Tejupá

Tejupá-SP
banner

Bem-vindo a Tejupá!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Tejupá e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Tejupá.

A cidade de Tejupá, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1964. A localidade está em uma altitude de 765m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.350 habitantes. A área total de Tejupá é de 297km², e sua densidade demográfica é de 18,01hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tejupá-SP é 18830-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tejupá

Roteiros do Brasil

Região Cuesta - Alto do Paranapanema

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As primeiras notícias que se tem da cidade de Tejupá remontam ao fim do século IXX, por volta de 1.868, com a criação do povoado de Nossa Senhora da Patrocínio, pelas famílias: Leal, Ilhéus e Pifanos.
Destes primeiros anos da vida do recém nascido povoado, pouco se tem notícia, pois nada ou quase nada se encontra escrito. Ninguém se interessou por angariar esta história que era contada de boca em boca pelos mais idosos. Com a morte destes, a história viva do povoado se perdeu. Aquilo que foi possível recuperar é o seguinte;
Tejupá iniciou sua existência 21 anos após , precisamente em 06 de junho de 1.889, quando a então povoação foi elevada a condição de distrito de Piraju, através da Lei nº 614 e passou a denominar-se Pedra Branca.
Em 25 de agosto de 1.892, foi criado o Cartório de Registro Civil e Anexos, sendo que sua instalação data de 06 de março de 1.902.
Seu primeiro escrivão foi o senhor Francisco Antonio de Oliveira, o primeiro Juiz de Paz foi o senhor Antonio Baptista de Abranches e o senhor Luiz Labo Galvão Bueno o primeiro Delegado do Distrito.
Anos depois, após consulta feita a seus moradores, seu nome passou a ser Belo Monte. Para isso foi considerada a beleza dos montes que circundavam a sua sede.
Como católicos que eram, logo as pessoas pensaram na construção de uma igreja. Seus sonhos se concretizaram com a colocação da pedra fundamental do prédio da igreja pelo senhor Mariano Furlan. As missas na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio eram celebradas pelo padre Gasparini, que residia na cidade de Manduri. Depois a comunidade foi atendida pelo padre Pio, que residia, já aposentado, no Asilo São Vicente de Paula, de Piraju.
Já em dezembro de 1908, Aquiles Frassinelli havia instalado os primeiros telefones públicos em Piraju, sede da Comarca, e em seguida transferiu a concessão à firma J. Banqueiro & Cia Ltda, que estendeu uma linha até Bello Monte.
Em 1.917 a população de Bello Monte era de : urbana – 313 e rural- 3.267 habitantes.
Note-se que na época não havia êxodo rural e a maioria da população era de lavradores que habitavam a zona rural, vindo para a a cidade para as festas, compras ou para os cultos religiosos.Na década de 20 Diogo Manuel Goulart, montou uma máquina de beneficiar café com capacidade para beneficiar 200 arrobas por dia e empregava 05 operários.
Agostinho de Arruda e o Major Diogo Goulart (político de Tejupá) que deu nome à Avenida onde se localiza a Escola Estadual “Orizena de Souza Elena”.
Em 21 de outubro de 1.928, o Boletim Republicano publicava os candidatos a Juiz de Paz de Bello Monte e foram os seguintes: Major Diogo Manoel Goulart, agricultor; Domingos Pereira da Silveira, agricultor e Crispin Von Ah Junior, agricultor.
Como curiosidade, em 1.890, após a Proclamação da República, Pedra Branca( Tejupá) tinha 30 eleitores.
Já em 1.952, após um intenso esforço político, o distrito de Tejupá passou a ter 240 habitantes na zona urbana e 2.990na zona rural, perfazendo um total de 3.230. Como se nota, prevalecia ainda a população rural.
Anos depois foi criada a paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, com a então vinda do padre Ângelo Ramires Lucena. O padre Ramires havia sido reitor e professor do Seminário Menor “São José”, da cidade de Botucatu. Por sua vida extremamente simples e por suas obras em prol dos jovens seminaristas, mais tarde, foi condecorado com o título de Monsenhor, vindo a falecer na Chácara Nazaré, no município de Taquarituba. Após sua morte, o Centro de Saúde de Tejupá recebeu o nome de Centro de Saúde Monsenhor Ângelo Ramires Lucena.
No final da administração do prefeito de Piraju, Angelim Dell’ Agnolo foram instalados telefones em Tejupá , ainda distrito, e no Bairro de Taquaras.
Além dos telefones, Angelim Dell’Agnolo colocou a iluminação pública , construiu um grupo escolar para 120 alunos, no Bairro de Taquaras ( prédio onde hoje funciona a Creche Municipal) e arborizou o jardim de Tejupá.
Em 1.962, formou-se uma comissão com a finalidade de pleitear junto ao governo do Estado a elevação à condição de município, obtendo pleno êxito, pois em 31 de dezembro de 1.963, foi promulgada a Lei Estadual nº 8050, que concedia a emancipação política e administrativa do então Distrito de Tejupá, palavra que segundo a tradição local , significa, Vale Montanhoso e também pela existência na época , de choças de índios que habitavam nos montes.
Sua instalação verificou-se 02 ( dois ) anos após, ou seja, em 25 de abril de 1.965, sendo empossados os senhores Antonio Fávaro e Pedro Enz Filho, como Prefeito e Vice-Prefeito, respectivamente. Os mesmos faziam parte da coligação UDN-PSP e obtiveram respectivamente 635 votos dos 635 existentes. Elegeram-se também 09 vereadores e entre eles o senhor Miguel Fávaro, primo do prefeito eleito.
Todos os anos, nesta data, feriado municipal, celebra-se o aniversário da emancipação político-administrativa do  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

25 de Abril  

Gentílico:


População:

4.809 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município de Tejupá é essencialmente agrícola, onde as principais atividades estão voltadas para a agricultura, tendo o café como sua atividade principal. Além do café, tem ainda as seguintes atividades agropecuárias:
1- Pequenas lavouras: plantio de milho, arroz de sequeiro, feijão- atividades mais de subsistência, sendo vendidas apenas as sobras da produção.
2- Olericultura - Pequenas hortas de subsistência e plasticultura comercial, principalmente de pimentão e pepino, e, um pouco de tomate que são vendidos no CEASA de São Paulo, através da Associação dos Plasticultores.
3- Florestais - temos alguns plantios de pinos e diversos plantios pequenos de eucaliptos, na sua maior parte para uso próprio e para lenha.
4- Pecuária de leite - temos alguns rebanhos de gado de leite, tipo misto, mais da raça girolanda, para consumo próprio e vendas para laticínios locais.
5- Pecuária de corte - temos algumas fazendas grandes, onden se cria gado de corte, principalmente o nelore.

Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

22º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

O município de Tejupá está localizado na Região Sudeste do Estado de São Paulo, pertencente a 11ª Região Administrativa, com sede na cidade de Marília.
Faz parte da 94º zona eleitoral da comarca de Piraju e pertence ao Escritório Regional de Saúde da cidade de Avaré.
Acha-se localizada na zona fisiográfica Sorocabana e as coordenadas geográficas de sua sede são: 23º 20 e 40 de latitude sul e 49º 22 e 21 de longitude.
Sua altitude, na sede do município é de 701 metros, ficando a 280 Km da capital do Estado em linha reta e 330 Km através das rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares.
A pluviosidade é da ordem de 1200 a 1300 mm anuais 

Limites:

Piraju, Ítai,Taquarituba,Taguaí, Fartura. 

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-255 (Rodovia João Mellão) / SP-270 (Rodovia Raposo Tavares) / SP-312/270 / SP-030/287 (Rodovia Antônio Nicolau Ferreira) 

Distâncias:

Da Capital:

280 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Represa de Jurumirim  

Fica no estado de São Paulo é formada pelo represamento pela Barragem de Jurumirim, no rio Paranapanema e banha dez municípios no centro-sul do estado.
O nome Jurumirim vem do tupi e significa "foz pequena".
Tem cerca de cem quilômetros de comprimento e em alguns trechos ultrapassa três quilômetros de largura. A represa tem um reservatório com área de 449 km², contendo um volume de água quase quatro vezes maior que o da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.
Suas águas são uma das poucas não poluídas no estado.

Rio Paranapanema 

É um dos rios mais importantes do interior do estado de São Paulo. Ele é um divisor natural dos territórios dos Estados de São Paulo e Paraná.
O rio Paranapanema tem uma extensão total de 929km em um desnível de 570m, desenvolvendo-se no sentido geral leste-oeste e desenvolvimento no rio Paraná numa altitude de 239m aproximadamente.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TEJUPÁ

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3385-3200 / 3205

Sites: http://www.tejupa.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:


EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Viação Cometa S/A.

SAC: 0800 942 0030

Deficientes Auditivos/Fala
SAC: 0800 770 3603

Site: http://www.viacaocometa.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL:

RUA ALEXANDRE ABSY, 324
TEJUPÁ-SP
TELEFONE: (14) 3385-1232

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Tejupá

Sou ex moradora da cidade de Tejupá. Lugar onde me refugiei ao divorciar-me. Saindo da capital de são paulo, fui ao encontro da paz e achei. Tejupá dos amores novos ,tejupá dos meus sonhos. Sonhos que ainda penso em realizar e desejo alcansar. Coração no peito a pulsar , de saudades de um grande que desejo reconquistar. Muito amigos deixei ai.... gente boa de verdade pessoas simples, mas de coração generoso e acolhedor. Muito obrigada Tejupá por ter me acolhido com tanto amor .
Por: zilda f gonçalves

Eu moro na cidade de Fartura , adorei conhecer Tejupá, há belas paisagens a serem apreciadas .
Por: Elisângela Maria Martins

Cidade, linda que recebe muito bem as pessoas, trabalhei ai e tenho muita saudades das pessoas que ai moram, beujos para a Edna.E muitas suadades...mas voltarei em breve para passear...
Por: wilma

Adoro Tejupa,tnho,uma filha k reside no bairro,Taquara,e sempre visito Tejupa
Por: Regis Rodrigues

esta cidade é a minha terra natal e por isso que é linda hoje eu moro em sorocaba a mais de 18 anos um beijo pra todos ai
Por: ednilson da silva

muito bonito o lugar gostaria de passar um final de semana lá
Por: Antonio Rodrigues Mateus

Sou filho da terra, moro a 35 anos em sorocaba mas visito regularmente a cidade, minha terra natal. Ainda tenho muitos parentes lá alem de uma multidão de amigos. O povo é acolhedor e muito gente boa. É a terra do melhor café do mundo. O municipio é constituido basicamente de pequenas propriedades, agircultura familiar. Nas minhas lembranças é tudo de bom. Temuma geografia diversificada com serras e planicies, reserva de mata atlantica e serrado, solo muito rico e agua em abundancia. O município é banhado por duas grandes represas,´`a nordeste está jurumirim e a sudoeste a represa de Xavantes. Meu sonho é voltar morar por lá se Deus quiser!!!
Por: joão corcovia da silva

Conheço Tejupá, amos esta cidade é muito calma, um lugar muito bom pra passar as férias, longe das selvas de pedras. Beijos a todos desta cidade maravilhosa...
Por: Ana Luisa Ferreira

orgnizamos a festa da passagem de ano novo na paça do bule. achei muito interesante pessoas alegres e bonitas. em breve vamos alegra o carnaval ai com voces abraço todos....
Por: noel pereira de albuquerque

Conheço muito tejupá,amo aquela cidade espero morar por lá no futuro,não sou nascida dela mais essa cidade me tras atimas lembraças e me tras sempre o gostinho de voltar pra lá. tejupá é uma cidade muito linda que pena que poucos cohece.
Por: juliana

Tenho muita saudade de tejupa minha cidade meus amigos .Moro em sorocaba mais nunca esqueco de tejupa onde nasci e vivi.
Por: vanderley alves rocha

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tejupá
Fundação:
1964
Altitude:
765m
População:
5.350 habitantes
Área:
297km²
Densidade Demográfica:
18,01hab/km²
CEP:
18830-000

Envie seu comentário sobre Tejupá

banner