Pedrinhas Paulista

Pedrinhas Paulista-SP
banner

Bem-vindo a Pedrinhas Paulista!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Pedrinhas Paulista, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Pedrinhas Paulista, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 330m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.597 habitantes. A área total de Pedrinhas Paulista é de 152,6km², e sua densidade demográfica é de 17,02hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pedrinhas Paulista-SP é 19865-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pedrinhas Paulista

 

 

 

Roteiros do Brasil

Região Centro Oeste Paulista

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Não há muito tempo, trens lotados partiam de diversas cidades da Itália com destino a vários países do velho continente e navios zarpavam em direção à América, eram os imigrantes italianos em busca de outra pátria que os acolhesse para viver e criar seus filhos em harmonia e em paz, longe da guerra e da destruição que se alastrou pelas montanhas e vales da Pátria mãe.
Com as notícias vindas de outras partes do mundo, acendeu na mente daquele povo a esperança de encontrar novamente a alegria de viver e ter um lar feliz.
Para trás, ficaram as lembranças da guerra, da destruição e durante a longa viagem se perguntavam ansiosos: “Mérica, Mérica, Mérica, cossa sara lasta Mérica?”
De um lado, tinham a certeza do sofrimento que lá ficou, mas de outro a incerteza de como seria essa América.
Na verdade, a imigração italiana se iniciou em 1860 com grandes grupos tomando direção de alguns países da Europa e os demais, da América e da Austrália, chegando a 24.000.000 no início do século passado; para o Brasil, a partir de 1875 imigraram 1.500.000 em grande parte para substituir a mão-de-obra escrava, após a II Guerra, apenas 22.000.
O Governo brasileiro tinha interesse na imigração para colonizar o interior, razão pela qual promulgou em 18 de setembro de 1945 o Decreto-Lei nº 7.967, que a reconhecia como de utilidade pública e regulamentava a sua seleção no exterior.
Para resolver as questões pendentes do Tratado de Paz de 10/02/47, que desvinculava todos os bens italianos bloqueados durante a II Guerra, foi firmado um acordo entre Brasil e Itália em 08/10/1947, onde, entre outras coisas previa-se a criação da Companhia Brasileira de Colonização e Imigração Italiana, que se concretizou em 28/09/1950, e, através dela, os primeiros recursos foram liberados em 08/10/1950.
A partir de 1949 e 1950, o Governo Italiano encaminhou a Missão Técnica Agrícola para realizar estudos de reconhecimento territorial e de fertilidade em áreas rurais de diversos países da América, inclusive do Brasil, onde foram escolhidas Joinvile em Santa Catarina, Santa Tereza em Goiás, e Pedrinhas Paulista em São Paulo, sendo esta, a única que prosperou, graças a fértil terra do Vale do Paranapanema, aliada a garra de seu povo, e amparo constante de Dom Ernesto Montagner, pároco, diretor nato, presidente interino por algumas vezes e interlocutor entre colonos e Companhia.
A missão da Companhia Brasileira de Colonização e Imigração Italiana era a de fixação e sustentação do colono italiano em solo brasileiro e de fazer cumprir o acordo firmado entre os dois países em 08/10/47.
A Companhia planejou a colonização em duas etapas, a primeira a implantação da infra-estrutura, idealizada pelos técnicos, engenheiros, com a colaboração dos oficiais da construção civil, que partiram do Posto de Gênova, em 31/08/51, com destino ao Brasil, com a tarefa de construir casas, pontes, estradas e dotar o pequeno núcleo de infra-estrutura capaz de receber os primeiros imigrantes que iriam trabalhar a terra, que chegaram e seguida, trazendo quase nada, além da roupa do corpo, mas com vontade de vencer e conquistar iniciaram os trabalhos de lavrar a terra que a tinha como prometida e abençoada e aos poucos foram transformando tudo ao seu redor. Aonde apenas os pássaros cantavam, foram aparecendo e se misturando aos encantos da natureza, o murmúrio e a alegria da criançada recém-chegada.
No meio da mata e do serrado, muitas trilhas foram aparecendo, várias estradas abertas, e os tratores não paravam, os operários encarregados das construções das primeiras casas não vacilavam e dia após dia, tudo foi se transformando e aparecendo escolas, cinema, clube, ambulatório, jardim da infância, postos de gasolina, hotel, restaurante, comércios diversos, cooperativa, fazendo inveja a muitas cidades do mesmo porte, e quando deram conta o milagre estava feito, e um oásis de verde e de vida se emergiu entre eles, era Pedrinhas Paulista que acabava de nascer.
O nome da colônia surgiu do Riacho Pedrinhas, de água transparente, que serpenteava suavemente entre grande quantidade de pequenas pedras ao fundo.
A fundação da colônia foi marcada com grande festa que se realizou em 21 de setembro de 1952, quando se deu o lançamento da pedra fundamental da Igreja Matriz, na presença do Primeiro Presidente da Companhia, Comendador Arturo Apollinari, do Professor Antonio de Benedictis, superintendente, do Professor Vittorio Ronchi, presidente do ICLE (Instituto Nazionale de Credito Per Il Lavoro Italiano Al’Estero) de Roma, do Monsenhor Ernesto Montagner, vigário geral, diretor nato da Companhia, e da Sra. Celeste Sbais Guerin, nascida na Itália em 1883, pessoa mais idosa da colônia na época, que, convidada, teve a honra de participar do ato.
Assim nasceu e se implantou a Colônia de Pedrinhas, que, em 13 de novembro de 1952, recebeu o maior grupo de imigrante italiano composto de 28 famílias.
Logo de início a Companhia Brasileira de Colonização e Imigração Italiana organizou a Cooperativa Mista Agrícola de Pedrinhas, inaugurada em 06/11/1954, hoje denominada CAP - Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista, em plena atividade, conhecida e reconhecida regionalmente. 

Significado do Nome

Originou-se do nome de um riacho que corta a cidade

Aniversário da Cidade:

21 de Setembro 

Gentílico:

pedrinhense

População:

2.936 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Subtropical úmido 

Temperatura Média:

25°C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sudoeste do Estado de São Paulo, divisa com o Estado do Paraná. 

Limites:

Cruzália, Florínea e Maracaí no Estado de São Paulo e Sertaneja no Estado do Paraná

Acesso Rodoviário:

Raposo Tavares (SP-270), Miguel Jubran (SP- 333) e Engº Helder de Sá (SP-266) 

Distâncias:

Da Capital:

480 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Recanto do Riacho
 
As primeiras construções realizadas pela Companhia Brasileira de Colonização e Imigração Italiana foram feitas ao longo do Riacho Pedrinhas, um córrego de águas tão cristalinas que podia-se ver grande quantidade de pequenas pedras ao fundo. O Riacho que emprestou seu nome à cidade, foi canalizado em 2001 e a área próxima urbanizada, sendo adornada por um belo jardim, tornando-se o “Recanto do Riacho” e uma ótima opção para passeio nos finais de tarde e noites de verão..

Represa Capivara (Rio Parapanema) 

Abrange 40 Km de margem própria para visitação, pesca e práticas esportivas diversas. Nas margens, Ranchos de pesca e recreação proporcionam locais para lazer e descanso com amigos e com a família. Desaguam na represa os riachos Anhumas, Anhuminhas, Natal, Pica - Pau, Perobas e Córrego das Pedrinhas.

Memorial ao Imigrante
 
As colunas cravadas em semi-círculo, em número de vinte, simbolizam as regiões da Itália, país que, por sua vez, unido ao Brasil no centro e no alto do obelisco, deu origem a Pedrinhas Paulista que é representada pelo Arco Triunfal da entrada, ladeado por quatro colunas que representam o seu sustentáculo econômico, outrora algodão e trigo, atualmente soja e milho, tendo em sua parte frontal um painel que retrata o desembarque do imigrante italiano em terras brasileiras. O Memorial ao Imigrante localiza-se na Av. Brasil, nº 1.540 ao lado da Igreja São Donato.

Praça Roma 
  
Este espaço, no coração da cidade, foi idealizado pela Companhia Brasileira de Colonização e Imigração Italiana (CBCII).
A beleza da flora é deslumbrante, com destaque aos ipês coloridos que enfeitam a Praça na primavera e a fonte central. A Praça já é conhecida pela população local e pelos visitantes como “Praça dos Nonos”, pois é ponto de encontro dos imigrantes que se reúnem todas as manhãs e tardes para um jogo de cartas. A Praça Roma está localizada na Av. Brasil, esquina com a Av. Itália, em frente a Igreja São Donato.
 
Centro Cultural e Comunitário 

Idealizado na década de 50 pela Companhia Brasileira de Colonização e Imigração Italiana, com a finalidade de abrigar um Centro Social para festas e reuniões da comunidade. Foi reinaugurado em setembro de 2003, estilizado em grego-romano como as demais construções da cidade. Atualmente também abriga nas salas anexas ao Salão eventos, os Projetos Sociais – Espaço Amigo, 3ª Idade e Renda Cidadã, além de estar totalmente equipado para eventos diversos, como aniversários, confraternizações, pequenos espetáculos e shows.
 
Flora Local

Um dos maiores encantos de Pedrinhas Paulista está na beleza e na riqueza da flor local, as quais proporcionam a cidade uma exuberante paisagem. O cuidado com o meio ambiente, tornou a cidade viva e alegre. Os Ipês, os Girassóis, as matas verdes e o ar saudável justificam a classificação da cidade entre os nove municípios do Estado de São Paulo com melhor qualidade de vida..
 
Igreja São Donato
 
A Igreja foi uma das primeiras construções planejadas para a Colônia, sua pedra fundamental, lançada em 21/09/1952, marcou a fundação da colônia. A igreja recebeu o nome de São Donato e em um de seus altares o santo foi retratado em tela por um arquiteto imigrante.
Desde sua inauguração esteve sob a coordenação do Monsenhor Ernesto Montagner, que manteve preservada a cultura peninsular, realizando todas as missas e bênçãos em italiano, até o ano de 1995 quando faleceu. Atualmente um padre brasileiro, está a frente da Paróquia, e a periodicidade das missas naquele idioma não é a mesma, mas a comunidade conserva a tradição, participando dos atos religiosos e cantando os famosos cantos gregorianos. A Igreja São Donato fica localizada na Av. Brasil, nº 1.540 no centro da cidade.

Igrejinha 

Em junho de 1953, as famílias Fornasier e Rosan encontraram na estrada principal do Núcleo, uma Santa no pé de uma árvore, e decidiram construir uma capelinha em madeira para abrigar a imagem, porém antes do término da construção, foi destruída por desconhecidos. Em 1954, ano mariano, as famílias Fornasier e Rosan receberam do Monsenhor Ernesto uma imagem de Nossa Senhora das Graças, e finalmente construiram a capela “Igrejinha”. Nos meses de maio e outubro, a comunidade passou a rezar, diariamente, o terço em homenagem a santa e no último dia do mês é celebrada uma missa.
Em 1955 a família Romano se uniu as famílias Fornasier e Rosan nas celebrações. A homenagem a Santa, foi realizada até 1995, ano em que Monsenhor Ernesto faleceu. Após 1996, a imagem é trazida no início do mês de maio para a Igreja Matriz , onde o terço é rezado como antigamente e no final retorna, em procissão à Igrejinha.

Centro Cultural  

Centro Cultural de Pedrinhas Paulista é um espaço reservado a cultura, a educação e a preservação da história da cidade. Neste espaço funcionam em perfeita harmonia o Museu dos Pioneiros, Salão para exposições itinerantes, Arquivo Histórico Municipal e Biblioteca “Izabel das Chagas Terzi”.
1. Museu dos Pioneiros: Idealizado com o objetivo de resgatar e preservar, a memória histórica do município e da cultura italiana. Através das peças e documentos doados pelas famílias pedrinhenses, o Museu conta todos os momentos da história da cidade de Pedrinhas Paulista e da sua gente.
2. Salão de Exposições: Espaço do Centro Cultural reservado para mostras culturais de artistas locais e regionais e exposições temáticas itinerantes. O Salão também servirá de espaço para mostras de vídeo, conferências e cursos, criando uma relação saudável entre a cultura e educação.
3. Arquivo Histórico : Espaço reservado a todo o acervo histórico da cidade, fotos, documentos e objetos que contam a trajetória da imigração e colonização italiana em Pedrinhas Paulista e toda a trajetória da construção da cidade.
4. Biblioteca “Izabel das Chagas Terzi”: Local aberto a comunidade para estudos e pesquisas. 

Bosque Municipal  

Localizado ao lado do Centro Comunitário e Cultural com 6.682 m2 de área verde. Recém urbanizado, conta atualmente com uma Casa de Boneca, Piscina de Areia, um amplo “play - ground”, mesas e bancos e uma belíssima cascata no centro do Bosque. O ar puro e a tranqüilidade que marcam o local, torna o Bosque o espaço mais agradável para passeios, caminhadas e lazer dos visitantes.

Salão de Festa  

Edificado com o objetivo de dotar a cidade de um local apropriado para a realização de festas. A construção foi idealizada por uma comissão formada por representantes da comunidade, que através de eventos, almoços, quermesses e doações conseguiram concluir o atual salão, onde são realizadas as festas de grande porte e típicas do município. Atualmente a beleza e a imponência da arquitetura do Salão, em estilo grego-romano, atraem a atenção de todos que visitam a cidade. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Março
 
Data - Evento Local Organizador
05 e 07 - Carnaval Praça Roma Sec. de Cultura
22 - Dia da água Escolas Municipais Coord. Meio Ambiente 
  

Abril

2 - Festa da Pizza Emei "Francesco Romano Emei "Francesco Romano
3 - Almoço Beneficente Salão de Festas Paróquia São Donato
16 - Miss 3ª Idade Regional Salão de Festas 3ª Idade "Viva a Vida"
20 - Entrega de ovos de páscoa Escolas Municipais Fundo Social
30 - Show "Dia do Trabalhador" Praça Roma Sec. Cultura

Maio

1 - Jogos "Dia do Trabalhador" Estádio Municipal Sec. Esportes
6 - Apresentação "Dia da Mães" Teatro Municipal Emei "Francesco Romano
7 - Festa da Pizza Salão de Festas Rádio América
8 - Almoço "Dia das Mães" Teatro Municipal Jardim da Infância
8 - Apresentação "Dia da Mães" Salão de Festas Jardim da Infância
15 - Café Colonial Espaço Eco 3ª Idade "Viva a Vida"
21 - Festa da Polenta Villagio Veneto Associação Veneta

Junho
 
3 - Dia do Meio Ambiente Escolas Municipais Coord. Meio Ambiente
04 e 05 - Quermesse Salão de Festas Paróquia São Donato
10 - Festa Junina Salão de Festas E. E. Prof. Dr. "Antonio de Benedictis"
17 - Festa Junina Escola Clovis Manfio Emef "Clóvis Manfio"
 
Julho

2 - Festa do Milho Salão de Festas Jardim da Infância
16 - Festa Abrusseza Salão de Festas Ass. Abruzzo
22 - Festa Julina Pq dos Girassóis Sec. Cultura

Agosto

6 - Show São Donato Praça Roma Sec. Cultura
7 - Macarronada de São Donato Em frente ao salão de Festas Sec. Cultura

Setembro

10 - Festa Italiana Salão de Festas Jardim da Infância
16 a 21 - Festividades "Aniversário de Pedrinhas" Em frente ao salão de festas Sec. Cultura
18 - Desfile "Aniversário de Pedrinhas" Av. Brasil Sec. Cultura

Outubro

11 - Dia das Crianças Ginásio de Esportes Sec. Cultura
29 - Festival "PopRock Praça Roma Sec. Cultura/Khalua

Novembro

12 - Desfile de Modas Salão de Festas 3ª Idade "Viva a Vida"

Dezembro

1 - Encerramento dos Projetos Teatro Sec. Assistência
2 - Formatura Jardim da Infância Teatro Jardim da Infância
2 - Jantar de Formatura Salão de Festas Jardim da Infância
6 - Formatura Emei "Francesco Romano" Teatro Emei "Francesco Romano"
7 - Formatura Emef "Clóvis Manfio" Teatro Emef "Clóvis Manfio"
16 - Entrega dos Presentes de Natal Praça Roma Fundo Social
17 - Apresentação Ballet Teatro Escola de Ballet "Dina Nina"
19 - Confraternização Funcionários Públicos Espaço Eco Fundo
Social
20 - Natal Fraterno Espaço Eco Fundo Social
23 - Baile do Hawai Villagio Veneto Khalua
31 - Queima de fogos Praça Roma Sec. Cultura 
 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRINHAS PAULISTA

E-mail: [email protected]

Telefones: (18) 3375-9090

Sites: http://www.pedrinhaspaulista.sp.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:
 
EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Transportes Andorinha S/A:

SAC: 0800 704 8780
deficientes Auditivos ou de Fala
Telefone: 0888 703 5203

Site: http://www.andorinha.com

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mails e Telefones:

 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Pedrinhas Paulista

em 2004 quando eu morava em Londrina Pr, tive em Pedrinhas,passei 2 dias com amigos,pescamos,andamos em vários locais da cidade...é um sonho tudo por ai...hoje moro em Bodoquena Ms,sou gestor de cultura municipal,e como Pedrinhas minha cidade é tbem turistica...visite PEDRINHAS em SP e BODOQUENA no pantanal de MS..
Por: valdir

MOLTO CAMBIATA DA QUANDO HO ABITATO IO CIRCA 35 ANNI FA ADESSO EU MORO IN ITALIA MAS NAO DISQUESI DI TODAS AS PESSOAS QUE ESTAO AI.
Por: zanatta jani franco

Moro em sp capital mas sou de Pedrinhas e gostei de ver o progresso da minha cidade gostari que me enviasse mais fotos de minha cidade sinto saudades dai pois faz muitos anos que não vou a pedrinhas.sou irmã do ex prefeito Jose Franciso do Nascimento quero mais fotos de la bj Socorro SP Capital
Por: socorro

Morei por muitos anos em Pedrinhas, minha infancia foi neste município, de onde só tenho boas lembranças. Meus amigos foram feitos nesta cidade. Meus Pais (Cido Moro e D.Olga)moram em Pedrinhas. Sinto saudades. Abraço a todos àqueles que tive o privilégio conviver ai nesta cidade.
Por: kico

Visitei a cidade de Pedinhas por 2 vezes e fiquei encantada com tanta beleza. Fui a festa Italiana em 2008 e tambem em uma festa que me parece que durou 3 dias, onde conheci bastante os italiano que ali viviam. As pessoas desta cidade são maravilhosas e receptoras. Cidade aconchegante e maravilhosa, um pedacinho do céu.
Por: LILIANE

entramos por um acaso em pedrinhas paulista o carro havia quebrado o o eletricista JOEL por sinal muito simpatico arrumou nosso carro emnquanto ele arrumava fomos conhecer a cidade que por sinal acho que é uma cidade mais bonita bo brasil......
Por: leiva

Linda cidade, a conheci em 1974, em retiro espiritual, hospedado em casa a beira de seu belo rio onde nadavamos! Saudade de Pedrinhas e dos meus 18 anos!
Por: Francisco

nasci desta cidade,amo tudo q tm nela principalmente o povo d la.........
Por: ana paula venancio

Linda cidade de lindas pessoas..amo a cidade q vivo!!! Visitem,vale a pena.. TIAGO AMO VC!
Por: Renata Raquel

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pedrinhas Paulista
Fundação:
1993
Altitude:
330m
População:
2.597 habitantes
Área:
152,6km²
Densidade Demográfica:
17,02hab/km²
CEP:
19865-000

Envie seu comentário sobre Pedrinhas Paulista

banner