São Bernardo do Campo

São Bernardo do Campo-SP
banner

Bem-vindo a São Bernardo do Campo!

banner

Comece planejando a sua viagem para São Bernardo do Campo utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em São Bernardo do Campo e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em São Bernardo do Campo.

Informações de São Bernardo do Campo

Roteiros do Brasil

Região Capital Expandida

Grande São Paulo

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE


A cidade de São Bernardo do Campo formou-se no intrincado processo de ocupação da região situada entre São Paulo e as matas da Serra do Mar. Na época da fundação de Santo André da Borda do Campo e da área que seria o município de São Caetano do Sul, adquirida por monges beneditinos, houve a concessão de uma sesmaria a Antônio Pinheiro da Costa, denominada São Bernardo, em 1728.
O aumento do número de habitantes desse território e o conseqüente desenvolvimento da região estimularam o paulista Antônio Pires Santiago a erguer uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição, que passou a ser muito freqüentada por viajantes a caminho do litoral e marcou a fundação do povoado de Nossa Senhora da Conceição de Boa Viagem, em 2 de dezembro de 1735. Os arredores da capela passaram a concentrar um grande número de habitantes até que, em 1º de dezembro de 1805, recebeu do bispo diocesano a elevação a capela.
O processo de formação administrativa do município começou com a elevação de São Bernardo à categoria de freguesia, em 21 de outubro de 1812, por iniciativa do marquês de Alegrete. Posteriormente, em 1817, o Governo Provincial criou um núcleo agrícola na freguesia em função do grande número de estrangeiros na região, sobretudo imigrantes italianos. Com o crescimento populacional e o aumento das atividades econômicas, São Bernardo tornou-se vila, em 12 de março de 1889, e assumiu lugar de destaque entre as outras localidades com a passagem da Estrada de Ferro São Paulo Railway em suas proximidades.
Em 30 de novembro de 1938, o município foi conduzido a distrito do município de Santo André, que, na época, tinha maior importância econômica e política. A autonomia municipal foi adquirida em 30 de novembro de 1944, marcando o período em que São Bernardo iniciaria a sua escalada de industrialização, completada com a instalação do maior parque automobilístico do país nas décadas de 50 e 60.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

20 de Agosto 

Gentílico:

são-bernardense

População:

765.203 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical

Temperatura Média:

21º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Metropolitana de São Paulo  

Limites:

Diadema (N e NO), São Caetano do Sul (NE), Santo André (L e NE), Cubatão (SE), São Vicente e Praia Grande (S), São Paulo (SO e O), Cubatão, Diadema, Santo André, São Caetano do Sul, São Paulo e São Vicente. 

Acesso Rodoviário:

Rodovia dos Imigrantes e a Via Anchieta 

Distâncias:

Da Capital:

17 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Histórico do Parque Municipal Estoril

Em 1952, a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, através do prefeito Lauro Gomes, verificou que não existiam praças, parques ou jardins na cidade, a não ser a praça da Matriz.
A Light Company, empresa de eletrecidade, possuía muitas propriedades fora da represa, áreas que se prestavam para um parque popular. Um terreno de 60 mil m², situado na região do Estoril, era imune aos impostos, além de sua peculiaridade e pertencer a Light, era o ideal para a instalação do futuro Parque Estoril. Fez- se um acordo amigável entre a empresa e a prefeitura, concluída a transação no ano de 1953.
Em 1954, deu-se início à limpeza dos bosques, à construção do acesso ao terreno, os primeiros quiosques, os sanitários e um poço para seu abastecimento.
Veio então o dia da inauguração: 1º de maio de 1955. Foi uma grande festa. Uma verdadeira concentração popular.
Na administrações seguintes, o parque ganhou muitos melhoramentos. Foi construída a igrejinha do local a Capela de São Bartolomeo, novos sanitários e vestiários, nova sede da administração, quiosques, ruas internas, instalação de brinquedos e teleférico, mais a incorporação de 315 mil m² em sua área original.
Nos dias de hoje, o prazer de fugir da correria da cidade em um fim de semana está cada vez maior e o Parque Estoril proporciona o contato direto com a natureza e horas de muito lazer próximo aos grandes centros. O Parque une a beleza da Mata Atlântica aos encantos da Represa Billings. Tem tudo que um turista procura em matéria de lazer, sendo considerado o Parque mais completo da Região do Grande ABC. É uma área verde, segura e bem cuidada, o antídoto para o estresse resultante do coquetel recessão mais violência urbana. Relaxar, praticar esportes ou passear com a família; vale qualquer argumento para aderir ao lazer simples e barato. Além de oferecer pedalinhos, esportes náuticos, áreas de pesca, teleférico, turismo ecológico, zoológico, com animais de espécie em extinção, gastronomia, onde pode-se encontrar diversos restaurantes e bares com deliciosos petiscos e pratos de peixe, o Parque possui também uma prainha muito convidativa, onde se pode nadar e brincar a vontade, que bombeiros e salva-vidas garantem a tranquilidade.
O acesso ao Parque é muito fácil, basta seguir pela Via Anchieta até o Km 29,5, trevo de Riacho Grande, seguir até o final da Av. Portugal.

Zoológico do Parque Municipal Estoril

O Zôo de São Bernardo do Campo foi inaugurado em 05 de outubro de 1985 e além da visitação tem objetivos como o estudo e a reprodução de animais selvagens e educação ambiental. Hoje conta com mais de 64 espécies de répteis, aves e mamíferos, todos pertencentes à fauna brasileira.
O Zôo do Parque Estoril é sem dúvida referência, prova disso foi o resultado da vistoria realizada em dezembro do ano passado pelo IBAMA, na qual o órgão parabenizou a administração municipal pelas excelentes condições do Zôo.
A visita fez parte de um programa de 43 vistorias, que tem como objetivo avaliar os registros dos animais e dados específicos como tamanho dos recintos, abrigos, veterinário, segurança, controle de nascimento, alimentação, etc. No relatório de São Bernardo vários pontos foram destaque, entre eles o rigoroso controle higiênico, ornamentação, entre outros.
Além disso, o Zôo possui museu para visitas monitoradas, biblioteca para uso interno, ambulatório e cozinha. São 300 animais e entre eles espécies raras e em risco de extinção, que no Parque Estoril vem sendo reproduzidos em cativeiro, dentre as quais destaca-se o Lobo Guará, o Papagaio de Peito Roxo, a Jaguatirica e o Cachorro vinagre. Esses animais quando reproduzidos em cativeiro normalmente morrem nos primeiros dias de vida, conseqüência do abandono da mãe. No Parque Estoril, a história tem sido diferente.
Além do trabalho com os animais o parque realiza palestras e passeios que ensinam a preservar a Mata Atlântica.

Casa de Pedra

Chácara Silvestre 

Cidadeda Criança 

Estádio Municipal 1º de Maio 

Estádio Municipal 1º de Maio - Vila Euclides 

Ginásio Poliesportivo Cidade de São Bernardo 

Praça dos Meninos

Represa Billings
 
Riacho Grande
 
Teatros 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Março

02/03 - Carnaval 2011 - Bloco de Carnaval sairá às ruas do Jardim das Orquídeas.
O desfile, que acontecerá pela primeira vez na unidade das Orquídeas, contará com a presença da Bateria da Escola de Samba Camisa Vermelha e Branca de São Bernardo e com o grupo Batucando da Fundação Criança.
 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

E-mail:

Telefones: (11) 4348-1000

Sites: http://www.saobernardo.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

E-mail: [email protected]

Terminal Rodoviário:

telefone: (11) 4124-7757

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO:

R Rio Branco, 270 - Centro
São Bernardo do Campo, SP | CEP: 09710-090
Telefone: (11) 4330-2366
Site: www.1cartoriosbc.com.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Bernardo do Campo

essa cidade e muito linda quem conhece nunca esquece aki e bom tem muitas festa encrusive forró tem demaisa
Por: geisa

Esta Cidade é show de bola varios progamas de lazer , e fora as paisagens de natureza que tem simplesmente Show de bola e ainda por cima fica proximo a São paulo e do litoral.
Por: William

Em 1978, estive em S.Bernardo do Campo, estagiando na Petroquimica União-PQU, fiquei hospedado por 60 dias, no Binder Hotel, proximo do Paço Municipal.São Bernardo do Campo é uma cidade moderna, boa pra se trabalhar e morar, bom clima, pertim da Capital.Amei esta cidade.Um dia voltarei.
Por: Genario S. Araujo

Cidade mãe dos Pulistas, cidade minha mãe. Nasci, cresci nesta cidade, amo, digo que não é apenas a minha cidade, mas sim meu estado, meu país. Apesar de morar atualmente em uma cidade maravilhosa (Maringá-PR), nunca esquecerei minha terra mãe (São Bernardo do Campo).
Por: Jean Paulo Mattos

um lugar bonito tanquilo legal de se morar com um linda paisagem
Por: jainara ferreira dias

São Bernardo do Campo, é uma cidade tão linda, quanto ao seu próprio nome. É o lugar perfeito, para os mais diversos tipos de aventuras. Quem gosta de se aventurar nas selvas, vem para São Bernardo. O ecoturismo, está presente no município, além de ser o brilhante polo industrial, na região... Vale a pena conferir...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

No início do ano de 2011, eu fui para SBC e gostei a beça! lugar muito bom para passeios, com muitos lugares para diversão, compras, passeios, entretenimentos. e assim como eu gostei, espero que quem visite goste tbm e recomendo essa viagem...
Por: Rafael de Jesus Santos

Moro em SBC há 30 anos, nasci em SP. Adoro a cidade que foi berço de movimentos sindicais, que participei. Você se sente mais brasileiro, quando participa. Aqui tem muita cultura, o povo ainda é hospitaleiro e culto.
Por: Hamilton M F Delgadinho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Bernardo do Campo

Envie seu comentário sobre São Bernardo do Campo