontam os costumes de outrora e mantêm viva a cultura regional tradicional.

Principais Pontos Turísticos:

Praia da Ilha das Fontes
 
Praia da ilha de Cajaíba  

Ilha Bimbarras

Reduto de espécies raras de pássaros – sabiá-laranjeira, sangue-de-boi, sanhaço, pica-pau, gavião, canário-do-mato, azulão dentre tantos outros –, a Ilha Bimbarras se abre em um verdadeiro mosaico de paisagens, entre Mata Atlântica preservada, mangues, praias paradisíacas e pastos. Toda a área de cobertura vegetal natural da ilha foi transformada em reserva de preservação com registro no IBAMA, em um dos maiores projetos do gênero no país, o qual alia, em perfeita sintonia, o turismo de baixa densidade ao funcionamento de uma fazenda inteiramente produtiva, no centro da ilha, com atividade pecuária, cultivo de árvores frutíferas tropicais e maricultura. Um exemplo de desenvolvimento sustentável a ser seguido.
De propriedade particular, é necessário contato prévio com a Bimbarras Agropecuária S/A para visitação. Acesso exclusivo por barcos ou escunas.

Ilha das Fontes

Famosas pelas inúmeras fontes espalhadas por toda a sua extensão – daí o seu nome -, a Ilha das Fontes fica a cerca de 5 km de São Francisco do Conde. É considerada a melhor água das redondezas, e suas fontes são tidas como as maiores. A ilha abriga, ainda, as ruínas de um antigo engenho. É de propriedade de um grupo de lavradores, mas a visitação é aberta ao público.

Ilha de Cajaíba

Exatamente em frente à sede do município, está a Ilha de Cajaíba. São 8 km de extensão, separados do Continente por um canal. Além das belezas naturais, incluindo uma praia particular na contra-costa, a ilha é reduto da História Nacional, remontando aos tempos áureos da nobreza açucareira. No local, ainda existem, e em ótimo estado de conservação, a casa grande, senzala, engenho de fábrica e as centenárias palmeiras imperiais. Um deleite para os apreciadores do turismo histórico.
A Ilha já foi residência oficial de nomes ilustres, como o 3º Governador Geral do Brasil, Mem de Sá, e o historiador e precursor do movimento bandeirante no estado, Gabriel Soares, além do Barão de Cajaíba, comandante da Sabinada – revolta liberal em favor da Independência da Bahia - e conhecido pela crueldade que dirigia aos inimigos e aos escravos – jogados ao mar, ainda vivos, através de um fosso.
O acesso à ilha é, exclusivamente, por barco. É necessário contato prévio com a Secretaria de Turismo Municipal para obter a autorização da visita.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO CONDE

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Salvador

Telefone: (71) 3460-8300

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (71) 3651-1078

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

Comentários de São Francisco do Conde

Conheço bem São Francisco do Conde, e apesar do site ser bem interessante,acho que tem tantos lugares bonitos na cidade que poderia ser vista na página de fotos da cidade fotos que demonstrem mais a sua beleza.
Por: Cristina Santana

Conheço São Francisco do Conde e acho uma das cidades mais bonitas e tranquilas do Recôncavo baiano. Não existe algo mais gostoso que um passeio nas noites de verão pela orla da cidade!!! É impressionante como a cidade conserva sua origem e tradições nas comemorações das festas populares! Para os amantes da história, a cidade oferece muitos atrativos para visita, exemplo disso é a Escola Agrícola que mantém sua imponência , apesar de estar em ruínas. Vão lá gente! A cidade é super legal tem tudo para ser um dos maiores pontos turísticos da Bahia
Por: Cristina Senna

Eu, sou apaixonada por São Francisco do Conde. Onde tenho vários amigos, artesãos.
Por: Marilene Neris do N. da Silva

O melhor São João é em Chico do Conde....Demais Espero estar novamente lá em 2009. NINGUÉM PODE PERDER ESSA FESTA
Por: sheila reis

EU MORO EM MADRE DE DSUS E GOSTO MUITO DE SÃÕ FRANCISCO DO CONDE COLHEÇO AS ILHAS GOSTEI MUITOS
Por: FERNANDA DE SOUZA

não tenho palavras para falar dessa cidade el é simplesmente maravilhosa eu amo a cidade vou todos os anos tenhos muito paraenets em s.francisco do conde eu adoooooro sua praças ,as festade tudo q tem na cidade é impoossivel não gostar a voces so resta dizer venham e confiram o recanto do reconcavo baiano.
Por: Andrea de Andrade

a cidade de saõ francisco do conde é um cidade muito rica parabens por essa cidade taõ bonita e eu acredito que vai fica maIS BONITO AINDA
Por: jailton de santana barbosa

EU MORO NO DISTRITO DE SAÕ FRANCISCO DO CONDE CONHECIDO COMO CAIPE DE CIMA QUE UM DIA EU ACREDITO MUDANÇA TAMBÉM.PARABENS SAÕ FRANCISCO DO CONDE.
Por: jailton de santana barbosa

cidadelinda pacata com um futuro promissor viva são francisco do conde esperança de novos tempos com esta mulher guerreira.
Por: AJADIL RAIMUNDO GOMES DOS SANTOS

EU AMO MINHA CIDADE CHAMADA SAO FRACISCO DO CONDE SOU FELIZ DE SER DEÇA CIDADE LINDA MARAVILHOSA BEIJOS POVO DESSA CIDADE LINDA
Por: IVANILDO DOS SANTOS

Que lugar lindo, passei minhas ferias e gostei muito desta cidade. Voltarei!
Por: cassia

SOU ALAGOANA MAIS ADORO S.F.DO CONDE! FOI MUITO BOM OS POUCOS MESES Q MOREI.MAIS JÁ ESTOU PLANEJANDO A PRÓXIMA VISITA A ESTA CIDADE TÃO BELA E DE UM POUCO ACONCHEGANTE! SAUDADES DE MEUS AMIGOS!!!! VISITEM SÃO FRANCISCO DO CONDE!
Por: MEIRE ELEN S.

eu gostaria de conhecer são francisco do conde soube que é uma cidade linda
Por: cirlene costa

Eu moro em SFConde e a-d-o-r-o essa cidade! O Monte (meu distrito) é meu lugar preferido e tem muita história pra contar. Não tem como não se apaixonar!
Por: Ilmara Brito

eu casei tem um mes,e passei minha lua de mel em são francisco do conde... foi a melhor viajen da minha vida... eu já conheci varios lugares dentro e fora do brasil,mas igual a são francisco do conde eu ñ vi nenhuma... é uma cidade maravilhosa... eu e meu marido estamos pensando seria mente em ir morar lá,pois temos parentes lá... eu amei...
Por: adriana

EU AMO ESA CIDADE I VOU VOUTA SIM EU MOREI AI 11 ANOS UM BEIJO SAO FRANCISCO !
Por: TAINA CRISTINA

EU AMO ESSA CIDADE I QUERO MITO VOU TAR LA E OTIMO AQUELA PONTE I AINDA A PRAÇA NOVA AI MEU DEUS Q LUGAR E ESSE UM BEIJO SAO FRANCISCO
Por: TAINA CRISTINA

TEM DE MELHO A ORLA I A MARÉ ESSES DOIS LUGARES SAO OS MELHORES Q TE LA EM SAO FRANCISCO E D +
Por: taina

Parabéns! Pelo maravilhosos São João dessa cidade, linda, acolhedora e amiga.
Por: Maria de Fátima Siqueira Dantas

sou uma mineira e conheci um rapaz que e de sao francisco do conde,e adoraria conhecer a cidade.
Por: jhessika

sou filha da terra,estou gostando das mudancas que estam acontecendo na minha terra.tá dando outra cara a cidade.espero que está transformação seja em todos os povoados que compoem o municipio.
Por: Maize silva Cerqueira

Conheci S.F.Conde em 1988 e jamais esqueci, hoje moro em BHZ-MG e tenho 4 filhos e uma vontade imensa de levar minha familia a esta cidade Paradisiaca, espero que em 2011 possamos passar alguns dias nesta maravilhosa cidade.
Por: Enio de Oliveira Duval

vivi durante oito meses nesa cidade maravilhosa e so tenho boas lembrancas. pois sao francisco do conde e 1000
Por: cleice costa

são francisco do conde e uma cidade linda e maravilhosa de si viver passei um ano e quatro meis nessa cidade linda tenha saldade
Por: jeremias Bispo rosario

Tenho boas recordações desta cidade. Já tive a oportunidade de passar uma festa junina e foi pra lá de bom.Sem contar que o povo é bastante hospitaleiro. Amo a vista da parte baixa da cidade.
Por: ivonilda reis

foi o meu quinto ano de são joão e foi maravilhoso est proucurando uma casa para morar e sim para sempre SFC. parabens por + otimo sao joao
Por: jose carlos

amo sao fransisco do conde tenho orgulho de ser sanfrasciscana
Por: nanna

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Francisco do Conde

Envie seu comentário sobre São Francisco do Conde

banner