Piratininga

Piratininga-SP
banner

Bem-vindo a Piratininga!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Piratininga, informações atualizadas sobre a cidade Piratininga, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Piratininga.

Informações de Piratininga

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A origem de Piratininga remonta ao antigo patrimônio dos Inocentes, fundado em 1895 por Faustino Ribeiro da Silva, que veio de Minas e estabeleceu-se na região com sua família. Possuidor de vários bens, foi responsável pela construção de uma pequena capela que atraiu a vinda de vários moradores para o povoado.
O coronel Virgílio Rodrigues Alves foi também outra figura importante para o desenvolvimento da região, ao ceder, posteriormente, parte de suas terras à Companhia Paulista de Estradas de Ferro para a formação da vila de Piratininga, no local onde a cidade se encontra.
As casas localizadas no patrimônio dos Inocentes foram adquiridas pelo coronel Virgílio, com o objetivo de abrigar os colonos de sua fazenda. As primeiras construções de Piratininga foram feitas a partir do loteamento realizado pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro e o desenvolvimento da vila foi definitivamente marcado pela inauguração de uma estação ferroviária local.
O atual município de Piratininga foi elevado, em 30 de dezembro de 1907, à categoria de distrito do município de Bauru e, em 16 de dezembro de 1910, o distrito foi transferido para o município de Agudos. Posteriormente, em 17 de dezembro de 1913, Piratininga adquiriu autonomia municipal. 

Significado do Nome

Piratininga, segundo Silveira Bueno, é vocábulo indígena que significa peixe seco. Do tupi pira: peixe; e tininga: seco. O topônimo teria referência aos peixes que morriam à margem do rio Anhangabaú, depois que este transbordava pelas cheias, e findavam por secar expostos ao Sol. 

Aniversário da Cidade:

30 de Dezembro 

Gentílico:


População:

12.072 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

São importantes atividades produtivas da cidade, através de 300 propriedades rurais, em sua maioria de pequenos e médios portes. Algumas grandes fazendas se destacam, especialmente no setor pecuário. Na região planta-se café e quase todos os gêneros alimentícios, incluindo horti-fruti.

Clima:

Subtropical, temperado, saudável, com inverno seco 

Temperatura Média:

26º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Bauru 

Limites:

Município de BAURU - ao Norte e Nordeste.
Município de AGUDOS - ao Sul e Sudeste
Município de DUARTINA - ao Nordeste
Município de CABRÁLIA PAULISTA - ao Oeste

Acesso Rodoviário:

SP-280 (Rodovia Presidente Castello Branco) / SP-209 (Rodovia Professor João Hipólito Martins) / SP-300 (Rodovia Marechal Rondon) / SP-255 (Rodovia Engenheiro João Baptista Cabral Rennó)

Distâncias:

Da Capital:

285 Km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O turismo tem sido a grande surpresa agradável da cidade, que destacou a partir da implantação do Águas Quentes de Piratininga. Junto com o clube balneário, vários instrumentos turísticos foram instalados na cidade e a estrutura de atendimento, tanto no comércio como em bares, postos de gasolina, restaurantes, hotéis, casas noturnas e outros, foi-se expandindo e se profissionalizando cada vez mais. Em Piratininga encontra-se de tudo aos que a visitam ou a procuram para período de férias. O turismo reflete, também, no aspecto cultural, provocando organização de grupos e formação de novos profissionais de artezanato de todas especialidades.

Principais Pontos Turísticos:

Pesqueiro São Francisco

Águas Quentes de Piratininga

Com aproximadamente 50 mil associados, este clube é um dos mais importantes e renomados de todo o País. Surgiu a partir da descoberta de águas termais (42 gráus), ao se prospectar petróleo na cidade. Tem mais de dez piscinas de água quente, completa infra-estrutura, com quadras de quase todos os esportes. Foi este clube um dos importantes responsáveis pela expansão da cidade nos últimos dez anos. O mesmo grupo empreendedor do Águas Quentes está finalizando o Wet Park, um balneário também de primeiro mundo, com hotel estância e muito mais.

Piratininga Tênis Clube

Centenas de associados - Área de lazer, 3 piscinas, salão de jogos, sauna ,
quadra de tênis.
Rua Jamile Haddad Maluf, 59 Tel. (14) 265-1427 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Aniversário do Município

Data: 30 de Dezembro  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATININGA

E-mail: [email protected]

Telefones: (14) 3265-9530

Sites: http://www.piratininga.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Reunidas Paulista Ltda.

SAC: 033 210 3000
Atendimento 24h

Site: http://www.reunidaspaulista.com.br

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

SERVIÇO REGISTRO CIVIL PESSOAS NATURAIS INTERDIÇÕES TUTELAS:

RUA DOUTOR JOSÉ LISBOA JÚNIOR, 41 - CENTRO
PIRATININGA - São Paulo
Telefone : (14) 3265-2666
 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

Comentários de Piratininga

Feliz por rever minha terra natal, mesmo que seja via internet. Nasci em set/1943 e com 1 mes mudamos para Jau e hoje estou em Cuiabá.
Por: Antonio Prado Galvão de Barros Jr

Piratininga é a melhor cidade do mundo para se viver!! Nelma Barros Braga Perovani
Por: NELMA BARROS BRAGA PEROVANI

Minha cidade natal é pequena, linda e seu Povo é Amigo. Conheça suas águas termais! Suas belezas naturais! Não perca esta oportunidade!Faça uma reserva em uma pousada!
Por: Felicio Tolentino Caldeeira Brant

Morei em Piratininga dos 13 aos 21 anos quando me mudei para S.Paulo e nunca mais voltei.Estou encantada com o progresso da cidade. Pretendo visitá-la em breve com meu marido. O meu irmão Sidney Brandani está sempre visitando a cidade.
Por: Clarice Brandani Pinheiro

moro praticamente minha vida inteira em piratininga
Por: luciana de souza galvao

gostaria de saber sobre o revellion nas temas..já fui, gostei,e queremosir novamente.grato, jair.
Por: jair d imperio

estive varias vezes na cidade ótimo local para descansar ,povo cordial o club termas de agua quente é execelente
Por: jamil aparecido nicolau

amei este lugar estive como turista com minhas amigas no dia 21 12 2010 vou voltar logo recomendo pra todos e muito relaxante voce esquece todos os problemas
Por: regina celia

Passei bons momentos na cidade , tenho parentes na cidade meu tio Nelson, conhecido como Nelson do posto , meu pai tbem fme contava sobre as suas aguas , alias lugar maravilhoso e gostoso.
Por: Renata Gaspar

esta cidade me traz muitas recordações do meu tempo de criança. nasci na centenária Fazenda América, noje moro em Araraquara, mas sempre que tenho umas ferias vou passear na linda Piratininga. Recomendo à todos. Abr.
Por: José Mieli

coneço e amo essa cidade.desde criança passo minhas férias em piratininga.amo tudo,a cidade e o povo da cidade.tenho muitos parentes nessa maravilhosa cidade,entre eles meu querido vozinho HUMBERTO PINOTTI (BERTINO) já falecido. bjus piratininga.
Por: dani

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Piratininga

Envie seu comentário sobre Piratininga

banner