São Felipe

São Felipe-BA
banner

Bem-vindo a São Felipe!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em São Felipe, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em São Felipe.

A cidade de São Felipe, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de . A localidade está em uma altitude de 195m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.289 habitantes. A área total de São Felipe é de 198,7km², e sua densidade demográfica é de 102,11hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de São Felipe-BA é 44550-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de São Felipe

Roteiros do Brasil

Região Caminhos do Jiquiriçá

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de São Felipe foi emancipado no dia 29 de maio de 1880. A localidade nasceu a partir das bandeiras empreendidas pelos irmãos Filipe e Tiago Dias Gato no ano de 1678. Tradicional localidade do Recôncavo Baiano, São Filipe se destaca em razão de alguns prédios de relevante valor histórico e arquitetônico, como o Praça Municipal, a Igreja Matriz, dos padroeiros São Filipe e São Tiago, diversos engenhos de cana e ruínas, além de algumas residências urbanas rurais. Durante muito tempo a localidade ficou conhecida como São Filipe das Roças, em virtude do grande número de lavouras estabelecidas em torno do povoado. Sua sede se expandiu em torno da igreja matriz, construída nas proximidades da "fonte do povo", que abastecia a localidade. 

Significado do Nome

Convém esclarecer que a forma "São Felipe", grafada pela maioria da população e pela quase totalidade dos poderes públicos, não encontra amparo nas normas legais (lei estadual que criou o município) ou gramaticais (consulte-se o "Dicionáro Aurélio" e "Caldas Aulete", verbete "filipense", e a enciclopédia Delta Larousse, verbete "São Filipe"). A modificação da grafia passou a ser observada a partir da década de 1930, contaminando, como se vê, até esta enciclopédia eletrônica. 

Aniversário da Cidade:

29 de Maio 

Gentílico:

sanfelipense

População:

20.305 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município possui em pequena quantidade de madeiras, coquilhos de dendê, castanha de caju e mel de abelha. No reino mineral, existem jazidas de manganês e tabatinga, inexploradas.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

32º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Santo Antônio de Jesus 

Limites:

Conceição do Almeida, Sapeaçu, Maragogipe, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Dom Macedo Costa, Nazaré. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

178 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

É interessante visitar a barragem municipal, aprazível balneário localizado a 2,5 km da cidade, além da Serra da Copioba (360 m de altitude), que possui trechos remanescentes da Mata Atlântica e abriga espécies em extinção.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- São tradicionais as festas juninas e de final de ano, atraindo grande número de visitantes da região, e especialmente da Capital, que fica a 180 km.

 Abril/Maio

- Evento religioso comemorado no período do final do mês de abril a inicio de maio, de forte característica popular.  Na sua parte hierática, são comemorados os santos padroeiros do município através de novena, missa solene, procissão com diversos andores ricamente ornamentados, e a queima de fogos de artifícios.

 Junho

- O São João de São Felipe é um dos mais tradicionais do Recôncavo Baiano.  Mantêm na simplicidade da festa a mais rica hospitalidade do povo sanfelipense aliado a variedade de saborosos quitutes juninos e licores. É o verdadeiro “São João de casa em casa”.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FELIPE

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.saofelipenet.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (75) 3728-2116

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de São Felipe

esta cidade é tudo de bom... hoje estou aqui em são paulo mas cinto muita saudade,logo estarei retornando para vizitar. Abraço atodos Atenciosamente Nelson
Por: nelson bonfim de jesus santos

E como conheço essa pequena cidade maravilhosa..Sempre que posso vou lá.
Por: Priscila

Sao Felipe,cidade linda e maravilhosa, estou na Bolivia muinto distante de te, mais nao esqueço de você, sempre estou te visitando pela internet, me aguarde que no final do ano vou te visitar pessoalmente. Um beijo minha querida Sao Felipe.
Por: Manoel Nunes Pinheiro

há cidade é linda e á população bastante amigo, gosto muito de São Felipe.
Por: Frank

essa cidade è linda o melhor è a praça e a cachoeira.a barragem e a coisa mais linda
Por: jussara oliveira mota

eu amo muito esta cidade,estou em são paulo desde 1979,mais sinto muita saude desta cidade,foi onde nasci e cresci,la está a minha família querida,mais em breve vou visitar vc
Por: antonio

Eu amo São Felipe,foi acidade onde naci, hoje vivo em sao paulo mas sempre que posso vou visitar um abraço a todo felipense
Por: Jose Milton

SOU NATURAL DE SÃO FELIPE NASCI NO BALAVENTO NO DIA 14/07/1948 FILHO DE BERNADO VILAS COSTA E ILDA TEXEIRA PRAZERES DA COSTA,POREM TENHO MUITO ORGULHO DE SER DESTA TERRA (SANFILIPENSE)
Por: ANTONIO PRAZERES COSTA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Felipe
Fundação:
Altitude:
195m
População:
20.289 habitantes
Área:
198,7km²
Densidade Demográfica:
102,11hab/km²
CEP:
44550-000

Envie seu comentário sobre São Felipe

banner