Pedregulho

Pedregulho-SP
banner

Bem-vindo a Pedregulho!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Pedregulho, informações atualizadas sobre a cidade Pedregulho, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Pedregulho.

A cidade de Pedregulho, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1921. A localidade está em uma altitude de 1.035m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.572 habitantes. A área total de Pedregulho é de 702,7km², e sua densidade demográfica é de 22,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pedregulho-SP é 14470-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pedregulho

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Inicialmente, foi apenas a melhor rota para o norte. . . Em 1889, serviu de caminho para os Bandeirantes que penetravam no interior mineiro à procura de ouro e pedras preciosas. Por este motivo no brasão de nosso município encontra-se a frase latina “Terra mea Bandeirante via”, que traduzido significa “Minha Terra a caminho dos Bandeirantes”.
Em 1897 o Dr. Gabriel Vilela de Andrade, influente fazendeiro, teve em mira a construção de um grande armazém próximo a estação do Chapadão, em terras pertencentes ao Cap. João Machado Botelho Júnior. Esse armazém, seria destinado a abrigar os produtos da florescente lavoura do Dr. Gabriel Vilela e demais fazendeiros da região, que faziam seu ponto de embarque e desembarque na estação ferroviária do Chapadão, que era muito pequena para oferecer comodidade necessária aos usuários.
Ante a recusa formal do Capitão João Machado, que impôs condições inaceitáveis para a realização desse intento, o Dr. Gabriel Vilela deu novos rumos a sua idéia, procurando o Major Antônio Cândido Branquinho, no sentido de tratarem da construção de uma nova e mais ampla estação entre Indaiá e Chapadão.
Após as demarches que se fizeram mister, ficou assentado que a estação e uma conseqüente instalação de um povoado local seriam construídos na Fazenda Boi Morto e proximidades, propriedades estas pertencentes aos Srs. Major Antônio Cândido Branquinho, Capitão Elias Moreira e Tenente Salviano. Depois de todas as formalidades legais e exigências cumpridas, assentaram-se o local da futura estação que passou a denominar-se então Campo das Pindaíbas, devido a grande quantidade e diversidade de coqueiros existentes nessas proximidades.
Notificou-se então a Diretoria da Companhia Mogiana que imediatamente instalou-se no Campo das Pindaíbas uma chave para parada de trens, dando início a seguir a construção da Estação Ferroviária de Pedregulho.
A 15 de agosto de 1897 o Major Antônio Candido Branquinho, Capitão Elias Moreira e Tenente Salviano concretizavam suas nobres e antigas aspirações de criarem uma estação ferroviária e um povoado no local, com a construção das primeiras casas onde viria a ser a atual cidade de Pedregulho, concomitantemente com a inauguração da estação ferroviária da Companhia Mogiana, que em seu primeiro embarque reuniu mais de 70 carros de bois carregados de sacos de café.
O local, já então melhor caracterizado por possuir sua estação ferroviária, primitivamente denominado de Campos das Pindaíbas, foi oficialmente fundado em 15 de agosto de 1897. A denominação posterior de Pedregulho foi mero capricho de melhorar-lhe o nome baseando-se na existência de pequeninas pedras de cores e qualidades variadas por todo o seu solo.
Tornou-se oficial com a criação do distrito do mesmo nome pertencente a Igarapava, conforme Leis estaduais nº 838, de 1º de Outubro de 1902 e nº 1038, de 19 de Dezembro de 1906. A emancipação administrativa do então distrito verificou-se pela criação do município de Pedregulho, por força da Lei estadual nº 1829, de 21 de Dezembro de 1921.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

15 de Agosto

Gentílico:

pedregulhense

População:

15.777 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical de altitude. Quente e úmido no verão com inverno seco.  

Temperatura Média:

21 a 23º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Microrregião de Franca e mesorregião de Ribeirão Preto 

Limites:

Ao norte com os municípios de Rifaina e Igarapava, ao sul com Cristais Paulista, a leste pelo rio Grande e rio Canoas, fazendo divisa com o estado de Minas Gerais e a oeste com Jeriquara e Buritizal.

Acesso Rodoviário:

SP-334 (Rodovia Cândido Portinari) / SP-330 (Rodovia Anhanguera) / SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes) 

Distâncias:

Da Capital:

455 km  

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Barragem Trussu(hoje conhecida como Roberto Costa,homenagem ao ex-prefeito da Cidade de Iguatu morto em um acidente automobilístico).Essa Barragem é um ponto turístico onde aos finais de semana reuni cerca de 1000 pessoas para conhece-lá e tirar um lazer.

Capacidade da Barragem em M³ 330.000,000,essa barragem alem de ser ponto turístico também serve para abastecer tanto a Vila de Suassurana como as cidades de Iguatu e Acopiara.

Estação Ferroviária de Pedregulho
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1898-1971)
FEPASA (1971-1972)
E. F. Vale do Bom Jesus (1991-1995)
PEDREGULHO
Município de Pedregulho, SP
Linha do Rio Grande - km 455,639   SP-0856
E.F.Vale do Bom Jesus - km    Inauguração: 14.08.1898
Uso atual: estação e bar   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A Linha do Rio Grande foi inaugurada em seu primeiro trecho em 1886, e em dois anos (1888), já chegava a Rifaina, onde cruzava o rio Grande e mudava o nome para Linha do Catalão, que por sua vez chegou a Uberaba já no ano seguinte. Em 1970, as duas linhas foram seccionadas, com a construção da barragem de Jaguara. O trecho a partir de Pedregulho foi extinto, e logo depois, o trecho a partir de Franca também o foi. Em 1977, os trens de passageiros deixaram de circular, e em 1980, passou o último trem de carga. Em 1988, seus trilhos foram arrancados. Em 1990, foram recolocados os trilhos no trecho entre Pedregulho e Rifaina, constituindo-se a E. F. Vale do Bom Jesus, com fins turísticos. 
 
A Estação: A estação de Pedregulho foi aberta em 1898. Em 1970, a linha do Rio Grande foi seccionada, entre Rifaina e Jaguara, alterando o nome então para ramal de Franca, mas o trecho entre Franca e Pedregulho não resistiu por muito tempo; em 1972, a estação foi fechada e os trilhos retirados. Mas, em março de 1991, depois de a estação ter sido recuperada e de novos trilhos sido colocados, ela passou a ser o ponto inicial da linha turística da "Estrada de Ferro Vale do Bom Jesus", empresa tocada pela ABPF que faria circular, no antigo leito - com exceção do trecho próximo a Pedregulho, onde eles passam por fora da cidade, pois era impossível recolocar os trilhos no mesmo leito dentro da cidade - trens a vapor até Rifaina. A ferrovia funcionou por cerca de quatro anos, até 1994, e parou quando parte de um aterro deixou a linha sem sustentação, logo após a saída de Pedregulho. A estação permanece bem conservada, servindo apenas para que ali funcione um bar, esperando que o trem turístico volte um dia. "Quando iniciamos os trabalhos, a estação encontrava-se sem o telhado, que havia sido substituído por uma cobertura em amianto, e sem um terço da construção original, demolida em função da sua utilização como rodoviária.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDREGULHO

E-mail:  [email protected]

Telefones: (16) 3771-1223

Sites: hpp://www.pedregulho.sp.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Rápido Ribeirão Preto
SAC: 0800 729 4009
Atendimento Geral 24 horas por dia

Site: http://www.rapidoribeiraopreto.com.br

Viação Cometa S/A
SAC: 0800 942 0030
Deficientes Auditivos e da Fala
Telefone: 0800 770 3603

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

 

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS TÍTULOS DOCUMENTOS CIVIL:

Pç Dezoito de Março 219 - Centro
Pedregulho-SP - CEP: 14470-000
telefone: (16) 3171-2428
 
OFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NAT E DE INTERDICOES:

Rua Joaquim Barbosa Lima 84 - Centro
Pedregulho-SP - CEP: 14470-000
Telefone: (16) 3171-1401

TABELIAO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E TITULOS:

R Francisco Comodoro - Centro
Pedregulho-SP - CEP: 14470-000
Telefone: (16) 3171-1281

CARTÓRIO ELEITORAL:

155ª ZONA ELEITORAL
Pç Padre Luiz Savio 93 - Centro
Pedregulho-SP - CEP: 14470-000
Telefone: (16) 3171-1717

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


 

 

Comentários de Pedregulho

Gente!!! Já morei nessa cidade quando era pequena e hj procuro notícias da minha família que mora ai.Faz uns 20 anos que não tenho notícias dos meus familiares,então se algum dels verem esse recado entra em contato comigo por e-mail:[email protected] sobrinha do Duta,do Assis e do Chiquito filhos do Chico de Pedro.Abraço a todos e muita saudade dessa terrinha.
Por: MERCIA

NASCI EM PEDREGULHO-SP MOREI AI ATE AOS NOVE ANOS DEPOIS MUDEI PARA UBERLANDIA -MG ONDE VIVO ATÉ HOJE COM MINHA FAMILIA, MOTREI NO BAIRRO BELA VISTA, ONDE TENHO MUITAS LEMBRAÇAS BOAS DE MINHA INFANCIA, LOCAL SEGURO ONDE AS CRIANÇAS BRINCAVAM ATÉ TARDE DA NOITE NA RUA SEM PREOCUPAÇOES. TENHO SAUDADES.
Por: cidinha

Eumnasci e morei em Pedrega até aos 25 anos hoje moro em Franca, terrinha boa é essa abraços....
Por: Edimara

CIDADE PACATA E ACOLHEDOURA,GOSTO MUITO,UM BOM LUGAR PARA DESCANSAR
Por: AMORA DOS ANJOS

NASCI NESTA MARAVILHOSA CIDADE , MOREI AI ATE MEUS 18 ANOS JAMAIS ESQUECI MINHA INFANCIA,MEUS AMIGOS,PROFESSORES E PARENTES HOJE ESTOU MORANDO EM RIBEIRAO PRETO MAS SEMPRE PENSO EM MORAR NOVAMENTE EM PEDREGUHO , AMO ESTA CIDADE ESTE POVO ACOLHEDOR ESSE CLIMA AMO MUITO PEDREGULHO SE PUDESSEMOS VOLTAR NO TEMPO JAMAIS TE DEIXARIA MINHA PEDREGULHO ATE UM DIA SE DEUS ASSIM ME PERMITIR ABRAÇOS A TODOS MEUS CONHECIDOS
Por: fernando jacobine gimenes

sim, eu morei em Pedregulho quando criança. Passei o Natal de 2009 aí. Foi mto bom.
Por: silvia

pedrega como eu gostava de chamar é uma maravilha de cidade,eu estou com muita saudade de lá,gostaria de receber fotos da cidade para matar saudades:é um paraiso.
Por: francisco josé

morei ai em pedregulho no ano de mil noveçentos e cinquenta eoito até mil noveçentos mil noveçentos e sessentaei na estaçao da antiga mogiana meu pae foi chefe da estaçao tenho saudades das amigas que eu tinha ai do clube do jardim e tudo que deixei ai só saudades maria amelia rodrigues
Por: maria amelia Rodrigues bernardi

Bom !!! morei nesta cidade durante 2 anos.Todos os meus familiares moram nela.Cidade historica e boa para se morar.Economia que gera a cidade produção Rural.Cana de açucar e Cafe.Boa para se passear.
Por: Reginaldo alves fernandes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pedregulho
Fundação:
1921
Altitude:
1.035m
População:
15.572 habitantes
Área:
702,7km²
Densidade Demográfica:
22,16hab/km²
CEP:
14470-000

Envie seu comentário sobre Pedregulho