Carangola

Carangola-MG
banner

Bem-vindo a Carangola!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Carangola, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Carangola, localizada no estado de Minas Gerais (MG), foi fundada no ano de 1878. A localidade está em uma altitude de 408m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 31.635 habitantes. A área total de Carangola é de 356,8km², e sua densidade demográfica é de 88,66hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Carangola-MG é 36800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Carangola

Roteiros do Brasil

Região

 

 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1883, existia um pequeno arraial - Arraial Novo - no local onde hoje se encontra Carangola, fundado por caçadores de animais e extrativistas da poaia. As vertentes do rio Carangola eram, então, matas virgens, habitadas por índios puris. Em homenagem ao episódio da sublevação mineira (combate de Santa Luzia, no rio das Velhas), os habitantes de Arraial Novo mudaram seu nome, em 1842, para Santa Luzia do Carangola. A cultura do café, introduzida pouco depois, atraiu novos colonizadores, procedentes de diversos pontos de Minas e do Rio. Tombos de Carangola foi a primeira povoação formada; mais abaixo ficavam Santo Antônio e Natividade e, posteriormente, surgiu a de São Mateus. Construída uma capela em 1869, com patrimônio doado por fazendeiros da região, criou-se em 1862, o curato de Santa Luzia do Carangola, elevado a freguesia em 1868. Carangola foi elevada à categoria de cidade, em 1881. 

Significado do Nome

Acredita-se que o nome de Carangola, dado ao rio e depois ao município, tenha se originado da abundância de carás existente no meio do capim angolano, nas margens do rio. Por estar misturado ao capim, o cará era chamado de cará-angola. 

Aniversário da Cidade

07 de Janeiro  

Gentílico

carangolense

População

32.321 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Carangola cheia de festas e muita animação. Quem a conhece sempre quer voltar!

Clima 

Temperado

Temperatura Média

18,8º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata.

Limites

Espera Feliz, Divino, Fervedouro, São Francisco do Glória, Pedra Dourada, Faria Lemos, Caiana.

Acesso Rodoviário

MG-111, BR-482

Distâncias

Da Capital:

357 Km

Outros:


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARANGOLA
 
Construído entre 1907 e 1916 para funcionar como residência particular de juízes, posteriormente, funcionou como um grupo escolar, quando então, desabou e foi demolido por total. Em Janeiro de 1918, Drº Jonas de Faria Castro (Agente Executivo Municipal da Época), fez um convênio com o Estado de Minas Gerais comprometendo-se a doar um terreno para a construção de um novo grupo escolar. O objetivo da troca era para construir no local, o Paço Imperial. 
 
CORETO DA PRAÇA CEL. MAXIMIANO
 
Foi elaborado no Governo do Drº. Waldemar Soares de Souza, em 1930, para ornamentar a Praça Principal e servir para atividades Político-Culturais. Seu estilo Arquitetônico em Dórico e sua cobertura totalmente vegetal.  

CHAFARIZ DA PRAÇA CEL. MAXIMIANO
 
Construído em 1930, por Antônio José de Oliveira no governo do Drº. Waldemar Soares de Souza. Tem a forma arrendondada, decorada com motivos florais e simetria constantes, predominante do estilo Rococó. Com sua leveza e beleza valoriza as noites iluminadas de Carango la . 
 
1º CORETO DE CARANGOLA

 
Construído no ano de 1923 a 1927, na Praça Governador Valadares, por uma companhia de Campos/RJ, durante a administração de Adolfo de Carvalho. Em 1952, foi transportado para o Distrito de Alvorada, onde permanece até hoje.
 
PONTILHÃO DE FERRO 

Construído em 1906, o material foi trazido da Bélgica, da “the Leopoldina Hailway Limite”. Foi inaugurado em 1907, no governo de José Honório Pereira. Apresenta estrutura metálica, com desenho diversos.   
 
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
 
Foi inaugurada em 15 de Agosto de 1887. Foi construída pela companhia Estrada de ferro Auto Muriaé, funcionou  até 1938, e após a inauguração da atual estação em maio de 1887, o seu uso foi exclusivamente para armazenamento de cargas.
 
FÓRUM DE JUSTIÇA DRº XENOFONTE MERCADANTE 

Sua construção finalizada em 1938. Seu estilo Art Déco. Atualmente localizado na Praça Coronel Maximiniano, 56 – Centro. Tendo como proprietário o Tribunal de Justiça do Governo de Minas Gerais. 
 
IGREJA DE SÃO MANOEL DO BOI 

A mais antiga igreja do município, possui partido arquitetônico original que remota ao período colonial. 
 
CORETO DA IGREJA DE SÃO MANOEL DO BOI

A edificação apresenta, de maneira simplificada, elementos do repertório Eclético. Localizada no pátio da igreja de São Manoel do Boi.  
 
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA WINGDSTON MENDES DE SOUZA 
Foi construída por uma firma inglesa em 1938, foi concebida de forma a referenciar-se no estilo neocolonial. Localizada na Praça Getúlio Vargas. 
 
CRUZEIRO
 
Localizado no morro do cruzeiro, marco simbólico da cidade, expressão da religiosidade da comunidade. Tem sua estrutura metálica, foi construído e instalado em maio de 1960.
 
SÍTIO ARQUEOLÓGICODE  PONTE ALTA 

(Não aberto a visitação) Sítio arqueológico, localizado no Distrito de Ponte Alta. Cemitério INdígena do século XVIII. 
 
INSTITUTO SÃO JOSÉ
 
Em 13 de janeiro de 1935, um grupo de pessoas reuniu-se no salão de festas do Clube Carangola, com a finalidade de fundar uma associação de amparo a meninas menores desamparadas. Hoje, o Instituto São José, entidade legalmente reconhecida, abriga cerca de 50 crianças. 
 
PRÉDIO DO BRADESCO - PAVIMENTO SUPERIOR
 
Construído em 1921, pela Companhia Industrial Carangolense. O terreno foi doado por Inocêncio Antônio Rodrigues. Na época era 26ª Agência do Brasil do país. Na sua fachada com colunas em estilo Dórico, sendo que o frontão é um quadro de porcelana em alto relevo fabricado em Carangola. Alegoria ao centenário da independência. 

CAMINHO DA LUZ

Ao deixar Faria Lemos, o caminhante passa pelo Córrego do Inhame e pela Fazenda das Palmeiras, iniciando, então, a subida da Serra dos Cristais, assim denominada devido à abundância de tais pedras no leito da estrada. Chegando a 600 metros de altitude, podem ser avistados Tombos, Catuné, Pedra Dourada e Carangola, além do belo trecho da Serra de Caiana que será percorrido no dia seguinte.

Ao descer a serra, o caminhante passa pelas Fazendas Reunidas São Pedro e é acompanhado pelo rio Carangola, que deu nome à próxima cidade de pernoite, a qual está situada a 399 metros de altitude e é a maior da região. Conhecida como a Princesinha da Zona da Mata, Carangola tem Santa Luzia como padroeira em virtude de uma graça alcançada, em 1856, pelo Cel. Antônio Carlos de Souza, que, quando estava cortando uma pedra de moinho, teve seu olho atingido e lesionado por um estilhaço. Devoto de Santa Luzia, o Coronel prometeu que, se alcançasse a cura, proporia ser a santa a padroeira de Carangola. A graça foi alcançada e esta pedra de moinho encontra-se exposta no Museu Histórico e Geográfico da cidade, que possui um expressivo acervo, especialmente no que se refere a utensílios, restos de cerâmica e tecidos moles de povos indígenas encontrados em sítios arqueológicos no município.

A cidade possui belos casarões do final do século retrasado e início do século passado (os quais podem ser vistos nas Ruas Pedro de Oliveira e Santa Luzia), bem como a Casa de Caridade de Carangola, construída em 1907, e a Igreja Matriz de Santa Luzia, localizada em frente à Praça Cel. Maximiano, cujas palmeiras imperiais presenciaram mais de um século de história. Além de possuir comércio diversificado, várias agências bancárias, bons hospitais e um horto florestal que anualmente produz milhares de mudas nativas para o reflorestamento da região, Carangola encanta por suas belezas naturais, como o Morro da Torre, a Gruta de São Bento, as cachoeiras do Bambu Amarelo e do Boi e o Vale do Papagaio.

A cidade abriga também um campi da Universidade do Estado de Minas Gerais ao qual está anexo o Herbário Guido Pabst, que possui mais de 15 mil exsicatas, inúmeras novas espécies da ciência mundial e outras tantas endêmicas. O herbário é dirigido pelo pesquisador Lúcio de Souza Leoni, reconhecido no Brasil e no exterior por seu trabalho na área da taxonomia vegetal e pela edição do Boletim Científico Pabstia. Em Carangola, o Grupo Canto & Melodia, formado por Maestro Cidinho, Heloísa Helena, Terena Marques, Jorge Nelson, Márcio Leal, Ivanei de Jesus, Almir e Alexandre Oliveira, sempre faz uma apresentação musical para alegrar os Caminhantes da Luz nas caminhadas promovidas pela ABRALUZ.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

13 - Festa da Padroeira, Santa Luzia 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARANGOLA

E-mail:

Telefones: (32) 3741-9600 

Sites: http://www.carangola.mg.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Rodoviaria de Belo Horizonte-MG - Terminal Israel Pinheiro

Pça. Rio Branco, 100 - Centro

Telefone : (31) 3271-8933  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://ww35.carangola.net/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE PROTESTO DE TÍTULOS, REGISTRO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (32) 3741-1977 / 35243

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Aninha Lima, atriz.
-Benvindo Sequeira, ator.
-Flávio Costa, ex-técnico da CBF.
-Irênio José Soares Filho, jogador de futebol.
-José Honório Rodrigues, sociólogo e escritor.
-Leda Boechat, historiadora e escritora.
-Maria Gomes Valentim, supercentenária.
-Palhinha, ex-jogador de futebol.
-Paulo Mercadante, escritor
-Theotônio dos Santos, escritor

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Carangola

Meu avô ( Laureano Joaquim Marciano) foi feitor nessa Cidade. Visitei uma vez,gostei muito e pretendo morar aí.Estou a procurar terreno pequeno para comprar e construir pequeno imóvel para finalizar minha vida nessa Cidade.Existe terreno(s) para a venda? Agradeço.
Por: Rubens Marciano

naci em carangola, as aves que aqui gorgeiam nao gorgeiam como em carangola. lugar simples e lindo.
Por: regina resende

Conheço a cidade de carangola reside nela no periodo da construção da Pch carangola e contaria de agradecher a hospitalidade e carinho que recebi quando ai morei sou barrageiro e ando por este Brasil levando comigo a lembrança desta cidade hospitaleira Valeu carangola
Por: Dalton Sergio Samuel

Adoro esta cidade ! E um lugar que ainda se pode passear pelas ruas a vontade. Tem muitos bares , e a vida noturna e agitada ,pra uma cidade pequena. A paisagem e linda,com cachoeiras deslumbrantes a poucos minutos do centro da cidade. Vale a pena conhecer.
Por: Lara

eu,sou nascida ecriada em carangola hoje moro em sao jose dos campos sp nao vejo ahora de voltar a morar la porque o povo e hospitaleiro a natureza emaravilhosa e o ar e puro ealem de belissimas cachoeiras
Por: suely amorim

Nasci em Carangola e há muitos anos não vou visitá-la. Fico triste ao visitar o site e não ver fotos do Vale do Papagaio (que deveria ser Vale Encantado). Tem como tirar fotos deste Vale lindo, em lugares pitorescos e também de todo o vale naquela estrada que onde vai para a cidade de Espera Feliz? Infelizmente não posso fazer isto. Abraços.
Por: Eliane Marize de Castro

a cidade é muito acolhedora e as pessos saõ maravilhosas e simpaticas adorei e espero um dia retornar
Por: claudio

sou nascida e criadaem carangola.sai dai com 16 anos;rodo sempre mas nunca me esqueço que é ai o meu lugar.e sempre que preciso a para ai que voto.tenho amigos e familiares e sempre que posso dou um passeio,para relembrar.
Por: lucilaine

moro atualmente em duque de caxias mais sou carangolense e choro sempre com saudade da minha terrinha,é como diz a música:caramba carangola que saudade de vc pareço um bicho triste quando fico sem te ver.um dia eu volto!!!!!
Por: cissa

Estou para passar alguns dias em Carangola, estou procurando hotel. Quero saber custo da diaria se possivel foto do local. obrigado
Por: Jose Carlos

meu pai de nome valdevir costa nasceu na cidade de carangola ele sempre fez comentario a respeito da cidade hoje ele ja e falecido tenho muita vontade de conhecer a cidade para sentir papai bem pertinho de mim. valdevir.
Por: valdevir costa filho

FALAR DE CARANGOLA É UM PRAZER ENORME.UMA CIDADE DE CLIMA AGRADAVEL O ANO TODO;CIDADE DE GENTE BONITA SIMPLES E PRESTATIVA.CARANGOLA É UMA CIDADE DE RUAS SUPER LIMPAS,AR PURO E ACONCHEGANTE.CONHEÇA CARANGOLA E DEPOIS NOS CONTA.QUEM VAI A PRIMEIRA VEZ SEMPRE QUER VOLTAR.
Por: celio correia do nascimento

estava indo para santa clara passar ferias, passei por carangola eme encantei, resolvi dar umas voltas e me apaixonei mais ainda. cinco anos depois voltei a santa clara e fiquei impressionada com o desenvolvimento da cidade de carangola,pois jamais irei a santa clara sem antes passar por ai. gostaria de receber informaçoes emais fotos sobre esta cidade que eu amooooooooooo
Por: denise

não só conheço como nasci lá. vivo hoje em campina grande -pb e morro de saudade de tudo do clima , das pessoas. gostaria de ver mais fotos p/ matar um pouco a saudade.
Por: rita de cassia soares martins

Fui nascida e criada em carangola. E uma otima cidade.Estou com saudades da familia e amigos.Agora estou morando em Petropolis a 19 anos.Abraços para tds em Carangola !!!!!!!!!!!!
Por: neuza felipe martins

SOU DE BARRA VELHA SC VI CARANGOLA MG PELAS FOTO E ACHEI MUITO LINDA A CIDADE. ASSIM QUE SAIR DE FERIAS IREI PASSEAR NESTA LINDA CEDADE OBRIG.
Por: reinaldo da silva

moro em nova iguaçu adoro essa cidade e minha cidade natal
Por: marco antonoi pereira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Carangola
Fundação:
1878
Altitude:
408m
População:
31.635 habitantes
Área:
356,8km²
Densidade Demográfica:
88,66hab/km²
CEP:
36800-000

Envie seu comentário sobre Carangola

banner